[J-Drama Lista] Da Série - Artistas que Destacam em J-Doramas - SMAP

O quinteto SMAP completa 20 anos de carreira! Da esquerda pra direita: Masahiro Nakai, Tsuyoshi Kusanagi, Goro Inagaki, Takuya Kimura e Shingo Katori (no ensaio fotográfico para a edição de junho da revista "Mens Non-No")

Geralmente, quando um j-dorama começa, logo nas duas ou três primeiras semanas já ficam especulando "quando vai ser a próxima e quem vai protagonizar", dependendo do dorama que está sendo transmitido neste exato momento. Conforme eu havia mencionado nos artigos anteriores, a expectativa recai principalmente no getsukyu (nome dado para os doramas de segunda-feira, nove da noite da emissora Fuji Television). Mas isso não significa que os demais dias, horários e emissoras também tenham lá suas cobranças.

O que muitos telespectadores - na grande maioria público feminino - esperam, seriam os artistas a protagonizarem o próximo dorama. Se bem que tem dorama que vai passar no ano que vem e já está sendo filmado, mas dependendo do enredo/local/disponibilidade de todo mundo, realmente tem dorama que se faz com quase um ano de antecedência.

Dando prosseguimento a um breve histórico de artistas que protagonizaram (ou participaram com destaque mesmo sendo coadjuvantes) j-doramas - vide matérias sobre os atores que seriam "indispensáveis" para uma boa audiência e os principais que atuaram no dorama "Water Boys" -, esta parte seria especialmente aos trabalhos de atuação do quinteto SMAP - apesar de já ter feito um histórico do trabalho de Takuya Kimura alguns artigos anteriores.

Motivo: este ano, o quinteto completa vinte anos de debut no mundo artístico, em 9 de setembro. Com tantos anos de carreira, era inevitável que eles fizessem além de programas de variedades, participações em outros, musicais, teatro, doramas (seja em conjunto ou em separado)...

Como grupo, pelo menos um filme - feito para a TV - se destacou, em 1997 em "Boku ga Boku de Aru no Tame ni" (僕が僕であるのために), sobre a vida de ex-colegas de escola que participaram da famosa maratona estudantil - o Ekiden. Sem contar a participação no episódio número 26 da série "Furuhata Ninzaburo" (古畑任三郎) em 1999 e no especial da série de suspense "Yonimo Kimyouna Monogatari" (世にも奇妙な物語), mas cada um protagonizando um episódio. Mas em separado, tiveram seus doramas de grande destaque e audiência.

- Masahiro Nakai (中居正弘. Fujisawa, Kanagawa. 18.08.1972): Considerado um dos melhores apresentadores de programas de variedades, o líder do quinteto, compensa o problema de cantar mal. Queria ser jogador de baseball, mas acabou entrando em uma das maiores agências de talentos masculinos do Japão por indicação de amigos. Começou atuando como ele mesmo na série "Abunai Shonen III", em que se ambientava em uma escola. Até 1995, só fez pequenas pontas, até que na série "Yonimo..." foi protagonista no episódio "23 sai no roujin" (23歳の老人). Devido a sua personalidade impetuosa, entre o agressivo mas decidido, foi escolhido para ser o protagonista Satoru Ihashi na série adaptada do mangá "Aji Ichimonme" (味いちもんめ), cuja atuação lhe rendeu o prêmio de melhor ator em 1995. Seu primeiro getsukyu foi como um aprendiz de budista na comédia familiar "Brothers" (1998). Apesar de ter muito dom pra papéis cômicos, surpreendeu como ator dramático em "Saigo no Koi" (最後の恋, 1997), "Shiroi Kage" (白い影, 2001) e "Suna no Utsuwa" (砂の器, 2004). Seu último trabalho em renzoku dorama foi "Konkatsu!" (婚カツ, 2009). Dedica-se mais aos programas de entretenimento e de rádio.


