[J-Drama Lista] J-Dorama: As Novelas que Estão Prometendo Arrasar Nesta Primavera - Parte 1

"Shiawase ni Narou yo", novela da Fuji Television, que já está no ar, às segundas-feiras, nove da noite.
Quem mora aqui e gosta de assistir aos j-doramas, sabe que entra estação nova, mudam as novelas, como disse, elas duram de dez a doze capítulos (exceto asadoras e taiga doramas que levam o ano todo). Falei sobre as novelas de inverno, então, vamos para a primavera, estação mais linda do ano, onde tudo se renova. Inclusive as novelas. Como esta temporada tem 23 novelas, mencionarei as que prometem segurar o telespectador no sofá...

Normalmente, novela de primavera costuma ser de renovações, de romantismo, de mudanças... E esta temporada, percebi que a maioria das novelas desta temporada falam de alegria por motivos óbvios - primavera e também para dar mais ânimo para muitos depois de março, afinal não podemos falar de tragédia, tragédia, tragédia ad infinitum, senão como ficamos, não é mesmo? Então, vamos preparando os lencinhos (pra enxugar as lágrimas de tanto rir ou chorar de alegria) que ainda dá tempo pra pegar os enredos...


1 - Jin (): Misturando ficção científica com medicina e era Edo, poderia ser um renzoku que pudesse confundir muita gente, mas a primeira temporada que passou no outono de 2009, aos domingos na rede TBS teve uma média muito boa (19%) sendo que o capítulo final teve 25,3% de audiência. Baseado no mangá do mesmo nome de Motoka Murakami, conta as aventuras do neurocirurgião Jin Minakata, que, arrasado pelo coma da namorada cuja cirurgia foi ele mesmo quem fez, acaba desmaiando e "viajando" no tempo, indo parar na época do Japão da era Edo, no qual salva vidas com suas habilidades médicas mesmo em situação precária, o que obviamente acarretaria descontentamento de uns e salvação de outros. A segunda temporada, Jin volta novamente a mesma cidade e época para uma nova missão. Segundo pesquisas de audiência pela NTT Docomo/Goo, este renzoku promete ter uma boa audiência.
Com Takao Osawa, Haruka Ayase, Keisuke Koide, Masaaki Uchino, Miki Nakatani, Kenta Kiritani, Fumiyo Kohinata. No ar, pela rede TBS, aos domingos, nove da noite.
Curiosidades: 
- Quase todos os atores principais da primeira temporada estão na segunda.
- A primeira temporada foi a novela mais premiada pela revista The Television Drama Academy Awards (melhor novela, ator principal (Osawa), melhor atriz coadjuvante(Ayase), melhor ator coadjuvante (Uchino, no papel de Ryoma Sakamoto), melhor roteiro, melhor direção e melhor música (da Misia)).

