Tuítadas, Nomes e Nossos Desastres Culinários...


Nunca pensei que do ano passado pra cá eu iria ficar acessando o twitter quase que direto. Digo quase, porque tem dias que não entro (e depois a Time Line - "TL" - fica lotada e tenho que ficar vendo desde quando foi minha última visita), e quando entro é na hora que estou indo ao trabalho, na hora do almoço, quando volto pra casa e em casa antes de ir fazer naninha.

O lado bom do twitter é que conseguimos muitas informações em real time, principalmente quando deu o terremoto/maremoto do dia 11 de março - pra mim ajudou e muito a comunicar os outros e tranquilizar os demais, porque sabe como são as notícias... Também saber sobre eventos, sobre algum site interessante, muitos links de utilidade pública (inclui aqui este pobre mas limpinho sítio rs), trocar informações... Mas o lado ruim (e muitas vezes triste) são alguns tweets que beiram a desinformação, boataria (nunca vou esquecer, por um triz que não fechei minha conta de desgosto)...

Aos poucos estou tentando me acostumar com esse site, mas sabe que apanhando (metaforicamente falando, por favor!) se aprende. Mesmo assim não deixo de dar meus foras...

Estou conhecendo gente muito legal. Alguns conheci pessoalmente antes do twitter. Outros, conhecia devido aos blogs e sites que frequento, mas também antes do twitter. Outros conheci pessoalmente entre uma tuítada e outra... E numa dessas que geraram textos recentes como o dos estagiários (quando eu, o @mauj77 e a @PriAmelie confabulávamos sobre a imprensa e estagiários) e das canecas (tudo começou com uma foto do @Preda2005 que ele tomava café numa caneca do Mickey Mouse que eu jurava que era o Pateta).

Nesta semana, a @herika (do blog Fragmentos) descobriu que seu nome, na Indonésia, é nome pra homens!!! Daí pra eu, a @luhidemi (do blog Dekassegui) e a @romina_sato (Bah Blog) e a @herika confabularmos sobre nossos nomes, principalmente os do meio (são japoneses) foi meia tarde na Time Line. Sim, acreditem se quiserem, mas nossos nomes do meio, japoneses, tanto faz homens ou mulheres terem, aí varia muito do significado dos ideogramas (os temíveis mas não impossíveis kanji), porque nome que tanto faz pra homem ou mulher, tem que ver o kanji. Vai virar postagem muito em breve, quanto menos tempo se imaginar. Ou não.

Pra completar o ciclo da semana, no dito twitter, a tarde toda minhas queridas e digníssimas amigas da Time Line trocaram idéias culinárias. E a lesada autora aqui, foi resolver ver justo na hora de voltar pra casa, dentro do trem a caminho de Yokohama, via celular (sim, eu tenho o twitter no meu projeto de iPhone) e era pudim de chocolate, torta de banana, bolo de cenoura. E ainda pra completar, estava morrendo de fome, pois só tinha almoçado (cedo, por sinal) e me entupido de café a tarde toda, pois no novo canto onde trabalho, nem pensar em petisco pra enganar a solitária, e só ia comer quando chegasse em casa mesmo.

Só que fiquei num dilema: qual bolo fazer, pois eu ia chegar em casa dez da noite e não podia fazer muito barulho, pois sei lá se os vizinhos iam reclamar do barulho da batedeira ou liquidificador, se bem que depois do tremor de quinta-feira, antes da meia noite e ninguém se abalou (sem trocadilhos, por favor), e volta e meia na avenida perto de casa os motoqueiros passam a mil por hora na maior sinfonia de escapamento aberto, o barulho da batedeira nem ia ser nada. Fiquei entre o bolo de banana e o bolo de cenoura.

Decidi fazer o de cenoura, pois tinha que aproveitar logo as cenouras que estavam na gaveta da geladeira. Ainda mais que a Páscoa está perto. Se bem que até hoje eu tento descobrir o que o coelho tem a ver com os ovos, algo que nem no tempo de catecismo souberam me explicar, mas deixa pra lá.
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate. As formigonas de casa agradecem.

A receita é facinha, facinha, daqueles "põe tudo no liquidificador e seja lá o que Deus quiser". Bom pra aquelas horas em que a paciência de separar clara pra bater em ponto de neve vai pras cucuias, ou não precisa tanto ingrediente assim. E nutritivo também, pois a cenoura é rica em fibras dietéticas, antioxidantes, minerais e betacaroteno, que dá a cor alaranjada da raiz e responsável por ser rica em vitamina A, essencial para manter boa visão.

Não lembro de onde copiei a receita, tenho um caderninho escrito a mão desde os tempos que morava na cidade no meio da montanha, quero dizer, em Hikami (Hyogo) e foi deste caderninho que eu tenho esta e algumas outras receitas básicas (o bolo formigueiro e o bolo de banana também são deste caderno).
Saiu meio torto, mas vai pro estômago mesmo...

Bolo de Cenoura


Ingredientes:
3 cenouras grandes picadas em tiras finas (piquei em cubos grossos)
1 xícara de óleo (usei 3/4 de um copo de medida, e de colesterol zero da Nissin Ollio)
4 ovos
1 limão espremido (não tinha limão, a fruta, usei 30 ml de suco de limão da Pokka)
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa ) de fermento em pó

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180゚C (aproveite para torrar uns pães antes, nesta época de economizar luz...). No liquidificador, bater os quatro primeiros ingredientes. Despejar a massa em uma tigela e juntar aos poucos a farinha de trigo e o açúcar e misturar bem (aconselho usar uma espátula para misturar a massa), sem deixar empelotar a farinha. Juntar o fermento e misturar sem bater, colocar em uma forma untada e polvilhada com farinha e assar por 35 minutos. Retire do forno e cubra com calda de chocolate conforme a receita abaixo:

Cobertura:
8 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
6 colheres (sopa) de leite
6 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo: Ferver até desgrudar da panela e colocar no bolo assim que o retirar do forno.

Nota: a receita é para quem usa formas do tamanho que têm no Brasil. Como aqui no Japão as formas são menores, se sobrar massa, obviamente aproveite e asse em forminhas de muffins, assim aproveita o calor do forno e também sobra mais bolo pra comer. Ou também pode assar em formas de muffins, e cobrir com a calda. Minha receita deu uma assadeira quadrada (é a única que possuo e que cabe no forno que tenho) e seis mini bolinhos...


Fotos: a que abre o post, via seogugol, era a mascote Zumin, do finado programa matinal da Nippon TV - "Zoomin Super". A do bolo de cenoura, da autora mesmo, via celular. Os pratos foram adquiridos na padaria Andersen/Little Mermaid, na promoção mensal: todo dia 15, na compra de ¥630 em pães desta rede, troca-se por um brinde - ou uma louça ou um vidro de geléia.

Comments

  1. Que delícia Kiyomi! Adoro bolo de cenoura, ainda mais com essa cobertura super caprichada de chocolate. Não tem como resistir... Juntando todas as suas receitas (bolo de banana, geléia de morango, requeijão, bolo de iogurte...) já dá até pra montar um livro de receitas heim rs. Já sobre o Twitter, uso mais pra divulgar as matérias do meu blog, e também concordo que o lado bom dessa rede é a facilidade em receber informações em tempo real. Mas o que tem de boataria também...
    Bjuss e bom fim de semana!!!

    ReplyDelete
  2. nhammmm nhammmm
    oishissooooo

    ai mulher, agora fiquei com peso na consciencia... lembrei de como eh voltar pra casa com fome

    eu passava por um mc donalds na volta do trampo (antes de ter a isis) e dava pra sentir o cheiro kilometros antes, e depois tb

    e na fabrica, independente de qtas horas de zanguiou fizesse, eu soh comia 1 ou 2 barras de cereais e 200ml de suco de legumes...

    e tb tava pensando
    imagina se juntarmos todas nos ao vivo, gzuz!!! passariamos 3 dias conversando sem parar e sem repetir assunto hein XD kkkkkkkk

    ReplyDelete
  3. Olá Kiyomi,
    é muito boa a sua idéia de fazer bolo em forminhas.
    Algum tempo atrás, vi uma receita sua de bolo de banana que tentei fazer também do mesmo jeito...
    Pena que não achei forminhas adequadas por aqui.
    Mas, valeu a dica...

