A Propaganda é a Alma do Negócio (e dos fãs também)

Desde que mudei-me para Yokohama, uma das coisas que acabei pegando hábito foi fotografar cartazes de propaganda de produtos, seja o layout ter agradado ou porque tem meus artistas favoritos. Se bem que ultimamente está prevalecendo a última opção.

Se estou munida de minha (velha ) câmera, e coincide de ver um cartaz bonito, chamativo e se tiver meu artista favorito, estou eu fotografando na maior cara de pau deslavada no mundo. Dentro do trem, faço uso da câmera do celular (se bem que preciso trocar o aparelho urgente pois de uns bons meses pra cá ele está me deixando na mão, como ficar falhando na ligação por exemplo). Tem passageiro que fica meio assustado, mas depois quando olha para onde estou fotografando, deve pensar "compreensível". 

Pelo menos um lado bom aqui: ninguém fica reparando nos surtos que faz, porque eu sei que têm pessoas que fazem a mesma coisa. E confesso: cheguei até a pedir pro gerente do estabelecimento onde estava um poster que gostei dar um pra mim, mas não teve negociação... O jeito foi fotografar e quem sabe em breve eu criar vergonha na cara e fazer um, nem que seja em papel tamanho A4 e pregar na porta do armário como uma adolescente alegre e saltitante (sim, porque eu tenho esse lado adolescente alegre e saltitante).

Pode ser que não compremos os produtos (nem sempre), mas ao menos alegram qualquer um, porque haja criatividade!

Na plataforma da estação de Shibuya (Tóquio), na época do lançamento em DVD do live action do anime/mangá "Kimi ni Todoke", com Haruma Miura e Mikako Tabe. 


Dentro do vagão da linha Japan Railways - cartaz lateral do comercial dos televisores da linha Regza-Toshiba, que Masaharu Fukuyama faz comercial desde o ano passado.


Cartaz que fica no meio dos vagões dos trens e metrôs do Japão. Revista an-an de agosto de 2011 com Sho Sakurai (Arashi) na capa (mulherada tinha que tomar cuidado para não esquecer de descer na estação, incluindo a autora em questão).

 Na plataforma da linha Yamanote, estação de Shibuya (Tóquio) - uma replica de vagão onde seria balcão de atendimento da imobiliária/construtora Tama Home, em que Takuya Kimura (SMAP) faz comercial. Dentro também inclui uma cafeteria.


 Ainda em Shibuya - cartaz do game "Wii Party" (Nintendo) com os meninos do Arashi - incluindo os Mii que fizeram deles mesmos para o comercial.


 O mais recente cartaz da Toshiba para a linha Regza de televisores digital com Masaharu Fukuyama. Este cartaz estava na prefeitura regional de Isogo (Kanagawa)...


... e ao lado estava o cartaz da Nisshin Oillio, na qual Kazunari Ninomiya (Arashi) faz comercial do produto. Detalhe - a empresa Nisshin Oiliio fica do outro lado da rua onde eu estava!!!


 No caminho entre a estação de Shibuya das linhas Japan Railways (JR) e Den-en Toshi (Tokyu), o cartaz da revista Men's Non-No com o quinteto SMAP na capa na edição de Junho de 2011.


No terminal de ônibus de Totsuka (Yokohama). O último cartaz do energético Oronamin C com Sho Sakurai como anunciante do produto. Mas que deu vontade de levar esse cartaz embora...

Em Shibuya (principalmente) é normal aparecerem caminhões - ou rapping car - como este, divulgando o novo álbum de algum artista. Em março deste ano consegui da Kumi Koda. Teve uma vez que consegui da Mai Kuraki (já postei em algum post perdido aqui). Mas nunca consegui fotografar as três edições do Mannequin Five em que Jun Matsumoto apareceu, com o pior modelito escolhido.
Mais rapping car - este foi o lançamento do primeiro "Best Album" do trio ikimonogakari - que vale a pena ouvir que eles têm muita música bonita e alegre!

Se eu der minha opinião sobre comerciais de cerveja aqui no Japão, sou espancada até morrer. O pessoal aqui contenta-se (e muito) com os rostos para a Asahi Beer da linha Clear - Tortoise Matsumoto (ex-líder do grupo Ulfuls), Osamu Mukai e Aya Ueto...


...  e para a Kirin Beer, da linha Green Label, Satoshi Ohno, Jun Matsumoto e Kazunari Ninomiya...

Normalmente, esses cartazes ficam por um certo período. Dependendo, ou fica por uma semana ou por um mês. Mas já vi cartaz que ficou por dois ou três meses, no caso de dorama, que dura uma estação do ano (três meses).

E como não posso levar o poster pra casa - mesmo porque os outdoors seriam bem discretos de tamanho mesmo -, posso contentar-me com as fotos mesmo...

Comments

  1. Aah~ um mais lindo que o outro! Arashi, SMAP, Masaharu~ oh meu Deus, eu já teria me acidentado por ficar babando nessas propagandas. ♡

    ReplyDelete
  2. hahahaha, Isa-chan, nessas de eu fotografar cartazes, perdi a conta de quantas vezes ja fui quase atropelada pelo povo na estação!!! XD
    Isso sem falar que quando o dito cartaz fica do outro lado da plataforma e tenho que esperar o trem passar para fotografar (caso dos cartazes da SoftBank do Smap e da Hitachi com o Arashi, que nao lembro onde coloquei nas pastas do PC).
    Obvio que farei uma segunda parte, terceira, quarta... hahahaha ♥

    ReplyDelete
  3. Ameeei o post, Kiyomi!!
    To sonhando aqui... Imaginando as fotos que eu poderia tirar com essas propagandas... *_*

    Morri de rir, imaginando vc pedindo o poster pro gerente... Eu faria o mesmo! kkkkkk

    Aaah... Como eu queria estar no Japão para ver tudo isso de perto!!

    ReplyDelete
  4. ainda bem que nao sou apenas eu com esse bom habito,hahah...teve uma vez que fui no trem bala,e tinha um cartaz com os meninos do arashi,e adivinha,la estava eu fotografando.
    :D
    um beijao

    ReplyDelete
  5. amor, tenho inveja agora, ou deixo pra ter mais tarde????
    kiyomiiiiiiiii sua sortudaaaaaaaaaaaaaaaa

    ReplyDelete
  6. Claudia (saharashi), se você estivesse aqui, haja memória pra guardar as fotos hahaha Um cartaz mais legal que outro.
    Como disse pra Isa-chan: perdi a conta de quantas vezes quase fui atropelada pelo povo na estação porque toda vez que eu fotografava, descia/subia gente! Yamanote Line vou te falar hahaha
    Sem falar que dentro da estação de Yokohama fotografei todos os posteres do Arashi da campanha da au-KDDI. Costumava brincar com o pessoal - "me encontra na estação de Yokohama, entre o Ohno e o Nino" hahaha Pena que fica muito pouco tempo =(

    ReplyDelete
  7. Andreia, você não está sozinha nesta hahahaha. Inclusive, em setembro, a JCB disponibilizou um mural na estação de Shinjuku com as fotos do Nino (que faz o CM da empresa) para "fotografar com ele".
    Nem precisa perguntar o que eu fiz, ne?
    Beijao!!!~♥

    ReplyDelete

Post a Comment