Postagem pra relembrar: Um parodia um que homenageia outro que...

Postagem original publicado no dia 8 de fevereiro de 2010. Motivo da repostagem: pro pessoal que chegou agora relembrar algumas capas de álbuns que "qualquer semelhança foi mera homenagem", sem falar de algumas atualizações que vão fazer o pessoal - principalmente as meninas simpáticas que frequentam aqui - desmaiar de susto.



Da série: Coincidências acontecem, parte 2... (porque a parte 1 está aqui)

Em uma de minhas idas para a famosa loja de CDs, DVDs e artigos para audio e som em geral, a Tower Records (matriz em Shibuya, filiais em Yokohama, Shinjuku, Ikebukuro e outros centros), pra nunca variar, costumo escarafunchar livros (e quase nunca levar) e descobrir algo de novo ou diferente.

Não sei porque, mas ultimamente estou interessada mais sobre design, propagandas e comerciais em geral. E olha que formei-me em processamento de dados que, diga-se de passagem, desde que estou aqui, programar que é bom, nem passeio de final de semana. E numa dessas idas nessas livrarias, encontrei um livro ilustrando as capas de álbuns de discos originais e suas devidas cópias/paródias/homenagens, chamado "Meet The Covers!" (que também é nome de um álbum de covers dos Beatles).

Há quem seja muito xiita e condene esse tipo de atitude, acusando que um não sabe ter originalidade e acaba copiando a obra (e no final tem vários destinos, você decide e não falo daquele programa de TV da Grobo que você escolhia o final). Não vejo nada de errado, pra mim seria uma forma sutil de homenagear alguém, mesmo sabendo que "aí vem m#$%@", pode gerar processo ou constrangimento ou até gostarem do negócio.

Um dos campeões de capas parodiadas, leitores me perdoem, mas os Beatles ficam em primeiro. Nunca vi grupo que, em sete anos de carreira, treze álbuns e muitas compilações, pudesse gerar tanta paródia assim. E olha que pensei que fosse Elvis ( que também não escapou de algumas capas parodiadas). Vou ter que dividir esse assunto em sei lá eu quantas etapas e em doses homeopáticas, pra não enjoarem os leitores ficando com um assunto só a semana toda...

1) Elvis Presley ("Elvis Presley") → The Clash ("London Calling"): Fica impossível não olhar a capa do "Rei do Rock" (de 1956) e lembrar da famosa capa do primeiro álbum do quarteto britânico The Clash, um dos precursores do punk-rock (eles eram mais de protesto), de 1978.


2) Elvis Presley ("50,000,000 Elvis Presley Fans Can't Be Wrong") -> Bon Jovi ("100,000,000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong"): O original de Elvis era uma coletânea de sucessos antes de ele resolver ir pro exército no auge da fama. O número não era mentira mesmo. Em 1958, o fã clube oficial de Elvis contava 50 milhões de fãs! No caso do grupo norte-americano Bon Jovi, era quase a mesma coisa, mas o dobro...



3) The Beatles ("With The Beatles"→ The Residents ("Meet The Residents!"): Uma das capas mais parodiadas do mundo rock, já teve versão do Genesis ("Land of Confusion") e de Yuzo Kayama com o quarteto The Wild Ones. A paródia mais famosa é de um grupo norte-americano que ninguém sabe quem são, pois se apresentam com máscaras em forma de globo ocular, The Residents. O design da capa é a paródia da versão americana do album dos Beatles - "Meet The Beatles!" mas a foto de Robert Freeman (clássica!) é a mesma.


4) The Beatles ("Rubber Soul")→ The Monkees ("More of The Monkees"): Também fotografada por Robert Freeman, houve quem dissesse que aí começavam as pistas de que Paul McCartney "morreu", pelo fato da foto ter sida tirada de baixo pra cima e de um ângulo parecendo que estariam olhando pr'um túmulo. O segundo álbum do também quarteto anglo-americano The Monkees, lançado no ano de 1966 (um ano depois de "Rubber Soul"), na verdade seria usado como foto publicitária para um catálogo de roupas que eles foram (forçados) a fazer comercial...


5) The Beatles ("Sgt. Pepper's...") → Frank Zappa ("We're in it for the Money"): Desnecessário mencionar sobre o álbum que fica em primeiro lugar em quase todas as revistas especializadas ou não, mas a capa parodiada pelo greco-americano Frank Zappa por pouco não foi parar no tribunal. E olha que depois dele ainda tivemos as versões de Big Daddy, dos Simpsons (sim, o desenho animado, com o "The Yellow Album").


