Um Calor dos Infernos!!


Ah, o verão... sol, praia, cigarras cantando e... um calor escaldante a ponto de fritar ovo no asfalto e mandar metade de uma cidade pro hospital. Estou exagerando? Para quem mora há treze anos aqui do outro lado do mundo, eu esperava tudo, desde neve até terremoto, mas nunca imaginei que o calor daqui de Kanagawa fosse tão quente a ponto de deixar a pele "melada" por causa que as duas cidades que morei ficavam mais ou menos perto do mar.

Na real: eu não gosto do verão (lembram da postagem de sete dias, sete coisas sobre mim?). E antes que falem que eu merecia morar no Pólo Sul junto com os pinguins, deixa eu explicar: para quem sofre de pressão baixa como eu, daqueles que nem com sal levanta, esse calor é um verdadeiro veneno para mim. E olha que me cuido, bebendo muito líquido, comida leve... ( e mesmo assim minha pressão insiste em empacar nos oito por cinco!) Praia, estou tentando me curar de um trauma que tive há uns bons pares de anos atrás, envolvendo um calor de lascar e resultado uma lagosta tamanho litro quase no hospital mesmo tendo tomado litros de água, passado protetor solar fator 50 e debaixo do guarda sol...

E para quem acha que estou exagerando, aqui entrou o verão, o risco de muita gente ir parar no hospital (ou outro lugar) devido ao netsuchuubyou (熱中病) é grande. Na verdade, tem gente que abusa - sair todo encapotado, sem proteção, sem beber líquidos num tempo quente como esse, ou ficar em casa com o ambiente todo fechado sem ventilação - mas não custa se prevenir. Apesar que este ano o uso do ar condicionado está sendo restrito devido ao risco de corte de energia elétrica, o uso do mesmo com ventilador, dá uma bela de uma econmizada nos kilowatts e na sua conta de luz depois.

Todo ano, o mundo mercadólogo e consumista apresenta novas opções de produtos para combater o calor sem depender "tanto assim" do ar condicionado e para quem sai. Devido a economia de energia elétrica, os escritórios e empresas estão reduzindo no que podem o uso de ar condicionado, luz e o que pode sobrecarregar. Portanto, está sendo natural que o pessoal aproveite a luz natural e rodízio de folgas. Mas isso vai até setembro. Eu sei que vai ter muita gente que vai jogar um monte de pedras em mim, mas eu sei o que é trabalhar aos finais de semana, num ambiente fechado, quase virando um assado, porque desde que eu trabalho, nem aos finais de semana tinha folga, nem os locais de trabalho que estive eram ventilados.

Um sábado a noite desses, assistindo ao programa da TV Asahi "SmaStation!!", apresentaram doze itens que irão amenizar o calor infernal que este verão está sendo (se na primeira semana do início do verão já foi um calor daqueles, imaginem como vai ser metade de julho, agosto...). Alguns eu acredito que vão fazer sucesso nos próximos, mas alguns só tendo muitas lascas guardadas mesmo...

1 - Spray que refresca na própria roupa: Sair de casa num calor escaldante, por mais que muitos funcionários de escritório, vendas externas, etc., estão aderindo ao cool biz fashion, mesmo assim a gente sente-se dentro de uma sauna ambulante. Para refrescar o corpo, os fabricantes criaram um spray refrescante que solta um jato de ar seco e gelado (a -45゚C) e em cima da própria roupa, e o melhor: não mancha a roupa, caso de alguns desodorantes e o tamanho portátil cabe em qualquer bolsa ou maleta. Pode ser usado em toalhas úmidas para refrescar o rosto, porque não aconselhamos aplicar o spray diretamente na pele!!! 


O produto chama-se "Keitai AirCon 123", do fabricante C.C. Medico Company e o produto pode ser melhor visualizado aqui.


2 - A versão feminina da cueca "samba canção": A empresa de lingerie Wacoal pensou no conforto feminino na hora de dormir ou ficar a vontade em casa nesse verão: fez uma versão feminina da cueca "samba canção", aqui chamado de "Suteteko", tipo de bermudão feito de tecido bem leve e refrescante. Não fica vulgar nem cafona e as mulheres costumam usar com blusinhas delicadas e fresquinhas. Segundo o fabricante, está sendo um dos itens mais populares. Entre as mulheres, claro. Pode parecer piada, mas cá entre nós: quem não quer ficar com uma roupa confortável em casa, ainda mais se estiver sozinha?!

"Joshiteko", marca registrada da companhia de lingerie Wacoal Japan, pode ser visto neste site.

3 - Mesmo no "apagão" ainda dá pra assistir seu programa favorito... Esse é pra quem não consegue ficar sem assistir seu programa favorito. A empresa Toshiba criou um modelo de televisor da linha Regza (Regza P2 Series) que possui uma função que, nos horários de pico, pode utilizar via bateria, que fica na parte traseira do aparelho. A bateria, destacável, é recarregável, tem a durabilidade de três horas. No próprio controle remoto da TV tem também a função [節電 ] ou "setsuden", que mesmo a TV ligada na tomada enquanto estiver desligada, economiza energia caso acionada. Mais detalhes no site oficial da Toshiba : http://www.toshiba.co.jp/regza/option/p2/index_j.htm

4 - Toalha que mantém o frescor por mais tempo! Muita gente usa toalha umedecida para refrescar, certo? Mas só que dura pouco tempo. A empresa têxtil Koizumi Lifetex criou uma toalha que, mesmo depois de muitas horas de ter umedecido com água, continua fresquinha e sem ficar pingando por aí, pois a "water cool towel" absorve a água e deixa a toalha sequinha mas refrescante! E garantem que mantem fresquinho por mais de duas horas! O site da companhia pode ser visto aqui.

5 - Filme protetor para refletir os raios solares. Explicando. Como no verão amanhece mais cedo e escurece mais tarde, os raios solares infiltram em sua residência deixando a casa parecendo um forno. Para diminuir o uso do ar condicionado, e economizar energia (e evitar o rombo na sua conta no final do mês e evitar o blackout na província toda), a empresa Alumi Eco Products desenvolveu um filme protetor de janelas para refletir os raios solares e deixar sua casa um pouco mais fresca. Como o filme é transparente, não vai interferir no quesito de claridade.

6 - Cortina Ecologicamente Correta: Sabe aquele legume de Okinawa chamado goya (e aqui na região de Kanto conhecemos como nigauri)? Uma empresa de jardinagem uniu o útil ao agradável - ao mesmo tempo que aprende os truques da jardinagem, relaxa, ganha uma cortina natural que refresca sua residência e ainda por cima pode comer o que plantou. Sim, o goya é um legume excelente para a alimentação no verão, pois combate a indisposição - o natsubade - e cheio de nutrientes. Sim, o legume é amargo como jiló, mas faz bem. Ah, sim. Como o goya cresce em forma de uma trepadeira, estendendo uma rede que vem junto com o kit, as folhagens vão se enrolando no meio das tramas, formando assim, uma cortina natural. O kit de como fazer sua cortina verde pode ser encontrado em home centers e lojas especializadas em jardinagem.

7 - Ventiladores. Depois que fizeram testes e comprovaram que o uso do ar condicionado a 28 graus + uso do ventilador, o uso de energia elétrica cai drasticamente. Ou o uso de um bom ventilador. E foi um dos itens que mais se vendeu neste início de verão... De tudo o que é tipo de modelo: os tradicionais, os que desligam quando não tem ninguém no recinto, sem hélice... (Sim, sem hélice, da marca dyson).

8 - Ventilador portátil ecologicamente correto: Falando em ventilador no item anterior, caso queira ter seu próprio ventinho, foi criado um ventilador portátil que cabe na bolsa e pode ser usado em qualquer lugar, pois esse ventilador é movido a bateria solar! Dura uma hora... Mas também pode ser conectado no seu computador, pois o aparelho possui cabo USB, o que possibilita seu uso no escritório ou na sua casa. Pode ver detalhes do produto no site da empresa Kawashima.

9 - Tecidos leves pro verão. Nesse caso seriam "a roupa de baixo" para mulheres, a linha "sarafine", que seriam camisetas e tops confeccionados com um tipo de tecido que refresca a pele. Essa linha foi criada pela grande rede de fast-fashion Uniqlo. E devido a leveza do tecido, feito de seda e também protege a pele dos raios ultravioletas, é ideal para o verão. E como as mulheres costumam usar por baixo de um cardigã (de linha), ou paletó, ou outra blusa (leve) por cima (lembrando que a maioria das mulheres japonesas não gostam de usar somente blusas de alcinhas ou camiseta regata...), a empresa Uniqlo também lançou essa linha com um forro como se fosse um soutien. Mas os homens também não precisam se preocupar, pois para eles têm a linha "Silky Dry", cuja roupa de baixo seria feito de fios de seda, deixando a roupa sempre sequinha.

Sobre os produtos da linha "sarafine" e "Silky Dry" podem ser encontrados em qualquer loja da rede Uniqlo em todo o Japão!


10 - Camisa polo também pode. Para quem pensa que o uso de camisa polo é exclusiva para quem pode, pois enganaram-se: devido a moda cool biz para o verão, em que os salarymen abdicam o uso de gravatas, camisas de mangas longas. Mas como este ano, como disse que o uso do ar condicionado está sendo restrito, então resolveram inovar nas camisas polo, que são feitas de material mais leve (como algodão), mais confortável e sem perder a elegância, se bem que num calor que está fazendo, o importante é ter como se refrescar...

11 - Telhado com painel solar. Apesar que ainda continua sendo um item considerado caro, o investimento vale a pena pelo seguinte: uma casa com painel solar, além de utilizar a energia natural para acumular energia para ser usado na casa toda, ajuda a economizar energia elétrica e também contribuir com a  ecologia, já que utiliza os recursos naturais como fonte de energia, sem poluir, sem degradar.

12 - Carregue a bateria de seu aparelho celular (ou qualquer aparelho) com energia solar. Falando em aproveitar os recursos naturais, a Sanyo criou uma bolsa em que, aberta, tem um painel para captar os raios solares. Sua utilidade? Para carregar baterias de aparelho celular, som ou qualquer aparelho eletrônico que tenha saída para o conector USB, especialmente para pessoas que viajam e no lugar não tem alguma tomada...

Sem falar que, se formos em home centers, lojas e grandes departamentos, poderemos encontrar outras opções para se refrescar, tais como um lenço que refresca o pescoço (e continuar na moda, pois ele vem na forma daqueles lenços que as atendentes de lojas e departamentos utilizam), colchonete com água que mantém a temperatura fresquinha, capa de travesseiro térmicos...

Fotos: a que abre o post, via seo gugol; dos produtos, do site SmaStation na coluna "SmaTimes", que traz o resumo que foi do programa. Aliás, já comentei do programa nesta postagem aqui!

Comments

  1. Quero ir praí agora! HAHAHAAH Quanto tá calor infernal eu clamo pelo frio e quando tá frio, como agora, eu clamo pelo calor!
    Amei as novidades que rolam por aí... no nosso calor daqui não tem nada disso, é cada um por sí e Deus por todos..
    Também tenho pressão mega baixa! te entendo! Mas ve se se cuida!! =)

    Bom verãozão pra vcs! ♥

    ReplyDelete
  2. Eu queria poder trocar a chuva gelada e o frio (de Curitiba) pelo calor daí...
    O final de semana aqui foi de frio e muita chuva gelada...
    Prefiro mil vezes o calor.

    ReplyDelete
  3. Oi Alexandre! Eh verdade, antes pressão baixa que alta. A vantagem da pressão baixa que seria uma bela desculpa pra tomar um vinhozinho, mas num calor desses...

    Primavera eu gosto mais ou menos, o que me incomoda é o kafunshoo e por mais que eu me trate, eu sofro!! Por isso gosto do outono e do inverno, mesmo aqui fazendo frio pra caramba, eu gosto.

    hahaha O Joseiteko nunca tinha visto, mas pelo site que passei, seria quase aqueles pijamas de verão mas versão ficar em casa, acho que se vier visita, como as amigas não pega mal...

    Aqui faz sol, fica nublado, quinta passada despencou uma chuva...

    Boa semana tambem!!!

    ReplyDelete
  4. Lominha, aqui é o contrario: todo mundo pede pro pessoal do Brasil enviar o frio pra cá, porque mais de trinta graus ninguém merece!!!

    Pra falar a verdade, o que no Brasil o pessoal faz pra amenizar o calor? Se bem que quando aqui, quando faz quinze graus a gente acha que está fresquinho, tem gente que fala que está congelando...

    Realmente, tem coisa que é nova aqui, como o spray e a bolsa solar, mas o ventilador ligado no USB do computador, ja tinha, mas nao era recarregado a base do sol tambem.

    Mas quanto a minha pressão, estou bem, me alimentando bem, evitando sair tanto no sol...

    Beijao!!!

    ReplyDelete
  5. Nozomi, nao sei como é o verão no Paraná, mas não sei se gostaria de encarar o verão aqui, especialmente onde moro, que o ar fica "pesado" e deixa sua pele com aspecto de "melado" e haja banho! Nem quero ver quando for depois da segunda quinzena de julho, que aí sim vou ver o que é verão mesmo!!!

    Bem, eu ja gosto do friozinho...

    Beijao!

    ReplyDelete
  6. tbm tenho pressao baixa, pra eu desmaiar eh facinho facinho ;p
    Mas faz tempo que nao tenho, amem! bastante agua funciona viu, eh hidratacao sempre!
    MAs fala serio, apesar de todos esses apetrechos, um arzinho condicionado eh tudo ne? aahahahah mas estamos economizando, em casa, soh qdo as cria tao aki!
    bjks

    ReplyDelete
  7. Já sou acostumado com calor extremo. Nasci no Rio de Janeiro (no bairro onde morei até os 13 anos já peguei insanos 43 graus) e moro em Fortaleza (8 a 10 meses por ano de calor intenso), portanto acho que não teria problemas em ir para o Japão nessa época. O problema para mim seria o inverno. Basta dizer que a menor temperatura que eu peguei foi 14 graus, em dois lugares: Campinas e Petrópolis. E sentindo frio mesmo com casaco por cima de casaco. Mas um dia vou ter que me acostumar com o frio.

    Mas para quem pensa que no Ceará só faz calor, se engana. A família da minha mãe é de uma cidadezinha perto de Juazeiro do Norte, onde no mês de julho costuma fazer cerca de 17 graus à noite.

    ReplyDelete
  8. Kiyomi,
    vc precisa morar em Hokkaido!
    Sim, a sua pressão é muito baixa!
    Se cuida, viu! ^^

    Esse calor está de matar mesmo!
    E trabalho em ambiente fechado e sem ventilação e algumas pessoas morrem de frio e o ar fica bem fraquinho!
    O uniforme é de manga comprida, uma loucura! =/

    Adorei as dicas e estou louca por um Suteteko, os conjuntinhos de blusinha e calção são fofos!
    No Jusco tem muitas opções!
    E o ventilador sem hélice, menina!
    É kawaii e interessante, mas poxa, custa 35 mil yenes!

    Estamos nos virando aqui com os ventiladores e janelas abertas, mas na hora de dormir tem que ter o ar condicionado, sim sim, ainda está no 28! O problema é que aqui é cada um num turno, então já viu!

    Oh, eu respondendo a postagem antiga do Just a Ride:
    E aí? Achou o Lego dos Piratas do Caribe?
    Ainda não assisti o último filme, pq né... Nihongo wakaranai para entender perfeitamente, então estou aguardando para assistir no aconchego do meu lar, rs...

    Bjão!
    ^^

    Ps.: Obrigada por tentar me lembrar do programa da TBS! Mais hj eu não ia lembrar mesmo, estava destruída e caí aqui na sala do jeito que cheguei... Adormeci!
    Semana que vem, quem sabe!

    ReplyDelete
  9. Satie, em casa a gente evita ao maximo usar o ar condicionado, mas tem horas que fica dificil mesmo. Ninguém manda morar "perto" da praia. Quanto a minha pressão, geralmente oscila entre 8 por 5, 9 por 6 e ainda dizem que estou normal. Se bem que so percebo que minha pressão cai, quando a doninha cai junto.
    Mas o que bebo de liquido, nao está escrito...
    Beijao!!

    ReplyDelete
  10. MP Kouhaku, nao faço idéia como seja o verão aí, mas aqui até quem diz acostumado com o verao esturricante do Brasil, sofre e como. Principalmente risco de ir parar no hospital com febre e desidratação, pois o calor que faz aqui é insuportável para todos. Mesmo em Hokkaido, que deveria ser mais fresquinho, mais de vinte graus lá eles passam mal...

    ReplyDelete
  11. Pri, pra dizer a verdade... eu não gosto tanto do verão assim. E olha que a praia fica perto de casa e continuo meio branca. Se bem que este ano fiquei de dar uma descida na praia para fazer caminhada no final da tarde...
    hahaha do Suteteko pra nós fiquei de comprar um, porque nada melhor que ficar a vontade em casa, ne? =D
    Mas realmente: o ventilador da dyson é caro assim como o aspirador! O jeito é usarmos o convencional mesmo...
    Em casa, fica programado para ligar quando eu acordo, porque dois turnos é triste...
    Eu vi o lego Piratas do Caribe, achei legal mesmo! Quanto ao filme... nao assisti a serie toda!!!
    Beijao e cuidado com o verão! =D

    ReplyDelete
  12. Adorei esse post... principalmente pq me lembro mto bem do calor infernal que fazia no Japão. Não digo nem somente pelo clima, mas o que mais me incomodava eram os bichos... cigarras em especial... além de ensurdecedor, eram extremamente grandes e pesadas. Jálevei um cotoco na cabeça de uma delas rssss

    Kisu!

    ReplyDelete
  13. Bah, as cigarras enquanto cantam tudo bem, o duro é realmente correr o risco de levar uma cotocada dessas na cabeça, o que pra mim seria o fim da picada, porque nunca levei uma dessas no Brasil (e vai levar uma aqui).
    Sem falar que o calor aqui este ano realmente está infernal!!!

    Beijao!!!

    ReplyDelete
  14. Adorei essa toalha que fica umedecida por mais tempo. Que ótima ideia! \o/

    ReplyDelete
  15. Ótimo post. Estava procurando no Google algumas informações sobre o uso do ar+ventilador se realmente ajuda na economia de energia. Finalmente após meses procurando encontrei um ventilador hauha. Obrigado pelas dicas dos produtos. Tem aquele lençol que fica gelado tbm, tava querendo comprar um pq eu testei e realmente fica geladinho. Mata ne!

    ReplyDelete

Post a Comment