[J-Drama Lista] Sem Eles, a Audiência Não Levanta

"HERO" (2001), j-dorama de maior audiência, com Takuya Kimura (centro).


Quando assistimos a um j-dorama, fazemos questão de prestar atenção nos seguintes detalhes: 1) o enredo como vai ser e 2) os atores e atrizes. Algumas vezes, o enredo pode não ser lá grande coisa, mas se os atores agradam, criam aquela empatia com o telespectador, a novela pode ter uma boa audiência (mesmo se a novela for uma droga). Mas quando nada dá certo, não há ator ou atriz de ponta que segure, a porcentagem despenca mesmo. E depende também de quem escreve o roteiro, quem dirige, quem escolhe o elenco...

Existem muitos e muitos atores e atrizes no mercado para protagonizar/participar/ser coadjuvante em muitos j-doramas sejam os renzoku (as de 10 a 12 capítulos semanais) ou os tampatsu (um episódio especial) ou os asadora (matinais da NHK) ou os taiga dorama (novelas que ambientam o Japão antigo, em 48 capítulos semanais). Mas todos são creditados, como eu mencionei em vários artigos do tema. Mas sempre vão existir os principais, que se estiver em tal dorama é certeza de audiência. Mas como disse: não adianta ter um ótimo ator/atriz carismático se o enredo não colabora. Ou o enredo pode até ser bom, mas se erraram na mão do protagonista...

Nesta parte, mencionarei alguns atores (leiam bem: atores...) que, se estiver em algum j-dorama, pode ser a salvação da temporada. Ou não. Se faltar um ou outro, depois me avisem, pois uma boa parte são os que desde os anos 90 continuam na ativa... (Nota: entre parênteses, o nome em kanji, local de nascimento e data de nascimento por ordem de dia, mês e ano).

- Takuya Kimura (木村 拓哉. Tokyo. 13.11.1972): Falou em j-dorama estrelado por ele, a probabilidade da audiência passar dos 20% é grande. Desde a novela "Asunaro Hakusho" de 1993, que teve índice pra mais de 25% de audiência, Kimura passou a ser um dos artistas mais requisitados pra muitos doramas, pois com ele as chances da audiência aumentar seriam grandes - e foi, como em "Long Vacation", "Love Generation", "Beautiful Life", "Good Luck!", "Pride", "Change"... Porém, a última novela (e getsukyu da Fuji TV) "Tsuki no Koibito ~ Moon Lovers" teve audiência média de 16,8%. Vai ser meio difícil de passar o recorde de audiência de 34,2% da novela "HERO", por sinal, protagonizada pelo próprio. Em outubro deste ano, terá a novela especial pelos 60 anos da emissora TBS, sobre expedição antártica ("Nantoku Monogatari"). Está na agência Johnny's Entertrainment desde 1987 (currículo enviado pela tia, sem ele saber), faz parte do quinteto SMAP desde 1988. Casado desde 2000 com a cantora Shizuka Kudo e tem duas filhas.

Curiosidades:
- Aprendeu sozinho a tocar guitarra e violão. Em algumas apresentações com o grupo, chega a tocar o instrumento.
- Em "Beautiful Life", para incorporar o personagem, que é um renomado cabelereiro, Kimura chegou a obter a licença de qualificação na área.
- Raramente faz um cameo (participação especial, bem rápida) em outras novelas em que seus amigos do grupo Smap protagonizam. Só fez três vezes - um crossover de seu personagem da novela "Gift" em uma cena da novela "Ii hito" em que Tsuyoshi Kusanagi protagonizava e, dublando o mainá Kyutaro que acompanhava o protagonista, também interpretado por Kusanagi, em "Food Fight". Por sinal, muita gente foi saber que era Kimura quem dublava o mainá no final da história toda. A terceira vez, foi no primeiro episódio de "Saiyuuki" (2006), protagonizado por Shingo Katori. Kimura era o imperador Genyoku.
- Dublou o protagonista Haru no anime de Hayao Miyazaki "O Castelo Encantado".
- Foi recordista de comerciais, atingindo a marca de onze empresas diferentes. Também foi recordista de preferência numa enquete anual da revista an-an dos homens famosos mais bonitos do Japão - 15 anos consecutivos em primeiro lugar.
- Seus hobbies incluem fotografia, pesca, surfe e cinema. E também é fã do mangá e anime "One Piece".
- Um dos poucos papéis que fez de suspeito, foi na série Furuhata Nizamburo (protagonizado por Masakazu Tamura). Gosta tanto da série que, nos primeiros programas do grupo, fez uma paródia bem feita do personagem (virou "Furuhata Takusaburo") que até hoje, imita perfeitamente até os cacoetes.
- Mantém desde junho de 1995, uma coluna mensal na revista "Myojo" - "Kimura Kaihoku gima o miro!" e o programa de rádio semanal "What's Up SMAP" às sextas-feiras, onze da noite pela Tokyo FM. Mas é o único do Smap que não tem um programa individual de TV como os outros possuem.

