O Dia em que Tudo Parou - O Dia Seguinte


Amigos leitores, colegas e amigos, obrigada pelas mensagens, e-mails e comunicados via twitter, felizmente estamos bem, apesar do susto que todos passaram. Lembrando que o terremoto de Tohoku ocorreu principalmente nas províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate (Nordeste do Japão), onde casas foram alagadas, caídas e o risco eminente de energia elétrica estar com potencia diminuida devido aos danos na usina termoelétrica que fica em Fukushima (uma das províncias atingidas).

Pede-se que evite de utilizar eletrodomésticos potentes no horario de pico (18 as 20 horas) a fim de não sobrecarregar e causar maiores danos. Evite de utilizar fornos elétrico, microondas, panela de arroz elétrica, ferro de passar roupa nesses horários.

Outras províncias atingidas, mas de menor grau de intensidade foram Tochigi, Gunma, Nagano, Niigata e Ibaraki, onde danos foram menores.

As linhas de telefonia móvel nas regiões atingidas estão praticamente inoperantes, e se conseguir algum sinal, vai ser com muita dificuldade. Caso precise deixar um recado para os familiares, em qualquer telefone público (de cabine ou aqueles verdes) coloque uma moeda de 10 ienes e disque 171. Digite 1 para deixar o recado e 2 para ouvir o mesmo. Nas regiões afetadas, a moeda vai retornar. A internet ao menos está funcionando, se precisar deixar mensagem avisando da situação, utilize as redes sociais para isso.

Quem mora nas regiões costeiras, vão para um local seguro pois principalmente na costa do Pacífico o risco de maremotos ("tsunami") é alto.

Mais detalhes também no Portal Nippon (http://www.portalnippon.com/) e Lost in Japan (http://lostinjapan.portalnippon.com/)

Sobre os brasileiros que aqui residem, não há relatos de feridos ou mortos (por enquanto). Maiores informações a rede estatal NHK também está tendo noticiários em português, acesse aqui.

Comments

  1. aqui estamos conseguindo ter noticias em tempo real de tudo que esta acontecendo ai,apesar de nos sentirmos aliviados pelos amigos que estao bem,bate a tristeza em relacao aos que nao tiveram a mesma sorte,
    sem contar do risco que ainda existe...muita tristeza,
    um beijaoo e eh otimo vc o ale e todos os blogueiros que estao ai,estarem dando noticias constantes.

    ReplyDelete
  2. Até aqui, na distante Fortaleza-CE houve repercussão. Um amigo meu, que é professor de nihongo e tem três títulos regionais de concurso de oratória está estudando em Saitama há 6 meses e tem retorno marcado para terça-feira 15, isso sem contar minha ex-sensei de nihongo que mora em Shinjuku e um outro sensei que mora em uma área mais afastada de Tokyo. Todos estão bem e já deram notícias, sendo que minha ex-sensei foi entrevistada via skype para um telejornal da retransmissora local do SBT.

    ReplyDelete
  3. Andreia, aqui de vez em quando acontecem as replicas, mas nem tenho como me assustar mais, porem estou em alerta.
    Esta noite acabei dormindo mesmo, literalmente hibernei, nunca dormi mais do que seis horas por dia, desta vez, devido a falta de sono que tive desde sexta, ontem, meia-noite, desmaiei de sono mesmo. Acordei agora (onze horas da manhã).
    Ontem as conveniencias estavam com os estoques zerados, pelo menos em tres que ficam na rua de casa. Hoje, vou dar uma olhada.
    Felizmente na parte de estoque de comida e bebida estamos bem servidos rs
    Beijao e obrigada mesmo pelo apoio e força, a gente sempre vai sair bem desta, pode ter certeza!

    ReplyDelete
  4. MP Kouhaku, fico contente em saber que tres pessoas queridas suas estão a salvo e deram noticias. Acho que melhor fonte de informação são as pessoas que vivenciaram o momento.
    Aqui tudo bem, Toquio em ritmo lento devido aos transportes operando em forma meio irregular, mas por quesito de segurança.
    Abraços!

    ReplyDelete

Post a Comment