J-Dorama: O que vem neste inverno



Quem me conhece, sabe que acabei virando noveleira aqui no Japão. Mas não com as novelas brasileiras transmitidas ora via canal pago ora via internet. Sim, uma vez contei que, ao morar numa cidade perdida nas montanhas (ou arrozal, como queiram), tive que aprender muita coisa na marra, na tentativa e erro e além dos micos que paguei (bem, na verdade ainda continuo pagando mico mesmo em quase treze anos aqui), porque a cidade onde morei, população brasileira era duas dezenas e olhe lá. E assistir programação brasileira naquela época era via fita VHS com um ou dois meses de atraso...

Como uma colega minha dos tempos de faculdade de computação disse-me na época de projeto, "a gente tem que se virar, porque não somos quadradas", então...

Já falei também que, devido a esse fator, acabei por viciar em j-doramas, as novelas japonesas.

De muitos anos pra cá, os j-doramas que não deu pra assistir na época do lançamento, estou compensando o atraso através das promoções do Tsutaya (olha o jabá!!!), do estilo "Aluge cinco DVDs por mil ienes", e via torrentagem. Também, quem manda ter um horário desregado de voltar pra casa e perde a maioria (se não todas) delas?!

Bem, estou devendo uma resenha bem resumida das novelas que vão iniciar neste inverno. Sim, novelas japonesas duram uma estação do ano. De janeiro a março, este ano todas as emissoras (inclusive as via cabo, e celular) estão com uma grande variedade de temas. Geralmente cada emissora tem um estilo já meio padronizado, mas vamos lá, pois só citarei algumas que provavelmente estarão elevando a audiência nesse frio de gelar ossos mas poderá aquecer os telespectadores.

Taisetsu na koto wa subete kimi ga oshiete kureta: Um casal de professores do colegial, prestes a se casar, terá seus planos sabotados por uma aluna, cujo professor acabou se envolvendo com ela um dia antes das aulas iniciarem. E ela fará de tudo para arruinar a vida do casal. Começará no dia 17 de janeiro (segunda-feira) às nove da noite, sendo mais uma novela fazendo parte do chamado "Getsu 9" da Fuji Television, isto é, no horário nobre da emissora, o que seria sinônimo de alta audiência. Para quem gosta de romance, emoções fortes e querer esganar quem foi que começou essa confusão. Com Haruma Miura (Bloody Monday, Samurai High School), Erika Toda (Ryuusei no Kizuna), Emi Takei, Kento Nakajima (Johnny's Jr.), Anna Nose (na vida real é irmã da atriz Karina) e Mariko Shinoda (AKB48).


Control - Hanzai Shinri Sousa: Ao sofrer um acidente durante uma missão, uma detetive acaba sendo transferida para a Polícia Metropolitana de Tóquio. Pela sua persistência (ou teimosia), ela é destinada na seção criminal, o que tem que resolver vários crimes junto com seu colega, inteligente porém excêntrico, a ponto de analisar o modus operandi dos criminosos. No meio do caminho, ela acaba encontrando seu antigo colega dos tempos de academia policial, o qual no passado já tiveram uma paixão... Para quem gosta de histórias policiais, com uma pitada de romance. Começa no dia 11 de janeiro (terça-feira), às nove da noite, também pela Fuji Television. Com Nao Matsushita (Gegege no Nyoubo), Naohito Fujiki (Hotaru no Hikaru 1&2), Yu Yokoyama (do grupo Kanjani 8).

Utsukushii Rinjin (Onna ha, kurushimu onna wo miru no ga suki): Literalmente, "A Linda Vizinha, a Mulher que gosta de ver a desgraça da outra". Só pelo título e subtítulo dá para entender como vai ser o j-dorama - duas vizinhas distintas, um dia encontram-se. Uma, é bonita e atraente, porém misteriosa. A outra, uma feliz dona de casa (estilo familia margarina, se me entendem). Até que a vizinha atraente começa a focalizar o esposo da outra... Para quem gosta de intrigas, emoções fortes e drama familiar. Começa também no dia 11 de janeiro (terça-feira), às dez da noite, pela Fuji Television (logo após "Control"). Com Yukie Nakama (Gokuzen; TRICK), Rei Dan.

Misaki Number One!! Imaginem uma hostess número um de um clube de Roppongi, de repente acabar virando professora substituta de uma classe de alunos totalmente problemáticos. Otimista como só, ela vai enfrentar a classe da mesma forma como conseguiu ser a top one do trabalho noturno. Baseado no mangá do mesmo nome de Masato Fujisaki. Para quem gosta de comédia e histórias escolares, típica da emissora. Começará dia 12 de janeiro (quarta-feira), às dez da noite pela Nippon Television (NTV). Com Karina (Freeter, Ie wo Kau), Taisuke Fujigaya (do grupo Kis-My-Ft2), Naomi Zaizen (estará também no dorama "Fake Kyoto Bijutsu Jiken Emaki", pela NHK).

Gaikoukan Kuroda Kousaku: Quem assistiu ao filme "Amalfi", que seria o trabalho do diplomata Kousaku Kuroda contra o terrorismo na Europa, agora no dorama, ele tem a missão de combater o terrorismo em San Francisco, México e Japão, com a ajuda de uma detetive que adora onsen. E revela o passado do diplomata. Não sei dizer se precisaria assistir ao filme para entender o dorama. Para quem gosta de viagens internacionais e emoções fortes. Começará dia 13 de janeiro (quinta-feira), às dez da noite pela Fuji Television. Com Yuji Oda (da série Odoru Daisousasen), Koh Shibasaki (Galileo; Orange Days), Teruyuki Kagawa (Ryomaden).


LADY - Saigo no Hanzai Profile: Uma investigadora que outrora trabalhou para o FBI nos Estados Unidos, agora trabalha numa divisão de investigação que analisa o comportamento dos criminosos. Maníaca em resolver crimes, ela tira de letra sobre o trabalho, mas em matéria de romance... Para quem gosta de histórias criminais. Começou dia 7 de janeiro (sexta-feira), dez da noite, pela TBS. Com Keiko Kitagawa (Buzzer Beat), Jun Kaname (Perfect Report; Unubore Deka), Yusuke Santamaria (pode ser visto toda terça-feira a noite na TV Asahi em "PuSma").

Bartender:  Após voltar de Paris, um rapaz resolver ser bartender, aquele que trabalha em bares e night club preparando coquetéis. Ao mesmo tempo que prepara as bebidas, acaba resolvendo dramas pessoais com os clientes. Mas ele mesmo procura a perfeição, em busca do melhor coquetel, enquanto sua namorada quer que ele cresça como pessoa. Baseado no mangá do mesmo nome de Araki Jo. Para quem gosta de vida noturna (e sobretudo se tiver alguma fã do Arashi). Começará dia 2 de fevereiro (sexta-feira), dez da noite pela TV Asahi. Com Masaki Aiba (do quinteto Arashi, vejam também o dorama My Girl), Shihori Kanjiya (no especial que passou dia 8 de janeiro "Ajiichimonme").

Fuyu no Sakura: Uma dona de casa resolve ir sozinha para Yamagata com a finalidade de ver as "cerejeiras de inverno", mas acaba se acidentando e sendo socorrida por um rapaz que trabalha com a arte de vidraçaria (fabricação de objetos de vidro), muito gentil e dedicado, porém inexperiente em matéria de amor. Com o passar do tempo, eles acabam descobrindo muito mais do que imaginavam... Para quem gosta de romance e prepara a caixa de lenços. Começará dia 16 de janeiro (domingo), nove da noite, pela TBS. Com Tsuyoshi Kusanagi (Ninkyo Helper, Boku no Aruku Michi), Miki Imai ("Yomigaeru Kanro"), Takeru Sato (Q10, BECK), Rosa Kato (Change), Masanobu Takashima (Wagaya no Rikeshi; Mr. Brain).

School!! Para cumprir uma promessa feita ao seu ex-professor, um funcionário de construção civil resolve mudar de vida e enfrenta uma classe de alunos do primário, com um monte de problemas, para evitar que a escola que outrora estudou, corra o risco de fechar. Para quem gosta de drama escolar. Começará dia 16 de janeiro (domingo), nove da noite, pela Fuji Television. Com Yosuke Eguchi (Triangle; Hitotsu Yane no Shita 1&2), Kie Kitano (Nagareboshi), Takashi Tsukamoto (Kisarazu Cat's Eye, Mageranai Onna).

Resenhas obtidas pelos sites oficiais, pelo D-Addicts Wiki e pelo site The Doramas (de onde tive que pegar emprestado a foto do dorama "Bartender", pois foi o único que não tinha no D-Addicts Wiki, onde peguei as demais).


Para Hide-san (Portal Nippon), Herika Kanashiro (Fragmentos), Andreia Inoue (Papiando), Cacá (The Doramas) e muitos outros que sei que gostam de uma novelinha japonesa mas ninguém quer falar...

Comments

  1. Que vontade de assistir! Em breve estarei no japão e vou poder olhar -olhar pq nao vou entender nada, nihongo wakarimassen kkkk- gostei da sinopse do casal de professores e da aluna....e da vizinha. Adoro um drama!

    ReplyDelete
  2. Uia não conheço nada e confesso que fiquei boiando, mas como sempre passo aqui, deixo um beijo pra vc e estou providenciando o meu e-mail sobre a discoteca rs...

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. Olá Kiyomi! Nossa, não sabe a cara de espanto que fiz agora... rs. Estava desde ontem montando um post com os principais doramas que estreiam esse mês no Japão, já que o site da Oricon Style divulgou a lista com o seu Top 10. Hoje peguei as fotos e concluí a matéria. Depois que postei, fui dar uma espiada nos blogs dos meus parceiros. E quando entrei aqui e li o título “J-Dorama: O que vem neste inverno” não acreditei... dei muita risada. Se eu soubesse, também teria pego “emprestado” as fotos. Mas adorei seu post. Ficou muito melhor que o meu, citando também outros trabalhos que cada ator fez. E também concordo com você. Têm que assumir mesmo que gosta e assiste doramas!!! rs Bjuss e até qualquer hora!

    ReplyDelete
  4. Oi Diana! Espero que dê tudo certo para você vir para cá. E espero que se adapte aqui... Quando cheguei aqui, eu também era "nihongo yoku wakarimaseeeeeeen!" Bem, 13 anos depois, ainda tem muita coisa que custo a entender, mas nada impede que eu consiga viver bem aqui rs
    Bem que queria assistir as novelas de segunda e terça, mas devido ao meu horario de trabalho, vou ter que assistir via torrent mesmo (so vai salvar a novela de domingo, o Fuyu no Sakura).
    Beijao!

    ReplyDelete
  5. Bah, como disse, eu sei como você deve estar se sentindo... Mas alguns doramas estão valendo a pena assistir rs Mas mesmo assim, cada vez que voce me visita e tambem um post novo seu, eu fico muito muito muito feliz!!
    Espero um dia em breve te ver ao vivo no Brasil!
    (PS Nao esqueci ainda de ir pra Kisarazu, nao)
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  6. Oi Cacá. Eu vi seu post tambem, mas o seu também ficou muito bom!!! Penei um pouco para descrever um por um, via sites oficiais, TV Guide (compro quase toda semana), Gekkan The Television e d-addicts wiki, sem falar do seu blog tambem, onde tive que pegar emprestado a foto do Aiba-kun, pois era o unico dorama que nem no site oficial tinha a foto dele (mas vai entender - quando a do Nino saiu, o Nino aparece)!!
    Bem, apesar de estar faltando um ou outro dorama, eu quis destacar os que na verdade desconfio que vão literalmente esquentar a audiência, porque aqui no Japao está frio de gelar ossos! (Mas onde moro nem sinal de neve).
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  7. Oi Kiyomi, como vai?

    Feliz Ano Novo!!!!!!!!!

    Desculpa o sumiço, estávamos de férias... Mas voltamos com força total! rs

    Os doramas são viciantes, eu e o Carlos quando começamos a assistí-los não sossegamos enquanto não terminam! Provavelmente estes devem ser ótimos!

    Bjão, ótima semana!

    ReplyDelete

Post a Comment