Romina "Bah" Recomendou: Pink Floyd - "Pulse"


Do projeto "Discoteca Básica recomendada pelos leitores" - parte 2


Pink Floyd - Pulse (1995). CD duplo e também em DVD não em qualidade HD, mas que dá pro gasto. O álbum inclui uma versão ao vivo completa de Dark Side of the Moon, que é razão por ter escolhido esse álbum. No Brasil foi vendido mais de 100 mil cópias e sendo certificado com Disco de Diamante. Famoso também por ser vendido como edição limitada com uma pequena lâmpada vermelha piscante que estava programada para apagar quando a turnê encerrasse.


Pink Floyd é uma banda de rock britânica famoso pelas composições  de rock clássico, conhecido depois como rock progressivo. O nome deu-se pela admiração do então fundador da banda Syd Barret (06/01/1946 - 07/07/2006) pela arte dos músicos de blues Pink Anderson e Floyd Council. É um dos grupos mais influentes da história do rock, além de ser um dos mais sucedidos. The Dark Side of the Moon (que é a minha parte favorita do álbum) manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década e continua sendo os dos mais vendidos de todos os tempos. Uma verdade porque eu adquiri mais um como edição especial no Japão rs. A banda teve vários percalços durante sua formação, até porque naquela época o rock psicodélico tinha a influência de drogas (como toda banda boa da época rs). A formação oficial e clássica do Pink Floyd se dá por: Roger Waters, David Gilmour (meu ídolo, lindo, maravilhoso, coroa que eu casava fácil mesmo com quase 70 anos rs), Nick Mason e Richard Wright (falecido em 2008).


Disco 1
  1. "Shine On You Crazy Diamond(Waters/Wright/Gilmour) - 13:34 
  2. "Astronomy Domine(Barrett) - 4:21
  3. "What Do You Want From Me(Gilmour/Wright/Samson) - 4:09
  4. "Learning to Fly(Gilmour/Moore/Ezrin/Carin) - 5:16
  5. "Keep Talking(Gilmour/Wright/Samson) - 6:53
  6. "Coming Back to Life(Gilmour) - 6:56
  7. "Hey You(Waters) - 4:39
  8. "A Great Day for Freedom(Gilmour/Samson) - 4:31
  9. "Sorrow(Gilmour) - 10:49
  10. "High Hopes(Gilmour/Samson) - 7:52
  11. "Another Brick in the Wall (Part Two)" (Waters) - 7:08
Disco 2 
Posso dizer que o Disco 2 é o meu favorito do álbum. Não que eu não escute o disco 1, mas todas as músicas do disco 2 são fenomenais. Todas as músicas versam sobre os males que afligem o homem moderno. O tempo escravizador (Time), o dinheiro (Money), solidão (us and them), entre outros.
  1. "Speak to Me(Mason) - 2:29
  2. "Breathe(Waters/Gilmour/Wright) - 2:34
  3. "On the Run(Gilmour/Waters) - 3:48
  4. "Time(Mason/Waters/Wright/Gilmour) - 6:47
  5. "The Great Gig in the Sky(Wright) - 5:52
  6. "Money(Waters) - 8:54
  7. "Us and Them(Waters/Wright) - 6:58
  8. "Any Colour You Like(Gilmour/Mason/Wright) - 3:21
  9. "Brain Damage(Waters) - 3:46
  10. "Eclipse(Waters) - 2:37
  11. "Wish You Were Here(Waters/Gilmour) - 6:35
  12. "Comfortably Numb(Gilmour/Waters) - 9:30
  13. "Run Like Hell(Gilmour/Waters) - 8:36

Comecei a gostar de Pink Floyd desde os 14 anos, influenciada pelo primeiro namorado. Engraçado que até hoje, nenhuma música me lembra ele. Parece que ele nasceu para me apresentar a banda (tá, não posso desmerecer nosso relacionamento rs), mas acredito que Pink Floyd foi um divisor de águas da minha adolescência. E por mais que eu escute até hoje, a idade não passa. E acredito que Pink Floyd faça isso, difunde as músicas através do tempo.

O Enigma Publus teria sido criado pelo próprio Pink Floyd para supostamente abafar a sua conversão para o cristianismo. Este fato deu-se em torno da turnê "Pulse", onde mensagens enigáticas não paravam de chegar ao newsgroup do Pink Floyd, prometendo um prêmio único a quem o desvendasse. Foram um total de 14 mensagens enviadas por Publius, o qual ninguém sabe quem é, mas os fãs queriam alguma prova de sua identidade, foi então que em um show do Pink Floyd, apareceu a expressão Enigma Publius, impressa através de luzes no fundo do palco, outra revelação se deu também através do disco The Dark Side of The Moon, em duas páginas de seu escarte aparece a expressão em letras miudas e brancas, "Enigma" e "Publius", juntamente nas fotos que demosntram passagens bíblicas. Os integrantes do Pink Floyd nada diziam a respeito do assunto, e mostravam-se desconhecer os fatos. Seria impossível alguém ter acesso tão restrito á banda e os integrantes não saberem nada. Isso aconteceu em 1994-1995, o qual movimenta rande legião de fãs em todo o mundo para desvendar o tal "Enigma Publius".



O texto, que está em outra cor (mudei devido a definição do fundo do sítio, senão ia ficar muito claro), são palavras da queridíssima Romina "Bah", do "Bah Blog" (favor visitar, senão a gente pega todo mundo na saída), nikkei comunicativa, recém pós graduada na área de comunicações (eeeeeeeeee! Confete e hanabi pra comemorar!!), esforçada e corajosa: depois de quatro anos ter morado no arquipélago, criou coragem e voltou ao Brasil e logo engatou trabalho e pós graduação, o que ela contou toda a espinhosa trajetória. Mas que teve ótimos frutos colhidos da árdua labuta.


Ela sim, é que temos que ter como exemplo - uma ex-dekassegi que criou cara e coragem, voltou ao Brasil e enfrentou defasagem, mercado de trabalho concorrido e danasse-se tudo o que fosse empecilho na hora de enfrentar os obstáculos e eis que temos uma nova Pós Graudada em comunicação social! 


Não lembro muito bem se foi no blog da Dona Luria e Seu Diogo que comecei a acompanhar o blog da Bah, ainda quando ela estava no Japão (ah, foi sim! Tanto que parece que o Diogo conheceu o primo dela, ou trabalhou junto ... Tá vendo que a gente não pode fazer coisa errada?). Achei bem original o nome dela - Romina é nome de uma cantora italiana que sua mamãe adorava, a cantora Romina Power (filha do ator Tyrone Power). E quem pensou que ela fosse gaúcha por causa de seu nickname de blog - "Bah" é um interjeição do Sul do Brasil, até eu me equivoquei - era devido a uma interjeição de desabafo típico da Turma da Mônica!!! (ah, Romina é paulistana)


Seus hobbies, conforme seus relatos, seriam ter emoções fortes (acompanhem a novela dela), adrenalina (mestra no Pump no Dance Dance Revolution), aceitar desafios (o trabalho dela), nunca ficar parada (encarou um World Bike Tour em Sampa), traça de livros, cinéfila inveterada e fanática de seriados dos Isteites. 


E toda vez que (re)assisto o dorama "Kisarazu Cat's Eye", fica impossível não lembrar dela. Afinal, felizmente ela guarda boas lembranças da cidade, como a ponte do porto e o grupo Kishidan. Só farei a resenha deste dorama quando eu for pra lá e tirar algumas fotos! Isso porque não é tããããão longe de Yokohama...


Bah, muito obrigada mesmo pela sua participação. Tem muito bom gosto nas músicas, Pink Floyd é mais do que "Dark Side of The Moon". Também pode-se recomendar o primeiro álbum do grupo ainda com o doidão Syd Barrett, "The Piper at the Gates of Dawn" ( de 1967, gravado na mesma época e nos mesmos estúdios onde os Beatles produziam "Sgt. Pepper's..."). O dia que eu resolver voltar, espero encontrá-la. 

Comments

  1. conheco poucas musicas do pink floyd, mas depois desse post acho que preciso tomar vergonha e passar a ouvir com mais atencao.
    um beijao.

    ReplyDelete
  2. Uauuu amei esse post.. agora sim é um post que eu tenho moral pra falar rs... Pink Floyd é a melhor banda EVER rs... e eu tenho certeza que eu vou casar com o David Gilmour em alguma vida a viver rs...

    Obrigada pelas carinhosas e sempre amigáveis palavras...

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. Olá Kiyomi,
    Confesso que não conheço muitas músicas do Pink Floyd...pelo menos das mais famosas eu gosto...rs...

    Você já assistiu Kisarazu Cat's Eye? A dorama não é lá essas coisas mas eu assisti mais para matar a saudade da cidade. Eu e a Denise também morremos de saudade de Kisarazu...ô cidade boa viu...

    Abs e bom fim de semana,
    Carlos

    ReplyDelete
  4. Seus leitores não gostam de Pink Floyd... Esse post deveria estar bombando e gente e no entanto ninguém comenta rs...

    Kisu!

    ReplyDelete
  5. Andreia, eu também preciso criar vergonha na cara e ouvir mais outras coisas. E olha que Pink Floyd o pessoal da faculdade ouvia direto e reto...
    Beijao!

    ReplyDelete
  6. Bah, pode ter certeza que voce vai conseguir casar com o David Gilmour (nem que seja em outra vida, que seja). Mas desconfio mesmo que tem gente que talvez não consiga entender o grupo. Uns podem dizer que o Pink Floyd é bem "pra viajar" outros gostam mas não assumem...
    E olha que coloquei no twitter, hein!

    Mas você é exemplo pra quem mora, morou e voltou. Tem que ter muito peito mesmo pra encarar o concorrido mercado de trabalho mesmo com quatro anos afastada.

    Beijao!!!

    ReplyDelete
  7. Oi Carlos! Deixa a Bah ler isso e ela vai te fazer ouvir o album de ponta a ponta hahaha

    Ah, Kisarazu Cat's Eye eu tenho gravada (torrentada). Fica dificil não rir dos cinco aprontando a noite como justiceiros pro bem. Dos atores, quem eu acho que nao mudou muito foi o Okada Junichi (Bussan), continua a mesma cara!!! O Sakurai Sho (Bambi) continua o jeitao moleque, exceto quando ele se engravata todo para o News Zero.

    Fiquei de ir pra Kisarazu assim que o fator tempo e money coincidirem. Os cinco dias que tirei folga, acabei esquecendo. E a resenha dessa novela so sai quando eu for pra lá visitar (vixe, acho que vai demorar um pouquinho...)

    Abração e manda beijao pra Denise!

    ReplyDelete

Post a Comment