[J-Drama Review] Saigo no Koi (Never Fall In Love Again)


Em uma noite de verão em Tóquio, o residente de Medicina Toru Natsume é surpreendido por um pedido nada inusitado de uma garota, Aki Shinozaki, que aparece em sua frente. Friamente, ele diz a ela procurar alguém que tenha dinheiro. (Motivo de estar danado da vida - marcou um encontro com uma colega de faculdade e a mesma esqueceu)

Alguns dias depois, no hospital universitário onde trabalha e estuda, Natsume encontra a mesma garota da noite de verão no Tokyo Dome. E descobre que ela, Aki, é a irmã de Jun Shinozaki, paciente que Natsume estaria tratando. Devido ao tratamento ser caríssimo, Aki tem que arranjar um modo de ter o dinheiro para dar prosseguimento à cirurgia que salvará a vida de seu irmão, já que o que recebe como atendente de casa de jogos (pachinko) não seria o suficiente. E acaba tornando-se acompanhante de luxo para executivos (ou garota de programa). Natsume descobre e faz de tudo para que Aki saia desta vida mundana, pois descobre que ele estaria apaixonado por ela e não sabe como se expressar.

************************************************************************

Apesar de ter passado no verão de 1997 (portanto, fazem quase quatorze anos que esse j-dorama foi transmitido), a temática "amor impossível", vida e morte, triângulos amorosos, ainda existe. Transmitido pela emissora TBS entre 11 de julho a 19 de setembro de 1997, passou semanalmente às sextas-feiras, dez horas da noite (um pouco devido ao conteúdo do tema).

Os personagens principais:

- Toru Natsune (Masahiro Nakai): Estudante residente do sexto ano de medicina, esforçado, dedicado e de bom coração, que quer ajudar a quem quer bem. Tamanha bondade e ingenuidade, acaba tendo alguns problemas no trabalho e nas amizades que mantém. Não mede esforços para tirar Aki Shinozaki das ruas e ajudar a custear o tratamento de seu paciente, Jun Shinozaki (que seria o irmão de Aki).

- Aki Shinozaki (Takako Tokiwa): Irmã mais velha de Jun, a qual ficou responsável depois da morte do pai e do abandono da mãe. Trabalha em um pachinko (casa de jogos estilo caça níqueis, popular aqui) mas acaba entrando na prostituição para pagar o tratamento médico de seu irmão. Fica na dúvida se cede aos apelos do seu chefe, Shouichi Sada ou larga tudo para ficar com Natsume. Resolve, depois de uma fatalidade, estudar enfermagem para ajudar outras pessoas, assim como ajudaram seu irmão.

- Jun Shinozaki (Daijiro Kawaoka): Irmão mais novo de Aki, tem uma doença congênita no coração, o qual precisa ser operado para levar uma vida normal. Seu sonho era ser piloto de avião, tanto que ele, enquanto estava internado no hospital universitário, lia sobre aviação e fazia aviões de papel, os quais ele lançava pelo campus. Era o paciente do residente Natsume, o qual tratava Jun mais como amigo do que um simples paciente. Depois da cirurgia, volta para Shizuoka, onde morava com os parentes dele.

- Shouichi Sada (Yoshihiko Hakamada): Era o gerente do pachinko onde Aki trabalhava. Do tipo bon vivant, mas vivia sempre estressado devido ao trabalho. Fazia de tudo para conquistar Aki, até propondo a casar-se com ela e inclusive mudar-se para Sendai, onde ela começou a estudar.

- Naomi "Hime" Kurebayashi (Naomi Hosokawa): Colega de faculdade de Natsume. Vinda de uma família rica, era chamada de "Hime-san" pelos colegas devido a sua beleza. Era ela quem esqueceu do encontro no Tokyo Dome com Natsume. E tentou de tudo para tirar Aki do caminho dele, desde esconder o papel com o número de telefone dela até desculpas para dormir no apartamento de Natsume (sem outras intenções), mas no final chega até a entregar a Aki um anel que Natsume pensava em dar antes de ir para Sendai.

- Kenji "Jijii" Yamasaki (Kazuma Suzuki): Colega de faculdade de Natsume e Hime-san. Também vinda de uma família rica, estudava com eles no mesmo ano. Tentou dar em cima de Aki quando descobriu o curto passado dela antes de ela fazer serviço temporário no hospital, o que chegou a ficar brigado com Natsume antes da formatura.

- Sachiko Nishida (Mari Nishio): Amiga de Aki desde a infância, foi até Tóquio encontrar a amiga. Começou a trabalhar junto com ela no pachinko e ocasionalmente dormir na casa de Aki. Tem um estilo meio doida de  se vestir e de agir, principalmente quando bebe mais além da conta. Foi ela quem deu maior apoio a Aki para decidir mudar de vida, isto é, mudar para Sendai, estudar e começar do zero.

- Reiko Sato (Miki Jinbo): Dona de uma agenciadora que aliciava jovens mulheres para trabalhar como garotas de programa (acompanhantes de executivos). Acabou sendo detida por sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.

Curiosidades:


- Foi a primeira vez em que Masahiro Nakai fazia uma novela romântica (até então ou os papéis que ele fazia eram cômicos, como em "Naniwa Kinyudo" ou em que "comia o pão que o diabo amassou", como o protagonista da série "Aji Ichimonme"). Dizem que, apesar de ele ser um bom apresentador e comentarista, Nakai é extremamente desajeitado com as mulheres, que chega até a ficar vermelho de tamanha vergonha (mesmo assim, nas cenas de amor, nem dá pra perceber)!!

- Takako Tokiwa era uma das atrizes mais requisitadas nos anos 90. A maioria das novelas daquela década, ela foi protagonista (inclusive contracenou duas vezes com Masaharu Fukuyama - "Ai wa Doda" e "Meguri Ai"). Um de seus melhores papéis, foi a da bibliotecária paralítica que fez par romântico com Takuya Kimura em "Beautiful Life" (2000), uma das novelas que teve maior índice de audiência até hoje. Esteve recentemente no taiga dorama da NHK - "Tenchijin" (2009).

- Como o dorama passou em 1997, dava para perceber bem o vestuário e os penteados daquela época. Obviamente hoje ninguém usaria calça "santopeito"...

- Aparelho de telefone celular naquela época muita pouca gente possuía. Por isso que Natsume e Aki se comunicavam via telefone fixo ou pelo telefone público. E o risco de desencontro, claro, era muito grande...

- A maioria das cenas se passaram em Tóquio (logo de início, o Tokyo Dome) e Kanagawa (tem uma cena em que Aki e Natsume se despedem e ela pega o trem da linha Keihin Kyuko - que só faz o trecho Kanagawa-Tóquio).

- A novela teve uma audiência média de 16,4%, sendo que o último capítulo bateu a marca de 20,4%.

- Recebeu cinco prêmios pela revista "The Television" - Melhor novela, melhor ator (Masahiro Nakai), melhor atriz (Takako Tokiwa), melhor ator iniciante (Daijiro Kawaoka) e melhor música (Kazumasa Oda).

Observação: Pode ser encontrado em DVD tanto para compra como para locação (foram onze capítulos, divididos em 5 DVDs), mas não contém extras (como making of e biografias dos atores). Mas no último DVD, incluiram a música de Kazumasa Oda com as cenas da novela (se não retirarem, dá pra ver aqui, mas não garanto por quanto tempo).

Foto: via seogugol mesmo. Infelizmente não encontrei as cenas da novela, mas acho que pelo video vai dar para ver um pouquinho...


Pesquisa: via DramaWiki.

Comments

  1. Kiyomi. Consegui um tempinho para passar aqui! Tinha saudade de ler seu blog.
    Ai nem imagino o Nakai fazendo cenas românticas. Será que eu acho pra baixar?
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Olá Kiyomi!!!
    Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse dorama. Mas logo de cara reconheci a atriz Tokiwa Takako. Sabia que no ano passado ela esteve no Brasil rodando um filme? Adorei sua atuação em Beautiful Life, ao lado do Kimura Takuya. Falando dele, nesse fim de semana assisti Long Vacation, sua primeira grande produção. Ah, não tem como não gostar dele... Você sabe o que a atriz Yamaguchi Tomoko anda fazendo? Fiquei curiosa.
    Bjuss e até mais!!!

    ReplyDelete
  3. Oi Fabiana! Espero que esteja tudo bem, eu dei uma passada no seu blog, mas nem deu pra escrever nada pois li pelo celular (e pergunta se consigo ter paciencia pra digitar...)
    Sabe que nem eu imaginava o Nakai-kun fazendo cenas românticas, até "tórridas" (pra padrão dorama japonês: coisa bem debaixo das cobertas mesmo) até eu ter assistido esse dorama (aluguei, porque tentei baixar e estava levando uma década!). Outro dorama dele que também me surpreendeu o lado romântico dele foi "Shiroi Kage", em que ele contracena com a Takeuchi Yuko. Pra quem vê ele no programa semanal o quanto ele apronta...
    Talvez voce encontre no Pandora ou no Tudou.
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  4. Oi, Cacá! Bem, esse dorama é bem velhinho, eu só fui assistir de curiosidade, não lembro se foi num programa especial de 2005 pela TBS em que mostrou os doramas e estava este no meio.
    Nao sabia que a Tokiwa Takako esteve no Brasil! Que filme será?! Ela vai ser muito lembrada por causa de "Beautiful Life".
    "Long Vacation" também é muito boa, mas um dos doramas do Kimura que muita gente comenta é "Love Generation". A Yamaguchi Tomoko meio que está sumida, apesar que ela apareceu no comercial da cerveja Asahi (Asahi Off).
    Ah, sabia que ela é casada com o ator Karasawa Toshiaki (que fez o reporter em "Guilty"?)
    Beijao!

    ReplyDelete
  5. Olá Kiyomi! Olha eu aqui de novo rs.

    A Tokiwa Takako esteve ano passado no Brasil, juntamente com o ator Ihara Tsuyoshi, filmando “Corações Sujos”. Veja matéria aqui:

    http://thedoramas.blogspot.com/2010/05/bastidores-do-filme-coracoes-sujos.html

    Ainda não vi Love Generation, mas já está na minha lista enorme de doramas pra assistir rs. Bjuss e até mais!!!

    ReplyDelete

Post a Comment