Curiosidades:
- é fã assumido de baseball. Em seu programa semanal "Nakai Masahiro Black Variety", ele consegue imitar perfeitamente todos os gestos e cacoetes da maioria dos jogadores, especialmente batedores e pitchers. Torce pelo Yomiuri Giants e tem amizade com os jogadores e técnicos e ex-técnicos, como Shigeru Nagashima e Tatsunori Hara (a devoção foi tanta que, em 1995, quando Hara parou de jogar, foi Nakai quem entregou as flores).
- Estudou no mesmo colégio que Takuya Kimura, seu colega de grupo. Na escola, embora estivessem na mesma classe, pertenciam a turmas diferentes.
- Embora cante muito mal (mas quando quer, consegue), compensa na dança. Foi o único artista japonês a ser convidado pelo espólio de Michael Jackson para ir na premiere do documentário nos Estados Unidos em 2010. No show da última turnê "We Are Smap!", fez uma performance igualzinha a ele.
- Considerado um dos melhores apresentadores de programas de variedades, consegue entreter os convidados, em programas musicais (como no finado "Utaban" e no atual "Coming Soon") e nos mais sérios ("KinSuma"). Também é considerado um dos melhores apresentadores do evento anual "Kouhaku Utagassen" - participou seis vezes.
- Precisou emagrecer e raspar o cabelo para interpretar um prisioneiro de guerra no filme "Watashi wa Kai ni Naritai". Sua interpretação rendeu-lhe o prêmio "shihara Yujirou" de melhor ator pela Nikkan Sports em 2008.
- Mantém ainda o dialeto de Shonan, região onde nasceu.
- Nakai é míope. Usa lentes de contato, mas no dia a dia e em alguns programas de TV, acaba usando óculos (vide "Coming Soon").
"Brothers" - primeiro getsukyu de Masahiro Nakai (o terceiro, da esquerda pra direita) , em 1998. Com Yoshino Kimura e Tsubasa Imai (é o menorzinho à direita). E era a primeira vez que uma música do SMAP era tema neste horário ("Taisetsu")

J-doramas que valem a pena ver de novo: "Aji Ichimonme" (1995, 1996, 1998 e 2011), "Naniwa Kinyudo" (1996 a 2005), "Saigo no Koi" (1997), "Brothers" (1998), "Shiroi Kage" (2001 e 2003), "Suna no Utsuwa" (2004). Filme: "Watashi wa Kai ni Naritai" (2008).


- Takuya Kimura (木村 拓哉. Tokyo. 13.11.1972): Falou em j-dorama estrelado por ele, a probabilidade da audiência passar dos 20% é grande. Desde a novela "Asunaro Hakusho" de 1993, que teve índice pra mais de 25% de audiência, Kimura passou a ser um dos artistas mais requisitados pra muitos doramas, pois com ele as chances da audiência aumentar seriam grandes - e foi, como em "Long Vacation", "Love Generation", "Beautiful Life", "Good Luck!", "Pride", "Change"... Porém, a última novela (e getsukyu da Fuji TV) "Tsuki no Koibito ~ Moon Lovers" teve audiência média de 16,8%. Vai ser meio difícil de passar o recorde de audiência de 34,2% da novela "HERO", por sinal, protagonizada pelo próprio. Em outubro deste ano, terá a novela especial pelos 60 anos da emissora TBS, sobre expedição antártica, que seria o remake do filme protagonizado em 1980 por Ken Watanabe ("Nantoku Monogatari"), mas que se chamará "Nantoku Tairiku". Está na agência Johnny's Entertrainment desde 1987 (currículo enviado pela tia, sem ele saber), faz parte do quinteto SMAP desde 1988. Casado desde 2000 com a cantora Shizuka Kudo e tem duas filhas.

Curiosidades:
- Aprendeu sozinho a tocar guitarra e violão. Em algumas apresentações com o grupo, chega a tocar o instrumento.
- Em "Beautiful Life", para incorporar o personagem, que é um renomado cabelereiro, Kimura chegou a obter a licença de qualificação na área.
- Raramente faz um cameo (participação especial, bem rápida) em outras novelas em que seus amigos do grupo Smap protagonizam. Só fez três vezes - um crossover de seu personagem da novela "Gift" em uma cena da novela "Ii hito" em que Tsuyoshi Kusanagi protagonizava e, dublando o mainá Kyutaro que acompanhava o protagonista, também interpretado por Kusanagi, em "Food Fight". Por sinal, muita gente foi saber que era Kimura quem dublava o mainá no final da história toda. A terceira vez, foi no primeiro episódio de "Saiyuuki" (2006), protagonizado por Shingo Katori. Kimura era o imperador Genyoku.
- Dublou o protagonista Haru no anime de Hayao Miyazaki "O Castelo Encantado".
- Foi recordista de comerciais, atingindo a marca de onze empresas diferentes. Também foi recordista de preferência numa enquete anual da revista an-an dos homens famosos mais bonitos do Japão - 15 anos consecutivos em primeiro lugar.
- Seus hobbies incluem fotografia, pesca, surfe e cinema. E também é fã do mangá e anime "One Piece".
- Um dos poucos papéis que fez de suspeito, foi na série Furuhata Nizamburo (protagonizado por Masakazu Tamura). Gosta tanto da série que, nos primeiros programas do grupo, fez uma paródia bem feita do personagem (virou "Furuhata Takusaburo") que até hoje, imita perfeitamente até os cacoetes.
- Mantém desde junho de 1995, uma coluna mensal na revista "Myojo" - "Kimura Kaihoku gima o miro!" - o segundo volume do livro será publicado em 30 de setembro; e o programa de rádio semanal "What's Up SMAP" às sextas-feiras, onze da noite pela Tokyo FM. Mas é o único do Smap que não tem um programa individual de TV como os outros possuem.
Kazuya Kamenashi, Takuya Kimura e Hiro Mizushima - em um dos doramas bem sucedidos "Mr. BRAIN" (2009)

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Asunaro Hakushou" (1993), "Long Vacation" (1996), "Love Generation" (1997), "Beautiful Life" (2000), "HERO" (2001), "Good Luck!" (2003), "Pride" (2004), "Engine" (2005), "Change" (2008), "Mr. Brain" (2009) e o filme "Battleship Yamato" (2010).

- Goro Inagaki (稲垣吾郎, Itabashi-ku, Tóquio, 08.12.1973): Muito embora em fotos de divulgação com o grupo apareça sempre sério (quase nunca sorri), tenha jeito de "esnobe", no programa semanal com o grupo, nas esquetes, é o que mais faz tiradas e paródias cômicas. No seu programa semanal "Goro DeLuxe" (quinta-feira, meia noite e meia pela TBS) e no "SmaStation" na seção de cinema, não perdoa ninguém com seus comentários "ácidos" e divertidos. Do quinteto, é o que canta melhor, mas dança mal. Mantém mensalmente uma coluna sobre resenha de filmes na revista "an-an" - o "Inagaki Goro Cinema Navi". Muitos acham que Inagaki mudou - pra melhor - depois de quase cinco meses suspenso da mídia devido a um problema de trânsito. Em doramas, geralmente faz papéis de protagonistas que envolvam algum romance no meio, exceto em um especial de "Odoru Daisosasen" que ele é um assassino e em "Nagareboshi" o irmão cafajeste da protagonista, interpretada por Aya Ueto. Atualmente, mantém os dois programas de TV que participa e no elenco principal do dorama "Bull Doctor".