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Asunaro Hakushou" (1993), "Long Vacation" (1996), "Love Generation" (1997), "Beautiful Life" (2000), "HERO" (2001), "Good Luck!" (2003), "Pride" (2004), "Engine" (2005), "Change" (2008), "Mr. Brain" (2009) e o filme "Battleship Yamato" (2010).

- Yutaka Takenouchi (竹野内 豊. Chofu-shi, Tokyo. 02.01.1971): Embora tenha começado como modelo (pois foi a mãe e a irmã quem enviaram o currículo dele para uma agência sem ele saber), Takenouchi é atualmente um dos atores mais requisitados para j-doramas, disputando a preferência do público feminino junto com Takuya Kimura (já trabalhou em "Long Vacation"), Takashi Sorimachi (junto em "Beach Boys"), Yosuke Eguchi, Toshiaki Karasawa. A maioria dos doramas que participou, mantém sua marca registrada e característica o cavanhaque e bigode, às vezes meio por fazer, proeza para (muito) poucos. Teve a proeza de aumentar a audiência de uma novela que ninguém dava nada ("Hoshi no Kinka", 1995), quase "roubou" a atenção do público feminino ao ser coadjuvante em "Long Vacation" (1996), consolidou-se como top star em "Beach Boys". Depois de quase dez anos sem protagonizar um getsukyu (o último foi "Dekichatta Kekkon", 2001), protagonizou o biólogo marinho Kengo Okada em "Nagareboshi" (2010). Recentemente está na segunda temporada de "BOSS", como Shinjiro Nodate (mesmo personagem da primeira temporada).

Curiosidades:
- Takenouchi tornou-se modelo devido a irmã e sua mãe terem enviado seu currículo para uma revista.
- Muitos erram o sobrenome de Takenouchi - acabam escrevendo "Takeuchi" (竹内).
- Consolidou sua marca registrada - bigode e cavanhaque por fazer - a partir de "Long Vacation".
- Ganhou prêmios devido ao seu desempenho em doramas e filmes em que ele era médico ou professor. Tanto que o j-dorama "Yankee Bokou ni Kaeru", história verídica, ganhou o prêmio de melhor ator pelo Television Drama Awards.
- Pouco sabe-se de sua vida privada, mas sabe-se que mora sozinho e faz todo o serviço doméstico .
- Pertence a agência Ken-On ( a mesma em que Toshiaki Karasawa e Takashi Sorimachi pertencem).

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Hoshi no Kinka" (1995), "Long Vacation" (1996), "Risou no Kekkon" (1997), "Beach Boys" (1997), "WITH LOVE" (1998), "Yankee Bokou ni Kaeru" (2003), "Rondo" (2006), "BOSS" (as duas temporadas, 2009 e 2011), "Fuumo Chitai" (2009), "Nagareboshi" (2010) e o filme "Calmi Cuori Appassionati" (2001).

- Takashi Sorimachi (反町 隆史. Urawa, Saitama. 19.12.1972): Nascido Takashi Noguchi, acreditem, antes de ser modelo e ator, foi backdancer do grupo Hikari Genji em 1988. Quando mudou de agência, passou a ser modelo e resolveu adotar o sobrenome "Sorimachi" devido a sugestão de seu empresário. Fez sua estréia nos j-doramas em 1994. Apesar de ter tido grande destaque em "Beach Boys" em 1997, foi no ano seguinte que ficou mais conhecido na TV como o professor desajustado (mas que dava lições de vida nos alunos) Eikichi Onizuka em "Great Teacher Onizuka" (mais conhecido como GTO, onde conheceu a atriz Nanako Matsushima, na qual casaram-se e têm duas filhas). Foi o pai solteiro em "Hotman" (2003), o treinador de natação em "GOLD" (2010) e recentemente está em "Good Life - Arigatou, Papa. Sayonara".

Curiosidades:
- Takashi Sorimachi nasceu como Takashi Noguchi. Adotou o sobrenome artístico quando resolveu ser modelo e a pedido do seu agente, pois lembrava o antigo lutador de boxe Sorimachi Ryuu.
- Ainda como Noguchi, pertenceu por pouco tempo na agência Johnny's Entertraiment sendo backdancer do extinto grupo Hikari Genji.
- Tentou ser cantor. A primeira música "Forever", tema do dorama "Beach Boys" fez com que participasse pela primeira (e única) vez no Kouhaku Utagassen em 1997. "Poison", foi tema de sua novela de grande sucesso "GTO". Pelo jeito o negócio de Sorimachi é atuar mesmo.
- Atualmente pode ser visto no comercial da Toyota Motors para a campanha da van "VOXY".

