[J-Drama Review] "Water Boys" (Filme, Dorama e Episódio Especial)


Imaginem uma turma inteira de um colegial se dedicando ao nado sincronizado. 

Até aí, nada de mais, mas quando essa turma é formada somente de meninos, aí a história muda de rumo.

O nado sincronizado, é um esporte geralmente dominado por mulheres, devido se assemelhar ao ballet. Tudo bem, homens também fazem ballet, mas quem assistiu a alguma apresentação de nado sincronizado, vai perceber o quanto os movimentos devem ser firmes, porém delicados numa apresentação aquática. 

Suzuki, estudante do colegial, sonhava em ser um famoso nadador, mesmo sendo o único do grupo de natação da escola. Quando uma jovem e bonita professora de natação aparece na escola, logo os demais rapazes resolveram participar, mas logo caem fora ao descobrirem que ela ensinaria nado sincronizado. Quem acaba ficando seriam Suzuki e mais quatro rapazes (Sato, Ohta, Kanazawa e Saotome) que acabam encarando as aulas de um esporte tipicamente feminino. Porém, a professora acaba saindo da escola por motivos de licença maternidade, deixando os cinco rapazes à deriva.

Ao assistir a uma apresentação de golfinhos, Suzuki pergunta ao treinador se não gostaria de ser o técnico do pequeno grupo de natação da escola em matéria de nado sincronizado. Com má vontade, o treinador aceita, mas não lhes ensina nada a ponto de deixar dinheiro para os rapazes irem a um game center e treinarem coordenação motora no (famoso) game "Dance Dance Revolution". Quando o treinador volta para ver se consegue algum dinheiro de volta dos meninos, percebe que eles conseguiram coordenar os movimentos e se anima, e passa a treinar o grupo.

Durante um treino no mar, alguns turistas os filmam e acabam aparecendo na TV como curiosidade geral (claro, ninguém nunca tinha visto nado sincronizado feito por... rapazes). Ao souberem que o quinteto apareceu na TV, os demais rapazes que tinham desistido anteriormente, foram aceitos novamente e o quinteto ensinou-lhe como proceder.

No dia que o grupo foi apresentar na piscina da escola, devido a um incidente, tiveram que usar a água do local, mas o colégio feminino vizinho resolveu ajudar e cederam o local para os rapazes fazerem a apresentação e assim serem sucesso no país todo como o "primeiro grupo de nado sincronizado masculino do Japão".

Dois anos depois, o grupo de nado sincronizado que chamou a atenção da pequena cidade, resolve passar as técnicas para os novos alunos, cuja tarefa não seria muito fácil. Ainda mais que se tratando de um esporte tipicamente feminino, o grupo era visto com descrença, desconfiança e até motivo de piada, mas com força, coragem e determinação, o grupo, liderado agora por Shindo, conseguem superar as dificuldades e ganharem notoriedade nacional.

"Water Boys", série que originou-se do filme do mesmo nome de 2001, teve duas temporadas de dorama e um especial, que foi filmado em Okinawa. As duas temporadas do dorama foram transmitidas nos verões de 2003 e 2004 no horário das 21 horas, terça-feira, pela Fuji Television. O filme original foi amplamente premiado, as duas temporadas do dorama e o especial de dois capítulos ("Water Boys Natsu 2005") tiveram média de audiência de 16,5%. Foi a série em que muitos atores de atualidade começaram.

Water Boys (filme): Dirigido por Shinobu Yaguchi. Com Satoshi Tsumabuki, Hiroshi Tamaki, Akifumi Miura, Naoto Takenaka, Kaoru Manabe. Exibido nos cinemas em 15 de setembro de 2001.

Water Boys (dorama - primeira temporada): Dirigido por Yuichi Sato, baseado no roteiro de Shinobu Yaguchi. Como Takayuki Yamada, Mirai Moriyama, Eita, Yuuma Ishigaki, Tomoya Ishii, Saki Aibu, Sei Hiraizumi, Kaoru Manabe, Akira Fuse, Hiroshi Tamaki. Exibido pela Fuji Television, às terças-feiras, nove da noite em 1 de julho a 9 de setembro de 2003. Média de audiência de 16%.

Water Boys 2 (dorama ): Dirigido por Yuichi Sato. Com Hayato Ichihara, Akiyoshi Nakao, Keita Saitoh, Teppei Koike, Ryo Kimura, Satomi Ishihara, Takatoshi Kaneko, Fumiyo Kohinata, Shiro Sato. Exibido pela Fuji Television, às terças-feiras, nove da noite em 6 de julho a 21 de setembro de 2004. Média de audiência de 16,2%.

Water Boys 2005 Natsu (Especial de duas partes): Dirigido por Yuichi Sato. Com Eita, Keisuke Koide, Yuta Hiraoka, Manami Konishi, Tomoya Ishii, Kei Tanaka, Yu Kashii, Kaoru Manabe, Sei Hiraizumi. Transmitido pela Fuji Television nos dias 19 e 20 de Agosto de 2005, média de audiência de 19,5%.

Curiosidades:
- Alguns atores do filme que originou a série estiveram no dorama e no especial de 2005, como Hiroshi Tamaki, Naoto Takenaka, Kaoru Manabe, Kei Tanaka e Eita.
- Apesar dos atores terem sido bem selecionados, nenhum deles sabia nada de nado sincronizado.
- A série foi dirigida pelo mesmo diretor - Yuichi Sato (porque às vezes mudam a direção mesmo sendo da mesma série).
- O filme, as duas temporadas e o especial passaram tudo no verão, o que garantiu o status de "filme tipicamente de verão".
- A música-tema tanto das duas temporadas do dorama e do especial foi a mesma - "Niji", de Masaharu Fukuyama (do especial, foi feito um outro arranjo, como "Niji - Another Summer").
- As músicas que utilizaram para o nado sincronizado foram variadas - desde clássicas "Céu e Inferno", passando por surf music "Misrlou" (Dick Dale), pop "Sugar Baby Love" (The Rubbets), "The Reflex" (Duran Duran), "Irresistibilmente" (Sylvie Vartan), "Momoiro Kataomoi" (Aya Matsuura), "Xanadu" (Olivia Newton-John), "Go West" (Pet Shop Boys).

Os Atores que se Destacaram tanto no Filme como nas Séries:

Tanto o filme como na série, tiveram muitos jovens atores que hoje fazem grande sucesso tanto na TV como no cinema. Como são muitos, darei destaque aos principais... (se faltarem, podem avisar)

1 - Satoshi Tsumabuki (妻夫木聡, Yanagawa-shi, Fukuoka. 13.12.1980): Nascido em Fukuoka, mudou-se para Yokohama ainda criança. Em 1997, ao participar de um evento de novos talentos, logo foi contratado pela agência Horipro. Um de seus primeiros doramas de destaque foi como Fujio Saitoh na comédia "Ikebukuro West Gate Park". Embora no cinema tenha aparecido brevemente em "G.T.O.", foi em "Water Boys" que ganhou mais notoriedade, como protagonista. Outros doramas de destaque de Tsumabuki foram "Black Jack ni Yoroshiku" (como o médico altruísta Eijiro Saito), "Orange Days" (como Kai Yuuki, o fisiterapeuta que se comunica com a amiga surda-muda), "Slow Dance", "Tenchijin" (primeiro taiga dorama como o protagonista Naoe Kanetsugu). Por ter fama de sempre fazer protagonistas de boa índole, surpreendeu muita gente ao aparecer de cabelos descoloridos e fazer um assassino no filme "Akunin" (2010). Pouca gente sabe, mas ele já foi cantor e baixista de um grupo chamado Basking Life. Em comerciais, já esteve na campanha de 2007 pela operadora NTT-DoCoMo e atualmente na série de comerciais da Shiseido, da linha "Fog Bar". Recentemente, esteve nas telas do cinema com o filme "My Back Page", como o jornalista que se infiltra em uma organização estudantil no final dos anos 60.
Curiosidades:
- Embora tivesse boa participação em doramas e já ter protagonizado em muitos filmes, a primeira vez que foi protagonista de j-dorama foi como Eijiro Saito na adaptação do mangá "Black Jack ni Yoroshiku" (conhecido como "Say Hello to Black Jack"). E levou o prêmio de melhor ator no 37゚. The Television Drama Awards, em 2003, repetindo a dose no ano seguinte em "Orange Days".
- Quase nem comenta, mas manteve um relacionamento de anos com a cantora e atriz Koh Shibasaki, que conheceu nas filmagens de "Orange Days". Ela quem interpretava a violinista surda-muda.
- Se "Black Jack ni Yoroshiku" foi seu primeiro dorama como protagonista, seu primeiro getsukyu foi "Slow Dance" (2005) e seu primeiro taiga dorama foi em "Tenchijin" (2009).
- Também costuma fazer amizade com os atores com quem contracena nos filmes e doramas, e inclui também o apresentador da TBS Shinichiro Azumi, o comediante Akihiro Nishino, e Sho Sakurai (tanto que na comédia "Kisarazu Cat's Eye", Tsumabuki aparece no nono episódio como Little Yamada).
- Sete anos depois de ter sido coadjuvante em "Ikebukuro West Gate Park", no qual o protagonista era Tomoya Nagase, Tsumabuki contracena com ele novamente - mas na série de comerciais da operadora NTT-DoCoMo em 2007-2008.
- Tsumabuki e Eita já trabalharam no mesmo dorama ("Lunch no Joou" e "Orange Days") e fizeram pelo menos dois comerciais juntos - na citada campanha da NTT-DoCoMo e também na linha "Fog Bar" da Shiseido. Mas apesar de não terem contracenado juntos, fizeram parte da série "Water Boys" (Tsumabuki no filme e Eita no dorama).

