[Cine-Pipoca Review] Space Battleship Yamato


A missão da equipe do encouraçado espacial Yamato é salvar a Terra da contaminação radioativa provocada pelos alienígenas Gamilas. Para isso, precisarão ir a um planeta encontrar a salvação da Terra antes que seja tarde demais...

Estreiando hoje nos cinemas em todo o Japão, um dos mais esperados live actions adaptados de um desenho animado - "Space Battleship Yamato" (ou "Uchyuusenkan Yamato"). Quem é mais ou menos da minha faixa etária, vai lembrar do desenho animado que chegou a passar (com cortes) na finada Rede Manchete como "Patrulha Estelar".

Adaptado do manga do mesmo nome, criado por Leiji Matsumoto, logo não demorou para tornar-se um desenho animado com direito a algumas continuações e longas metragens. O que faltava era um filme a altura, já que o enredo envolve o famoso encouraçado de guerra Yamato (que foi afundado durante a Segunda Guerra) mas adaptado para batalhas espaciais. Demorou uns bons anos, mas conseguiram levar em forma de filme com atores de carne e osso.

Quando anunciaram que as filmagens estavam em andamento, em outubro do ano passado, já deu no que falar. Primeiro, obviamente, o elenco - Takuya Kimura (do SMAP), Toshiro Yanagiba ("Odoru Daisousaisen"), Shinichi Tsutsumi ("Climbers High"), Toshiyuki Nishida ("Tsuri no Baka"), Meisa Kuroki ("Crows Zero"), Reiko Takashima ("Ooku"), Maiko ("Yama to Anata"), entre outros. Segundo, a utilização de efeitos especiais - claro que um filme deste porte o uso de CG (computer graphics) seria inevitável.

Pra quem gosta de filmes de ação, de aventura e envolvendo batalhas espaciais, não precisa ser necessariamente um expert no assunto pra assistir. Afinal, diversão nunca fez mal. (Quando eu for, eu farei um comentário melhor).

Algumas curiosidades nos bastidores do filme...

- Quem iria fazer o papel de Yuki Mori, da equipe do Tigre Negro, era a Erika Sawajiri. Mas devido aos inúmeros barracos que andou fazendo, a produção achou melhor trocar pela Meisa Kuroki. Pelo trailer, deu certo - dizem que Kuroki se entregou no papel.
- No original, Aihara (que faz parte das comunicações) e o Dr. Sado (médico do encouraçado), eram homens. No filme, quem interpretam respectivamente são as atrizes Maiko e Reiko Takashima. Detalhe: no original também, Dr. Sado gostava de tomar uns gorós, o que na versão que passou no EUA e Brasil tiveram que amenizar para "leite de soja". Só não sei se no filme seria a mesma coisa. Só vendo.
- A música do filme "Love Lives", interpretada pelo grupo americano Aerosmith foi baseada ao ver cenas do filme. Mas foi Takuya Kimura quem escolheu o grupo (pelo fato de gostar da banda).
- Na premiere no início de novembro, em cerimônia restrita, a produção recebeu mais de 100 mil pedidos de convite para assistir em primeiríssima mão. Eram para 100 pessoas...

Site oficial do filme: http://yamato-movie.net/index.html

Comments

  1. Parabéns pela postagem.
    Super filme que estou esperando e divulgando a tempo.
    Super 10.
    Tem mais sobre o Patrulha lá no Escrivaninha.
    http://escrivaninhadoale.blogspot.com/search?q=patrulha+estelar&search=Search
    Abraços e até aproxima.

    ReplyDelete
  2. Tomara que venha para o Brasil. Será que aquela clássica música interpretada pelo Sasaki Isao está na trilha?

    Saraba chikyuu yo /tabidatsu fune wa/Uchuu Senkan Yamato

    ReplyDelete
  3. Sempre quero ver filmes japoneses, mas eles sempre são pertubadores rsrsrs

    Miquilis
    Bru
    www.farofadbatata.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Ah, depois desse post fiquei com mais vontade de assistir. E com Kimutaku então... depois me conta se gostou do filme heim. Bjuss

    ReplyDelete
  5. Felipe: talvez o motivo de terem mudado dois personagens masculinos para femininos seria que no original teria somente a protagonista a Mori Yuki... Pra ver se ganha publico masculino tambem (porque o feminino motivos mais do que óbvios).

    ReplyDelete
  6. Ale, agradeço a visita. Eu tambem gostei da postagem que fez! Esperamos que seja exibido no Brasil tambem! Tem bons filmes japoneses que infelizmente não são divulgados como deveriam (dia 11 passará "Norwegian Wood", baseado no romance de Haruki Murakami, por exemplo).

    Abraços!

    ReplyDelete
  7. Bru, dependendo do filme aqui, tem que ir preparado pra pensar. Os filmes de Takeshi Kitano, ora são violentos demais, ora são introspectivos...

    ReplyDelete
  8. Cacá, tendo o Kimura + Tsutsumi Shinichi + Yanagiba Yoshiro + Meisa Kuroki... Vai valer o ingresso que ganhei (com desconto)!!! Depois eu falo como foi o filme :D

    ReplyDelete
  9. MP Kouhaku, se vai ter a musica tema original, so vendo o filme, pois a musica era do anime.
    E no evento surpresa de domingo em Akasaka, o Isao Sasaki esteve lá interpretando a musica do anime bem como na segunda no Bistro Smap na hora do "reaction time", em que Katori parodiava o Sasaki e o proprio apareceu de surpresa!!!

    ReplyDelete
  10. Foi um prazer receber você no Escrivaninha do Alê, abraços e volte sempre.

    ReplyDelete
  11. Ai o Kimura, (mais suspiros!)

    ReplyDelete

Post a Comment