J-Dorama: Que Seriam "Tanpatsu Dorama"?

"Odoru Daisousasen" - renzoku que rendeu quatro especiais de boa audiência e três filmes recordes de bilheteria


Com o término da temporada de doramas de verão, muitos aguardam ansiosos pelos próximos de outono, se o enredo vai ser bom, se vai ter atores bons, se vai ter música nova... Mas como tem muito dorama que começa a ser preparado algumas semanas antes, normalmente as emissoras entre o término de uma temporada e início de outra, mudam a programação, com doramas especiais, programas de entretenimento, documentários e musicais que seriam sazonais.

Tanpatsu Dorama ou "Special Drama", seriam filmes especialmente para TV, de duas horas de duração, no máximo dois capítulos. Pode ser baseado no dorama que já passou, tornando-se um capítulo especial ou em alguma história que pode gerar um renzoku dorama. Muitos acham que tanpatsu dorama pode ser continuação de um dorama, mas pode ser um "spin off" ou uma história paralela, não tendo nada a ver com o dorama original. No final, pode atiçar a curiosidade do telespectador em saber como foi o renzoku original...

Alguns exemplos de tanpatsu dorama que seriam uma história paralela ao dorama original. Depois abordarei sobre alguns tanpatsu dorama que seriam especiais que não foram gerados nem originaram doramas.

- Aji Ichimonme: Baseado no mangá do mesmo nome, conta a história de Satoru Ihashi, recém formado de uma conceituada escola de culinária e ambiciona ser um chef de cozinha de primeira linha e decide ir trabalhar em um dos maiores restaurantes de cozinha japonesa do país, mas sua trajetória não é da mais fáceis, pois tem que lidar com o clima de superioridade de seus colegas. Mesmo várias vezes tendo ido parar no fundo do poço, Ihashi luta para conquistar a confiança e respeito dos demais. Teve duas temporadas (1995 e 1996) e três especiais (1997, 1998 e 2011). Com Masahiro Nakai, Shingo Yanagisawa, Hiroshi Fuse, Takashi Naito, Kiki Kirin.

- Code Blue: Uma equipe de paramédicos que fazem uso de helicópteros para resgate mais rápido das vítimas e com isso salvar vidas, enfrentando situações traumáticas, fazendo com que amadureçam como pessoas, profissionais e repensem em suas ambições pessoais. Teve duas temporadas (2008 e 2010) e um especial (2009). Apesar do "Doctor Helicopter" ter sido legalizado no Japão em 2007, popularizou-se devido ao sucesso do dorama. Com Tomohisa Yamashita, Yui Aragaki, Erika Toda, Manami Higa, Yosuke Asari, Ryo, Toshiro Yanagiba (não esteve na segunda temporada).

- Deka Wanko: Baseado no mangá do mesmo autor de "Gokusen". Ichiko Hanamori é uma detetive que se apresenta de forma nada comum (usa roupas estilo lolita) e possui um talento excepecional de conseguir resolver casos muito difíceis com seu faro, por isso seu apelido de "deka wanko" (wanko = cachorro). Sem contar que Ichiko consegue compreender os cães. Em 30 de abril deste ano, foi transmitido o especial "Deka Wanko Chotto Dake Returns". Com Mikako Tabe, Yuya Tegoshi, Ikki Sawamura, Hidehiko Ishizuka.







- Freeter, Ie o Kau: Seiji Takei, recém formado da universidade, desiste de um trabalho depois de três meses. Consequentemente passa boa parte da vida somente fazendo serviços temporários. Quando sua mãe começa a sofrer de depressão, decide procurar um serviço fixo para conseguir levantar dinheiro suficiente para comprar uma casa para a família. Em 4 de outubro deste ano será transmitido o especial, que seria um ano depois que Seiji comprou a casa e já estabelecido como funcionário da construtora. Com Kazunari Ninomiya, Karina, Naoto Takenaka.

- Galileo: Baseado no best seller de mistério de Kengo Higashino. Manabu Yukawa é um conceituado e renomado físico e professor universitário. Sua capacidade de pensamento rápido e também tiradas excêntricas, consegue resolver problemas tidos como insolúveis, para espanto de sua colega Kaoru Utsumi, investigadora policial a quem Yukawa presta serviços. Gerou um especial em 2008 "Galileo Episode Zero", cuja história passaria três anos antes da trama original. "Yogisha X no Kenshin" seria um spin off da série. Com Masaharu Fukuyama, Koh Shibasaki, Kazuki Kitamura, Ikkei Watanabe, Miki Maya.

- Gokusen: A série que gerou três temporadas, três especiais e um filme, além de terem revelado muitos atores e consolidado a carreira de outros. Baseado no mangá do mesmo nome, seria a história da professora Kumiko Yamaguchi, que tinha uma visão de fazer os alunos uma vida melhor, até que foi designada a lecionar para uma classe do terceiro ano colegial cujos alunos eram da pior categoria imaginável possível. Por mais que eles tentassem fazer Kumiko desistir, o que eles não sabiam que ela era a quarta geração de um importante clã de Yakuzas. Embora sua família quisesse que ela fosse a líder quando seu avô falecesse, passaram a apoiar e incentivar na carreira acadêmica. Os três especiais abordam a formatura dos alunos. Com Yukie Nakama, Katsuhisa Namase, Ken Utsui, Kenji Anan, Ken Kaneko, Shinji Uchiyama. Os alunos mudavam a cada temporada, destacando-se as atuações de Jun Matsumoto, Shun Oguri, Hiroki Narimiya, Kazuya Kamenashi, Jin Akanishi, Mocomichi Hayami, Teppei Koike, Haruma Miura, Hideo Ishiguro.

- Hero: Kohei Kuryu é um promotor fora dos padrões "comuns" - ex-delinquente, conseguiu a licença para promotoria de justiça, mas veste-se de forma nada convencional - jeans, camiseta e jaqueta de couro - e tem mania de comprar inutilidades por internet. Contudo, é esperto, ágil e consegue resolver a maioria dos casos. Quando é transferido para a corporação em que uma mulher faz parte - Maiko Amemiya -, a dupla com personalidades opostas acaba sendo infalível nas investigações. Foi o getsukyu que teve maior índice de audiência. O especial que passou em 2006 não teve a presença da personagem Amemiya. Com Takuya Kimura, Takako Matsu, Nene Otsuka, Hiroshi Abe, Fumiyo Kohinata, Kiyoshi Kodama. Shinichi Tsutumi e Haruka Ayase aparecem no especial.

- Ikebukuro West Gate Park: O cotidiano de um jovem morador na área de Ikebukuro West Gate Park, bairro conhecido pela delinquência e decadência, que acaba tornando-se um aliado aos moradores do local quando tenta investigar a morte de um de seus amigos. Makoto Majima conta com a ajuda de seu melhor amigo de escola - por sinal líder de uma das gangues do bairro. Tem um mangá do mesmo nome. O especial que saiu em 2003, tem um spin off  com "Kisarazu Cat's Eye". Com Tomoya Nagase, Ai Kato, Yosuke Kubosuka, Ryuta Sato, Tomohisa Yamashita, Kenji Sakaguchi, Satoshi Tsumabuki, Koyuki. No especial, Sho Sakurai aparece como o personagem "Bambi" Nakagomi.

- Kisarazu Cat's Eye: Kohei "Bussan" Tabuchi, um jovem de 21 anos, ex-jogador de beisebol no colégio, descobre que tem apenas seis meses de vida. Ao invés de ficar deprimido como acontece em muitas histórias, decidiu viver a vida intensa e perigosamente, culminando com situações beirando o absurdo, para ajudar os mais necessitados. Pede a ajuda de seus colegas do time de beisebol que ocasionamente participa, o "Kisarazu Cats" - Futoshi "Bambi" Nakagomi, "Ucchie" Uchiyama, Kizashi "Ani" Sasaki e Shingo "Master" Okabayashi. O renzoku passou em 2002. Teve dois filmes "Kisarazu Cat's Eye Nihon Series" e "Kisarazu Cat's Eye World Series", que praticamente foi o mesmo elenco. Com Junichi Okada, Sho Sakurai, Ryuta Sato, Takashi Tsukamoto, Yoshinori Okada, Sadao Abe, Wakana Sakai, Tomomitsu Yamaguchi, Hiroko Yakushimaru.

- Ninkyo Helper: Hikoichi Tsubasa é líder de um grupo especializado em extorquir dinheiro através de empréstimos. Quando seu chefe acaba falecendo, seu encarregado determina que, no lugar do chefe,  Hikoichi, junto com demais líderes da organização, trabalhem como funcionários de um asilo - o que não seria tarefa fácil para ele, pois é conhecido no grupo como uma pessoa fria e calculista, sem coração... Teve  um especial em janeiro de  2011, com o mesmo elenco do renzoku dorama. Com Tsuyoshi Kusanagi, Meisa Kuroki, Ken Matsudaira, Osamu Mukai, Yusuke Yamamoto, Riisa Naka, Kouta Yabu, Seishiro Kato, Ren Osugi.

- Nodame Cantabile: Megumi Noda é uma estudante de piano talentosa (mas que quer ser professora de jardim de infância), mas seus defeitos seriam ser muito desorganizada, bagunçada, não saber cozinhar direito e ainda por cima não sabe ler partituras! Tudo isso muda em Nodame quando conhece o estudante Shinichi Chiaki (que é o top class da escola), que estuda violino e piano e sua ambição é ser um grande maestro de uma importante orquestra. Quando Nodame e Chiaki se encontram, a primeira logo se apaixona e o segundo demora para aceitá-la, mas suas personalidades opostas acabam por serem aliadas em suas vidas profissionais e pessoais. Baseado no mangá de Tomoko Ninomiya, teve o renzoku dorama, um especial em duas partes em 2008 e um filme em 2010. Com Juri Ueno, Hiroshi Tamaki, Eita, Keisuke Koide, Asami Mizukawa.

- Odoru Daisousasen: Comédia policial envolvendo mistério e ação, rendeu um dos renzoku mais vistos e gerou quatro especiais e três filmes. Um ex-funcionário de uma empresa de computadores decide ser detetive e acaba sendo designado para a Polícia Metropolitana da Baía de Tokyo, onde além de enfrentar diversos casos, o duro caminho da burocracia. O investigador Shunsaku Aoshima contava com a ajuda de Sumie Onda, Yumiko Kashiwagi, Heihachiro Waku e Masayoshi Mashita, mas vivia sempre enfrentando Shinji Muroi, um dos responsáveis do departamento de investigações. Exceto o terceiro filme, a série manteve o elenco original. Os filmes foram os mais rentáveis na bilheteria do cinema japonês. Com Yuji Oda, Eri Fukatsu, Miki Mizuno, Toshiro Yanagiba, Chosuke Ikariya, Yusuke Santamaria.

- Sashow Taeko Saigo no Jiken: Taeko Sashow é uma policial e investigadora encarregada em resolver casos envolvendo um serial killer. Ela e seu parceiro de investigações seriam amantes, mas ele acaba tornando-se um criminoso também. A série rendeu um especial - "Sashow Taeko Kikan no Aisatsu" em  1997. Com Atsuko Asano, Toshiro Yanagiba, Shiro Sano, Naoko Iijima, Shingo Katori. Katsunori Takahashi, Tsuyoshi Kusanagi e Miki Nakatani estão no especial.

- Yankee Bokou ni Kaeru: Baseado em uma história real, de uma escola em Hokkaido que aceitava alunos de todo o Japão que haviam abandonado o colegial - foi feito antes um documentário acompanhando a rotina da escola durante 15 anos, e quando foi transmitido, gerou muita polêmica. O renzoku dorama conta a história de um ex-aluno que conseguiu se formar naquela escola, torna-se professor e retorna a Hokkaido para tentar servir de exemplo aos demais. Gerou um especial do mesmo nome em 2005. Com Yutaka Takenouchi, Hayato Ichimura, Masaki Aiba, Sei Hiraizumi, Mamoru Nagai, Sayaka Kanda, Teppei Koike, Mocomichi Hayami. Sho Sakurai, Shota Matsuda e Shunsuke Kazama estiveram no especial de 2005.

Existiram tanpatsu doramas que posteriormente tornaram-se renzoku doramas, caso de "Strawberry Nights", que ano que vem será renzoku dorama com quase o mesmo elenco e "Saigo no Bansan" que gerou o renzoku dorama "Hi wa Mata Noboru".

Fontes: DramaWiki, JDorama, sites oficiais dos doramas.

Comments

  1. desses Tanpatsus só assisti dois

    Galileo 0, bom pela boa interpretação do Haruma miura no personagem do Masaharu, e também por explicar a origem da ligação entre alguns personagens, mesmo assim achei o especial meio cansativo e senti falta da Shibasaki Kou

    Ninkyo Helper. um dos dramas que mais gostei de ver, mas que terminava com alguns pontos a serem abordados no SP, mas odiei o final por ter me apegado muito a quase todos os personagens e no final só aconteceu coisa que me desagradou, me senti bem mal quando terminei de assistir

    já assisti muitos outros Tanpatsu, mas quase nunca algum que tenha acrescentado muita coisa, servem mais pra matar as saudades dos dramas mesmo

    ReplyDelete
  2. Kiyomi!
    Sumiii!
    Desculpa né sempre estou acompanhando, mas meu pc e está travando muiito ¬¬''
    Fiquei sabendo isso do "Tanpatsu Dorama" lá no OL por você, já tinha ouvido falar, mas não tinha ideia do que era..
    Ando aprendendo muito por esses tempos ^^''

    ReplyDelete
  3. Ué, vc esqueceu do desafio dos 30 dias? Não era pra ser seguido???

    ReplyDelete
  4. São muitas novelas que nunca dá tempo de ver. Dessas só vi Nodame e Gokusen. Estou querendo ver uma novela antiga: Sekai no Chuushin de Ai wo Sakebu(por empréstimo de amiga). Você já viu?
    Gosto de ver os detalhes dos costumes. Por exemplo, em Nodame, num capítulo, falam do kotatsu, que tenho vontade de sentar numa mesinha assim, num dia muito frio...

    ReplyDelete

Post a Comment