Ainda bem que é Sexta-Feira (T.G.I. Friday's )



Tem um filme dos anos 70, em plena era disco (pessoal que tem mais de 40 anos vai lembrar, ou querer esquecer) que se chamava "Ainda bem que é Sexta-Feira" (no original, "Thanks God, It's Friday"). Na verdade, a rede de restaurantes do estilo vintage e comida estilo norte americana, foi criada em 1965 e os fundadores mantinham a origem do nome como "Thanks Goodness It's Friday", mas muita gente acha que seria "God", então...

A rede de restaurantes TGI Friday's se caracteriza pelo logotipo decorado de listras vermelha e branca e pela decoração vintage - lustres antigos, móveis de madeira parecendo usados, posteres, cartazes de comerciais antigos, instrumentos de pesca... Quem for pela primeira vez, poderá estranhar o quanto de badaluques deve existir na decoração da casa, mas é o estilo deles bem como seus atendentes, vestidos casualmente com aventais pretos devidamente paramentados com inúmeros buttons de mais variados tipos. Quem for muito tradicionalista, poderá se assustar, pois o restaurante é bem casual, daquele que pode sentir-se a vontade.

Na verdade, já seria a quarta vez que estou indo neste restaurante (fui uma vez em Shibuya, outra em Shinagawa, recentemente em Ikebukuro e Yokohama), mas só agora lembrei de comentar um pouco mais a fundo...

No final do ano, fui com dois colegas de trabalho no T.G.I. Friday's de Ikebukuro (Tóquio) para a saideira de dezembro (tá, fizemos o bonenkai em outro lugar bem antes, mas desta vez como era o último dia de trabalho em dezembro...) Escolhemos este local porque era acessível ao bolso de nós três..., ops, era um lugar cuja comida poderíamos dividir em três e a bebida era em quantidade maior. Ainda mais se pedir lugar no balcão - a bebida sai pela metade do preço!

O de Ikebukuro tinha aberto recentemente. Mas tinha o mesmo clima dos outros que fui. O que a gente não sabia era que, se ficássemos no balcão (ou counter) as bebidas sairiam pela metade do preço. Na verdade, a gente estava era na dúvida, pois um outro colega nosso tinha ido antes e tinha falado.

Solicitamos de aperitivo, um chicken quesadilla (frango com chili, verduras em tortillas, acompanha sour cream e molho salsa, não tão picante como em outros locais) e o Cajun-fried Chicken Salad, que era salada com frango frito com molho de honey mustard, o que dava um sabor agridoce à salada. Eu, particularmente, comecei a gostar de frango com molho de honey mustard quando fui com o namorido kinguio no Wolfagang Puck, em Yokohama (vai ter resenha, calma...). E a salada era bem farta, dava para nós três tranquilo, tanto que deu para comer duas vezes!

Cajun-fried chicken salad: filé de frango empanado e frito, com salada de alface, tomate, ovo cozido e dois tipos de queijo ralado. Ao lado esquerdo, o molho de honey mustard.

O prato principal nós pedimos peixe espada grelhado. Mas não era sempre que teria (seria na verdade um prato sazonal), então aproveitamos a ocasião. E um prato também deu para nós três com folga. Também... depois da quesadilla e da Cajun salada, se pedíssemos três pratos de algum assado, certamente ninguém ia conseguir comer a sobremesa.


A parte de bebidas, o restaurante tem as bebidas não alcóolicas (refrigerante, suco, chá e café) e pode pedir quantas vezes quiser (o free refill) e as bebidas com álcool. Bem, resolvemos caprichar mesmo e pedimos três mojitos tradicionais. Na verdade foram dois, pois minha amiga acabou pedindo strawberry mojito.
Mojito II, a revanche. Desta vez bem concentrada, sem muito gelo e com mais bebida! E limão...


Lembra que no El Torito eu falei que o mojito que tomei tinha mais gelo do que a bebida? No T.G.I. como era tamanho grande, tinha mais bebida que gelo e dava para mastigar a menta que decora/ dá um sabor na bebida! E o strawberry mojito que minha amiga bebeu era bem suave. O meu estava bem concentrado. Acredite se quiser, passei a noite numa boa, sem sono, nem dor de cabeça, como costuma acontecer.

Peixe espada grelhado com legumes e alecrim acompanhado com salada de batata. Não deu tempo de tirar a foto quando veio, por isso que tirei a porção que dividimos no prato.