2 - BOSS 2:  Uma equipe de detetives investiga crimes hediondos, foi criada para este fim. Detalhe: a equipe é formada por pessoas competentes, dedicados, mas têm uma peculiaridade que acabam sendo vistos como "problemáticos para a polícia", por isso que essa divisão foi criada na verdade para isolá-los dos demais. O líder da equipe é uma mulher, Eriko Osawa, que trabalhou nos Estados Unidos como investigadora, bem tarimbada e ágil, mas o defeito dela é a incapacidade de encontrar um marido. Na segunda temporada, Osawa volta ao mesmo cargo e com a mesma equipe, para tentar concluir vários casos pendentes e novos casos.
Com Yuki Amami, Yutaka Takenouchi, Tetsuji Tamayama, Erika Toda, Junpei Mizobata, Michiko Kichise, Kendo Kobayashi, Youichi Nukumizu, Toshiyuki Nishida, Riko Narumi, Kyoko Hasegawa. No ar, pela Fuji Television, quintas-feiras, dez da noite.
Curiosidades:
- Traz o mesmo elenco principal da primeira temporada. O personagem de Toshiyuki Nishida esteve no último capítulo da primeira temporada e segue na atual. As personagens de Riko Narumi e Kyoko Hasegawa foram criadas para a segunda temporada.
- Yuki Amami (Eriko Osawa), foi membro do famoso teatro Takarazuka (onde as mulheres desempenhavam papéis masculinos), e devido a sua altura, fez parte da Equipe da Lua (os papéis masculinos). Após sair do teatro, a maioria de seus personagens em doramas são de líder de alguma equipe, normalmente de personalidade forte, como as duas temporadas em "Rikon Bengoshi" e "Around 40", esta última criou-se o termo "arafou" (アラフォー) para designar "mulheres solteiras e bem sucedidas na casa dos 40 anos".
- Yutaka Takenouchi (Shinjiro Nodate) continua sendo um dos atores mais bem sucedidos desde os anos 90, com sua "marca registrada" o uso de cavanhaque e bigode. Disputava (e ainda disputa) a preferência do público feminino em doramas, junto com Takuya Kimura (que já contracenou em "Long Vacation") e Takashi Sorimachi (contracenou em "Beach Boys" e nos dois últimos capítulos da primeira temporada de "BOSS").
- Erika Toda (Mami Kimoto) quase emendou uma novela atrás da outra: "Ryuusei no Kizuna" (outubro a dezembro de 2008), "Code Blue" (janeiro a março de 2009), "BOSS" (abril a junho de 2009), "Liar Game" (novembro a janeiro de 2010), "Code Blue 2" (janeiro a março de 2010), "Keizoku 2: SPEC" (outubro a dezembro 2010), "Taisetsu na Koto wa subete Kimi ga Oshite Kureta" (janeiro a março de 2011), por isso dava pra ver ela quase toda temporada na TV...
- Michiko Kichise (Reiko Narahashi) também pode ser vista na novela da TV Asahi, quintas-feiras as 21 horas como protagonista em "Hagane no Onna Season 2", por isso nesta temporada em "BOSS 2" quase ela não aparece. No primeiro capítulo de "BOSS 2", sua personagem aparece casada e fala a palavra "hagane" que significa "ser de ferro, incansável" o que também é o nome de sua personagem na novela da Asahi.
- Haverá um crossover entre esta novela com "Shiawase ni narou yo", da mesma emissora, em que o personagem interpretado por Youichi Nukumizu procura a agência de matrimônio B-Ring para arranjar uma cara-metade.

3 - Shiawase ni Narou Yo (幸せになろうよ): Quem tem dificuldades de encontrar sua cara-metade, resolvem ter os serviços de uma agência para arranjar casamentos. Um modo moderno (e caro, diga-se de passagem) do tradicional miai (casamento arranjado), mas com o propósito de conhecer uma (ou mais) pessoas. Se acabar em casamento ou se vai dar certo, vai depender do(a) pretendente. O problema é quando a pessoa que arranja o partido para uma mulher acaba se apaixonando por ela, o que seria contra as regras da casa! Então ele arranja um outro rapaz para ela ao mesmo tempo que não consegue esquecê-la...
Com Shingo Katori, Meisa Kuroki, Naohito Fujiki, Riisa Naka, Yuta Tamamori, Mieko Harada. No ar, pela Fuji Television, toda segunda-feira, nove da noite.
Curiosidades:
- é o quarto getsukyu estrelado por Shingo Katori (os três últimos foram "Hito ni Yasashiku", "Saiyuuki" e "Bara no nai Hanaya"), e o primeiro pela Meisa Kuroki.
- Naohito Fujiki (que é o advogado que se apaixona pela personagem interpretada por Kuroki) também é cantor e tem um irmão gêmeo (que não é artista).
- Yuta Tamamori (que interpreta o irmão da personagem de Kuroki), também é da mesma agência Johnny's Entertainment, o mesmo que Katori. Ele faz parte do grupo Kis-My-Ft2 (mais conhecido como "kisumai").
- é a segunda vez que uma música do Smap (grupo de Katori) é tema de encerramento de um getsukyu estrelado por um dos membros do grupo, com "Not Alone - Shiawase ni narou yo". A primeira, foi "Taisetsu", em 1998, na getsukyu "Brothers", em que Masahiro Nakai era o protagonista.

4 - Namae o Nakushita Megami (名前をなくした女神): Cinco mães que eram grandes amigas e viviam em paz e harmonia se vêem numa trama de ciúme, revolta, traição ao descobrirem que seus filhos estariam disputando uma vaga em uma das melhores escolas primárias. Mas por trás disso tudo, cada uma delas esconde seus verdadeiros dramas dentro de seus lares.
Com Anne, Yoshino Kimura, Machiko Ono, Kana Kurashima, Ryo. No ar pela Fuji Television, toda terça feira, nove da noite.
Curiosidades:
- Anne é filha do prestigiado ator Ken Watanabe.
- Yoshino Kimura já chegou a morar no exterior. Ela e a atriz Anne coincidentemente já contracenaram juntas em "Naka nai to kimeta hi" (2010, da mesma emissora). Yoshino é casada com o ator e cantor Noriyuki Higashiyama (do trio Shonentai) e aguarda filho para o final deste ano.



5 - Umareru (生まれる): Aborda sobre gravidez na casa dos 50 anos - quando os filhos já quase adultos - e o impacto que causa em toda a família.
Com Maki Horikita, Tadayoshi Okura, Kento Nakajima, Seika Taketomi, Misako Tanaka, Ren Osugi. No ar, pela TBS, toda sexta-feira, dez horas da noite.
Curiosidades:
- Dois membros da agência Johnny's Entertainment são protagonistas: Tadayoshi Okura (Kanjani Eito) e Kento Nakajima (B.I.Shadow).
- Osamu Suzuki, roterista do dorama, é também responsável de muitos programas de TV japonesa, como "Waratte iitomo", "SmapXSmap", "SmaStation", entre outros. Casou-se com a atriz e comediante Miyuki Ohshima (do trio Morisanchu).
- A rede de lojas de conveniência Family Mart, em colaboração com o dorama, desde 25 de abril, está vendendo um croissant que leva a marca e o logotipo da padaria em que se ambienta a trama, chamado "PANNTEN". Custa 130 ienes e por tempo limitado.

Próxima semana, serão comentados mais cinco doramas. Publicado na quarta-feira, dia 11 de maio no Portal Nippon.

Glossário (para quem chegou agora):

- Renzoku: é a tradicional novela que dura de oito a doze capítulos semanais. Existem casos que podem durar um ano todo (como foi "Fumo Chitai", em 2010).
- Getsukyu: termo criado pela Fuji Television para as novelas que passam segunda-feira às nove da noite, considerado o "horário nobre" da emissora (e consequentemente gera uma espécie de cobrança, pois se a audiência de um getsukyu for muito baixa, a seguinte terá que ser muito boa pra compensar...).


Observação: na verdade este post foi publicado em 11 de maio, mas devido a falha técnica do Blogger, este texto bem como os comentários, SUMIRAM, felizmente tinha o original salvo, mas os comentários...

Comments

  1. Oi Kiyomi... como vai?
    Sabe o que gostaria de saber de vc?
    Quais os doramas que vc amou que lembra da história e até assistiu de novo?
    É que são muitos doramas, eu não consigo ver todos porque não dá tempo. Eu assisto muito pouco porque acho trabalhoso, ver todos os capítulos. O último foi Hotaru no Hikari que eu adorei. Quando gosto, assisto novamente, pra aprender nihongo também.
    Vc vai falando de tres de uma vez, fora as outras de outros posts... são muitos...
    abraços
    Nozomi a Yuntaku

    ReplyDelete
  2. Nossa a Toda realmente tá com tudo. A mulher não para de trabalhar. \o/

    ReplyDelete
  3. JIN foi muito bom, toh esperando só sair mais episódios pra ver tudo de uma vez :)

    ReplyDelete

Post a Comment