Café(ou coloque a bebida de sua preferência) com Estilo

Dentre muitas, esta é a minha favorita de toda manhã e noite, quando tomo café, leite ou chá...

Falei que ia voltar na segunda-feira... mas olha o dia!!!

Tudo começou num dia destes no twitter, em que o @Preda2005 colocou uma foto de uma caneca do Mickey (que eu jurei ser o Pateta) e a conversa sobre canecas durou mais de horas.

Fato comprovado: por um bom tempo, fui colecionadora de canecas. Sim, aquelas de louça, mais conhecidas como mug cups, maiores e mais largas que as xícaras convencionais que a gente conhecia no século passado. Comecei com essa mania ainda quando morava na cidade perdida no meio das montanhas, ops, em Hikami. Dizem que "a primeira caneca a gente nunca esquece", mas também quando quebra... A primeira caneca que eu tive, ganhei de uma das moradoras do prédio. Era decorada com alguns mosaicos, bem colorido, mas quando mudei para Kanagawa de mala, cuia, e de tiracolo com o digníssimo kinguio, a dita caneca quebrou na mudança.
Pequena amostra do que acabei comprando com o passar dos anos. Ganhando também.

Provisoriamente, tomava leite naquelas compradas no 100 yen mesmo. Mas quando a situação deu uma melhoradinha, uns bons meses de boa convivência com o kinguio, resolvi comprar algumas coisas pro lar ficar mais alegre. Uma de minhas idas para Tóquio deu nisso: ir na [finada] loja Snoopy Town que ficava bem na frente da estação de Harajuku. Pra começar a comprar as canecas e xícaras do beagle mais carismático dos quadrinhos...

Em meus treze anos que estou aqui, acho que tenho mais de quinze canecas. De cores, tamanhos e quase todas elas do Snoopy. Mas dentre todas, sempre acabo usando quase a mesma - a que abre o artigo de hoje. Tudo bem, muitos vão dizer que "caneca é tudo igual", mas a gente quer dar um pouco mais de alegria no café da manhã (ou da tarde, ou da noite, que seja). Em termos, eu parei de comprar canecas, porque se eu comprasse mais uma, não ia sobrar espaço na prateleira e dignissimo kinguio ia surtar.

A série "Daisy Hill Puppies", que eram seis xícaras. Consegui comprar quatro, que seriam Snoopy e seus irmãozinhos quando filhotinhos. Daisy Hill era a fazenda onde eles nasceram. Só que ficaram faltando o Spike (era escrito em vermelho) e Olaf (amarelo). Em cima, as xícaras menores com a inicial de nossos nomes em forma de dicionário ("R" para "root beer" e "K" para "kite eating tree") e no meio, uma minicaneca que ganhei em uma promoção da Snoopy Town de Harajuku (que fechou e mudou-se para o terceiro andar da Kiddyland, na ladeira abaixo da Meiji Doori), que continham todas as lojas da Snoopy Town em todo o Japão (algumas já fecharam). São as canecas preferidas do digníssimo na hora de tomar café.

Mais canecas: a xícara do Snoopy, que traduzindo seria: "uma das grandes alegrias do mundo é se esbaldar em petiscos"; a caneca da KitKat em conjunto com a Nescafé, vinha uma caixinha do chocolate e um sachê de café. Claro que ambos já foram consumidos no mesmo dia, foi presente da minha amiga Carina. A xícara da vaquinha, presente de um amigo nosso para o Roberto, o kinguio; a caneca do Snoopy com a asa em forma de coração, esse foi presente do digníssimo. Atrás, foi minha última aquisição no ano passado, na sazonal Smap Shop em Akasaka, Tóquio. Vai continuar dentro da caixa. A caneca favorita que abre o artigo. A caneca rosa de morangos, é a maior, costumo tomar sopa nela (antes estava na minha mesa de trabalho, tomava café nela, vai sentindo o drama). E a do Dia das Bruxas, antes o digníssimo usava sempre, agora troca com as menores da foto anterior.

E olha que estão bem conservadas, apesar de usar quase sempre todas elas. A maioria, eu comprei na Snoopy Town de Harajuku e de Yokohama. Sabe aquela hora em que você vê e acha bonitinho e quer levar pra casa? Pois é... ultimamente estou me segurando até onde posso, porque, como disse, mais uma caneca em casa, kinguio vai surtar de vez. Tive época que chegava a presentear os amigos com pares de canecas.

Quando mudamo-nos de Minamiashigara para Yokohama, tinha uma boa parte destas canecas. Para não quebrar durante a mudança, haja plástico bolha e pano de prato para não quebrarem. A maioria das canecas vai ser difícil encontrar, pois na Snoopy Town, muitas delas são sazonais - conforme a época do ano, eles mudam sempre. E o desenho varia de loja pra loja. Por exemplo, quando tinha a loja em Harajuku, o desenho principal da loja era o carrinho de crepes. O de Yokohama, temas marinhos. Não lembro o do Lalaport (Chiba) e Umeda (Osaka) porque eu fui uma vez apenas.

Até o ano passado, eu mantinha uma caneca na minha mesa de trabalho, o qual vivia tomando café direto. Acabei diminuindo o hábito quando pelo quinto ano consecutivo, o médico passou-me uma bela duma bronca por causa da minha deficiência de ferro no organismo. Não nego que ainda tomo café, pior que fora de casa eu tomo mesmo. Mas menos do que antigamente. Como fiquei com medo de que a xícara cedo ou tarde poderia quebrar acidentalmente ou entornar no teclado, passei a usar os famosos e práticos (e ecologicamente corretos ) tumblers, pois quando vou nas cafeterias, ganho desconto. E além disso, dá pra eu controlar a ansiedade de tomar café, porque conserva o calor mais tempo.

Mas em casa, as canecas fazem parte do nosso cotidiano. Mesmo usando a mesma todo santo dia... Antes que me perguntem "e quando você voltar de vez pro Brasil, vai levar?" , ô pergunta...

Fotos: todas elas via celular da lesada autora, tentando livrar-se do vício de café, porque de comprar canecas a cada três meses, já curou. Acho.

Comments

  1. Kiyomi vou te matar mesmo.... como você vai encontrar o Jun e não me leva junto?!? Nossa, eu vi a foto que você postou (tinha que ver pra comprovar né). Que emoção ver o Arashi! Até eu me senti “um pouco” lá. Com certeza valeu a fila de 4 horas. Pena que você não viu o Kimura Takuya. Adorei! E também adorei as canecas!!!

    ReplyDelete
  2. Majide??? Cacá, mal postei e - pimba!!! - ja respondeu? Tu tá muito rapida pra quem disse que iria ficar menos na net hahaha
    Pois é: voce tinha que estar aqui pra ir comigo e passar vergonha juntas... ops, encarar uma fila de quatro horas e fofocando!
    Nao postei a foto no blog porque ficou meio desfocada. Tirei de longe e precisei usar o zoom da máquina, mas muita gente reconheceu o Jun e o Ohno.
    Uma pena mesmo que nao deu pra ver o Smap no final, mas pra quem foi no show e passou quatro horas no Tokyo Dome no ano passado, lavei a alma!
    Que bom que gostou das minhas canequinhas! Aqui é normalissimo!
    Beijao!

    ReplyDelete
  3. É que estou bem no horário do almoço, mas já voltando pro trabalho. Vou querer postar essa foto lá no meu blog heim rs. Ainda não estou acreditando...

    ReplyDelete
  4. Cacá, pode "roubar" a foto rs Tambem nao deu pra tirar mais, com medo de confiscarem minha camera...

    ReplyDelete
  5. Ai Kiyomi, mais uma coisa que somos parecidas: café é canecas.
    Sou fascinada por canecas. Tenho que me segurar pra comprar. Ainda não tenho minha casa própria mas já tenho umas 10 canecas guardadas para o futuro lar!
    =)
    Beijos

    ReplyDelete
  6. Kiyomi,
    E eu que pensei que só eu tinha essa mania de colecionar coisas..kkkk
    Eu sou viciada em café, e o mesmo acontece com as xícaras..kkkkk
    mas cá entre nós, as do Nihon sao muito mais fofas!
    A minha preferida é da Hello Kitty.
    Meu cunhado trouxe uma do Japao da Starbucks, a coisa mais linda que ja vi.....(olha a inveja!)kkkkk
    mas eu adorei a sua coleçao fofa do Snoopy, falta a do Smap...kkkkk
    beijos

    ReplyDelete
  7. CUIDADO tumbler tb vicia!!! Sério... comecei com 1 e já tenho 4 todos da Starbucks...

    Hummm ~ café! *0*

    ReplyDelete
  8. Fabiana Yoko, eu lembro que você falou que adora canecas rs. Eu tive que dar uma freada senão o Roberto surta em casa rs Acredite, tem caneca que está intocável (sabe aquela na foto, no fundo...)
    E café estou tentando cortar, mas chega quatro da tarde, estou literalmente pescando na frente do monitor e dá-lhe cafeína...

    ReplyDelete
  9. Fabiana, como disse, mais uma caneca em casa, o Roberto surta!!! Isso porque a favorita dele são as menores!
    Apesar de eu gostar da Hello Kitty, eu não tenho uma caneca dela. Somente os obentobako. Sim, meus obentobako são da Hello Kitty e do Snoopy, com os guardanapos de ambos rs
    A do Smap eu comprei no ano passado, mas a do ano retrasado era mais bonitinha (era branca, preta e verde), mas já tinha esgotado. Agora quero ver este ano...
    Bjs!

    ReplyDelete
  10. Gesiane, isso porque de tumbler eu tenho três (um do Snoopy que uso no trabalho, o do Smap que comprei no show, mas so de vez em nunca e um rosa que ganhei de brinde que ainda nem saiu da caixa), mas caneca tem que ser no aconchego do lar, ao lado do PC, fazendo companhia pra mim, ja que eu e o Roberto estamos em horarios invertidos de trabalho, ne...
    Bjs!

    ReplyDelete
  11. nossa... eu achando q tinha canecas demais...

    em casa nao tomamos cafe
    tomamos coca cola... em canecas, sim, pq em copos de vidro a isis ve e pede, em caneca ela nunca sabe
    huahuahuahuaa *risa makiavelica

    ReplyDelete
  12. ahhh vou fazer um post com as canecas do marido!! ;p
    Adorei as do Snoopy acho q tenho soh uma de alguma promocao ;p adoro essas coisas!
    Qdo estava no Brasil, eu colecionava mais coisas, agora to sem "tempo" rs
    beijos

    ReplyDelete
  13. Eu ia ter um problema MUITO sério com essa coisa de canecas aí no Nihon... já tenho com elas aqui (no Brasil) imagina aí??

    Vou fazer um post e falar das minhas tb.

    Mas já adianto uma coisa:
    uma vez, encontrei umas canecas de coração, de uma coleção do dia dos namorados, da Porcelana Schimidt.
    Comprei no Pão de Açúcar perto de casa e depois achei mais umas em outra loja na Lapa -SP. Mas que queria mais delas. E nunca chegava, nem no mercado e nem na outra loja. Até que eu tive a brilhante ideia de ligar na fábrica das canecas e descobri que ainda tinham delas, mas só na loja da fábrica, que fica em Mauá.

    Fui até lá de trem e comprei 60 canecas. Tinha 3 modelos (na verdade eram 4, mas tinha um que não gostei) e comprei 20 de cada uma. Já mudei de casa 3 vezes, e a única que lsacou, era uma das que eu tinha em uso.

    Dei algumas - poucas - de presente e o restante está guardado. Quero que os meus filhos e netos tenham dessas canecas!!

    Fora todas as outras que eu tenho né? mas isso fica para o post!

    kisu!

    ReplyDelete
  14. Que bacana sua coleção de canecas! Eu até queria juntar umas também mas o problema é espaço! rsrs...

    A Denise ficava doida no Snoopy Town...queria levar um monte de coisa...rs...Nós fomos no do Lalaport de Chiba e naquele que fica no shopping anexo ao Landmark Tower...no de Yokohama tinha um Snoopy enorme....rs...

    Abs e bom fim de semana,
    Carlos

    ReplyDelete
  15. Olá Kiyomi!

    Amei suas canecas!!! Amo o Snoopy!!! Manda umas pra mim??? Hahahaha!

    Se pudesse, queria ter tudo que tivesse de Snoopy e Doraemon... a casa ficaria pequena, já imaginou? rs

    Bjão, ótimo fds!

    ReplyDelete
  16. Hidemi, era pra eu ter mais, mas quando se tem um marido que já olha meio de canto de olho quando eu pego a caneca e falo "que lindo, acho que combina em casa"....
    Bela tatica de nao viciar a Isis em cafeina hohoho

    Bjs!

    ReplyDelete
  17. Satie, e foi com o Marcio que deu corda pra eu fazer o post! Faz, sim! Inclui aquela caneca do Mickey que eu achei que fosse o Pateta hahahaha
    Eu tive que dar um tempo em colecionar coisas, isso mesmo, falta "tempo" mesmo...
    Beijao!!

    ReplyDelete
  18. Gabi, faz o post tambem que depois quero ver!
    Nossa! 60 canecas!!! Se eu fizer uma coisa dessas, nao caberá mais nada em casa!!!
    Mas essas canecas valem a pena guardar (e usar). Em casa, alegra o cafe da manhã. Sei que muitos falariam que xicara comum serve, mas já é um martirio acordar cedo, encarar trabalho, trem lotado, pelo menos alguma coisa tem que ser alegre, ne? hahaha
    Beijao!

    ReplyDelete
  19. Carlos, eu fui no Lalaport de Chiba (uma vez) e no Queen's East de Yokohama (ainda tem o Snoopy no lado de fora e no lado de dentro, que vou quase toda semana, quem manda morar a dez minutos de trem de Sakuragicho?)
    Eu tenho que tomar cuidado na Snoopy Town: cada vez que vou lá acabo comprando uma coisa ou outra - post it, canetas, toalhinha de mão, caderno, clear file... A ultima vez que fui (e foi no mes passado), acabei comprando um kit de prato, caneca e talheres de plastico pra bebê - motivo: festa de aniversario de um ano de um filho de um casal amigo da gente aqui.
    Abração e bom findi tambem! =D

    ReplyDelete
  20. Denise, eu ate mandaria, se nao tivesse o risco de quebrarem no meio da viagem... Nem lembro se mandei alguma destas pros meus irmãos...
    Imagino se fizer uma coleção do Snoopy e Doraemon - o Carlos ficaria pirado hahahaha

    Beijao! Bom findi pra voce tambem! =D

    ReplyDelete
  21. Olá Kiyomi,
    Esqueci que o shopping se chamava Queen's East...temos uma foto daquele Snoopy gigante que fica pendurado sobre as escadas rolantes...

    Deve ser difícil para vc resistir à tentação de comprar algo cada vez que passa perto né...rs...Quando a Denise entrou lá queria levar um monte de coisa...rs...ainda bem que ela não mora perto...rs...

    Abs e boa semana,
    Carlos

    ReplyDelete
  22. Adoro canecas, apesar de não chegar ao ponto de colecionar!! Tomava muito café também, mas parei quando comecei a ficar dias sem dormir... melhorou! Quer dizer, ando dormindo até demais agora! HAHAHA Amei as ilustras das canecas. =)

    ReplyDelete
  23. AHhhh amei sua coleçao de canecas! Eu particularmente achei lindo as da turma do Snoopy pq eu amo de paixão assim como vc rs... Na verdade tenho o Linus como preferida rs... ^^

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment