Nossos Desastres Culinários: Para Comer aos Poucos ( ou Não)


Um bom tempo atrás, eu vi esta receita no blog da Fabiana e resolvi fazer, afinal farinha de rosca é o que não falta em casa pois volta e meia resolvo fazer alguma carne empanada. Só que o porém é que a farinha de rosca que utilizo é o famoso panko, que seria pão torrado e esfarelado mas em flocos um pouco mais grossos, usado aqui especialmente para tonkatsu (bife de carne suína empanada e frita) e não a que a gente conhece made in Brazil ou made in casa mesmo (basta torrar fatias de pão amanhecido e passar na peneira, ou processador). Pelo menos minha cobaia favorita... digo, meu digníssimo kinguio ainda está vivo haha.

A receita que a Fabiana postou era "Bolo de Banana e Chocolate". Ela, acabou usando farinha de trigo no lugar da farinha de rosca. Segundo ela, o bolo ficou fofo. Eu usei o famoso panko, mas ao menos o bolo não afundou. Só que ultimamente eu costumo assar em formas de muffins pois se eu fizer na assadeira convencional, no final da tarde nem migalha fica (digníssimo kinguio tem a capacidade de acabar com um bolo inteiro numa tarde só). E fazendo em formas, ao menos dá a sensação de que uma ou duas já bastam no dia. Só que eu não enfeito os bolinhos para virarem cupcakes pois dependendo do que for, nem precisa (vide o bolo de iogurte).

A receita que peguei no blog:

6 bananas (acabei usando 3 bananas)
3 ovos (usei 2)
2 copos americano de óleo (usei um copo de medida que tenho)
2 copos americano de açúcar
2 copos americano de farinha de rosca (usei 1 e 1/2)
2 colheres de chocolate em pó
2 colheres de fermento em pó

Modo de fazer: no liquidificador bater as bananas, óleo, açucar e os ovos. Juntar esse creme em uma tigela que já contem a farinha de rosca e chocolate e misturar bem. Juntar o fermento por último e misture (sem bater). Colocar em uma forma redonda untada com óleo e polvilhada com açucar e assar em forno pré aquecido por 30 a 40 minutos ou até o palito sair seco. (No meu caso, usei formas de muffins, que não precisam ser untadas). Decore como preferir (a Fabiana usou açucar de confeiteiro; eu já nem isso...)

Recomendado para quem recebe visitas meio em cima da hora ou quer algo rápido pra beliscar no café da tarde, ou dar de presente quando visitar algum amigo (é, eu costumo ir na casa dos amigos sempre com alguma caixa de doces para presentear...)


Nota mental: da próxima vez 1) encontrar farinha de rosca mais fina, sei que no supermercado tem. 2) já que vou usar forminhas de muffins e de cupcakes, fazer a receita na versão original, pois quando fiz, fui pensando na assadeira de 20 cm de diâmetro que tenho que me virar em casa, mas quando já estava batendo a massa fui lembrar era das forminhas que tinha comprado... (as forminhas podem ser encontradas em boas lojas a precinhos camaradas, como o 100yen shop, Tokyu Hands e Seibu-Loft. As que usei na receita, comprei na Tokyu Hands na liquidação do que sobrou do Valentine's Day pela metade do preço...)

Comments

  1. Kiyomi,
    Vim correndo e saltitando de alegria, por ver uma receitinha do meu humilde blog aqui no seu cantinho master.
    Geralmente, quando visito um blog de receitas, pego o meu caderninho, anoto o nome do blog e a receita super resumida.
    Porque o básico eu sei, então só os ingredientes, já facilitam, mas nesse dia, esqueci de anotar "rosca" a frente da farinha..kkkkk
    e usei a farinha de trigo sem querer. Mas sabe que ainda quero testar o original feito com farinha de rosca.
    As suas ficaram maravilhosas!!!
    E cá entre nós, essas forminhas do Japão, são lindas!
    Tenho até dó de usar as minhas que ganhei da minha mãe..kkkkkkk
    beijos e mais uma vez obrigada por citar o meu bloguito.

    ReplyDelete
  2. Ahhhh parece delicioso!!!!

    ReplyDelete
  3. Aiii que delícia e essas fotos, deram água na boca... vou experimentar fazer em breve rs...

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Fabiana, seu blog é que é master!!! Tem tanta receita que eu quero experimentar, as fotos ilustrativas são um primor!!!
    Quanto as forminhas, eu comprei na Tokyu Hands de Yokohama, liquidação do que restou do Valentine's Day eheheh

    ReplyDelete
  5. Satie, vou tentar fazer com farinha de rosca made in Brazil (ou made in casa, so preciso criar vergonha em esmigalhar um pao frances congelado). Talvez fique melhor.
    Bjs!

    ReplyDelete
  6. Bah, faz sim! Se fizer em forminhas, acho que fica melhor! O ponto master desta receita é que é facinho facinho!
    Bjs!!!

    ReplyDelete

Post a Comment