Somente O Nome é Igual, porque o Recheio...

... e eu achei que Masaharu Fukuyama havia feito cover de uma música pouco conhecida dos Beatles...

Quem tinha lido minhas postagens sobre capas de álbuns que um pode ter copiado do outro seja para homenagear ou parodiar (ou também tem a alternativa de que "juro que não sabia", mas duvido quem acredite), de uns tempos para cá, reparei em nomes de música também, muito embora o título seja igual, mas a música é completamente diferente.

Sim, eu parei para me perguntar "será que foi falta de criatividade na hora de pôr título na música ou foi pra confundir e vender mais?", porque eu já cheguei a comprar single achando que a pessoa fez uma versão diferente da música que eu conhecia, mas no fim...

Em música brasileira, eu não lembro se teve artista que tem música com título igual mas o conteúdo é totalmente diferente, mas como eu ouço mais j-pop e música em outra língua estrangeira, eu não tive como evitar de fazer essa comparação - besta, eu sei, mas não deixa de ser muito curiosa. E também tem título de música que a gente lê na pressa e pensa que é, mas quando para pra ler melhor... ops! Por uma palavra ou alguma letra pensou que fosse!

Desconheço também se em caso de direitos autorais, um artista poderia processar outro por fazer uma música com título igual, mas como o conteúdo da letra e melodia são totalmente diferentes, eu acredito que não teria problema. Nem daria pra dizer que um plagiou outro, mas que pode confundir muita gente leiga, como eu, isso eu tenho certeza.

Vou exemplificar pelo menos alguns casos que eu lembro no mundo internacional, ouvindo (e pesquisando) nas minhas idas aos Tower Records da vida... Mas não vou disponibilizar as músicas aqui porque tenho meus motivos (primeiro: retiram rapidinho do ar e segundo: tive um post excluído justamente por causa disso), portanto, minha gente, se quiserem ouvir, por favor, procurem no óraculo ou qualquer site de busca.

Títulos iguais, mas conteúdo nada a ver...


1 - "All My Loving".
Obviamente muita gente conhece a famosa música dos Beatles de 1963, do álbum "With The Beatles" e que ganhou versão em português no tempo da Jovem Guarda como "Feche os Olhos", mas quem estiver no Japão há muito mais tempo que eu, vai lembrar do single do mesmo nome de Masaharu Fukuyama. Embora os títulos são iguais, o conteúdo, claro, é bem diferente. Mas a música de Fukuyama não ficou muito conhecida, porque a música que seria o "lado B" do single fez mais sucesso - "Koibito" (恋人). O mais engraçado é que ambas as músicas do Masaharu foram usadas para o comercial da Panasonic, mas só a segunda música o público conhece mais!

2 - "Good Night".
Novamente outra música dos Beatles, mas essa pouca gente conhece, por ser a última música do álbum duplo "The Beatles" (ou "Album Branco"), cantada por Ringo Starr, em 1968 e tem uma gravação rara dos Carpenters em 1969 para um programa de rádio. Vinte e cinco anos depois, Masaharu Fukuyama lançou um single com o mesmo nome e fez sucesso. A diferença, seria que, enquanto a dos Beatles seria um tipo de canção de ninar, a do Fukuyama seria uma balada de despedida de um amor, que foi usada para o j-dorama de 1992 "Ai o douda", protagonizada pelo cantor.

3 - "It's Only Love".
Olha novamente coincidência! Em 1965, no álbum "Help!", dos Beatles, essa música era do lado "B" do original, uma balada sobre timidez, por John Lennon, que passou meio despercebida na época (porque em . Quase trinta anos depois, lá vem Masaharu Fukuyama lançar um single com o mesmo nome, mas seria uma declaração de amor. Foi usada num comercial de café enlatado...

4 - "Happiness"
Em 2000, o quarteto de visual key (muito embora atualmente nem sejam tanto assim) GLAY, fez tremendo sucesso com essa música, ainda com o subtítulo "Winter Mix", porque, claro, lançaram no inverno. Em 2006, o cantor Hideaki Tokunaga também lançou um single com mesmo nome. Em 2007, o quinteto Arashi também (foi tema de encerramento do dorama "Yamada Taro Monogatari"e o PV é um dos mais divertidos e alegres que se viu). Mas claro que o conteúdo difere e como, tanto que o título da música do GLAY é escrita em caixa alta ("HAPPINESS ~ WINTER MIX").


5 - "One Love"
No álbum "Carpenters", de 1971, "One Love" seria uma balada escrita por Richard Carpenter e John Bettis, mas não era muito tocada devido aos sucessos que levaram a dupla de irmãos - Richard e Karen - a ganhar o Grammy de Melhor Grupo Contemporâneo de Musica Pop em 1972, como "Rainy Days and Mondays" e "Superstar". Mas uma música com o mesmo nome, mas com conteúdo diferente, foi do Arashi, em 2008, como tema de encerramento do filme "Hana Yori Dango". "One Love" também foi nome do álbum do quarteto GLAY em 2001.

6 - "Mermaid"
Em 2001, no álbum "ONE LOVE", o quarteto GLAY conseguiu ganhar o platina duplo pelas vendagens do single, que seria um hard rock, em contraste ao single anterior "HAPPINESS ~Winter Mix~" que era uma balada. Em 2007, o quinteto SMAP lançou a música "Mermaid" como música tema para a TV Asahi na divulgação do campeonato mundial de natação no mesmo ano. A música não saiu em single, somente no álbum "super.modern.artistic.performance" no ano seguinte.

7 - "Best Friend"
Em 1992, no single "Makenruna Baby! ~ Never Give Up" do quinteto SMAP, tinha a segunda música que acabou sendo utilizada para o programa da NHK "Minna no Uta" - "Best Friend", que fala sobre amizade. Até hoje o quinteto reluta em lançar em single como principal, muito embora faça sucesso - ninguém consegue cantar ao vivo sem chorar (motivo que já havia explicado - era a música favorita de Katsuyuki Mori, que saiu do grupo em 1996 para ser piloto profissional de motos, e quando cantaram na despedida, foi uma choradeira só). Existem mais duas músicas famosas com o mesmo título, mas conteúdo diferente - da dupla Kiroro (2001) e da cantora Kana Nishino (2010).

8 - "Butterfly"
Existem várias músicas e álbuns com o mesmo nome, mas citarei três conhecidas... A primeira, de 1997, faz parte do álbum "Su", do quinteto SMAP, no qual cantaram algumas vezes no programa semanal. A outra, seria da cantora Kumi Koda, de 2005, que foi tema do dorama "Cosme no Majou 2" e devido ao sucesso, foi o ano em que Koda foi ao Kouhaku Utagassen pela primeira vez (o promotion video é bem o estilo da Koda, sensual e colorido). A terceira música de nome igual, mas conteúdo diferente, seria da Kaela Kimura, em 2010, que foi utilizada para o comercial da empresa Recruit, para a revista "Zexy", especializada para casamentos. Tanto que naquele ano, a música de Kimura foi eleita como uma das músicas ideais para cerimônias matrimoniais - porque o tema da música era sobre união.

9 - "Arigatou"
Uma palavra obrigatória no nosso dia a dia, virou título para muita música, mas podemos destacar pelo menos duas que fizeram sucesso - a versão do SMAP (2006), que foi para comemorarem quinze anos de carreira. Foi tema de encerramento do j-dorama "Boku no Aruku Michi", protagonizado por Tsuyoshi Kusanagi, lançado somente em single (e foi lançado no recente CD "SMAP AID"). A outra música de mesmo nome mas conteúdo diferente, é ao trio ikimonogakari, que foi tema do asadora da NHK e sucesso em 2010 "Ge Ge Ge no Nyoubo".

10 - "Niji"
Em japonês, arco iris. Também um nome de música que existe muito conteúdo diferente, mas eu particularmente conheço quatro músicas de nome igual mas conteúdo diferente - do quarteto L'Arc~en~Ciel (banda que começou como visual-kei e continua na ativa, com VINTE anos de estrada!), da dupla Yuzu (em 2009 foi utilizada como música de fundo para a companhia de seguros Nihon Seimei), do Masaharu Fukuyama (em 2003 foi tema de encerramento do j-dorama "Water Boys") e do solo de Kazunari Ninomiya (álbum do Arashi "Time", de 2007, onde ao vivo, Ninomiya toca piano).

11 - "Gimmick Game"
Tradução literal seria "jogo hábil". E essa música só quem entende mesmo de j-pop, porque é um título curioso e jurava que seria impossível ter alguma música de nome igual (com conteúdo diferente). A música em questão, seria uma das músicas solo de Kazunari Ninomiya (Arashi) no álbum "Dream 'A' Live", de 23 de abril de 2008. Só que eu nunca imaginei que teria uma música de mesmo nome com a cantora Nana Mizuki, que está no álbum dela "ULTIMATE DIAMOND", que lançou em 3 de junho de 2009 e foi tema de um anime - "Card Gakuen". Houve gente que pensou que Nana havia feito cover da música do Nino (já que ele lançou bem antes). Mas são músicas completamente diferentes e compostas por pessoas diferentes, claro (do Arashi, a composição é do próprio Ninomiya; da Nana, seria de Hibiki).

Eis uma amostra do que eu lembrei no momento. Eu sei que devem ter dezenas de milhares de músicas que têm o mesmo nome mas com conteúdo diferente, mas fica difícil de lembrar e comentar de tudo, certo? Mas se souberem de alguma, podem falar nos comentários ou no twiiter (@kiyomiiwasaki). Detalhe: NAO pode ser cover...

Comments

  1. já havia parado pra pensar nisso também, mas as musicas com nomes iguais não costumam ter muita coisa em comum mesmo

    olhando no meu itunes tem várias musicas chamadas, happy birthday, new world e only you

    ReplyDelete
  2. Nossa quantas musicas você encontrou com o mesmo nome!! \o/

    Sorry, eu agora leio Gimmick Game e começo a dar risada com cara de hentai hahahahahaha

    ReplyDelete

Post a Comment