6) The Beatles ("Abbey Road")→ Paul McCartney ("Paul is Live!")→ Southern All Stars ("Killer Street"): A famosa rua onde fica o estúdio mais famoso em Londres, hoje atravessada obrigatória pra muito fã dos Beatles que passa por lá. A capa, controversa e cheia de mensagens subliminares sobre a famosa, comentada, já citada ad nauseaum "morte do Paul McCartney", teve tantas versões, que até o próprio Paul resolveu tirar a limpo no álbum ao vivo "Paul is Live" ( da turnê que fez em 1993). Tem a infame versão do grupo californiano Red Hot Chili Peppers (por motivos de ser um sítio família, eu não posto aqui, se quiserem, podem procurar no seo gugol que lá encontram) e até do quinteto japonês Southern All Stars, mas não foi em Abbey Road, mas sim, em Aoyama Doori, centro de Tóquio, onde fica a gravadora Victor.





7) The Beatles ("Let It Be")→ Caetano Veloso ("Qualquer Coisa"): Outra que também rende muita paródia e homenagem, mas a mais conhecida é a do Caetano Veloso, quando ainda estava no auto-exílio em Londres, junto com Gilberto Gil, no início dos anos 70 (melhor dizendo: quando Caetano era bem inspirado e Gilberto Gil não pensava em carreira política).


8) Beach Boys ("The Pet Sounds")→ SMAP ("La Festa"): O álbum que inspirou os Beatles a criar o citado "Sgt. Pepper's...", que não sai da vitrola do Paul McCartney, e foi um divisor de águas para o quinteto californiano Beach Boys, que saíram do combo "sol, praia e mulheres" e passaram a serem mais confessionais e maduros. Foi antes do líder Brian Wilson surtar de vez e passar um bom tempo longe dos palcos. Já o minialbum do quinteto SMAP, traz cinco músicas-solo, que gravaram entre "Viva Amigos" e "Birdman". A capa, bem, copiaram na cara de pau mesmo o design e até a contracapa de "The Pet Sounds" (sorry people, não encontrei no seo gugol).


9) The Verve ("Urban Hymns") → SMAP ("La Festa")→ ARASHI ("Izatsu, now"): O grupo formado por Richard Ashcroft, sempre vai ser conhecido pela balada "Bittersweet Symphony" (e o PV em que Ashcroft só anda, anda, tromba, anda, anda e não está nem aí). A capa de "Urban Hymns" inspirou o citado quinteto SMAP (que copiou o design de "The Pet Sounds") e por fim, o outro quinteto Arashi acabou usando a idéia dos dois citados álbuns para o single "Izatsu NOW!"...


10) It's A Beautiful Day (id)+ Rolling Stones ("Their Satanic Majesties Request ")+ Rolling Stones ("Get Yer Ya-Ya's Out")+ Led Zeppelin (I) + Bob Dylan ("Nashville Skyline")+ The Beatles ("Abbey Road") → Southern All Stars ("Young Love"): Querem mesmo ver o "samba do criolo doido"? O - na época - sexteto Southern All Stars resolveu inovar na capa do álbum "Young Love", de 1996 e, não contentes, colocaram SEIS álbuns dos anos 60-70 para ilustrar o álbum...


Yuko Hara (tecladista e mulher de Kuwata), parodia a capa de "It's A Beautiful Day", banda americana hippie dos anos 60 do mesmo nome. O percussionista Hideyuki "Kegani" Nozawa é o que está sentado na mesa com o mesmo chapéu de mago usado por Mick Jagger (Rolling Stones) no álbum "Their Satanic Majesties Request" (1967), tendo ao lado o baixista Kazuyuki Sekiguchi (que poderia lembrar também "Sgt. Pepper's").


O ex-guitarrista Takeshi Omori imita o famoso cruzamento de faixa em "Abbey Road" dos Beatles, mas de branco como John Lennon e carregando um bolo. O baterista Hiroshi Matsuda parodia quase a capa dos Rolling Stones "Get Yer Ya-Ya's Out", com direito ao jumento carregando a bateria e a guitarra e saltando quase como Charlie Watts (coincidentemente, também baterista).

A explosão do zepelin lembra o primeiro álbum do grupo Led Zeppelin, mas Bob Dylan foi devidamente homenageado (ou parodiado) pelo líder Keisuke Kuwata. Só falta dizerem que o violão é igual de ambas as capas...

E tanta salada deu nisso aí, olha só! (Na verdade, teria que ser a capa em vinil, tamanho original para maior definição).


Ah, não se preocupem que logo vem mais. Se os amigos e amigas leitores lembrarem de mais algum álbum cuja capa "parece que já vi antes", avisem-me nos comentários que eu procuro e se eu encontrar, vai ter os devidos créditos eheh.

Atualização número 1 que já tinha postado anteriormente na primeira parte mencionada no primeiro parágrafo e lembrei agora. No ano passado, a empresa de cosméticos Shiseido, lançou uma linha masculina de fixadores capilares em forma de spray sem precisar de "meleira" e não deixa as madeixas duras (isso segundo o fabricante), a linha "Fog Bar". Como "fog" vem do britânico nevoeiro (que só tem na Inglaterra), os publicitários não perderam tempo e associaram o nome do produto com a Inglaterra, e Inglaterra lembra o quê? 


Beatles!!!


Só que a Shiseido utilizou os (lindos) atores para promoverem o produto e os comerciais foram ambientados em Londres e devidamente caracterizados. E na divulgação para a imprensa, lembra alguma coisa?


Na foto da esquerda, em cima, Eita e Shun Oguri; embaixo Satoshi Tsumabuki e Haruma Miura, na campanha da Shiseido "Fog Bar", devidamente caracterizado com os rapazes da foto da direita...
E puxando recentemente pela memória, quem lembra da Japan Airlines que no outono de 2010 teve alguns de seus aviões com os rostos de um certo quinteto famoso para "ressuscitar" a companhia? E na divulgação, também fizeram a mesma coisa que os Beatles, quando chegaram ao Japão em 29 de junho de 1966, no Aeroporto de Haneda...


Imagem que peguei da internet, quando foi noticiado que alguns aviões da Japan Airlines estariam com os rostos do quinteto Arashi na fuselagem. Em outubro de 2010, eles também comemoraram o "million seller" com "Boku no Miteiru Fuukei", tanto que na fuselagem tinha um símbolo indicando o álbum mais vendido do ano (a imagem já estava meio ruim, minhas Arashi-addicts (que atendem pelo nome de Cacá, Isa e KahKaneko e outras) se tiverem alguma melhor, enviem o link nos comentários, porque foi a mais decente que encontrei!!!)
Atualização número 2: foi o motivo também de fazer esta repostagem, pois navegando nos live journal da vida internautica, no LJ de Josiane Veiga (preciso encontrar o link de novo, pois foi através do twitter da Isa que descobri), uma coincidência que eu só fui perceber hoje (e olha que assisto quando lembro mesmo e tenho o álbum)!!!


Abertura e página do site "Arashi ni Shiyagare", programa que iniciou em abril de 2010, todo sábado, 22 horas pela Nippon Television...
...inspirado na capa de um dos melhores álbuns de Paul McCartney, quando ele nem era "Sir" e  tinha uma banda chamada Wings, em 1973 com "Band On The Run", com a presença de Christopher "Dracula" Lee. 
A autora lesada pede desculpas pela postagem pra lá de quilométrico, mas reprisar e atualizar essas curiosidades faz bem rir pra caramba. Ou espancar a autora.


Fotos dos álbuns: pesquisados exaustivamente pelo seo gúgol.

Comments

  1. HAHAHAHAHA nem foi tão quilométrico.

    No fim, é aquela máxima: 'nesse mundo nada se cria, tudo se copia'.

    De vez em quando eu tenho essa sensação de 'já vi isso em algum lugar'. Principalmente na capa de "Izatsu, now". Agora, do Shiyagare eu não percebi nada.

    Pobre Elvis e pobre Beatles. Sempre servindo de inspiração, por um lado é bom, estão se procurando inspirações em coisas boas.

    ReplyDelete
  2. Isa, eu só fui perceber a leve semelhança da abertura do site do Shiyagare com a capa de "Band on the Run" quando vi no LJ da Josiane. Isso porque tinha uma postagem que fiz posteriormente que o single da Speed parodiava a capa do Paul McCartney & Wings.

    Do "Izatsu, Now" fui perceber a semelhança quando estava fazendo a matéria e fui procurar a capa do álbum do Smap com a do Beach Boys e encontrei a semelhança do The Verve com a do Smap e a do Arashi.

    hahahaha Acho que Elvis nem tanto, mas os Beatles batem longe de capas parodiadas e homenageadas. E se prepara que vai ter continuação, pois lembrei agora que tem duas capas de um certo artista que foram inspiradas em Beatles e Pink Floyd...(acho que você já sabe)

    ReplyDelete
  3. Olá Kiyomi! Nem foi tão medonho também rs. Realmente os álbuns dos Beatles foram copiados a exaustão, e influenciando vários artistas mundo afora. Fiquei surpresa que a imagem da abertura do programa "Arashi ni Shiyagare" (que por sinal acho linda!) foi inspirada no álbum do Sir. Paul McCartney. E como a Isa bem falou, nesse mundo nada se cria, tudo se copia hehehe...

    ReplyDelete
  4. Cacá, ou você e a Isa já acostumaram a ler meus posts quilométricos ou porque esta (re)postagem tinha mais ilustrações que texto.

    Como disse: a ficha só caiu da semelhança da abertura de Shiyagare (a mesma do site oficial) com a capa do Paul McCartney ao ver o LJ da Josiane Veiga!!! Nem tinha reparado e olha que quando lembro assisto ao Shiyagare e tenho o álbum do Paul!!!

    ReplyDelete
  5. Como você bem disse, “Se os amigos e amigas leitores lembrarem de mais algum álbum cuja capa "parece que já vi antes", avisem-me nos comentários que eu procuro e se eu encontrar, vai ter os devidos créditos eheh”. Pois bem. No dia 11 de novembro de 2010, uma pessoa queridíssima postou uma foto sua num blog, e logo que bati o olho vi que era uma cópia fiel do CD do Arashi que tinha acabado de chegar às lojas. Tirem suas conclusões aqui: http://bit.ly/raKm8d. Espero que essa pessoa não fique brava comigo.

    ReplyDelete
  6. ahahahahah Cacá, é mesmo!!! E foi coincidência essa pessoa ter tirado essa foto NO MESMO DIA que o single saiu e postado e só retificou porque uma pessoa lembrou!! =D

    ReplyDelete
  7. Caramba! O.O
    Eu sabia que já tinha visto a imagem dessa "Piggy" em algum outro lugar, agora sei aonde! No Blog da Cacá! Agora que achei seu blog não vou parar de ver! rsrs

    Agora sobre o post, sério tinha coisas que eu nuuuunca que iria perceber!
    Sem dúvida as capas dos discos dos Beatles foram e ainda serão muito parodiadas!
    Mas a abertura do Shiyagare me deixou de boca aberta isso nem passou pela minha cabeça!
    Estou vendo que preciso reparar mais nessas coisas!
    Adorei esse post!

    Kisus

    ReplyDelete
  8. piggy!! tem meme pra vc no meu blog!!
    http://juminako.blogspot.com/2011/07/meme-do-dia-do-rock.html

    desafio do dia do rock!!

    beijussss

    ReplyDelete
  9. A Kah Kaneko é minha nova amiga no Twitter! ♥

    Eu não lembrava dessa foto da Kiyomi.
    HAHAHAHAHA que coincidência né?!

    ReplyDelete
  10. Há uma linha tênue entre o que é cópia descarada e uma obra que sofreu influência de outras obras ou teve outras fontes de inspiração.
    O mundo tá cheio disso...
    Ficou bonito? vou aplaudir...

    ReplyDelete
  11. Ah, obrigada pela lembrança^^ fico feliz que tenha servido meu live pra ajudar as arashifas^^

    ReplyDelete
  12. Ahahaha tudo copião rsss.. eu ainda acho que essas capas dos Beatles algo mto sinistro...

    Kisu!

    ReplyDelete
  13. KahKaneko, eu lembro de você pela indicação da Cacá, seu site "Doramática ao Extremo". Gostava daquele seu avatar do "Derby Ranking" que era engraçadinho.

    Paródia ou homenagem de capas de álbuns, Beatles ainda continua sendo top one. E como disse, a abertura de "Shiyagare" foi cair a ficha que era semelhante à capa de Paul McCartney quando vi o LJ da Josiane!!

    Beijão!

    ReplyDelete
  14. JuMinako, pode deixar que logo que possível eu faço o meme do rock, pois ainda estou com o desafio pendente!!

    Beijão!

    ReplyDelete
  15. Nozomi, na verdade, algumas podem ser uma homenagem outras, paródias. Da mesma forma sobre músicas e filmes quando se faz um cover ou remake, a gente fica na dúvida se vai ficar melhor que a original. Ou pior.
    Quanto as capas de álbuns, eu prefiro acreditar mais na homenagem!

    Beijão!

    ReplyDelete
  16. Josy, obrigada pela visita e agradeço mesmo por ter feito essa observação do Shiyagare no seu LJ, por sinal eu adorei o live e o tumblr (se eu abrir um, mais outro pra tomar conta).

    Beijao!^^

    ReplyDelete
  17. Bah, as capas dos albuns dos Beatles começaram a ficar muito sinistras a partir de "Rubber Soul", que teve muita gente procurando pelo em ovo. O cúmulo foi atingido por "Abbey Road", aquela que Paul anda descalço na faixa de pedestres.

    Beijao!!^^

    ReplyDelete

Post a Comment