Curiosidades:
- Entrou na agência porque sua irmã mais velha quem enviou o currículo sob o pretexto de ela conseguir ver de perto o grupo Hikari Genji - no qual o SMAP começou como backdancers.
- Formou-se no famoso colégio Horikoshi, onde a maioria dos artistas estudou.
- Foi o primeiro do quinteto a protagonizar um getsukyu - no inverno de 1992 com "Hatachi no Yakusoku" (二十歳の約束). Takuya Kimura foi protagonizar no ano seguinte com "Asunaro Hakusho".
- Foi o primeiro do quinteto a ter uma música solo lançada - em 1992 com "If You Give Your Heart". Em 2004, bem que tentou passar incógnito na música "Wonderful Life", música de encerramento do dorama "Boku to Kanojo to Kanojo no Ikiru Michi", com o pseudônimo &G mas como muita gente já conhecia seu estilo de cantar, não funcionou (o anonimato, porque a música ficou em primeiro lugar nas primeiras semanas).
- Devido ao seu papel como sommelier no dorama do mesmo nome em 1998, Inagaki acabou fazendo um curso na França e até hoje dedica-se como wine collector.
- Usa óculos no dia a dia e muitas vezes já se deixou fotografar usando os mesmos (é também míope).
- Fez o famoso personagem da série de mistério Kindaichi Kosuke em cinco episódios.
- Inagaki é canhoto. Mas no tanpatsu dorama "Asuka e, soshite mada minu ko e" (飛鳥へ、そしてまだ見ぬ子へ, 2005), baseado na vida real do médico Seiji Sawamura, teve que aprender a escrever com a mão direita.
- Participou no nono capítulo do dorama original de 2007 "Hanazaki no Kimitachi e".
- Um de seus filmes mais conhecidos até no exterior é "Warau no Daigaku" (笑の大学, 2006) em que ele é o dramaturgo desesperado que sua peça seja aprovada pelo censor interpretado por Koji Hakusho.
- Seu último getsukyu foi como coadjuvante em "Nagareboshi" (流れ星, 2010). 
- Muita gente, acostumado a ver Inagaki protagonizando (ou como coadjuvante) personagens românticos, de boa índole, quase sempre "o lado bom" das tramas, ficou assustado quando na coletiva de imprensa do filme "13 Assassins" ele avisou que "vocês vão conhecer o meu lado negro como ator". O personagem que fez - embora coadjuvante - era o Lorde Matsudaira Naritsugu, conhecido como sádico e sanguinário. Ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante pela Mainichi Movies. Coincidentemente, era o segundo filme que trabalhava com o ator Koji Hakusho.
- Desde 2004 apresenta o especial de contos de suspense "Honto ni atta Kowai no Hanasu" (ほんとうにあった怖いの話).
Goro Inagaki como o detetive Kosuke Kindaichi na série do mesmo nome que protagonizou. Esta seria a cena do terceiro tanpatsu da série "Kindaichi" - "Jyoubachi" (2006)

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Hatachi no Yakusoku" (1992), "Sommlier" (1998), "Yoisho no Otoko" (2002), os cinco especiais da série "Kindaichi Sosuke" (2004 a 2009), "M no Higeki" (2005), "Asuka e, Soshite Mada Minu Ko e" (2005), "Triangle" (2009), "Nagareboshi" (2010). Filmes: "Warau no Daigaku" (2006) e "13 Assassins" (2010).

- Tsuyoshi Kusanagi (草彅 剛. Saijo, Ehime. 09.07.1973): (Embora muitas fontes constam que ele nasceu em Kasukabe, Saitama, sua família é de Shikoku). O "bom rapaz" do grupo, apesar do transtorno causado em abril de 2009, continua mantendo seu bom humor e ser sério quando precisa mesmo. Do quinteto, no programa semanal deles, era constantemente a "vítima" das esquetes (quase sempre se dava mal). Mas é o que cozinha melhor (perdendo pro Takuya Kimura). Quando tem o especial musical "FNS" da emissora Fuji Television, é sempre escalado pra apresentar. Nos doramas que atuou, a maioria ele faz o personagem de boa índole, por muitas vezes ingênuo a ponto dos outros aproveitarem disso e tentarem prejudicá-lo (mas sempre consegue dar a volta por cima). Conhecido também por conseguir fazer backflips (cambalhotas pelas costas) múltiplos em shows, chegando a fazer sem usar as mãos. Em 29 de outubro deste ano, estará no elenco do filme "Sutekina Kanashibori - Once in a Blue Moon".

Curiosidades:
- Era o único do grupo que nunca fez comercial de bebida alcóolica (apesar de assumidamente beber muito, mas depois do incidente de 2009, parou completamente de beber qualquer coisa que tivesse álcool, tanto que recusou educadamente um coquetel preparado pelo ator Osamu Mukai durante o Bistro Smap, em abril deste ano).
- Assim como Takuya Kimura, foi eleito cinco vezes o "Best Jeanist" e faz parte do hall do "Eternal". Kusanagi tem uma vasta coleção de calça jeans de várias marcas e se for vintage (antigas). Costuma fazer trocas em lojas especializadas e as que usa nos programas de variedades são dele mesmo.
- Aprendeu a língua coreana por conta própria e tornou-se fluente no idioma. Serve de intérprete para os artistas e traduziu sozinho um dos best sellers da Coréia do Sul para o japonês - "Tsuki no Machi, Yama no Machi".
- Formou-se no famoso colégio Horikoshi, um ano depois de seu amigo Goro Inagaki.
- Aprendeu a fazer os backflips enquanto estava no ginasial, pois adorava educação física. Muitos kouhais da agência a que pertence, se inspiraram em Kusanagi.
- Perdeu dez quilos no decorrer do dorama "Boku no Ikiru Michi" (2003) para dar mais realismo no estado de saúde do personagem que fez. 
- Mantém uma coluna mensal na revista "Gekkan The Television" com "Okiraku Daisuki" desde 1996.
- Devido ao tema do filme "Boku to Tsuma no 1778 no Monogatari", Kusanagi e Yuko Takeuchi tiveram a honra de estarem ao lado da Imperatriz Michiko durante a premiere em janeiro deste ano. O tema era sobre o amor de marido e mulher.
- Do quinteto, Kusanagi foi o último a ter papel principal em um dorama (até 1996 era mais coadjuvante) - foi com "Ii hito" (いいひと) em 1997. Mas nunca protagonizou um getsukyu (só como coadjuvante em "Oishii Kankei" e "Jinbe")
- Embora tenha feito a maioria dos doramas como "o bonzinho", Kusanagi também já fez papéis "do lado negro da trama", como o serial killer no especial "Sashow Taeko Kinkan no Aisatsu" e o protagonista Hikoichi Tsubasa na série "Ninkyo Helper" (2009). Houve quem dissesse que este dorama seria uma resposta a imprensa marrom sobre o incidente. 
Tsuyoshi Kusanagi e Karina, em uma das cenas da série "Boku no Aruku Michi" (2006). Foi uma dos doramas mais bem sucedidos - Kusanagi faz um rapaz que sofre de autismo, que mantém amizade com Miyako-chan (Karina).

J-Doramas que vale a pena ver de novo: "Ii hito" (1997), "Sensei, shiranaino?" (1998), "Food Fight" (2000), "Boku no Ikiru Michi" (2003), "Boku to Kanojo to Kanojo no Ikiru Michi" (2004), "Ai to Shi wo Mitsumete" (2006), "Boku no Aruku Michi" (2006), "Ninkyo Helper" (2009 e 2011), Japanese Americans" (2010) e "Fuyu no Sakura" (2011). Filmes: "Yomigaeri" (2003), "Hotel Venus" (2004), "Nihon Chinbotsu" (2006), "Yama no Anata - Tokuichi no Koi" (2008), "Boku to Tsuma no 1778 no Monogatari" (2011).

- Shingo Katori (香取慎吾. Yokohama, Kanagawa. 29.01.1977): O caçula do quinteto, entrou na agência aos 10 anos de idade. Conhecido na mídia como o mais irreverente do grupo, com constantes mudanças no visual (especialmente cabelo) e roupas bem chamativas, também consegue manter a seriedade em seu programa semanal "SmaStation", programa que dura 10 anos. Foi devido ao programa que aprendeu inglês por conta própria e seus quatro volumes "Pera Pera English Book SmaStation" foram best sellers em 2001-2003. Seu personagem "Shingo Mama" ainda continua sendo bem lembrado, tanto que sua expressão "o-ha" (de bom-dia) virou verbete em um dos maiores dicionários de expressões idiomáticas no Japão. Em doramas já foi mais diversificado em protagonistas e coadjuvantes - desde estudante colegial até assassino de aluguel, passando por interpretar personagens de mangá em live actions e par romântico. Final deste ano estréia a animação em que ele dubla um dos protagonistas - "friends".

Curiosidades:
- Dos membros da agência que pertence, Katori é um dos mais altos - tem 1,80 metro.
- Apesar de ter tido papel de destaque em três doramas ("For You", como funcionário de jardim de infância;  em "Sashow Taeko Saigo no Jiken", morre nos primeiros capítulos; "Miseinen" fez um jovem com deficiência mental), foi em "Toumei Ningen" (透明人間, 1996) que teve papel principal.
- Submeteu-se a malhação para incorporar o personagem no dorama "Yomigaeru Kinro" (蘇える金狼, 1999), em que durante o dia era um salaryman e a noite era um assassino de aluguel para vingar a morte de seu irmão. Acabou fazendo um ensaio quase in natura para a revista "an-an" no mesmo ano.
- Apesar de "For You" ter sido o primeiro getsukyu que participou em 1995, como protagonista foi em 2002, em  "Hito ni Yasashiku" (人にやさしく). Do quinteto, é o segundo quem fez mais doramas no horário de getsukyu, com quatro (sem contar como coadjuvante). Perde pro Takuya Kimura, obviamente.
- Ganha e perde peso com facilidade. Tem problema de controlar o apetite, pois praticamente come de tudo.
- "Shingo Mama no Rock" não é a primeira música que Katori lançou solo. Em 1997, fez dueto com a tecladista Yuko Hara, do Southern All Stars, na música "Minna ii ko". Esse single é meio difícil de ser encontrado, pois no álbum de Hara só tem a versão que gravou com Keisuke Kuwata, autor da letra e marido dela.
- Embora seja mais novo que Goro Inagaki e Tsuyoshi Kusanagi, Katori costuma chamá-los em conversa informal de "Goro-chan" e "Tsuyopon" (ao invés de usar "-san" para quem é mais velho).
- Tem grande amizade com o escritor Koki Mitani - autor de alguns doramas que protagonizou, como "HR"e  "Shinsengumi!" e da peça teatral "Talk Like Singing" - que encenou primeiro nos Estados Unidos e depois no Japão (geralmente fazem o inverso).
- A última aparição de Katori em um dorama foi no capítulo 6 do remake "Ikemen Desu Ne".
"Kurobe no Taiyo" (2009), refilmagem do clássico dos anos 60 com Yujiro Ishihara, na versão para TV com Shingo Katori ( à frente na foto).

J-doramas que vale a pena ver de novo: "Miseinen" (1995), "Doku" (1996), "Ichiban Taisetsu na Hito" (1997), "Yomigaeru Kinro" (1999), "Hito ni Yasashiku" (2002), "Shinsengumi!" (2004), "Saiyuuki" (2005), "Bara no nai Hanaya" (2008), "Kurobe no Taiyo" (2009). Filmes: "The Uchouten Hotel" (2006), "Zatoichi The Last" (2010).

Atenção: se o (a) dignissimo(a) leitor(a) quiser alguma informação de algum ator ou atriz ou algum j-dorama podem sugerir nos comentários que farei o possível em atendê-lo(a)!


Fotos: via Google. Fontes: Wikipedia, DramaWiki, The Doramas.

Comments

  1. Oi Felipe!
    Assiste "O Castelo Encantado" que o visual também é lindo! E pensar que foi TUDO feito a mão! Claro que quando dubla, a voz muda. Um pouco. Outra dublagem que o Kimura fez recentemente foi no anime "Redline" em que ele é um piloto de corridas. Aoi Yui dubla a mocinha da trama.

    Arigatou pela informação! Nao sabia que meu blog aparece nos resultados de busca meldeus!!!

    ReplyDelete
  2. Nossa, esses caras são todos muito parecidos, incrível isso rs...

    Enfim, tá rolando um sorteio no meu blog em comemoração a 10 anos, participa lá.

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. Masahiro Nakai - vi o Suna no Utsuwa, ele faz o principal, acho esse drama muito bom mas pra mim o Ken Watanabe rouba todo o destaque dele

    Takuya Kimura - até hj não vi nada com ele :/

    Goro Inagaki - a coisa de maior destaque que vi com ele com certeza é o filme 13 Assassins, o filme por si só é muito foda, mas ele tá muito bem como vilão

    Tsuyoshi Kusanagi - já vi dois dramas com ele, o de maior destaque pra mim foi o Ninkyo Helper, gosto muito do elenco desse drama e me cativei pelo tema dele, acho que caiu bem ele pegar um papel daqueles logo apôs os escandalos envolvendo o nome dele

    Shingo Katori - Tb nunca vi nada com ele, só as participações que fez em Ikemen desu ne e Galileo

    ReplyDelete

Post a Comment