Ah, sim. O prato principal, o peixe espada grelhado estava no ponto, bem saboroso. Mas como eu sou muito ruim pra diferenciar sabor entre um peixe e outro, pra mim peixe é quase tudo igual. Eu sei quando é salmão, atum ou bonito (katsuo), mas quando se trata de peixe de carne branca... E o tempero no ponto, nem apimentado, nem sem sal.

Depois reclama que engordou um quilo e não quer assumir onde foi que ganhou...

A sobremesa foi um sundae do estilo da casa. O tamanho dava para mais de três pessoas, mas como somos três formigas, acabamos rapidinho. Feito de sorvete de baunilha, com calda de chocolate, calda de caramelo, nozes e uma cereja em cima. Ah, o chantili é bem encorpado e nada enjoativo.

E como a bebida saiu pela metade do preço, pedimos mais um mojito para dividir em três, vê se pode!!!

No final, a conta saiu cerca de ¥7,500 (sete mil e quinhentos ienes), dando ¥2,500 para cada um. Já incluso o imposto. Mas valeu a pena encerrar o expediente num lugar diferente, comida diferente e um copo (e mais um terço) de mojito com mais dois colegas de trabalho.

Site oficial (Japão): http://www.tgifridays.co.jp/ (Observação: a filial de Shinagawa está temporariamente fechada).

Horário de atendimento: varia de loja pra loja. Normalmente das 11:30 as 1:30 ou 3:30, durante a semana. Aos finais de semana, o expediente encerra entre 3:30 a 5:00.

Happy hour: varia de loja pra loja. Somente de segunda a sexta-feira, das 17:00 as 20:00 (consulte o site antes).

Preço: dependendo do que vai pedir, normalmente a conta individual pode dar cerca de ¥3,000 a ¥5,000, incluindo a bebida. Pra quem não gosta de bebidas alcóolicas, o free refils vale a pena, pois sai ¥400 e pode beber o quanto quiser e o que quiser (conforme o menu).

Retificando.... Conforme minha amiga Carina, que também não resiste as gordices da vida, na verdade seria a QUINTA vez que estaria indo a esse restaurante. A primeira vez foi com ela e nossas colegas mulheres de trabalho que fizemos um verdadeiro clube da Luluzinha e almoçamos na filial de Ueno. A segunda, foi em Shibuya, quando fiz 39 anos. A terceira, em Shinagawa (que está temporariamente fechada) com uma colega do antigo curso de japonês. A quarta foi a da postagem presente e a quinta vez foi no ano Novo com o namorido, mas vamos novamente porque a lesada aqui esqueceu de tirar as fotos do local e o baby ribs (costeleta) estava maravilhosa!

Comments

  1. queridona,vc ta passando bem,quanta delicia juntas,e que tentacao alcoolica,hahah...assim fica dificil resistir.
    Geralmente eu pedia o free refils,eh uma das coisas que mais sinto falta aqui,pq a gente paga caro e nao tem essa mordomia de repetir,nem uma vez,quanto mais a vontade.
    :/
    um beijaoooo.

    ReplyDelete
  2. Olá Kiyomi,
    Voltando ao mundo dos blog após algumas semanas de retiro...Feliz 2011!
    Gostei desse post hein...rs...Você acredita que nem eu nem a Denise conhecemos o Friday's? Sempre que pensávamos em ir acabávamos indo no Outback. Em Outubro do ano passado quando finalmente decidimos ir descobrimos que eles tinham fechado uma semana antes.

    Parece que foi um pouco de má administração com a forte concorrência que causou o fechamento de todas unidades do Brasil...Uma pena...

    Eu adoro quesadilla e essa da foto parece uma que é servida no Outback daqui. Eu também gosto de molho honey mustard...

    Gostei do post to El Torito também. Você podia incluir mais posts sobre restaurantes e afins...rs...Aproveitando, que bebida é aquela da foto do Freshness Burger? Fiquei curioso...

    Parabéns pelos 700 posts!

    Abs,
    Carlos

    ReplyDelete
  3. Olá Iwa, sei q nao sou de deixar meus comentos aqui, mas nao resisti. Que eu me lembre vc, ou melhor nos fomos comemorar um dos seus nivers em um Fridays de Ueno. Ou estou enganada!!! Potanto dever a quinta vez q vc vai ...rsrs!
    Bjs e ate próxima miga!!!!

    ReplyDelete
  4. Kiyomi,
    Eu adoro os seus posts, mas em especial aqueles que falam de comidas..kkkkkkkk
    Fico aqui, observando cada detalhe do prato, e claro que o seu post tem que fechar com chave de ouro, ou seja, com a sobremesa.....eba!
    fui dar uma olhada no site, porque não me lembrava desse lugar.
    Gostei de tudo!
    E agora, estou curiosa para experimentar o mojito.
    beijos

    ReplyDelete
  5. Andréia, na verdade raramente eu vou nesses lugares. Uma vez por ano no máximo dois, senão o porquinho quebra hahaha Mas se a gente não for, depois fica chorando...
    Eu fiquei sabendo do free refils quando fui pela primeira vez em Ueno (vou corrigir). Aliás o "nomihoudai", "tabehoudai" fazem parte do nosso roteiro gastronômico ahahahah Casal que quer economizar é fogo!
    Não creio que aí não exista ainda esse sistema de pague o copo e beba a vontade!!!
    Beijao!

    ReplyDelete
  6. Carlos (Tabeteimasu), feliz 2011 atrasado, mas como ainda é janeiro e ainda não teve o ritual aqui de queimar os enfeites e mamoru do ano passado, tudo bem haha

    Bem, eu acredito que vocês também não conheceram o Friday's no Japão porque não era em todo lugar que tem. Ou porque a fachada do lugar dava a impressão de que "minha nossa, vai sair caro". A primeira vez que fui, foi em Ueno, com minhas amigas (correção feita).
    Nem sabia que no Brasil tinha aberto e logo fechou! Fui consultar no site antes para buscar informações dos pratos e bebidas e eis a minha surpresa. Se forem pro estrangeiro, quem sabe?
    Não comi a quesadilla do Outback's ainda, isso porque fui uma vez e novamente não fotografei o que comi porque esqueci a câmera e pelo celular o micro SD estava lotado. Mas voltarei porque quem não conhece lá é o Roberto. (Fui no de Shibuya, em Dogenzaka)
    Ainda bem que gostou do post do El Torito. Na medida do possível, postarei sobre outros lugares.
    Ah, a bebida que postei anteriormente do Freshness Burger, era um Ginger Milk Tea que estava sendo servido em dezembro. Como não fui ainda este ano, não sei se ainda está servindo. Bebida sazonal, sabe como é... Teve um ano que foi Chamomile Milk Tea (chá de camomila com leite), muito bom, curou até meu resfriado que estava vindo.

    Abração e beijao pra Denise.

    ReplyDelete
  7. Alexandre, falou em comida, você está dentro né? ahahahah Mas como tinha uma frase do Snoopy: "A Felicidade é comer "junk food"".
    Uma pena que na região onde você mora não tenha UM restaurante da rede! Nem mesmo em Nagoya! E o mais perto só em Kyoto. Mas se você vier pra esses cantos de Kanto (eeeee trocadilho besta...), a gente vai no de Yokohama (na saida da estação ou de Sakuragicho). Custa um pouquinho caro, mas vale a pena.
    Beijaaao!

    ReplyDelete
  8. Carina, arigatou pela frequencia! Gomen mesmo, isso no que dá chegar nos quarenta e acaba esquecendo de muita coisa! Como por exemplo a primeira vez que fui com vocês em Ueno e depois batemos perna no Ameyoko no meio daquele povão todo ahahah
    Ja corrigi. Acho que o efeito da tequila veio depois!
    So vejo voces na quarta que vem?
    Beijao!!!!

    ReplyDelete
  9. Fabiana, aos poucos vou postando tambem sobre os lugares que a gente frequenta/frequentou e se não esquecer a câmera e tiver bateria e memoria no celular, tirarei as fotos. Uma pena que no Brasil fechou essa rede, acho que ia dar certo sim. Pois a variedade de pratos é boa.
    Em Yokohama tem dois da rede. Fora em Yokosuka (nunca fui). Mas ele concentra-se muito em Toquio (fui quatro vezes).
    Quando eu for novamente em Yokohama, vou tentar tirar as fotos dos pratos antes que o Roberto devore primeiro. No ano Novo fomos no de Yokohama e nem deu tempo de tirar uma foto da costela, pois mal chegou o Roberto já meteu o garfo...
    Beijao!

    ReplyDelete
  10. Eu fui no TGI aqui de Sampa antes de viajar pro Japão... depois que eu voltei não tive oportunidade de ir... mas quero ver se o casal Tabeteimasu vai querer comigo, já que eles estão lá pertinho rs

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment