[Discoteca Básica do Empório]: Arashi - "Beautiful World"


Faz tempo que não faço as resenhas da "Discoteca Básica" (tá, a última foi em maio), e quando resolvo fazer, sinto que a probabilidade desta postagem bater recordes de comentários vai ser grande, entre admiradores aflitos e detratores que adoram jogar tijolos, mas como hoje é uma postagem especial, não me levem a mal, mas o primeiro que falar que tenho gosto duvidoso, bem, deixa pra lá.

Um dos grupos que aos poucos comecei a gostar e admirar a cada trabalho novo é o quinteto Arashi. E olha que foi um dos grupos que literalmente eu vi nascer, pois em 1999, quando eles apareceram pela primeira vez em rede nacional, como "grupo representante da emissora Fuji Television para os jogos de voleibol no Japão", eu já estava aqui. Muita gente pensaria: "ah, mas logo esse grupo some". Ledo engano.

No começo, eu quase nem ouvia as músicas, mas assistia aos j-doramas que um ou outro membro fazia. E um dos primeiros doramas que vi de um dos membros do grupo foi "Yoiko no Mikata" (2001) com Sho Sakurai e teve pequenas aparições dos demais membros - destaque para Jun Matsumoto encarnando seu personagem Shun Sawada de "Gokusen", dorama que passava na mesma época. Mas musicalmente falando, vou ser muito sincera: quase não ouvia nada deles, até quando eles passaram a bater ponto no finado programa musical e entretenimento "Utaban", apresentado pelo senpai deles Masahiro Nakai.

O quinteto, que antes eram trainees da agência Johnny's Entertrainment, foi formado em 1999 para a campanha mencionada, com Satoshi Ohno ("Riida" ou "leader"), Sho Sakurai (o rapper do grupo), Masaki Aiba, Kazunari Ninomiya e Jun Matsumoto. A primeira apresentação, ao contrário de outros da agência, foi feita no Hawaii, para divulgar o grupo, a música e a campanha. Devido ao ritmo bem balançado, dançante e com trechos de rap, o quinteto se destacou dos demais por causa dessa mistura contrabalanceada, o que também não impediria que tivessem momentos de baladas.

A cada apresentação que faziam, claro que tinham seus fãs cativos. E usavam e abusavam da criatividade, como as roupas, esquetes e improvisos nos shows. Claro que também o que ajudou - e muito - para aumentar a popularidade, foram os programas de TV que eles comandavam - atualmente os mais duradouros seriam o "VS Arashi" (desafio entre os convidados mediante provas que exigem força física e raciocínio) e "Himitsu no Arashi-chan" (variedades).

De muitos anos para cá, o quinteto passou a ser um dos mais rentáveis e populares em todo o Japão, aparecendo em campanhas publicitárias, eventos educacionais e - sonho de qualquer celebridade - serem representantes do Shirogumi (ou "Time Branco") no evento anual da emissora NHK Kouhaku Utagassen. Os shows de tão elaborados e lotados, deixaram de apresentar em Arenas ou locais de médio porte, para terem a proeza de lotarem os cinco maiores estádios do Japão (Sapporo Dome, Tokyo Dome, Nagoya Dome, Kyocera Osaka Dome e Yahoo! Fukuoka Dome) e de quebra o Estádio Nacional de Tokyo (onde fizeram as Olimpíadas de Tokyo em 1964), proeza feita anteriormente pelo seu senpai Smap.

Normalmente a maioria - se não quase todas - das músicas fazem parte de encerramento de algum filme ou dorama que um deles participou. E sempre acabam sendo o top one das paradas de sucesso como a Oricon e Billboard Japan.

"Beautiful World", o décimo álbum do quinteto depois de onze meses após "Boku no Miteiru Fuukei" traz dezoito músicas, cinco sendo "solos" de cada um, quatro foram usadas em música de encerramento de doramas e filmes e duas em comerciais. Lançado recentemente no dia 6 de julho, logo ficou em primeiro lugar de vendas (só na pré venda, já tinham 270 mil cópias encomendadas). Algumas músicas obviamente já tinham "vazado" nos programas de rádio que eles individualmente (exceto Sakurai) fazem semanalmente ou diariamente, no comercial da empresa aérea Japan Airlines e nos encerramentos de novelas...

Misturando rock com música eletrônica, baladas juvenis, dance music, e outras variações musicais com passagens de rap, o álbum - na minha humilde opinião - difere muito do estilo dos demais grupos novatos da agência, algo que "tem algum ingrediente que faz totalmente a diferença".

"Rock This", que abre o álbum, tem batida de rock e bem agitada. Com introduções de rap por conta de Sho Sakurai, aliás, todos os raps dos álbuns do Arashi foram compostas por ele mesmo.

"Mada Minu Sekai e", já tinha sido apresentada no show anterior de 2010 "Scene", com uso de sintetizadores e batidas eletrônicas, o que muitos já desconfiavam que o próximo álbum ia ter muito electro-dance.

"Love Rainbow", o 32single, foi tema de encerramento da novela de verão de 2010 "Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku, protagonizado por Jun Matsumoto e Yuko Takeuchi. Quando o single saiu, foi logo na primeira semana em primeiro lugar e terminou em sétimo no ranking anual da Oricon.

"Dear Snow", 33゚single, foi usado na trilha sonora do filme "Ooku", protagonizado por Kazunari Ninomiya, Kou Shibasaki, Maki Horikita, Tadayoshi Ohkura e Hiroshi Tamaki. A balada acabou na primeira semana em primeiro lugar e em nono lugar no ranking anual.

"Lotus", 35゚single lançado em fevereiro deste ano, foi usado como tema de encerramento do dorama "Bartender", protagonizado por Masaki Aiba. Devido a música bem movimentada (bem como o dorama foi), lembra um pouco "Truth" (de 2008). Foi o single que ficou três meses entre os 50 melhores na Oricon e em terceiro lugar no ranking semestral.

"To be free", usado no comercial da bebida Mitsuya Cider (que Sho Sakurai fazia campanha até o ano passado), lembra muito as músicas de fim de verão, foi o 20゚single seguido a ficar em primeiro lugar na Oricon desde o single "Pikanchi Double" (2004).

"Hatenai Sora", penúltimo single do quinteto, foi usado como tema de encerramento do dorama de outono "Freeter, ie o kau", protagonizado por Kazunari Ninomiya, Karina e Ryuhei Maruyama (Kanjani Eito). Também acabou ficando em primeiro lugar na primeira semana da Oricon e em sexto lugar no ano. Foi uma das músicas que acabou sendo preferida de muitos ouvintes pós terremoto do dia 11 de março, por trazer otimismo e alegria nas horas mais difíceis.

"Tooku Made", está sendo usada na campanha de verão da Japan Airlines, para marcar a volta de vôos domésticos após um período em que a companhia passou por dificuldades financeiras, com risco de falência. Desde o dia 25 de julho até janeiro, a Japan Airlines terá vôos domésticos partindo de Haneda (Tóquio), com o "Arashi Jet" - alguns aviões estão com os rostos do quinteto estampados na fuselagem como fizeram no ano passado, com a finalidade de aumentar o turismo local.

Na parte em que eles arriscam a fazer música solo, dá pra notar - um pouco - o estilo de cada um. "Shake It", solo de Jun Matsumoto, é bem dançante tal como a letra sugere; "Hung up on", solo de Satoshi Ohno, traz mixagens de dance music com electro com breves passagens de rap; "Doko ni demo aru kai", solo de Kazunari Ninomiya, é uma balada triste de chorar e foi composta por ele próprio (repetindo quase a mesma coisa em "Niji"); "Janakute", solo de Masaki Aiba, lembra muito o estilo de vaudeville, com forte uso de metais (leia-se: trumpete, sax, corneta e demais instrumentos de sopro); "Kono mama motto", solo de Sho Sakurai, o início lembra um pouco o estilo de Rip Slyme (devido ao ritmo inicial), mais TUBE (no refrão) e Southern All Stars (irreverência, porque só mesmo Sakurai dar uma guinada de 360 graus na música e colocar um passagem de rap no meio dela, de uma hora pra outra!!!).

Altamente recomendado para ouvintes desfazerem o mito de que boy band é tudo igual, porque não é!!!

Curiosidades:
- Satoshi Ohno, o mais velho do grupo, não esperava ser líder de uma forma mais estranha possível - no jogo "papel-tesoura-pedra" com Sho Sakurai durante um programa de TV. No que pensou que fosse brincadeira, era verdade. Seus passatempos favoritos são artes plásticas (tanto que fez uma exposição em 2008 chamado "Freestyle") e pescaria - tanto que em um show, uma fã apareceu com um uchiwa (leque) com a foto de um peixe e ele sabia qual era.
- Sho Sakurai, é tido como o "segundo líder". Entrou na agência a contragosto da família, que é tradicionalíssima em âmbito de política. Mesmo tendo inúmeros compromissos com o grupo, conseguiu-se formar em Economia, na Universidade Keio e ainda sabe espanhol (escolheu como segundo idioma na faculdade). Desde 2006 faz parte da equipe de comentaristas no programa "News ZERO" (Nippon TV). Mesmo parecendo "sério" a ponto de ganhar o prêmio "Man of the Year" em 2009 pela revista GQ, desde adolescente gosta de rap e dançar, tanto que ele é o responsável no grupo.
- Masaki Aiba é o único do quinteto que nasceu fora de Tóquio - é da província de Chiba. Entrou na agência porque seu sonho era poder um dia participar do quadro de basquetebol no finado programa "Ai Love Smap", que terminou logo que Aiba entrou. De tanto que adora animais, ele é o único dos cinco que co-atua em um programa de variedades - "Tensai! Shimura Ken Dobutsuen", que é sobre vida animal. Possui carteira de habilitação para carro, moto e até barcos. Seus pais possuem um restaurante de culinária chinesa em Chiba mesmo.
- Kazunari Ninomiya é ambidestro - tem habilidade em ambas as mãos, apesar que utiliza muito mais a mão esquerda (reparem principalmente quando participam em algum quadro que envolva comida). Viciado em videogame, ele chega até a jogar nos intervalos de gravações (e tem foto provando). Não é a toa que atualmente é garoto propaganda dos jogos da Nintendo. Seu sonho era ser estilista (não ia dar certo *apanha*), gosta de truques de mágicas (especialmente cartas), é fã da atriz Yuko Takeuchi. Um dos poucos (se não foi o único) da agência a ser coadjuvante em uma produção de Hollywood - "Cartas de Iwo Jima", dirigido por Clint Eastwood.
- Jun Matsumoto foi um dos poucos que não precisou de teste ao entrar na agência. Entrou reto e direto. Fez o colegial na famosa escola Horikoshi High School, onde a grande maioria dos artistas fez o curso colegial lá mesmo (exemplos: Tsuyoshi Kusanagi, Goro Inagaki, Asami Mizukawa e Ryohei Matsuda). Também foi eleito "Man Of The Year" em 2008 pela revista GQ (pensaram que era somente o Sakurai?) e faz presente em quase todas as enquetes (da "an-an" chegou a ficar em quinto lugar). Em um dos programas que apresentou junto com Akiko Wada - o "Minna no Terebi" (2005) - por pouco Matsumoto não saiu no tapa com o ex-KAT-TUN Jin Akanishi, devido a alguns comentários meio sórdidos. Só não aconteceu porque Wada entrou no meio e encerrou a discussão no ar mesmo. Seus personagens em doramas mais conhecidos são o Momo ("Kimi no Petto"), Shin Sawada ("Gokusen"), Tsukasa Doumyoji ("Hana Yori Dango"), Shogo Ban ("Bambino") e Bito Hayakawa ("Smile").

foto: via gugol, é a segunda prensagem do álbum - a diferença era que a primeira remessa tinha uma caixa em papelão e panfleto interno de 48 páginas. O segundo tem 32. Na foto, no alto e pelo sentido horário: Sho Sakurai, Jun Matsumoto, Satoshi Ohno, Kazunari Ninomiya, Masaki Aiba.


Essa postagem era pra sair no dia 26, mas sabem, né...

Comments

  1. Reler tudo isso me faz voltar um pouco no passado. Para mim, nao existe grupo como o Arashi.. eles sao unicos.

    ReplyDelete
  2. MELDELS, eles são todos muito parecidos rs..

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. Assim como a Josy-chan falou a gente volta mesmo pro passado, mesmo eu não tendo acompanhado Arashi desde o debut me sinto em casa quando falo sobre eles, nunca vi um grupo tão unido, são uma família muito antes de serem um grupo, cada um com sua personalidade cativante e maravilhosa, não sei que encanto eles jogaram nas fãs, mas deu certo!

    Amei o post Kiyomi!!! *O*

    ReplyDelete
  4. Conheço o Arashi há cerca de 2 anos, mas tenho a sensação que cresci junto com eles. Sem dúvida essa relação de amizade que eles demonstram a toda hora (com direito a beijos e abraços) contagia qualquer um que assiste de fora. Adoro todos eles!

    ReplyDelete
  5. Fazem apenas apenas 4 meses que conheço esses meninos e sinseramente eles são demais, boa musica, simpáticos, lindos e a amizade deles é linda d+, são bons atores e com certeza são ótimas pessoas, como a Cacá falou parece que a gente conhece eles a muito tempo e fazem parte da nossa fámilia, eu amo ver os shows e espero um dia pode assistir pessoalmente já estou juntando as moedinha para isso (huahuahuauahuahau) Mas realmente eles são garotos de ouro...perfeitos*-*

    ReplyDelete
  6. Kyaa~! Que post mais lindo!
    Mas, antes de mais nada: FELIZ ANIVERSÁRIO! É, eu sei, estou atrasada, mas dia 26 foi praticamente impossível ficar online. :(
    Anyway, compensarei minha falta até o próximo aniversário hahahahaha. ♥

    Gostei bastante do novo álbum. Fiquei com os pés atrás quando ouvi pela primeira vez '"Mada Minu Sekai e', tanto é que hoje é a que eu menos ouço.

    Os solos estão incríveis, como sempre. =D
    Eu me surpreendi com a estrutura musical do solo do Nino. Tão lindo, tão sensível, tão bem elaborado. Ah que solo perfeito.

    Mas a música que realmente me agradou foi o solo do Sho-chan. Não sei se é porque é uma declaração de amor para o meu ichi, MAS, só sei que eu amo muito essa música. ♥

    Não acho que nenhum outro grupo da JE seja igual ao Arashi. Ok, eu sou mega fã e não deveria estar dizendo isso, MAS, eu também já fui super fã de outros grupos da JE (KAT-TUN e NEWS) e musicalmente falando, eles não tem o que o Arashi tem. Qual é o segredo? Bem, eu não sei.

    Claro que também não dá pra comparar o Arashi aos seus senpais - SMAP e Kinki Kids. Posso falar só do SMAP (que eu também amo de paixão), pois de Kinki Kids eu devo ter ouvido pouquíssimas músicas.

    SMAP tem mais de 20 anos de carreira. Musicalmente falando eles são perfeitos e muitas músicas do Arashi me lembram SMAP - tá, o Nakai não sabe cantar, mas ainda sim, eu gosto de ouvir ele cantando. E a voz do Jun também não é lá grandes coisas hahahaha. Sorry, não me batam. Eu amo a voz dele. Talvez eu tenha algum tipo de problema, não sei. =D

    ReplyDelete
  7. Josy-chan, e eu que peguei a fase "meu passado eternamente vai me condenar", e não tenho como rir ou morrer de vergonha alheia com o loiro radiotivo de Nino época "Pikanchi", o cabelo comprido do Sho-chan e a permanente do Jun (tá, vou apanhar depois disso)...

    ReplyDelete
  8. ahahahah Romina, nem tanto, nem tanto... Agora tem um grupo novo da JE que sinceramente, esse sim, não sei quem é quem porque eu acho todos eles BEM parecidos!!!!

    Beijao!!^^

    ReplyDelete
  9. Kah Kaneko, sempre vale a pena ver de novo (estou tirando o atraso vendo o Mago Mago, pois estou tentando lembrar onde é que eu estava quando esse programa passou! Mas a presença deles no Utaban eram épicas (apesar de Ohno e Nakai se pegarem nas provocações, sabia que o Riida gostou tanto do relógio do Nakai-kun e comprou um igualzinho???)
    Também juro que estou tentando descobrir que encanto eles jogaram porque eles deram uma boa guinada na carreira!!!
    Beijao!

    ReplyDelete
  10. Cacá, e pensar que muita gente na época que o grupo nasceu disse que seria "passageiro", "formado só pra promover a campanha de jogos", "nem vai durar um ano"...
    Doze anos depois e olha a "tempestade" que eles provocaram hahahaha!!

    ReplyDelete
  11. Dinha, apesar de eu ter visto o grupo nascer, só prestei atenção mesmo por volta de 2006, quando "Utaban" passava no dia que eu folgava. As batalhas do Riida Ohno e Nakai-kun eram épicas, achei que muitas arashifans iriam implicar com isso, mas se divertiam!!! Como disse pra Kah Kaneko, o Riida chegou a comprar um relogio igual ao Nakai-kun porque adorou!
    No meu caso, falta eu ser sócia do fã clube e arriscar ao menos ir no Beautiful World Tour no Nagoya Dome ano que vem ne.

    ReplyDelete
  12. Isa, arigatou pela lembrança, se bem que dia 26 também fiquei muito pouco na internet (obvio!!), e essa postagem que era pra sair nesta data, saiu DOIS dias depois...

    Eu acabei DL o album todo, pois já tinha ouvido "Hatenai Sora", "Love Rainbow", "Lotus" e "To be free" anteriormente, mas confesso que fiquei desconfiada quando ouvi "Mada Minu Sekai e" pela primeira vez, mas eu ouço o album todo, se bem que daqui a pouco o solo do Nino vai acabar gastando de tanto que ouço!!!

    Também sou muito suspeita de falar do SMAP, pois foi o primeiro grupo da JE que ouvi logo que cheguei aqui. Muita gente já fala que nadaver comparar SMAP com o Arashi porque os dois já possuem estilo próprio. Claro que ambos já tiveram a fase "meu passado eternamente vai me condenar". Não sei se você sabia, mas bem no comecinho, Ohno já cantou "Asahi no mini ikou yo" do SMAP e no primeiro show deles eles fizeram cover de "Living Large" e "Scarface Groove" (esta composta por Nakai e Katori).

    Bem, a voz do Nakai... ele compensa essa falha dançando, pois no último show, literalmente ele fez o solo dele de uma forma maravilhosa!!! Parece que o Michael Jackson encarnou nele!!! Se bem que, quando ele quer, o Nakai capricha (como em "Five Respect").

    Agora os demais grupos do JE, tenho pouca coisa do TOKIO (pra nao dizer um album de covers e dois singles)...

    Bora eu tirar o atraso de alguns anos com os álbuns do Arashi, ne?

    ReplyDelete
  13. Eu adorei as musicas, escuto direto o solo do Jun, Sho, Nino e Mada Minu Sekai eu gostei muito dessas mas Isa como assim o solo do Sho é uma declaração de amor para seu Ichi??? (medo da resposta huahauhauha) E Kiyomi vc tem que ir show deles com contar como foi para nos...Eu queria ouvi algo do Smap mas ainda não tive tempo de procurar, quer dizer na verdade esqueço e já procurei uma vez e não vi encontrei, mas queria ver essa sensação pq poxa 20 anos de carreira não é qualquer um não...

    ReplyDelete
  14. HAHAHAHAHAHA falha minha! Esqueci do TOKIO! Outro grupo da JE que não tem nada a ver com os outros grupos. Aliás, eu tenho quase certeza de que TOKIO foi o primeiro grupo da JE que eu ouvi. TOKIO é a minha trilha sonora para os momentos de malhação pesada.

    Eu acho que "Scarface Groove" você tinha comentado alguma coisa comigo, mas "Living Large" eu não sabia.

    Dinha, não se assuste, mas eu (Kiyomi-chan e Kah Kaneko) somos 'Lovers'. Nós acreditamos nos casais de Arashi. Ohmiya (Ohno e Nino) e Sakuraiba (Sho-chan e Aiba-chan). Pra gente, Nino e Ohno já são casados. E Sakuraiba vive um eterno caso de amor. ♥

    No solo do Sho-chan, quando ele diz 'Mimi sumaseba Kikoete kuru yo Ano hi no stay gold'. Pra mim, é uma declaração de amor para o Aiba. Fora os 1 milhão de 'I Love You' quer a própria música tem.

    ReplyDelete
  15. Nossa Isa fiquei barbie na caixa agora, eu acho que Nino e Ohno tem alguma coisa sim, mas Sho e Aiba é meio dificil de acreditar, se bem que o carinho entre eles é bem aparente e sinceramente eu acho lindo *-*

    ReplyDelete
  16. hahahahahaha por isso que eu disse pra você não se assustar!

    Então abra sua mente para esse casal - Sakuraiba. Veja os olhares e a preocupação que um tem pelo outro. São raros os momentos, mas valem muito a pena.

    E se você quiser se juntar as lovers - http://ohmiyask.ning.com/

    ReplyDelete
  17. Isa, você esqueceu de citar o casal Matsucá!

    ReplyDelete
  18. huahuahuahuhuahua Ok Isa vou tentar abrir minha mente para isso huahuahauha Eu ja vi algumas coisas nos Shows e em alguns programas que vi. e Ja fiz o cadastro no http://ohmiyask.ning.com/ só falta ser aprovada, valeu a dica Isa *-*

    ReplyDelete
  19. Cacá estou rindo horrores com o Matsucá! achei tão kawai *-*
    Shodin tb fica lindo neh? *-* huahuahauhauhauhauhauh

    ReplyDelete
  20. esse album é bacana, o Arashi desde o boku no miteiru fukei vem fazendo coisas bem diferentes, talvez pra inovar, talvez pra seguir tendencias não sei

    até escuto johnnys, mas acho os albums deles bem fracos, as melhores musicas sempre são os singles etc mas nesse album gostei muito da always, negai e morning light, muito criativas e inesperadas pra mim levando em consideração o estilo alegre das musicas do grupo

    ReplyDelete
  21. Eu não quis abrir Matsucá pra todo mundo...vai que começam a te perseguir Cacá. Ai eu vou ter trabalho pra te esconder.

    ShoDin...hum, a briga vai ser feia e a disputa sangrenta. Ganbatte ne Dinha!

    Dinha, não sofra sozinha como eu! hahahahaha eu ficava pensando, imaginando e sempre me convencia do contrario. Nunca havia cogitado a existência das Lovers.

    ReplyDelete
  22. Também conheço o Arashi a dois anos. O álbum Beautiful World realmente é demais. Concordo com a Isa no que ela disse sobre o solo do Nino é lindo, sensível e bem elaborado. E kiyomi é a música que mais escuto tb! Não só por que gosto do Nino e acho ele lindo não viu.♥
    Tenho certeza que vão fazer muito sucesso por looongos anos!!!

    ReplyDelete
  23. Meninas arashilovers, eu me divirto com vocês aqui, só voces mesmas para fazerem meu dia ficar cada vez melhor hahahaha
    Sim, não tenho receio de assumir que sou além de Masaharu e SMAP, fã também do Arashi (com um certo atraso, vai). Deve ter alguma coisa neles que faz a gente se apaixonar por eles (e assumo: ei, Sho-chan, lá em casa!)
    Dinha, você vai adorar o Ohmiya Lovers, eu que entrei há pouco tempo, estou me divertindo!!!
    Bem, como você já devem ter visto, tenho tumblr e se eu postar ou reblogar a foto do Sho-chan e seu (generoso) cofrinho, vão fechar por ter causado ataques em muitas lovers!!!

    ReplyDelete
  24. Que isso Kiyomi não mostre o cofrinho do meu Ichi...ò.ó Eu tb me divirto muito por aqui e no The Doramas também tardes e tardes de muitas risadas, não altas pois estou no trabalho. huahuahuahuahuahuah

    ReplyDelete
  25. NOSSA Arashi... tenho uma relação de amor, esquecimento e amor... Nunca fui fã como sou de Flumpool e Mr.Children de escutar o CD inteiro e amor TUDO... Ou de escolher ou vocalista como quiridinho (mesmo tendo o Sho sendo meu preferido), mas tem músicas "avulsas" deles que colaram em mim... e passava horas ouvindo! ^^

    kiss

    ReplyDelete
  26. Dinha, se eu postar AQUELAS fotos, fecham o meu sítio, empório e o que tiver, acusando de indecência!!! No meu tumblr postei somente a capa e já deu no que falar haha

    ReplyDelete
  27. Gesiane, uma das músicas que me fez despertar de vez, foi "One Love". O PV é lindo, muito lindo. "Hitomi no naka no Galaxy" é linda também (e so fiquei sabendo depois que foi composta por... Fujii Fumiya!!!).
    O album anterior ao Beautiful World também tem muita música linda, como "My Girl"....

    Pelo que estou vendo, tem muita gente querendo tirar uma ENORME casca do Sho-chan (inclui eu no meio)...

    ReplyDelete

Post a Comment