Yuntaku Tiampuru Recomendou: Kings of Convenience - "Riot On An Empty Street"


Do projeto "Discoteca básica recomendado pelos leitores"






No wikipedia - Kings Of Convenience é um duo folk-pop indie de BergenNoruega.
Composto por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe, o grupo musical é conhecido por suas melodias delicadas, vozes calmas e sutis melodias de violão. Øye e Bøe são os compositores e interpretes de todas as faixas.



Confesso que, nunca tinha ouvido falar deste grupo - e olha que geralmente costumo ouvir o que seria de diferente. Se vou gostar ou não, seriam outros quinhentos. Quando planejei a idéia de outros leitores recomendarem seus álbuns e artistas favoritos, surpreendeu-me a escolha de Nozomi-san (do blog Yuntaku Tiampuru - que em dialeto de Okinawa significa "troca de culturas" ou "muita conversa" pelo que eu entendi...) de uma dupla que para mim é bem desconhecida. Ainda mais sendo norueguesa (o único grupo que ouvi que veio da Noruega seria o extinto trio A-Ha...)

O estilo musical da dupla lembra muito o folk de Belle and Sebastian e da dupla norte-americana Simon & Garfunkel - no qual o duo Kings of Convenience se inspiraram. O estilo varia entre a folk-music e meio bossa-nova mesclado com pop e surf music - um som fácil de ouvir e delicado para se apreciar. Excelente para quem quer calmaria e relaxar num mundo tumultuado.

Muito embora pertençam ao cenário indie (não pertecem a uma gravadora famosa e tampouco fazem shows em grandes e famosos lugares), algumas de suas músicas já fizeram parte de trilhas sonoras em seriados (como "Grey's Anatomy" e "Smallville"), já chegaram a regravar músicas de gente famosa como do extinto trio A-Ha (que também são noruegueses) e de Antônio Carlos Jobim, e participação da cantora canadense Feist (lembra da música "1234" que foi usada no comercial da iPod nano em 2007?). O primeiro álbum da dupla foi produzido pelo mesmo produtor da banda Coldplay.
A dupla Kings of Convenience (Erlend Øye, à esquerda; e Eirik Glambek Bøe)


"Riot On An Empty Street", segundo álbum da dupla, lançado em junho de 2004, teve a colaboração de Feist em duas faixas - "Know How" e "The Build-Up". 

"Know How" foi utilizada na trilha sonora do filme "A Brokedown Melody", um documentário sobre surf, em que o cantor Jack Johnson protagonizou, bem como ele interpreta três músicas.

"I'd Rather Dance With You", entrou na lista dos melhores vídeos da MTV Européia, em 2004, com um ritmo mais pop (lembrando um pouco o estilo new wave dos anos 80) e o promovideo com a dupla contracenando com alunas mirins de balé.

Embora atualmente estejam bem "low prolife" (lançaram apenas três álbuns), a dupla fez um pequeno show na Noruega no ano passado, para desmentirem boatos de que teriam se dissolvido. "

"Riot On An Empty Street", quem ouvir alguma música do álbum, o menos desavisado poderá achar que seria Jack Johnson - devido ao estilo de música mais calma e apropriado para uma final de tarde de verão, com o pôr do sol chegando - ou mais ainda: nem imaginar que seria uma dupla norueguesa devido ao inglês fluente da dupla. 

A mulher que aparece na capa do álbum (inclusive no primeiro álbum - "Quiet Is The New Loud") é a modelo norueguesa Ina Grung - que é esposa de Eirik na vida real.

Quem pensou que essa dupla da Noruega ou seria estilo folk nordico, contando batalhas e lendas de vikings, quem ouvir principalmente o álbum recomendado, vai mudar de idéia bem rapidinho...

Ouçam (se não retirarem do iuchubi)....

- "Misread"
- "I'd Rather Dance With You" (que ficou no top one da MTV Europe em 2004)
- "Know How" (com participação de Feist e fez parte da trilha sonora de "A Brokedown Melody").

Visitem o blog de Nozomi-san e conheçam também um pouco de cultura de Okinawa de quem é de lá!
"Yuntaku Tiampuru" (http://nozomi.zip.net/)

Meus sinceros agradecimentos à Nozomi-san por enriquecer mais a discoteca básica também da autora, indicando o álbum. Realmente, nunca tinha ouvido falar mesmo da dupla. Quem gostar de Jack Johnson (como a Pri Amelie e a Elisa Fujii), poderá gostar também de Kings of Convenience. Apesar de possuir somente três álbuns e fazer shows em lugares menores.

Resenhada pela autora mesmo, através de Nozomi-san e procurado devidamente no Wikipedia e no site de fã clube da dupla. Foto do álbum - enviada pela Nozomi-san. Foto da dupla, via seogugol.

Comments

  1. Não curto muito música alternativa... é uma belz dica mesmo, porque eu não conhecia... mas o gosto musical já diz muito sobre a pessoa, não?

    Kisu!

    ReplyDelete
  2. Oi Alexandre! Se você já ouviu Jack Johnson, a dupla lembra bem ele sim. Eu ouvi as músicas e valeu a pena. Realmente, estou precisando dar umas passadas na Tower, porque na minha folga...
    Ah, mas quando o assunto é interessante, que serve de alerta, a gente linka o post e põe os créditos! Torcemos que a mentalidade do pessoal de lá mude e não aceite as desgraças. Jeito de prevenir, tem sim...

    Beijao!

    ReplyDelete
  3. Bah, eu tambem sou meio cética pra música alternativa, mas pelo menos um sonzinho pra dar uma relaxada, né... (mais do que eu descansei do que trabalhei este mes, ve se pode???)
    Beijao!

    PS: Calma que logo estou disponibilizando o resto... rsrs

    ReplyDelete

Post a Comment