2 - Takayuki Yamada (山田孝之. Satsumasendai-shi, Kagoshima. 20.10.1983): Vindo de familia artística (tem uma irmã atriz e uma irmã cantora), mudou-se para Tóquio no último ano ginasial e foi descoberto por uma scouter enquanto fazia compras com a irmã em Harajuku. Começou na TV em 1999, mas só foi ganhar papel de protagonista como o líder do grupo de nado sincronizado Kankuro Shindo em "Water Boys" (2003), embora tenha sido coadjuvante de destaque nos doramas "Koi ga Shitai" (como o adolescente Aoshima) e "Lunch no Joou" (como Minoru Ushijima). Depois do sucesso no dorama, foi protagonista de vários j-doramas como "Fire Boys", "H2", "Sekai no Chuushin, Ai wo Sakebu", "Densha Otoko" e "Taiyou no Uta". Seus j-doramas mais recentes destacam-se "Yamikin Ushijima-kun" (que vai ser filme em 2012), "Yuusha Yoshihiro to Maou no Shiro" e "Arakawa Under The Bridge" (como a Estrela). No cinema, destacou-se em "CROWS ZERO", "Thirteen Assassins" (como Shirokuro Shimada, sobrinho do líder Shinzaemon Shimada) e nas duas partes de GANTZ.
Curiosidades:
- Até 2006, Yamada era conhecido por interpretar papéis de pessoas altruístas (como em "Fire Boys") ou românticos (vide "Koi ga Shitai" e "Sekai no Chuushin..."), quando mudou totalmente de visual e interpretação em "CROWS ZERO", "Ikigami" e participação especial em "BOSS", que aparecia de cabelos compridos e barba por fazer. 
- Foi um dos poucos atores na casa dos 20 anos a ganhar o "Blue Ribbon", prêmio máximo de reconhecimento em artes cênicas no Japão, em 2007 devido à interpretação em "CROWS ZERO".
- Esteve no 67゚Festival Internacional de Veneza junto com o diretor Takashi Miike e o ator principal Kouji Yakusho para divulgar o filme "Thirteen Assassins", em 2010.
- Casou-se em 2006 com a ex-atriz e modelo Chiho Oyama, fato revelado depois de quatro meses depois que o filho do casal nasceu.
- é amigo de Tetsuji Tamayama (que co-atuava em "BOSS", e Yamada participou de dois capítulos) e de Keisuke Koide. Ao fazer o filme "CROWS ZERO", Yamada e o ator Gou Ayano passaram quatro dias na casa de Shun Oguri, que tinham acabado de conhecer nas filmagens.

3 - Mirai Moriyama (森山未來. Kobe-shi, Hyogo. 20.08.1984): Desde criança já gostava de dançar, chegando a fazer parte de um grupo de teatro. Aos 16 anos, por ter feito uma peça de teatro com a atriz Hitomi Kuroki, a mesma o convidou para fazer uma participação especial na série "TEAM", no papel do filho dela. Logo em seguida foi um dos alunos no dorama "Sayonara, Otsu-Sensei" (2001). Ganhou o "Blue Ribbon" em 2004 na versão filme de "Sekai no Chuushin, Ai wo Sakebu". Embora não tanto prolífico em doramas, fez mais filmes. Recentemente fez o protagonista Fujimoto, no live action "Moteki", em que ele é um rapaz desajustado, nada popular entre as mulheres e de repente acaba o sendo.
Curiosidades:
- O nome em kanji - "Mirai" - escreve-se de forma ainda arcaica, quem deu o nome foi sua avó.
- Seus filmes preferidos são "Dançando na Chuva" e "Testemunha de Acusação". Por gostar muito de dança, seus artistas internacionais preferidos são Fred Astaire, Gene Kelly e Bob Fosse. 
- Gosta de viajar sozinho.
- Acreditem se quiser, mas Moriyama não tem telefone celular nem televisão. Desde o ginasial usa cartões telefônicos e assiste mais a videos.
- Se Moriyama e Takayuki Yamada contracenaram juntos em "Water Boys", ambos fizeram a mesma adaptação do livro de Kyoichi Katayama "Sekai no Chuushin, Ai wo Sakebu", e o mesmo personagem, mas Yamada fez para a TV e Moriyama para o cinema.

4 - Kei Tanaka (田中圭. Koto-ku, Tokyo. 10.07.1984): No terceiro ano do ginasial, foi convidado para um concurso da revista "Audition" para uma vaga em um filme estrelado por Kyoko Fukada, mas não conseguiu, porém acabou convidado para fazer um comercial da Nintendo. Em 2002, fez uma aparição no décimo capítulo de "Gokusen". Em "Water Boys", fez Yasuda, um dos membros da equipe de nado sincronizado. Seus doramas de destaque seriam "Sekai no Chuushin, Ai wo Sakebu", "Yasashi Jikan", "Boku no Aruku Michi", "Koshonin", "Maou" e atualmente está no dorama "Soredemo, Ikite Yoku".
Curiosidades:
- Tanaka contracenou pelo menos com alguns atores de "Water Boys" em outros doramas como em "Sekai no Chuushin..." e " Byakuyakou" com Takayuki Yamada; "Orange Days" e "Slow Dance" com Satoshi Tsumabuki; "Voice" e "Soredemo, Ikite Yoku" com Eita.
- Tinha um boato neste ano que Kei Tanaka estaria namorando a atriz Karina - que coincidentemente contracenaram em vários doramas como "Boku no Aruku Michi", "Love & Farm" e "Misaki Number One!", mas sempre falaram que são amigos.
- Contracenou com Toma Ikuta em "Maou" e no quarto capítulo de "Voice". Coincidentemente, Tanaka e Ikuta nasceram no mesmo dia, mês e ano.

5 - Hayato Ichihara (市原隼人. Kawasaki-shi, Kanagawa. 6.2.1987): Aos doze anos, descoberto por um scouter em Shibuya, Ichihara começou fazendo comerciais e logo no cinema. Em 2003, contracenou com Yutaka Takenouchi em "Yankee Bokou ni Kaeru", mas foi na segunda temporada de "Water Boys" que conseguiu ser protagonista. Também protagonizou em "ROOKIES" (tanto no dorama como em filme) e ganhou mais notoriedade como Yataro Sarumaru na série e filme do manga "Saru Lock". Ainda até final deste ano estará no cinema como policial em "Dog X Police" e estará na temporada de outono no dorama da TBS "Runaway - Ai suru kimi no tame ni" (título provisório).
Curiosidades:
- Ichihara costuma fazer seu próprio visual e vestuário, tal como fez nos doramas "Koinu no Waltz" e "Aikurushii".
- Mantem um relacionamento sério com uma amiga desde os tempos de ginasial, que não faz parte do mundo do entretenimento.
- Em novembro de 2009, Ichihara envolveu-se em um acidente de trânsito. Como ninguém saiu ferido e danos foram materiais, o processo não seguiu adiante.

6 - Teppei Koike (小池徹平. Osakasayama-shi, Osaka. 5.1.1986): Aos quinze anos, ganhou o concurso da revista Junon para novos talentos, Koike mudou-se para Tóquio, onde terminou o colegial na famosa escola Horikoshi High School, onde formou-se na mesma classe que Tomohisa Yamashita, Yuya Tegoshi, Toma Ikuta, Yu Shirota e Koki Tanaka. Conheceu Eiji Wentz enquanto trabalhavam na área de entretenimento e começaram a cantar como dupla - WaT - nas ruas até que conseguiram contrato com uma gravadora, lançaram alguns singles e chegaram a aparecer duas vezes no Kouhaku Utagassen (2005 e 2006). Como ator, Koike também participou com Hayato Ichihara no dorama "Yankee Bokou ni Kaeru", mas foi na segunda temporada de "Water Boys" que começou a se destacar. Sua popularidade como ator aumentou quando integrou o elenco principal na segunda temporada de "Gokusen" e em "Dragon Zakura" (ambos de 2005). Ficou conhecido nos cinemas em "Lovely Complex" (2006) e integrou no elenco principal as três temporadas do dorama "Iryu - Team Medical Dragon", com Kenji Sakaguchi. Protagonista mesmo foi em "Shibatora" (2008).
Curiosidades:
- Conseguiu o papel principal no filme "Lovely Complex" que brincava com a altura dos protagonistas. A mulher era alta demais e o rapaz baixo demais. Koike tem 167 cm de altura.
- Na verdade, Koike é canhoto. Teve que aprender a usar a mão direita quando entrou na escola.
- Seu melhor amigo é Eiji Wentz, tanto que, um costuma passar a semana na casa do outro. Koike dizia que, se Eiji estudasse na mesma classe que ele, jamais conseguiria ser amigo da mesma forma que são.
- Teve sua história contada em manga, em 2007, "Bokura no Ibasho", desenhada por Aya Nakahara - que foi autora do manga que virou filme de sucesso com Koike "Lovely Complex".
- Seu primo Taiga Kyomoto faz parte da agência Johnny's Entertrainment.
- Por nunca aparentar a idade que tem, ganhou o papel principal do dorama adaptado do manga de mesmo nome "Shibatora", como Shibata Taketora, um jovem que aparenta ser um menino de ginasial mas que é um policial habilidoso e mestre em descobrir os culpados.

7 - Ryo Kimura (木村了. Mitaka-shi, Tokyo. 23.09.1988): Ao ganhar no concurso da revista Junon em 2002, só apareceu em vídeo em 2003 para um promotion video do grupo FLOW. Na TV foi na segunda temporada de "Water Boys" (2004). Integrou o elenco principal da versão original de "Hanazakari no Kimitachi e" (2007), do mesmo alojamento onde estavam Shun Oguri, Toma Ikuta, Hiro Mizushima, Masaki Okada, Yusuke Yamamoto e Junpei Mizobata. Na comédia "Otomen" (2009) também contracenou com Masaki Okada, mas como rival (no dorama). Esteve nas duas versões de "Akai Ito" (dorama e filme). Apareceu bem rápido em uma cena do filme "NANA", com Kenichi Matsuyama, que por sinal estarão no mesmo filme "Usagi Drop" (estréia em 20 de agosto).
Curiosidades:
- Seus esportes favoritos são basquete e karatê. No programa de variedades "Nakai Masahiro (nama) Super  Drama Festival 2009 The Pressure SP", representando o time "Otomen", no jogo de basquete, Kimura não errou uma cesta. E em karatê possui o 2-dan em faixa preta.
- Por ser míope, usa óculos mas somente longe das câmeras.

8 - Keisuke Koide (小出恵介. Minato-ku, Tokyo. 20.02.1984): Formado em Literatura pela Universidade Keio, Koide entrou para o mundo do entretenimento em 2003, quando participou de um concurso promovido pela revista "Gekkan De-View", e acabou sendo contratado pela Amuse Entertrainment. Integrou o elenco na segunda temporada de "Gokusen" (2005). Integrou um dos rapazes do nado sincronizado em "Water Boys 2005 Natsu" (2005). Outros doramas que Koide se destacou foram "Byakuyakou" (2006), a série toda de "Nodame Cantabile", "Love & Farm" (2007), "ROOKIES" (2008), as duas temporadas de "Jin" e ano que vem estará no dorama "Strawberry Night" (que foi tanpatsu neste ano). Nos cinemas, contracenou em "Koizora" (2007), "Gokusen The Movie" (2009), "ROOKIES Sotsugyou" (2009) e "Surely Someday" (2010).
Curiosidades:
- Morou três anos na India, quando estava no segundo ano do ginasial.
- Sabe fluentemente inglês e chinês.
- Por adorar cinema, seu sonho ao entrar no colegial era ser diretor de cinema.
- Faz parte do fã clube do grupo the brilliant green pois adora a vocalista Tomoko "Tommy" Kawase.
- Fã do ator Atsuro Watanabe por ter assistido "Keizoku" (1999), Koide ficou surpreso ao saber que contracenaria com seu ator favorito em "Byakuyakou".
- Atuou em outros doramas com atores da série "Water Boys" - Takayuki Yamada e Kei Tanaka ("Byakuyakou"), Teppei Koike ("Gokusen 2" e "Gokusen The Movie"), Eita (toda a série de "Nodame Cantabile"), Hayato Ichihara ("ROOKIES"), Ryo Kimura ("Perfect Report", apesar que Koide era um dos protagonistas e Kimura aparece no sexto episódio).

Comments