A Volta das Pílulas de Conversa Fiada para Confabular em Uma Roda Quadrada de Amigos em Uma Mesa de Bar...

Fazia um bom tempão que não vinha com isso né?



Final de ano: Nengajou, Osechi, Oseibo e outras resoluções - Entrou novembro (ou antes), as lojas já se preparam para o final do ano, que seriam os presentes de agradecimento por favores prestados durante o ano, comida pra dar sorte o ano todo...


- Nengajou ou cartão postal desejando feliz Ano Novo, geralmente traz o animal representando o ano no horóscopo chinês. Ano que vem, vai ser ano do Dragão. Apesar de muita gente enviar e-mail, essas mesmas pessoas enviam os cartões pela forma tradicional, porque nem todo mundo tem acesso a internet e também procuram manter a tradição.

- Osechi seria uma refeição especial para o ano Novo, servido em caixas especiais parecidas com caixas de obento, em que consiste de rocambole de omelete, pasta de peixe, ovas de arenque, alga, kuromame... Mas saibam que cada alimento tem um significado, como prosperidade, fartura, saúde...

- Oseibo seriam presentes para pessoas para quem prestaram favores durante o meio do ano, como se fosse um presente de final de ano, já que no Japão não se comemora o Natal. Normalmente seriam produtos alimentícios ou bebidas. O Ochuugen seria durante os meses de junho a agosto, e seriam mais produtos de limpeza, café, doces... Podem ser encontrados em supermercados, lojas de departamentos e outros locais, que tem uma seção especializada nisso tudo. Basta pagar, preencher o endereço e o nome do destinatário que essas lojas providenciam a entrega via empresas de entregas expressas (takkyuubin). E nem precisa se preocupar com embalagem pois as lojas já fazem tudo.


Final de ano - parte 2: Programação e audiências... Final de ano chegando e as emissoras de televisão daqui capricham na programação. Além dos programas de sempre, doramas, variedades, incrementam com musicais especiais como o FNS Kayousai, o Record Taisho, filmes inéditos, tanpatsu doramas e o creme de la creme Kouhaku Utagassen e Countdown Special Live, com o intuito de prender o espectador e aumentar a audiência, que ultimamente os programas e doramas raramente passam dos 20% ...

Quem me conhece, sabe que falar de Kouhaku Utagassen rende uma postagem quilométrica...

Doramas de Outono que estão garantindo audiência... Falando em doramas, muitos deles garantem uma audiência média de 20%, o que me faz lembrar que uns bons anos atrás tinha dorama que chegava a atingir mais de 40%... Segundo o site Audience Rating TV, fizeram a média dos principais doramas, lembrando que tem dorama que já está no quinto capítulo...

 Kaseifu no Mita ........................................  19,97% (até o capítulo 5)
Nankyoku Tairiku ...................................... 19,28%
Youkai Ningen Bem .................................... 17,41%
Nazotoki wa Dinner no ato de ................... 16,91%
Watashi ga Rennai dekinai riyuu ............... 15,97%
DOCTORS .................................................. 14,05% (até o capítulo 2)
Sengyou Shufu Tantei ................................. 10,46% (até o capítulo 3)
Runaway ..................................................... 11,97% (até o capítulo 2)
HUNTER ..................................................... 11,41% (até o capítulo 5)
Mitsu no Aji ~ A taste of honey ~ ............... 9,71%


Muita gente pode discordar comigo, mas os fatores de alguns doramas terem uma audiência razoável seriam...

- Faziam dois anos que Nanako Matsushima (Kaseifu no Mita) não protagonizava um dorama depois que voltou da licença maternidade da segunda filha.
- Dorama contendo Takuya Kimura é certeza de boa audiência (apesar que depois de "HERO", que teve uma das maiores audiências, a maioria de doramas protagonizado por ele ficaram na média de 20%). Mesmo porque Nankyoku Tairiku aborda sobre a expedição japonesa na Antártida nos anos 50.
- Youkai Ningen Bem é um live action de um anime muito antigo, porque não dizer, tosco. Interessante o uso de efeitos especiais na transformação dos atores Kazuya Kamenashi, Anne e Fuku Suzuki em monstros.
- Nazotoki... além de ser adaptado de um best seller, o clima de história em quadrinhos beirando o non sense, é o primeiro dorama protagonizado por Sho Sakurai pela emissora Fuji Television (a maioria dos doramas que protagonizou foi pela Nippon Television).


Certo, pessoal, eu sei que estou meio fraquinha pras pilulas, mas desta vez levei ao pé da letra...

Comments

  1. olá Kiyomi, não estive muito bem fisicamente (artrose) e ainda não estou 100%, mas dá pra ir levando... e lendo os blogues que tenho frequentado.
    Acho que nem que morar 10 anos no Japão, vou conhecer esses pequenos detalhes que meus filhos nem tem idéia que existem. Agradeço aos blogueiros que revelam aos poucos para nós, pobres ignorantes. Quanto aos doramas, assisti recentemente, Sekai no Tyuushinde Aiwo Sakebu. Acho que prefiro novelinhas comédias românticas do tipo Long Vacation que pra mim não tem igual por mais que procure. Por fim, assisto essa novela novamente... pela enésima vez...
    um forte abraço, torço por você.

    ReplyDelete
  2. Final de ano é assim mesmo, tudo fica corrido ou tudo fica parado auhuahua... o que vai ser desse final de ano?

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. De volta a postar aqui...

    Festivais de fim de ano: Nesse ano tem um "fator de tensão" a mais: Os protestos que algumas pessoas fizeram contra a invasão de artistas coreanos nos programas japoneses. Ainda bem que alguém lá em Odaiba ainda tem juízo na cabeça e não transformou o FNS Kayousai numa cópia de festival coreano, se bem que é o Kusanagi Tsuyoshi (amigo número 1 dos artistas coreanos) que vai apresentar.

    Kouhaku Utagassen também meio assombrado pelos rumores de que muita gente com rabo preso com a máfia pode ser limado.

    ReplyDelete

Post a Comment