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Miseinen" (1995), "Beach Boys" (1997), "Great Teacher Onizuka (GTO)" (1998), "Over Time" (1999), "Double Score" (2002), "Hotman" (2003), "GOLD" (2010).

- Yosuke Eguchi (江口 洋介. Kita-ku, Tokyo. 31.12.1967): Começou a carreira em 1986, e embora nos j-doramas mais conhecidos do público ele fosse coadjuvante (como em "Tokyo Love Story", "101 kaime Propose"), foi no papel principal do irmão mais velho que reúne os demais que separaram-se após a morte dos pais nas duas temporadas de "Hitotsu Yane no Shita" (1993 e 1997). Também protagonizou as quatro temporadas e três especiais em "Kyomei Byoutou 24 ji", o qual garantiu em todos eles uma média de 20% de audiência. E as duas temporadas da refilmagem do original de 1978 "Shiroi Kyotou" (2003 e 2004). Seus últimos trabalhos de destaque foram o médico que se torna investigador em "Triangle" (2008), o ex-aluno que se torna professor para salvar uma escola onde estudou em "School" (2011) e o dono de uma confeitaria no filme "Coin de Rue". Casado desde 1999 com a atriz e cantora Chisato Moritaka, tem dois filhos (um casal).

Curiosidades:
- No final dos anos 80 para início de 90, Eguchi também tentou ser cantor, chegando a lançar 11 singles e 7 álbuns.
- Embora já estivessem juntos desde 1997, Eguchi e Chisato Moritaka acabaram por casarem-se dois anos depois. Motivo: devido a um exame de rotina, Moritaka estava grávida de dois meses.

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Hitotsu Yane no Shita" (1993 e 1997), "Kekkon Shiyouyo" (1996), "Kyomei Byoutou 24ji" (1999~), "Shiroi Kyotou" (2003 e 2004), "Triangle" (2008), "School!" (2011).

- Toshiaki Karasawa (唐沢 寿明. Taito-ku, Tokyo. 03.06.1963): Dos apresentados, é o mais velho. Desde os anos 80 em atividade, foi a partir de 1992 que começou a ser mais notado nos j-doramas, protagonizando em 1992 em "Home Work". Também fez a versão live action para o manga de sucesso "Oishinbo", como o protagonista Shiro Yamaoka (1994 a 1999). Na refilmagem de "Shiroi Kyotou" (2003 e 2004), foi personagem principal junto com o do interpretado por Yosuke Eguchi. Em uma das cenas, que se passa na Polônia, o próprio Karasawa faz a operação, sem dublê. A última novela que foi protagonista foi "Fuumo Chitai" (2009). No cinema, fez a dublagem japonesa para Woody na série "Toy Story" e protagonizou Kenji na trilogia adaptada do manga de Naoki Urasawa "20th Century Boys". Casado desde 1995 com a atriz Tomoko Yamaguchi (que foi a Minami em "Long Vacation").

Curiosidades:
- Karasawa e Tomoko Yamaguchi já se conheciam desde a novela "Jun-chan no Ouenka", em 1988, mas foram casar-se mesmo em  1995.
- No início de carreira, atuou na série "Kamen Rider", como Kiyoshi Karasawa.
- Gosta tanto de jogos de videogame que, na divulgação do PlayStation 2, fez a narração do comercial.
- Também gosta do teatro Takarazuka. As ex-atrizes deste teatro - Yuki Amami e Kei Aran são suas amigas. Foi Karasawa quem indicou Amami a ingressar na mesma agência, a Ken-On.
- é amigo do casal Eguchi-Moritaka e Sorimachi-Matsushima.
- Atualmente faz parte da campanha de computadores e notebooks da marca Fujitsu, junto com a cantora e atriz Koh Shibasaki (depois de 15 anos o Takuya Kimura ter feito campanha).

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Home Work" (1992), "Oishinbo" (1994 a 1999), "Shiroi Kyotou" (2003 e 2004), "Fuumo Chitai" (2009), "Guilty" (2011, para quem não lembra, é o fotógrafo). E a trilogia "20th Century Boys" (2008 e 2009).

Faltou artista? Quer saber sobre os trabalhos de alguém? Calma que faremos por partes...


Fotos: via google. Fontes: wikipedia, The Doramas, DramaWiki.

Comments

  1. Olá Kiyomi! Não sei o que me assusta mais: se é a quantidade de informações armazenadas dentro de você ou se é este post quilométrico rs. O meu primeiro critério para escolher o dorama, sem dúvida, é o elenco. Já assisti vários doramas medianos (e até ruins) só porque tinha um ator que gostava muito.
    Assistiria qualquer trabalho do Kimura Takuya numa boa. Mas se for aqueles beeem antigos, pensaria duas vezes antes de ver rs. Um que eu achei bem divertido é “Long Vacation”. A Yamaguchi Tomoko era uma comédia. Pena que ela parou de atuar. Foi nesse trabalho também que acabei conhecendo o Takenouchi Yutaka. Tão lindo... rs. Estou doida pra ver “Nagareboshi”, mas infelizmente ninguém traduziu ele =(
    Eu adoro o Sorimachi Takashi! Sempre lembro da atuação dele em “GTO”. Fiquei mais fã ainda depois que soube que era casado com a Matsushima Nanako, sua colega de cena desse mesmo dorama. Já os outros dois atores, nunca tinha ouvido falar.

    ReplyDelete
  2. Dos que você citou eu só assisti dorama de Kimura e do Sorimachi.
    Bom saber que existem outros atores de nome no mesmo patamar desses 2 que eu conheço.

    ReplyDelete
  3. Cacá, com certeza meu post quilométrico (ahahah) te assusta. Eu também: vou pelo elenco também, confesso que assisti alguns por causa do ator/atriz que estava na trama. A maioria não me decepcionou, não.

    Dez entre onze já disseram que viram algum trabalho do Kimura (independente se falaram mal ou não). O primeiro dorama dele que assisti foi "Nemureru Mori" logo que vim pra cá!! Só "Tsuki no Koibito" que achei morno, do resto que vi, eu gostei muito. Especialmente "HERO".

    Takenouchi Yutaka eu lembro dele quando ele fez o filme com Kelly Chen (foi muito bem falado aqui, no bom sentido da palavra). Se eu fosse MUITO boa pra tradução, eu até arriscava fazer algumas por distração, mas vou ter que treinar muito...

    O Eguchi você vai lembrar mais recentemente mesmo com "School!" (que concorreu no mesmo horario com "Fuyu No Sakura"), mas eu lembro dele por causa de "Hitotsu Yane no Shita" (assisti duas vezes na reprise, bem, motivo é que o Fukuyama também estava na historia).

    O Karasawa Toshiaki (esposo da Yamaguchi) também você vai lembrar mais no filme "20th Century Boys" e na novela "Guilty", ele está irreconhecível mesmo! (Foi na temporada de outono, quando teve na mesma época - "Nagareboshi", "Iryu 3", "Freeter"... por sinal foi uma temporada boa também).

    Beijao!!!

    ReplyDelete
  4. Isa, na verdade tem muito mais atores na mesma época deles, mas citei os cinco porque eles já têm uma boa credibilidade com o público em geral (tanto feminino como masculino).

    Kimura continua sendo hors-concours, dorama com ele vai bem, mas vai depender muito do roteiro também.

    Sorimachi para muitos (inclusive pra mim) continuará sendo sempre o eterno Onizuka em GTO, acho que esse dorama marcou muito a carreira dele (embora tivessem outros que ele desempenhou bem o papel mesmo como coadjuvante).

    Eguchi, como disse para a Cacá, lembro mais dele em "Hitotsu Yane no Shita" do que outros trabalhos, embora a última que assisti dele nem "School!" foi, mas "Triangle" com o Goro-chan e a Hirosue Ryoko.

    Takenouchi ele está demais em "BOSS" na segunda temporada. Sem falar do último filme dele, que nem vi ainda (na real: nao sou muito chegada a filmes de guerra). Gostei dele em "Nagareboshi".

    Nem eu imaginei que Karasawa Toshiaki tivesse tanto tempo de carreira, mas é que fui conhecer o trabalho dele mais recentemente com o "Kyomei" junto com o Eguchi. Descobri quando fiz a resenha do Getsukyu na hora de pesquisar a novela "Long Vacation", pois através da Yamaguchi Tomoko que fui ligando uma coisa a outra!!!

    Beijao!

    ReplyDelete
  5. Sem dúvida um enrredo + elenco de primeira = sucesso garantido!! Principalmente se nesse elenco contarem com os dois atores mais brilhantes na minha modesta opinião e meu favoritos tbm , claro que existem outros , mas não vem ao caso.
    Mas só em ter o Kimura e o Takenouchi que além de lindos *O* *eu acho eles bonitos * e tbm que sabem atuar uauuu não dá nem para descrever o que sente ,não consigo pensar se teria gostado tanto de Rondo se não fosse o Takenouchi , nossa !! oi o primeiro personagem que vi come ele , claro que me encantei ,em Nagareboshi foi tão fofo . O Kimura é outro monstro .. O que foi aquilo em Tsuki no Koibito ?? Eu gostei muito dele me convenceu totalmente que ele era muito frio * o personagem* Claro que para mim Pride foi o melhor , mas preciso ver outros personagens dele.

    O resto dos atores talvez eu tenha visto , mas agora não me recordo ..

    ReplyDelete

Post a Comment