    ReplyDelete
  4. Naotenho twitter...mas vou te dizer...fiquei com água na boca...que maldade postar essa foto do bolo..rsrsrs...faz tempo que nao comento mas tenho passado sempre aqui pra te ler. Vou fazer esse bolo essa semana...adoro bolo de cenoura.

    ReplyDelete
  5. Cacá, e olha que esse bolo foi feito em menos de quinze minutos (o tempo de assar nao conta). Cortei as cenouras, peneirei a farinha e mandei ver rs
    Ahhhh, eu tenho três cadernos de receitas escritos à mão, fora várias revistas e livros de receitas (tanto em português como em japonês - desculpinha furada para aprender hohoho).
    A vantagem do twitter é que podemos divulgar as matérias e outros sites, mas realmente, boataria é o que não falta, sem falar de alguns tweets automaticos metidos a engraçadinhos...
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  6. Hidemi, pelo horário que eu volto pra casa, é sair do trem e pegar o ônibus (neste frio e volta e meia chove, nem pensar bicicleta por ora). Raramente eu dou uma parada no McDonald's que fica no meio do caminho, mesmo porque eu nao consigo comer um lanche sozinha!!
    Chego em casa, faço o almoço do dia seguinte (eu e o Roberto estamos em horarios invertidos), mas comer mesmo é uma torrada com geléia, ou uma fruta ou sopa. Nao consigo jantar mesmo!
    Agora, se um dia a gente fizer um encontro das twitteiras + a Romina no skype, vai durar uma semana e ainda vai faltar hahahaha
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  7. Nozomi, acho que na net deve ter as formas de muffins, a Fabiana consegue encontrar. Ou pode ser formas de silicone (na verdade, nunca usei).
    As que eu uso, comprei em home centers na seção de obentôs, confeitaria e utensilios de cozinha!
    Que bom que gostou das receitas!
    Beijao!

    ReplyDelete
  8. Desabafando, o modo de fazer é o mais rapido possivel. Tirando o trabalho de picar as cenouras e peneirar a farinha, o resto é rapidinho!
    Bem, a cobertura é algo que muitas vezes não acerto...
    Beijao!

    ReplyDelete
  9. Olá Kiyomi!

    Uia, que fome que deu vendo esse bolo... olha a maldade mais uma vez!!!!! rsrsrs

    Parece ser facinho, mais uma receita para o meu caderninho de receitas!

    Conseguiu atiçar a minha lombriga que estava quietinha até agora, hahaha!

    Bjão, ótima semana!

    ReplyDelete
  10. Denise, esse bolo é facinho facinho (por isso que eu fiz hahaha), e metade da assadeira em meia tarde, o madame Roberto fez questão de acabar! E depois diz que "ah, mas nao sou chegado a doces..." sei...
    Beijao!

    ReplyDelete
  11. Kiyomi,
    Fiz minha conta no twitter, mas nem entro....o mesmo acontece com o facebook.
    Acho que quando chegar a hora, o bichinho do twitter me morde...kkkk
    mas por enquanto, fico só na blogosfera e no Orkut.
    agora, falando do seu bolo....sabe que ele me fez lembrar, que já faz um tempinho que não faço bolos de cenoura....e o seu é diferente, pois vai limão.
    ah, e como tenho saudade do vidro de limão da Pokka ou aquele que tem um formato de limão Siciliano, facilita e muito a vida de nós cozinheira.
    Aqui não tem....vi um importado, e caríssimo.
    Olha, vou anotar a receita, viu?
    ficou com uma cor linda.
    beijos

    ReplyDelete
  12. Ahahah eu tive que reabrir meu twitter porque não dá pra ficar longe das notícias por muito tempo. Mesmo em questões profissionais. As tendências e o que as pessoas buscam. Agora, o que mais me chamou a anteção nesse post com certeza é a gordice desse bolo de cenoura aí rs... Não posso ver o nome de comida que eu já vou logo abrindo a imagem rss e na boa... é muiotpecado essa foto aí, hen?

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment