O Público Escolhe!


Quando eu falava que um "Best Of..." de uma coletânea de sucessos musicais de algum artista sempre acaba faltando uma música ou outra, porque eles pegam as músicas que foram mais conhecidas do público. "Eles" seriam a produção da gravadora que o artista pertence ou o próprio artista ou ambos. Aí pro pessoal reclamar, é um pulo...

Alguns casos, as gravadoras lançam mão de um recurso chamado "enquete para o público". Aí o público escolhe a música que vai entrar no álbum. Casos conhecidos de que um "Best Of..." das melhores músicas foram o Sir Paul McCartney com "All The Best!" (1988) e The Checkers com "All Songs Request" (1995). Como naquele tempo não sei como fizeram, se foi anúncio no jornal, revista, fã clube... Mas ambos os álbuns foram feitos com músicas escolhidas pelo público.

Uma boa parcela dos artistas estão fazendo essa pesquisa para a seleção ficar um pouco mais, digamos, democrática, se bem que, as mais óbvias certamente estarão. E incluindo inéditas.

Bem, devido ao vigésimo ano em que eles debutaram no mundo artístico, o hoje quinteto Smap resolveu fazer de uma forma mais ou menos parecida - um "Best Of" com músicas selecionadas pelo público via site da gravadora deles (a Victor Entertrainmet), entra-se no site, preenche o formulário (em japonês). Detalhe: o prazo para enviar o pedido é até as 23:59 do dia 30 de junho. Detalhe 2: o álbum vai sair somente dia 17 de agosto...

Mas qual música eu escolho?! Qualquer uma do grupo, desde do tempo "meu passado me condena" até o sucesso recente. Um dos sucessos mais óbvios do grupo seria o "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana"...

Então vai ter música que já saiu no "Vest" ("best of" lançado em 2001)?! Como a seleção vai ser baseada na escolha do público, provavelmente algumas músicas vão constar de novo, tais como "Original Smile", "SHAKE", "Dynamite", "Oretachi ni Ashita wa Aru", "Yozora no Mukou"... Mas as lançadas depois deste álbum, certamente vão constar, como a óbvia e onipresente em qualquer apresentação do grupo "Sekai  ni Hitotsu Dake no Hana", "Arigatou", "Freebird", "This Is Love"... e a recente "Not Alone - Shiawase ni Narou yo" que saiu somente para download pago na internet por causa que, na época do lançamento, a região Kanto estava no rodízio de energia e a fábrica onde fazem os CDs fica em Kanagawa, o que dispenderia muita energia. Certamente vai estar no novo álbum.

E também, em comemoração aos vinte anos em que o grupo fez sua primeira aparição ao vivo, farão um meeting talk em Fukuoka, Kobe, Nagoya e Hokkaido, e parte da renda dos ingressos será revertida para a Cruz Vermelha. No caso de quem mora na região Kanto, na compra do CD terá um número e será feito um sorteio e os 10 mil felizardos poderão ir gratuitamente participar do meeting talk que será feito no primeiro lugar que fizeram ao vivo, no Seibu En Yuenchi Nami no Pool, em Saitama.

Na compra do CD - intitulado "SMAP AID" - virá junto um lenço amarelo e vermelho, que significariam "alegria e saúde". E a cada CD vendido, 200 ienes será para o projeto "Marching J", que enviará para a Cruz Vermelha. As músicas escolhidas somente serão divulgadas no dia 8 de agosto, no programa semanal do grupo, praticamente será surpresa (em termos, pois já que muita música o público com certeza já sabe que vai ter que estar lá).

Site Oficial da gravadora do grupo para preencher o formulário aqui (até 30 de junho em japonês).
Update em 1 de julho: ENQUETE FECHADA!!


Foto: tirada pela própria autora na época do lançamento da música "Not Alone - Shiawase ni Narou Yo" para download no site da gravadora e outras credenciadas, em alguma parte de Shibuya...

Comments

  1. Eu fiquei super feliz quando eles anunciaram esse projeto no SxS. Eu adoro esse tipo de iniciativa. \0/
    Com certeza comprarei *cof*baixarei*cof* esse cd e guardarei com todo carinho. ♥

    ReplyDelete
  2. Eu fiquei sabendo da enquete quando li no Mainichi (em japonês) e logo fui no site da gravadora! Como disse, escolha do público é bom porque foi ele quem escolheu. O ruim vai ser que a maioria das músicas já saiu no "Vest", o ideal seria de "Lion Heart" em diante, mas como o público escolhe, as mais óbvias como "Gambarimashou", "Yozora no Mukou" e "Original Smile" vão estar de novo, mas as atuais "Sekai ni hitotsu dake no Hana", "Arigatou", "Dear Woman", com certeza o pessoal vai escolher.
    Tá bom, entendi sua compra hahaha O duro vai ser esperar ate dia 8 de agosto o resultado e dia 17 a compra...

    ReplyDelete

Post a Comment