Nossos Desastres Culinários: Mais simples, impossível!



Na verdade, este post era para ter saído na semana passada, mas devido aos enormes acontecimentos recentes, resolvi deixar em pausa até as coisas normalizarem. Deixa a gente voltar as nossas atividades normais e sermos mais humanos, por favor? Grata.

Não fiquem espantados porque ultimamente estou postando também sobre comida, algo que muitos anos atrás, quem lembrar, nem tinha tanto assim. Mas também não dá pra fazer a mesma coisa todos os dias, tenho que variar o almoço nosso de cada dia e ter ao menos algum petisco feito.

Estamos na época de morangos aqui. Adoro morangos, só que o porém é que essa fruta é cara. Mesmo indo no mercado ou no "ichiba" (mercado da prefeitura), encontro quase o mesmo preço. Bem disse digníssimo kinguio - morango só encontra a preço mais baixo quando eles são muito miúdos ou quando estão "batidos", aí tem que comprar e consumir logo, passou dois dias, já era, sem exagero.

Recentemente, namorido tinha falado de um mercado que fica entre o supermercado que costumamos ir e a estação de trem, e ele falou que algumas frutas e legumes encontra-se bem mais baratos que nos outros lugares. Tanto que um dia ele apareceu em casa com três sacos de seis batatas cada e disse que pagou os três pelo preço de um saco apenas igual ao do supermercado. Resolvi dar uma passada no dia de minha folga, e por sorte, encontrei uma caixa de morangos bem abaixo do preço que vejo nos outros mercados. Apesar de miudos, dava certinho para uma receita de geléia de morangos que vi no site cookpad (japonês), pois estava procurando uma receita disso no seo gugol.

A receita (em japonês) é essa:

1 kg de morangos (ou 3 caixas)
600 gramas de açucar cristal
1/2 a 1 limão

Modo de fazer: Em uma panela (preferencialmente esmaltada), coloque os morangos lavados, sem o cabinho e cortados ao meio no sentido do comprimento e espalhe o açucar cristal e o suco de um limão. Deixe assim por meio dia. Vai sair líquido da fruta, mas não descartar nada.
Coloque a panela em fogo médio e misture bem. Se levantar fervura, tire a espuma com uma escumadeira. Deixar ferver por dez minutos. Retire do fogo e tire o excesso de calda e reserve.
Volte a panela no fogo e misture por mais 20 minutos ou quando achar que os morangos estiverem bem moles a ponto de espalhar. Deixe esfriar e guarde em um recipiente de vidro com tampa. Consuma em uma semana.

A calda que foi retirada da primeira fervura pode ser usada para sorvetes, iogurtes, etc.

Nota: a quantidade de açucar utilizado equivale a 60% do peso dos morangos. Se tiver 200 gramas de morango, serão 120 gramas de açucar e assim por diante. 


Usei vidros vazios de mel que estavam guardados após ter consumido. Ferva o vidro e a tampa para prevenir.


Neste meu caso, foram 250 gramas de morangos (pequenos, nem precisou cortar ao meio) e 180 gramas de açucar. Pode usar adoçante, mas preciso encontrar a receita. Dizem que dá pra fazer geléia com o açucar da própria fruta, alguém me passa a receita?

Comments

  1. Kiyomi
    Eu já falei e repito novamente, nem reclamo dos seus posts sobre culinária, pois eu amo!!!!
    Sempre tem uma novidade aqui ou lá, e é um grande presente, poder dividir isso com os seguidores.
    Eu adorei a receita de hoje, pois nunca fiz uma geléia de frutas(sempre compro prontas).
    E me lembro que os morangos aí, é caro sim, mas todos perfeitos.
    Já aqui, paga caro e a parte de baixo é uma verdadeira caixinha de supresas, porque vc nunca sabe se vai encontrar bons morangos.
    Adoro o cookpad, mas sempre uso o tradutor e as vezes fica muito confuso a tradução, prefiro não arriscar..kkkkkkkk
    beijos

    ReplyDelete
  2. Oi Fabiana! Eh que eu testo as receitas antes de postar. Claro que voce faz o mesmo hahahaha. A geleia de morangos fazia um tempo que queria fazer, mas nunca achava a materia prima (quero dizer, achar, eu achava, mas a autora aqui devorava antes). Quando achei, os morangos eram tao pequenos que decidi "vao virar geleia!", dito e feito.
    Como voce sabe como as frutas sao vendidas, entao a gente sabe o estado delas. Mesmo se algumas estarem meio batidas, a gente aproveita, mas tem que ser logo.
    Agora preciso encontrar receitas de geleia e compotas de frutas, pois achei boa ideia presentear as pessoas com doces feitos por nos mesmas, nao é? No meu caso, estou precisando treinar mais, principalmente muffins e cupcakes. Por enquanto o Roberto vai sendo minha cobaia hahaha
    Beijao!

    ReplyDelete
  3. ai ki delicia,eu ja estava c lombrigas por causa dos morangos, dpois dessa preciso urgente do vermífugo uahauhaah...

    ReplyDelete
  4. Oh, deu vontade aqui!
    Adorei o site em nihongo...
    Nessas horas que eu me mato por mão saber ler essa língua danada de difícil!
    Hahahahaha!

    Adorei!
    Vc anda mesmo muito prendada!
    Bjao!
    ^^

    ReplyDelete
  5. Lu, estou pensando seriamente se compro um livro que vi hoje na Yurindo que seria de conservas ou de geleias, compotas e purês. Ultimamente a lesada aqui deu de cozinhar ne.
    Acho que porque de uns tempos pra ca estou com mais folga no trabalho =P

    ReplyDelete
  6. Pri, sabe que eu tambem sofro na hora de traduzir algumas coisas em receitas... Aí recorro ao tradutor pelo menos para ver se não faço confusão.
    Sem falar que estou com os livros do Bistro e consegui o de 2003, que ao menos tem receitas mais rapidas rs
    Eh... agora vamover se a situação melhora mais ainda!
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  7. Ai Kiyomi, os livros de culinaria nao me atrevo nao mas andei comprando os de bordados, como gosto mto de ponto cruz, vagonite e costura... pena ke sao mto caras... tem revistas ke msm sendo usadas custam milao as xs. Mto caras...

    ReplyDelete
  8. Lu, na Book-Off cheguei a comprar alguns livros de culinaria por menos de 1000 ienes (os quatro livros do Bistro Smap, juntos, custaram o preço de 1 livro e meio no preço original da época). O que compro nessa loja geralmente são mangás, mas tem que levar sorte.
    Gostava de fazer bordado ponto cruz muitos anos atras, depois que mudei pra Kanagawa, raramente pego nas agulhas. Eu tenho que voltar, pois eu consigo fazer quando estou assistindo a algum filme ou dorama...
    Tenho um livro, em japones, de sobremesas e compro algumas revistas especializadas como Orange Page e Lettuce Club, pois elas explicam como fazer um bom cardápio com pouco dinheiro!!
    Alem disso aperfeiçoo meu nihongo...
    Bjs!

    ReplyDelete
  9. Querida, é uma ótima receita, mas receio que tenha açúcar demais nesse cozimento não? Quantas calorias ficam em cada potinho? rss

    Será que só fosse a frutose não seria o suficiente?

    Kisu!

    ReplyDelete
  10. Oi Bah! Eu também achei que ficou doce pacas, e olha que o açucar daqui nem é tão doce assim! Eu estou procurando uma receita de geleia que aproveita o açucar da propria fruta!
    Da proxima, vou ver se encontro uma receita que leva menos açucar rs
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment