Saturday, January 22, 2011

A Mesa de Trabalho em Casa...

Não sei vocês, mas acredito que tenham em suas casas um cantinho onde pode fazer inúmeras coisas. Conheço gente que tem um quartinho onde fica o ateliê de artes, como costura, pintura, e outros trabalhos manuais; ou um  espaço para estudar; ou um espaço para sentar e ler um livro ou revista... Enfim, um lugar em que a gente possa sentir-se bem.

No meu caso, como moro com o digníssimo kinguio num apertamento de quarto-sala-cozinha-e-dependências num espaço de 39 m2, então nem tenho como ter um comodo somente para ter o espaço que poderia estudar ou ler ou fazer trabalhos manuais, o que na verdade morar numa casa que seja maior do que isso, o valor do aluguel às vezes é proporcional ao tamanho, mas depende do lugar e das condições.

Num filme que assisti recentemente, o casal morava numa casa bem antiga, nos arredores de Yokohama. Com quintal, espaço nos fundos para estender roupas, quarto do casal, sala, sala de jantar com cozinha, as dependências e um quartinho onde o rapaz tinha toda sua parafernália para escrever. Detalhe: não tinha computador, ele escrevia tudo em papel e caneta - tinteiro. No panfleto que comprei do filme, tinha a planta da casa. E se fosse daquele jeito estava bom para um casal sem filhos como nós...

Como por enquanto a novela do cafofo novo estará em stand by, a gente tem que se virar com o canto que tem. Tivemos que dividir a sala - que já é pequena - com o sofá e TV, a mesa de jantar e a mesa do computador, onde também uso como escrivaninha para estudar (este ano prestarei - finalmente, depois de criar vergonha na cara - o TOEIC e o N3 do Japanese Language Proeficience Test ), ler e assistir aos doramas atrasados.

A escrivaninha onde coloquei o computador, ganhei de uma colega de trabalho dos tempos de Minamiashigara, que foi embora ao Brasil e estava desfazendo de algumas coisas. Naquela época, eu e o dignissimo kinguio tínhamos acabado de nos mudar para a cidade e o que tínhamos eram nossas roupas, o aparelho de som, alguns CDs, livros e a tábua de passar roupa. Uma das coisas que ela nos deu foi a escrivaninha, o que era bem larga e ainda vinha o gaveteiro e uma estante que na verdade era pra ficar embaixo da mesa, mas deixa pra lá, porque acabei por lotar de livros para estudar japonês, livros de culinária e revistas que mesmo depois da grande limpeza que andei fazendo, ainda ficaram pois são de assunto de grande interesse (aham!).

Procuro - no máximo - não deixar tudo espalhado, porque já quase nem espaço tem, e ainda fico lotando em cima, haja paciência de minha parte depois. Isso porque também peço ao dignissimo que "usou, guardou". Mas têm coisas que tem que ficar perto para caso de emergência...


O canto que eu e digníssimo usamos nas horas de folga (aham...), mas neste caso, como ele diz, seria o canto que eu uso para estudar, atualizar o sítio, assistir aos doramas... Como não deu para numerar tudo, vamos por partes. No fundo, a partir da esquerda, a caixa que contém os manuais do computador, informativos e algumas revistas que guardo depois que leio. Ah, dentro também guardo o controle remoto do computador, acreditem; os dois dicionários que quase todos os brasileiros que vieram aqui possuem - o Dicionário Japonês-Português romanizado, de Noêmia Hinata, de grande utilidade nesta casa também; quatro DVD-Box que deixo na mesa porque vai que eu quero assistir de novo... O porta lápis e canetas do Snoopy, tenho dois iguais, sendo que o outro está no cubículo do escritório; sim, ninguém está tendo alucinações - é um spray purificador de ar. Cheguei a falar que o dignissimo fuma e ele mesmo detesta cheiro de cigarro no ambiente? O famoso Sony Vaio Type L que agora nem sei se fabricam mais. O bom que, não ocupa espaço, pois ele é fino e levantando o teclado, tenho espaço pra colocar os livros para estudar. E o telefone residencial (no fone, tem uma etiqueta que eu coloquei com o número de casa, apagado por motivos de segurança).
Na frente, uma lata que outrora veio alguns docinhos, vazia serve para guardar os DVDs que gravo e assisto depois. A pasta rosa, também acomoda mais alguns DVDs que não vieram com a caixa. Minha mascote, a leitoa Olivia. E atrás dela, uma caixa de lenços, motivos óbvios. Alguns CDs que deixo para ouvir enquanto eu teclo este texto torto. Minha caneca que contém chá ou café (atenção, não aconselho deixar perto do computador. Depois vai doer muito. O bolso.). Revista que de vez em quando compro, livro de gramática japonesa e do TOEIC para estudar novamente. E o aparelho celular que tenho que deixar ao lado porque cansei de levar bronca dos amigos que, quando ligam, nunca atendo porque o aparelho ou esqueci no manner mode, ou está tendo a bateria carregada no outro cômodo ou porque esqueço dentro da bolsa e está no bendito manner mode... E embaixo da mesa, fica a tal estante que guardo mais livros, revistas e álbuns de fotos... 


Isso porque diariamente eu tiro o pó de todas as coisas, mas logo no dia seguinte, não sei como, a poeira cobre tudo, vai saber...

Ah, sim...

- Não coloquei porta retrato porque, bem, chega de coisas para acumular poeira né?
- A impressora antes, ficava ao lado, mas ela quebrou de vez e ainda não comprei outra nova.
- Onde moro, não pode pregar nada na parede. Por isso que ela está pelada. A parede...

10 comments:

  1. seu canto tá legalzinho, arrumado. o meu é melhor não postar foto hahaha de tanta bagunça hahaha

    sabe o que é bom contra essa poeira? aqueles aparelhos que filtram o ar, vc usa? eu uso aqui em casa, dá diferença, a casa não pega essa poeirinha fina. Tava pensando até em comprar um pra minha mãe, pq lá em Sampa, vc sabe, é aquele pó preto horroroso que gruda em tudo, além da poeira normal.

    o seu vaio é lindo.
    bjs

    ReplyDelete
  2. Não sei porque, mas adoro ver esse tipo de foto!

    Pô, e esse telefone... ele em si já é legal, eu ainda ia dizer "Nossa, e esse adesivo holográfico muito louco que você pôs e..." daí eu li que era o número apagado! KKK, rachei de rir!

    E esse Vaio realmente é um charme!

    ReplyDelete
  3. Boa sorte no Noryoku Shiken. Também pretendo fazer o N3 se não nesse ano, em 2012. Mas quero fazer já em 2011.

    Os dicionários da Noemia Hinata são obrigatórios para quem quer aprender nihongo. O problema é que no Brasil são um pouco caros... mesmo os de segunda mão.

    E o meu "quartinho" onde fica o computador tem: O computador já bem usado, um monitor CRT, uma impressora comprada no crediário, papéis e mais papéis, um modem de banda larga, um gaveteiro velho onde guardo meus CDs, um telefone, uma mesinha com minha foto de formatura, minha placa de formatura, uma lixeira e de vez em quando, nas raras vezes que chove aqui (nessa semana choveu torrencialmente em Fortaleza) improvisa-se um varal para secar as roupas.

    ReplyDelete
  4. Oi Alexandre, na verdade, tive que desfazer de muita coisa, pois nem te falo...
    Ah, esse aparelho que filtra o ar eu preciso comprar URGENTE por causa do kafunshoo. Dizem que tem um que filtra o ar e nao deixa o ambiente seco. Se eu não sofro na primavera com o kafunshoo, sofro no inverno com o ar condicionado...
    Bem, quanto em Sampa e a qualidade do ar, nem posso falar nada, pois como sou do interior, o que a gente sofre é com a queimada da cana...

    Por que todo mundo gostou do meu Vaio?!

    Beijao!

    ReplyDelete
  5. Felipe, e olha que meu aparelho é de dez anos atrás, foi meu ex-subchefe quem deu pra mim quando fomos fazer uma limpeza no escritório. Perguntou se eu estava precisando de um aparelho telefonico, e eu falei que sim, mas pena que ele nao tem o filhote (o "sem fio")...
    O motivo de eu ter colocado uma etiqueta do numero telefonico no fone: no começo, a gente esquecia o numero. No fim, a gente continua esquecendo do mesmo jeito hahahaha

    Por que todo mundo gostou do meu Vaio?! [2]

    ReplyDelete
  6. MP Kouhaku, nem posso pregar uma tachinha na parede para colocar um calendário que o pessoal vai achar ruim depois! Mas quando aluguei a casa bem que onde fica o lustre estava rachado, ne?
    Bem, este semestre vai ser no "vai ou vai", pois preciso criar vergonha na cara e pegar logo o N2, mas como costumo fazer uma coisa por vez, vamos pelo N3 mesmo...
    Ah, quando chove, estendo nossas roupas na lavanderia, porque na sala tenho o grande risco de ter a roupa cheirando a cigarro!!!

    ReplyDelete
  7. Que cantinho mais organizado ahahah no meu caso eu vou enfiando as coisas onde cabe... incrível que eu sou extremamente organizada no trabalho, mas em casa eu sou uma negação rs... dá até vergonha de trazer visita rs...

    Kisu!

    ReplyDelete
  8. Bah, isso porque em casa, o único comodo que está "organizado" é justamente a sala, onde conseguimos a proeza de colocar uma TV, sofá, uma mesa de jantar, duas cadeiras e a tal mesa da foto. E mesmo assim raramente vem visita em casa porque, se entrar mais do que duas pessoas, faltara lugar pra ficar (imagina fazer festa).
    Agora, minha mesa do cubiculo, seria outra história...
    Beijao!

    ReplyDelete
  9. Como voce é organizada!! Parabens! No meu tem de tudo, ate pedaco de brinquedo das criancas....
    beijos!

    ReplyDelete
  10. Oi Satie! Eu sei como é casa com crianças. Quando estava no Brasil, bem, sabe o que é ter um irmão com diferença de onze anos a menos que outro? Pois bem, o caçula vivia largando peças do Lego, pecinhas de outros brinquedos no sofá, na cama, em cima da tevê...
    Hoje, acho que vou encontrar DVDs largados, mangás, figures... Ainda bem que ele mora com o meu irmao mais velho hahaha
    Beijao

    ReplyDelete