Thirty Day Song Challenge (Desafio dos Trinta Dias Música): Oitavo Dia


Dia 08 - uma canção que você sabe a letra inteira: "Hidamari no Uta" (Le Couple)

Eu sei, leitores amigos fiéis frequentadores deste sítio meio parado, mas ultimamente andei numa correria danada (leia-se: entrevistas, aulas e seminários) e andei comentando em alguns blogs e fico de atualizar o meu próprio. Espero eu colocar tudo em ordem! #oremos

Sem fugir do tema. Eu também sei que o meme do desafio dos 30 dias de música está atrasadíssimo e que eu preciso ver se faço um por dia (e o medo de cansar os leitores mais do que canso com meus "post-bíblia"?). Como temos que seguir em frente, vamos lá....

Na verdade, tenho um monte de músicas que sei a letra inteira (Beatles não conta nessa, pois quem ouve o quarteto desde os 10 anos de idade, né...), mas saber letra inteira e em japonês, ainda mais eu que muitas vezes comete inúmeras gafes, só ouvindo a música acompanhando a letra. E tentar romanizar a dita cuja, pois tem kanji que nem eu consigo ler sem consultar o dicionário e toca a doninha aqui ouvir a mesma frase dez vezes para entender a palavra, imagine a letra inteira.

Uma ex-colega de apartamento dos tempos de Hikami, ela fazia dessa forma: ela ouvia a música tentando acompanhar a letra original com os kanji e tudo e depois ela tentava passar em romaji para entender melhor (isso porque ela adorava ir em karaoke e a maioria das letras não tem o furigana - o kanji com a leitura em katakana ou hiragana em cima dele). Fiz assim com "Yozora no Mukou", "Ya-Ya", "Hidamari no Uta"...

"Hidamari no Uta", da dupla-casal Le Couple, foi a primeira música que peguei para ouvir, passar em romaji para poder, aham, arrasar no karaoke. Mesmo naquela época ter sido ida aos karaokes com uma ou duas músicas só. Bem, com o tempo fui "melhorando" (se tiverem amor aos seus ouvidos, pensem bem antes de me convidar pr'um karaoke, tá?), mas esta citada é uma das poucas que sei a letra inteira... sem precisar de "cola" romanizada nem furigana.

Alguns que sabem do mundo da j-pop, essa dupla não é tão conhecida, talvez porque ela seja conhecida como "one-hit wonder", pois a música "Hidamari no Uta" foi usada como tema do j-dorama de 1997 "Hitotsu Yane no Shita 2" e devido ao sucesso da novela, a música fez sucesso também.

A dupla Le Couple (em francês "O Casal") era na verdade dupla formada por marido e mulher, Ryuji e Emi Fujita. Começaram a carreira musical em 1993, cantando em pequenos lugares, live houses devido ao estilo da música, bem melódicas e delicadas. Mas foi com o quinto single "Hidamari no Uta", usada como música de encerramento da novela "Hitotsu Yane no Shita 2", em 1997, que eles ganharam mais notoriedade e o single tornou-se um dos melhores million sellers do ano. No final de 1997 participaram no Kouhaku Utagassen.

Embora as demais músicas tiveram um relativo sucesso, utilizando como encerramento de algumas novelas, abertura de programas de TV e comerciais, a dupla nunca mais conseguiu repetir o feito com o million seller. Em 2004, após lançarem a compilação de todos os singles lançados desde 1994 - "10年物語~ All Singles of the decade and more~" ("10 anos de história - todos os singles da década e mais um pouco"), a dupla resolveu encerrar as atividades musicais e em 2007 divorciaram-se. Emi continua em atividade, fazendo pequenos shows solo.

Só para entender a letra, seria a despedida de um amor e o narrador relembra dos tempos que passaram juntos e que mesmo terem se amado de formas diferentes, ele pede para que nunca esqueça da promessa de um dia poderem se encontrar.

A música faz parte do terceiro álbum "Another Season - Gobanme no Kisetsu" ("Another Season ~5番目の季節), lançado em 18 de julho de 1997. O single "Hidamari no Uta" foi lançado em maio do mesmo ano.

Comments

  1. Kyomi san, sempre q posso dou uma passadinha aqui no seu blog e confesse que A.DO.RO seu jeitinho bem humorado de descrever os fatos. Gostaria de saber com vc indicações de salões de cabeleireiros em Yokohama. Estou há apenas 3 meses no Japão. Meu marido conseguiu uma bolsa de monbucho para estudar na YNU aqui em Yokohama.

    Fiquei meio chocada com os preços de corte de cabelo e acabei aprendendo a cortar meus proprios cabelos... mas sabe como é... nada como uma mão profissional. Vc poderia me indicar os salões q vc mais gosta e a média de preço? Ou melhor, fazer um post falando sobre este assunto.

    Li num dos posts anteriores q vc adorou um salão especifico e q foi super bem tratada com Kerastase e tudo. Saiu muito caro?

    Tem taaaaaantos salões nessa cidade linda e eu não sei qual escolher. Me dá uma ajudinha????? .^_^.

    ReplyDelete
  2. Monique, obrigada pela visita e fico contente em saber que você está também em Yokohama!!! Bom, Yokohama qual lugar, ne, porque a cidade é grande...

    Sobre os salões de cabelereiro, na verdade eu sempre vario, pois corto o meu a cada seis meses. Onde eu fui fazer o tratamento gratuito por causa da promoção, dependendo do que for fazer, o precinho varia. Se pegar aqueles cupons que eles dao na rua ou na estação, consegue um pouco mais barato.

    Posso fazer um post sim, sobre isso, em breve. Caso quiser me contactar, por e-mail, está no "Contato"!!

    Arigatou pela visita e fico contente de ter gostado daqui!! ^^

    ReplyDelete
  3. eu tinha certeza que vc ia falar Beatles!!! Mas me enganei rss

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Nossa, já cantei tanto 'Hidamari no Uta' e 'Futatsu no Yume' no chuveiro HAHAHAHAHA

    ReplyDelete
  5. Bah, Beatles não valeu neste dia porque seria óbvio demais hahahaha Eh que lembrei de algumas músicas que logo que cheguei, tocava direto nos programas e fui ouvindo e tentando decorar e passar pro romaji (pra fazer liiiiiiindo no karaoke). Quando tinha uma palavra que nao entendia, ou nao sabia, corria pro dicionário.

    E pensar que minha prima escolheu essa musica pro casamento dela...

    Beijao!

    ReplyDelete
  6. Isa, pior que "Hidamari no Uta" de tanto que já cantei nos karaokes com o pessoal do meu antigo serviço, ultimamente eles imploram pra eu nao cantar mais... Ainda bem que nao reclamam quando canto "Yozora no Mukou" (outra que sei a letra)...

    ReplyDelete

Post a Comment