[Discoteca Básica do Empório]: SMAP - "SMAP AID"


Ok. Mais outra resenha de um álbum que mal acabou de ser lançado, mas eu diria que não seria um álbum de material novo (exceto a faixa bônus), mas o que faz esse "novo" álbum do SMAP seria a forma de como as músicas foram selecionadas.

Fiz um breve comentário sobre o assunto em 28 de junho, quando algumas semaninhas antes foi anunciado que o próximo álbum do SMAP, em comemoração dos vinte anos que debutaram como grupo e também dar mais alegria depois de 11 de março, resolveram fazer os fãs (e quem mais quisesse) escolherem as músicas. Oras, se Paul McCartney e o Checkers fizeram, porque não? Se bem que seleção de público é uma faca de dois gumes - ou escolhe as que realmente deverão fazer parte ou escolhe as mesmas de sempre.

Uma vez, comentando via internet com uma outra fã do grupo, tocamos no assunto "nossa, fazem dez anos que o SMAP lançou o "best album" (o "Smap Vest", que foi resenha de uma Discoteca Básica), está na hora de eles lançarem outro!". Isso foi antes de 11 de março, acreditem. Eu também cheguei a comentar nas resenhas de que "está na hora do SMAP criar vergonha na cara e lançar um best album pegando 2002 até agora, ainda mais que estão batendo vinte de anos de debut!" e eis que parece que as preces das fãs foram atendidas.

Só que na verdade nem seria um "best album", porque muita música ficou de fora. Como disse, até o dia 30 de junho, quem pudesse, entraria no site da gravadora do grupo, a Victor Entertrainment, fosse no link "SMAP AID" e colocaria a música de sua preferência e explicar porquê escolheu a música. O álbum seria uma seleção do público de "músicas que levantem o astral, deixem aliviadas e que tragam otimismo". E dentre mais de 350 músicas que o quinteto gravou em 20 anos de carreira, tarefa difícil era escolher somente quinze!

O álbum saiu em duas cores - o amarelo seria "Shiawase no Yellow-Aid" ou seja, felicidade e o vermelho seria "Genki no Red-Aid" ou saúde. E além de comprar o álbum, ganhar um lenço da cor que comprar, 200 ienes de cada álbum vendido será destinado ao projeto da agência do grupo, o "Marching J" que enviará ajuda para as vítimas de Tohoku e 1000 felizardos que ganharem no sorteio, no dia 9 de setembro terão o prazer de ver o quinteto ao vivo num "Fun Meeting" no primeiro lugar que eles debutaram - no Seibuen Yuenchi, em Tokorozawa (Saitama).

O quinteto divulgou as músicas no programa semanal que fazem, no dia 8 de agosto. Algumas eles já tinham certeza de que estariam mesmo por causa da popularidade, mas outras eles ficaram surpresos, pois eram músicas que raramente eles cantavam em shows e edições especiais. Pelo menos uma tinha que entrar no álbum de qualquer jeito, pois foi somente em versão pra download. Eis as quinze músicas que o público escolheu...

1 - freebird (álbum "SMAP 015 Drink! Smap!"): Saiu primeiro em single em 15 de maio de 2002, quatro meses depois da volta de Goro Inagaki ao grupo. A música fala de estar livre como um pássaro e sentir-se bem depois da tempestade. Na opinião de quem votou, a frase "depois da chuva o sol aparece no meio das nuvens trazendo a luz fazendo com que esquecemos o tempo", traz um alívio para quem sobreviveu a 11 de março.

2 - Fine, Peace! (álbum "SMAP 017 SAMPLE BANG!"): Não é uma das músicas muito conhecidas do grupo, faz parte do set list do álbum triplo "SAMPLE BANG!", lançado em 27 de julho de 2005, e claro cantada durante a turnê "SMAP to ichatta! SMAP SAMPLE TOUR 2005", por Takuya Kimura, Tsuyoshi Kusanagi e Shingo Katori. Para o público que escolheu, é uma música calma que traz exatamente que a letra diz - paz.

3 - This is Love (single): Lançado em 4 de agosto de 2010, já tinha sido apresentada bem antes no programa semanal do grupo. Fez parte do repertório do "We Are SMAP! 2010 Tour!". Composta pela dupla Love Psychedelico, é uma música alegre e "pra cima", como alguns fãs descreveram. Apesar de uma pequena "mensagem subliminar de brincadeira" na parte do rap cantada por Katori e Kusanagi (pegando a inicial de cada frase, lê-se D.E.L.I.C.O.S.M.A.P.), a música foi uma das mais votadas pelos fãs para entrar no álbum.

4 - Gambarimashou (single e no álbum "Vest"): O single saiu em  9 de setembro de 1994, quando o grupo contava com seis membros. Devido ao teor e ritmo da música, acabou sendo de estímulo para muita gente quando houve o terremoto de Hanshin-Awaji em janeiro de 1995, tema do "24 Hour Television" do mesmo ano, quando o SMAP foi personality announcer, até hoje inclui a música em shows e apresentações e é tema do programa anual que começaram a fazer em 2009 - "Gambarimasu!!". Mantiveram a versão original, com a voz de Katsuyuki Mori, mas nos shows, quem canta a parte dele é Goro Inagaki.

5 - Kono Toki, Kitto Yume Janai (single e no álbum "super.modern.artistic.performance"): O single saiu em 13 de agosto de 2008, música tema para a emissora TBS durante os Jogos Olímpicos de Pequim, embora dois dias antes tinha "vazado" a música e o promotion video no programa "SMAPXSMAP". Em maio de 2009, o single voltou a ser um dos mais vendidos pelo site amazon.jp, passando da centésima posição para a décima-primeira. Foi durante o período em que Kusanagi estava ausente do grupo devido ao problema no mês anterior e os fãs em apoio a ele, mandaram mensagens de apoio ao ouvirem a música, cujo título traduzindo seria "Neste momento, provavelmente não é um sonho".

6 - Douka Todokimasu youni (álbum "super.modern.artistic.performance"): Tirando quando eles cantaram a música no "super.modern.artistic.performance tour" em 2008 e no programa especial de Natal de Sanma Akashiya, outra música que eles raramente interpretavam mesmo em programas especiais. Acabou sendo uma das mais votadas depois que eles interpretaram a música no programa especial que eles fizeram no dia 21 de março deste ano, quando eles apareceram ao vivo nos estúdios da Fuji Television, logo depois da tragédia de 11 de março (e naquele mesmo dia do programa, eles gravaram o comercial da AC Japan).

7 - Yozora no Mukou (single e álbum "SMAP 012 Viva Amigos!"): Primeiro single do grupo a passar de um milhão de vendas, em janeiro de 1998. Composta pro Shikao Suga, a música tornou-se obrigatória nas apresentações do grupo. Ao vivo, Takuya Kimura toca violão. Em 2002 a música tornou-se obrigatória nas aulas de música em escolas do curso ginasial. Em um dos últimos comerciais que fizeram para a empresa SoftBank, após 11 de março, o SMAP aparece cantando o último verso a capella.

8 - Orange (coupling side do single "Lion Heart"): Embora seja a segunda faixa do single principal "Lion Heart", "Orange" é uma das músicas preferidas de Takuya Kimura. Desde que foi lançada, em 2000, em algumas turnês, incluiu a música. No último FNS 27 Hour da Fuji Television, na apresentação ao vivo, também interpretaram a mesma.

9 - STAY (álbum "SMAP 018 Pop Up! SMAP"): Quem assistia ao finado "Utaban", a música foi apresentada e usada em uma temporada no programa apresentado por Masahiro Nakai e Takaaki Ishibashi. Faz parte do álbum e da turnê "Pop Up! SMAP Live". Motivo da música ter sido escolhida pelo público - devido ao próprio título já sugerir - "Ficar, permanecer" e que muita gente interpretou como "uma música que transmite união e que juntos enfrentaremos as dificuldades".

10 - Arigatou (single): A música foi tocada pela primeira vez durante a turnê "Pop Up! SMAP Live" em setembro de 2006. Depois, antes do single ser lançado, interpretaram no programa semanal com o promotion video. Foi lançado em 11 de outubro de 2006, um dia depois do dorama protagonizado por Tsuyoshi Kusanagi - "Boku no Aruku Michi" - que usaram a música como tema de encerramento. A música também seria mensagem de agradecimento aos fãs pelos - na época - quinze anos de grupo. Mesmo sendo uma das músicas de grande sucesso do grupo, nunca tinha saído em álbum. Até agora.

11 - Sekai ni Hitotsu Dake no Hana (versão single): "Essa não poderia faltar!",comentaram os cinco durante o programa em que anunciaram as músicas. Mas não foi a primeira mais votada, mas é uma das músicas que, além de ser a mais tocada, interpretada e conhecida, traz mensagem de paz e alegria. Embora tenha saído como "apenas" uma faixa a mais no álbum "Drink! Smap!" de 2002, foi na versão single de 2003 devido ao ser tema do dorama "Boku no Ikiru Michi" que acabou caindo no gosto dos ouvintes. Diferenças entre a música do álbum e o single: a introdução é diferente e no single quem começa a cantar é Masahiro Nakai.

12 - Susume! (álbum "SMAP 016 MIJ - Made In Japan"): Foi usada como image song na campanha da emissora TBS durante as Olímpiadas de Atenas, em 2004. Muita gente pensou que o compositor da música - que se assinava Takuya - fosse mesmo o Takuya Kimura, mas na verdade era o guitarrista do finado grupo Judy & Mary. Outra música cuja letra traz estímulo e coragem. Era para ter saído em single em 2004 como edição especial, mas devido problemas de edição na gravação, acabaram por cancelarem o projeto.

13 - not alone ~ shiawase ni narou yo~ (versão para download): Devido a problemas de energia elétrica e economia da mesma em abril, a produtora decidiu que o próximo single do SMAP seria em formato digital, ou seja, via download para quem tivesse celular ou computador, e parte da renda seria revertida para o projeto Marching J. Apesar de antes a música já ter "vazado" no próprio programa do quinteto e como tema de encerramento do dorama que Shingo Katori protagonizava, em 4 de maio de 2011 foi disponibilizada na internet e assim que pudessem ter condições em passar para CD, dariam preferência para a música. Acabou sendo escolhida para entrar no álbum.

14 - Hajimari no Uta (do álbum "super.music.artistic.performance"): Uma das músicas bem mais alegres do álbum lançado em 2008, além de ter sido interpretada na turnê do mesmo nome, o SMAP apresentou esta música e "Kono Toki, Kitto Yumi Janai" no programa especial do Music Station - o "Music Station Super Live", em dezembro de 2008.

15 - Original Smile (single e álbum "SMAP 006 - SEXY SIX"): Lançado em single em 6 de junho de 1994, a música foi usada no comercial do energético Oronamin C (que na época Takuya Kimura quem fazia o comercial). E desde o concerto "SEXY SIX SHOW" até o último show, a música é incluida no meio, geralmente quando eles passam no meio da platéia. Mas a versão que é interpretada no show é diferente do single - Kimura começa o primeiro verso sem introdução, nada e depois que a música começa de vez. Acreditem, mas esta foi a música mais votada pelo público no site da Victor Entertrainment, batendo "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana", devido a energia que é transmitida (é uma das músicas que não deixa ninguém parado).

FAIXA BONUS: Sekai ni Hitotsu Dake no Hana (versão chinesa): Depois de um ano de impasse, finalmente em 16 de setembro, o quinteto fará uma apresentação na China. Era para ter sido em junho do ano passado, durante o evento em Pequim, mas devido a um tumulto com um grupo coreano, cancelaram a vinda do SMAP por motivos de segurança; estava quase certo para outubro do ano passado, mas lembram do incidente envolvendo um barco chinês, um barco de patrulha marítima japonesa e a disputa das ilhas Sengoku? E o público que já tinha comprado o ingresso, que tinha a ver com essa briga política?! Depois de muita negociação, na segunda  quinzena  de setembro lá vão Masahiro Nakai, Takuya Kimura, Goro Inagaki, Tsuyoshi Kusanagi e Shingo Katori para um show em Pequim e com a versão da famosa "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana" em cantonês!!

Notas e curiosidades:
- Desde o álbum "SMAP 014/ S map", o grupo não aparece na capa, somente no encarte. O último álbum em que os rostos do quinteto são mostrados foi "SMAP 013/Birdman". Single não conta.
- Embora desde o álbum "SMAP 014/S map" quem fazia a arte gráfica era o estúdio samurai, de Kashiwa Sato, a capa de "SMAP AID" desta vez foi outra equipe de design quem fez.
- A ordem das músicas não segue ordem cronológica, tampouco de votação. Desconheço que critério usaram.
- Embora tenha saído com duas capas de cores diferentes, o conteúdo não altera, exceto a cor do lenço que vem de brinde, dentro do CD.
- As fotos do quinteto - em separado - no encarte, foram sessões que fizeram na época da música "not alone~shiwase ni narou yo~"
- No programa "SMAPXSMAP" de oito de agosto, quando anunciaram as músicas que ia para o álbum, fizeram das vinte mais votadas, mas avisando que somente as músicas da 15a. a primeira posição eram as que iriam fazer parte. "Dear Woman" por pouco não entrou. "Best Friend", que era "lado B" do single "Makeruna Baby! - Never give up" quase também entrou (mas se entrasse, ia ser choradeira geral do grupo, pois é uma música que eles evitam de cantar ao vivo). "Lion Heart" foi bem votada, mas ficou de fora. E curiosamente "Orange", que era a segunda música do single acabou entrando no álbum. O que o quinteto se espantou foi uma música que não tem em álbum algum, somente em show e foi no "super music artistic performance tour 2008" no intervalo (que eles chamam de "junction") - "Chonorama"!!!

Comments

  1. Felipe, peloamordeKimurasan, nao confunda as musicas! A musica que eles evitam de cantar é BEST FRIEND!!!
    Expliquei o motivo no meu post sobre "Gente Importante" - apesar da musica ter sido usada no "Minna no Uta" na NHK em 1993, em 1996 foi cantada na despedida de Katsuyuki Mori (sim, o SMAP eram seis no comecinho) e na apresentação, o lider Masahiro Nakai começou a chorar, pois ele foi o primeiro a saber que Mori estaria saindo.
    Depois, foi no show "Drink! Tour! SMAP!", o primeiro depois da volta de Inagaki quando ficou afastado seis meses por problemas de transito. E quase no final do show, quando eles fazem o MC, eles cantam essa musica e todos eles acabam enroscando se nao chorand6.
    A musica em si ja é de partir o coraçao...

    ReplyDelete
  2. Felipe, presta atenção no que postei, por amor do quinteto...

    (...) "Best Friend", que era "lado B" do single "Makeruna Baby! - Never give up" quase também entrou (...)

    ReplyDelete
  3. então eu escutei o album, gostei bastante por contem os grandes hits dele, as minhas preferidas foram Kono Toki, Kitto Yume Janai , This is Love, Yozora no Mukou e not alone ~ shiawase ni narou yo~ (que eu não achava pra baixar de jeito nenhum por causa do lançamento em formato digital)

    ReplyDelete
  4. Eu amei as músicas desse álbum.
    E essa semana vi o Kimura tocando violão e cantando Yozora no Mukou no MusicStation. ♥

    É impossível ouvir 'オリジナル スマイル' e não querer sair dançando e cantando o refrão.

    ReplyDelete
  5. Ryo, apesar de ter sido escolha do publico, a seleção foi otima. Para mim, teve musica que confesso eu só ouvi uma vez (nao tenho os albuns SAMPLE Bang!, Pop Up!, s.m.a.p.). Mas fiquei feliz por incluirem "shiawase ni narou you" em favor de muita gente que nao teve como fazer download.
    Uma das musicas que o proprio SMAP achou que ia entrar (mas nao entrou) era "Best Friend"... Mas "Sekai...", "Arigatou" e "Yozora no Mukou" eram certeza de entrarem. "Original Smile", nem eles acreditaram que foi o numero 1 de votos (eles achavam que seria "Sekai...")
    Fico contente por ter gostado da seleção. Eu fiquei surpresa da seleção....

    ReplyDelete
  6. Isa, sempre que o SMAP apresenta "Yozora no Mukou" ao vivo, o (poderoso e vitaminado) Kimura toca violão - por sinal aprendeu sozinho!!!! E a apresentação fica mais linda!
    hahahaha "Original Smile" é impossível ficar parado e não querer cantar o refrão! Nem eles conseguem ficar parados naqueles "daishas" que passam no meio do publico. No show que eu fui, consegui ver eles bem de perto! E todo mundo pulando e cantando junto, ficou uma cena linda!!!
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  7. Ele aprendeu sozinho? O.o.
    Que lindo! Aw esses caras do SMAP são autodidatas!

    ReplyDelete
  8. Isa, sério mesmo: Kimura aprendeu a tocar violão sozinho (é autodidata), bem como Kusanagi aprendeu a lingua coreana sozinho, por conta própria e chegou a traduzir um livro todinho de coreano para japonês!
    Esses rapazes também nos enchem de orgulho rsrsrs

    ReplyDelete
  9. Sempre que lia SMAP lembro de SNAP e acho que sempre vou falar isso rs...

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment