62o. Kouhaku Utagassen - Quando a Ordem Faz A Diferença

Em 2010, o Shirogumi (time branco) levou o estandarte com todas as faixas dos eventos anteriores. Este ano, será que conseguirão repetir a proeza?

Atrasadíssima com o assunto Kouhaku Utagassen, eu sei.

Era para ter postado logo que a lista das músicas e ordem de aparição saiu, mas devido a alguns contratempos, já teve bastante blog que já se encarregou, mas como deve ter gente que nem acessa a todos os blogs, venho eu fazer a minha parte, já que desde 2009 venho fazendo a resenha  do evento mais esperado do final de ano japonês...

Muitos esperam QUEM vai participar, apesar que muitos nomes seriam bem óbvios. Depois, esperam QUAL música que vai cantar e ao mesmo tempo EM QUE ORDEM vai aparecer. Epa! A ordem de aparição importa? Vocês nem imaginam o quanto!

Muita gente aguarda quem vai abrir o evento e quem vai encerrar. Geralmente, quem começa o evento, seria a representante do Akagumi (ou Equipe Vermelha, formado por mulheres ou grupos em que mulheres se sobressaem) e quem encerra seria o representante do Shirogumi (ou Equipe Branca, formado por homens ou grupos em que homens se sobressaem). Bem, o meio também conta. E as músicas, para que ninguém fique perdido.

Vamos por partes: sobre as músicas, geralmente os artistas apresentam a música que fez sucesso durante o ano corrente ou fazem um medley dos sucessos passados. Há quem ainda interprete a mesma música anos a fio. Vamos à lista e depois os comentários de algumas delas...


1 – Ayumi Hamasaki
(Progress)
2 – NYC
(100% Yuuki )
3- Angela Aki
(One Family)
4 – flumpool
(Akashi)
5 – AKB48 (Kouhaku 2011 AKB48 Special Mix ~ Gambarou Nippon!)

Mana Ashida e Fuku Suzuki (Maru Maru Mori Mori!)
~ Disney Special Medley ~
6 – FUNKY MONKEY BABYS
(Soredemo Shinjiteru)

7 – Kana Nishino
(Tatoe Donnani…)
8 – AAA
(CALL)
9 – Miyuki Kawanaka
(Nirinsou)
10 – Ken Hirai
(Itoshiki Hibi yo)
11 – Ayako Fuji (Ayako no Okuni Jiman da yo ~ Ganbarou Tohoku!! Kouhaku SP)
12 – Takashi Hosokawa
(Nebuta)
13 – Nana Mizuki
(POP MASTER)
14 – Pornograffitti
(One More Time)
15 – Inawashirokos
(I Love You & I Need You Fukushima)
16 – Natsuko Godai
(Kinmokusei)
17 – L’Arc~en~Ciel
(CHASE)
18 – Kaori Mizumori
(Shounai Heya Kaze no Naka)
19 – Shinichi Mori
(Minatomachi Blues)
20 – Ringo Shiina
(Carnation ~ Akagumi Nara Daredemo)
Rimi Natsukawa & Masafumi Akikawa
(Asu to Iu hi ga)
21 – KARA
(KARA 2011 Special Medley)
22 – Hideaki Tokunaga
(Jidai)
23 – Perfume
(Laser Beam)
24 – TOKIO
(Miageta Ryuusei)
25 – Shojo Jidai
(GENIE)
26 – Hiromi Go
(Go Smile Japan!!)
27 – aiko
(Koi no Super Ball)
28 – Yuzu
(Hey wa)
29 – Kumi Koda
(Ai wo Tomenaide)
30 – Tohoshinki
(Why? Keep Your Head Down)
Ashita wo Utaou ~ Nippon no Arashi [Furusato] ~ Arashi - Furusato
31 – Ayaka Hirahara
(Ohisama ~ Taisetsu na Anata e)
32 – Masao Sen
(Kitakuni no Haru)
Sekai kara no Message ~ Makoto Hasebe / Jackie Chan / Lady Gaga
33 – Sachiko Kobayashi
(Onna no Sakaba)
34 – Toshiyuki Nishida
(Ano Machi ni Umarete)
35 – Ayaka
(Minna Sora no Shita)
36 – Tsuyoshi Nagabuchi
(Hitotsu)
37 – Akiko Wada
(Ano Kane wo Narasu no wa Anata)
38 – Arashi
(2011 Kouhaku Special Medley)
39 – ikimonogakari
(Aruite Ikou)
40 – Hiroshi Itsuki
(Furusato)
41 – Seiko Matsuda & Sayaka Kanda
(Ue wo Muite Arukou)
42 – Kiyoshi Hikawa
(Jounetsu no Mariachi)
43 – Fuyumi Sakamoto
(Yozakura Oshichi)
44 – Masaharu Fukuyama
(Kazoku ni Narou yo)
45 – Yumi Matsutoya
(Minna no Haru Yo, Koi)
46 – EXILE
(Rising Sun)
47 – Yoshimi Tendo
(Ai Sansan)
48 – Saburo Kitajima
(Kaero Kana)
49 – Sayuri Ishikawa
(Tsugaru Kaikyo Fuyugeshiki)
50 – SMAP
(SMAP AID Kouhaku SP)


Aí vai ter gente querendo comer o fígado dos organizadores... Mas se pensarmos bem, algumas coisas fazem sentido...

1 - Ayumi Hamasaki sempre é a primeira que abre o evento: motivo - todo final de ano ela costuma fazer seu Countdown Live pela gravadora a que pertence. Então, ela se apresenta e vai  para o local onde faz o evento.

2 - Mana Ashida e Fuku Suzuki têm que se apresentar antes das 8 horas da noite, por isso que vão ser os primeiros da lista: caso muita gente não saiba, aqui no Japão, crianças não podem trabalhar (no ramo de entretenimento) após 8 da noite. Por isso que no especial FNS Kaiyosai, a dupla foi uma das primeiras que se apresentou.

3 - O trio NYC (Yuma Nakayama, Ryosuke Yamada e Yuuri Chinen) só vão se apresentar porque eles cantam a música tema do anime "Nintama Rantarou" que é transmitido pela NHK Educativa. E vão ser um dos primeiros também a se apresentarem porque depois terão que comparecer no Tokyo Dome para o Johnny's Countdown.

4 - Teoricamente será o último Kouhaku de Angela Aki e Kumi Koda. Motivo: maternidade. Aki está grávida de nove meses e Koda de dois meses.

5 - A cantora Ayaka volta depois de dois anos ausente por motivos de saúde.

6 - Vai ser a primeira vez também da cantora Ringo Shiina. Embora tenha mais de dez anos de carreira, a presença dela deve-se devido a sua música "Carnation" ser tema do asadora do mesmo nome.

7 - O grupo Inawashirokos é formado por músicos nascidos em Fukushima, e o nome da banda vem do lago Inawashiro, situado na província de Fukushima. O quarteto - formado por Shinji Matsuda (baterista do  The Back Horn), Takashi Yamaguchi (vocalista e guitarrista do Sambomaster), Toshimi Watamame (guitarrista do TOKYO N.1 SOUL SET) e Michihiko Yanai (guitarrista do Kaze to Rock) - gravaram a música em homenagem a província e cujo PV trazia 47 artistas representando cada província do Japão interpretando a música, incluindo o ator e cantor Toshiyuki Nishida, que é de Fukushima e também estará no evento.

8 - Sayaka Kanda é filha da cantora Seiko Matsuda e do ator Masaki Kanda. Chegou a ser cantora sob o nome SAYAKA, atriz, mas acabou dedicando-se ao teatro. Estará ano que vem no elenco da peça "Endless SHOCK", protagonizado pelo Kinki Kids Koichi Domoto.

9 - As duplas mais esperadas pelo evento infelizmente não poderão comparecer este ano por motivo de saúde - Dreams Come True (Masato Nakamura e Mika Yoshida) e Kobukuro. Nakamura foi operado recentemente e pediram repouso absoluto, tanto que tiveram que cancelar alguns shows e Kuroda está em tratamento médico desde agosto, com problema de coluna.

10 - Pelo terceiro ano seguido, Masaharu Fukuyama não estará no palco do NHK Hall, mas ao vivo no Pacifico Yokohama, onde quase todo final de ano faz sua apresentação. Foi memorável o ano passado, quando Teruyuki Kagawa cortou a longa cabeleira de Fukuyama, que ostentava desde que começou a gravar o taiga dorama "Ryomaden".

11 - Pelo segundo ano consecutivo (e quarta vez), o quinteto SMAP é quem vai encerrar o evento, com um medley das músicas do álbum "SMAP AID", cuja seleção foi feita através de votação dos fãs no site oficial da gravadora do grupo. Não foram divulgadas quais músicas seriam apresentadas. Muita gente espera sempre o "Ootori", que seria o encerramento do Kouhaku Utagassen, antes de sair o resultado final.

12 - "Furusato", música interpretada pelo quinteto Arashi (que será pelo segundo ano consecutivo os representantes do Shirogumi) em 2010, será interpretada novamente - desta vez com Sho Sakurai tocando ao piano que foi restaurado dos destroços do terremoto de Tohoku. O piano levou mais de seis meses para ser recuperado.


62o. Kouhaku Utagassen - transmitido ao vivo pela NHK dia 31 de Dezembro as 19:15~23:45.

Comments

  1. lendo esse post depois de assistir o Kouhaku, rss.Aonde vc conseguiu tanta informação?
    esse ano (ano passado, aliás) tava mto bom, gostei bastante, principalmente pq tava torcendo p/ o Akagumi, que ganhou. A Mao estava deslumbrante e os rapazes do Arashi estavam um pouco abaixo do tom, eu achei.
    Um excelente ano de 2012 p/ vc e os leitores de seu blog Kiyomi!

    ReplyDelete
  2. oshogatsu omedeto. um ótimo 2012!
    Que seja um ano de muitas realizações!
    Minha sogra tava comentando sobre o Kohaku, lembrei do teu blog!
    Felicidades!

    ReplyDelete

Post a Comment