[Discoteca Básica do Empório]: TOKIO - "TOK10"



Faz tempo que não estava atualizando essa seção (e muitas outras) e a última foi... foi quando mesmo?

O quinteto TOKIO se difere dos demais da agência Johnny's Entertrainment por ser um grupo que foca mais em tocar instrumentos como uma banda do que ser um grupo que dança e canta, apesar que os membros, quando entraram na agência, começaram como backdancers do grupo Hikari Genji. Mas quando o guitarrista Shigeru Joshima e o baixista Tatsuya Yamaguchi descobriram que ambos tocavam instrumentos, formaram uma banda - sem que a agência soubesse - com mais um terceiro membro.

Quando Johnny Kitagawa soube o potencial de Joshima e Yamaguchi, decidiu que eles formassem mesmo uma banda que tocassem, tal como o finado Otokogumi e incluiu o baterista Masahiro Matsuoka e o tecladista Taichi Kokubun. E como o segundo guitarrista Hiromu Kojima, que ficou até 1994, antes mesmo do quinteto debutar. O grupo chamava-se, inicialmente, Tokio Band, mas só faziam backing de outros grupos, sem ainda debutarem como o grupo que é formado hoje.

Com a saída de Kojima em 1994 e a inclusão de Tomoya Nagase, como vocalista principal, o grupo fez apenas uma pequena mudança do nome para TOKIO, que seria a forma romanizada da capital japonesa, sendo essa grafia usada em alguns países. E em setembro de 1994, com o lançamento do single "Love You Only", ficou a formação que conhecemos hoje - Shigeru Joshima (líder do grupo e guitarra), Tatsuya Yamaguchi (baixo), Taichi Kokubun (teclados), Masahiro Matsuoka (bateria e responsável por alguns PVs do grupo) e Tomoya Nagase (vocalista e recentemente toca guitarra).

TOKIO - da esquerda pra direita: Shigeru Joshima, Taichi Kokubun, Tomoya Nagase, Masahiro Matsuoka e Tatsuya Yamaguchi (foto circa 2005-06)
Em quase dezoito anos de carreira, o quinteto continua muito bem na ativa, seja musicalmente (final de fevereiro, sairá o 45゚single do grupo - "Narita Kuukou no Kiseki", que está sendo tema do recente dorama estrelado por Matsuoka), seja nos programas de TV (possuem em grupo dois programas de boa audiência - "The Tetsuwan DASH!", pela Nippon Television, que dura desde 1995 e "5LDK", pela FujiTV, desde 2008 quando terminaram com o "Mentore G", que durou quase dez anos) e nos comerciais (recentemente estão fazendo CM do serviço de entregas expressas Yamato e de jogos para celulares para a empresa Gree). Além de trabalhos solo como atores, mas aí seria outra história.

Musicalmente falando, o TOKIO seria um dos bem sucedidos como banda, que varia entre o rock e baladas, a maioria cantada por Nagase. Desde seu debut, o quinteto participa do evento anual Kouhaku Utagassen e logo depois vai para o Tokyo Dome para o Countdown que a agência faz com os demais grupos. Devido a essa peculiaridade, o grupo é um dos mais populares do país
Veteranos e seus pupilos no 61゚ Kouhaku Utagassen (2010) - da esquerda pra direita, a partir da atriz Nao Matsushita - Jun Matsumoto, Masaki Aiba, Sho Sakurai, Kazunari Ninomiya, Satoshi Ohno (Arashi); Taichi Kokubun, Shigeru Joshima, Tomoya Nagase, Tatsuya Yamaguchi, Masahiro Matsuoka (TOKIO).

Em 2004, quando o grupo completou dez anos de debut, gravaram um álbum especial de agradecimento - "TOK10", que graficamente brincaria com o nome do grupo e dizendo que seriam dez anos de carreira. As músicas seriam covers e versões das originais gravadas pelos outros grupos e cantores veteranos da agência Johnny's - desde o primeiro grupo, o Johnny's até o V6, com produção de artistas conhecidos como Towa Tei (ex-Deee Lite), Yasuharu Konishi (do Pizzicatto Five), Toshihiko Takamizawa (The Alfee), Adrian Belew (ex-King Crimson).


A capa e o encarte, seriam o grupo em forma dos ursinhos Bearbrick, encenando os programas de TV e alguns doramas e filmes que fizeram, como "Mukodomo 2003" (Nagase) e "Godzilla" (Matsuoka).

As músicas:

1. Namidakun Sayonara (涙くんさよなら, original de Johnny's, 1966): Primeiro grupo da agência que leva o mesmo nome, a música era uma balada, mas na versão do TOKIO é bem mais rápida e com uso de metais com um toque latino, por conta do produtor Yasuharu Konishi.

The Tetsuwan DASH! O mais famoso programa do grupo
2. Bulldog (ブルドッグ, original de Four Leaves, 1977): O quarteto Four Leaves foi um dos grupos da Johnny's que fez sucesso nos anos 70. A música acabou virando um rock por conta dos vocais de Nagase e com a colaboração do guitarrista Paul Gilbert (ex-Mr. Big).

3. Yoroshiku Aishuu (よろしく哀愁, original de Hiromi Go, 1974): Hiromi Go (nascido Hiromi Haratake), foi membro da agência de 1971 a 1975. Nos anos 70, Hiromi era um dos três aidorus mais populares do Japão - junto com Goro Noguchi e Hideki Saijo, eles eram chamados de "Shingosanke" ou "O Novo Trio da Cidade".

4. Dakishimete TONIGHT (抱きしめてTONIGHT, original de Toshihiko Tahara, 1988): Junto com Masahiko Kondo, Tahara era um dos mais populares cantores da agência. Era chamado, junto com Kondo e Yoshio Nomura (ex-Good-Bye) de "Tanokin Trio", devido a popularidade dos três nos anos 80. Atualmente faz shows esporádicos. A música foi tema de um seus doramas de grande sucesso em 1988 - "Kyoshitsu Binbin Monogatari", estrelado pelo próprio. Na cover do TOKIO, foi produzido por Towa Tei (ex-Deee Lite, atualmente bem sucedido em carreira solo).

Um dos esportes favoritos de Kokubun...
5. Gin Gira Gin ni Sarigenaku (ギンギラギンにさりげなく, original de Masahiko Kondo, 1981): Masahiko "Matchy" Kondo seria um dos veteranos que ainda permanece na agência, embora tivesse um período que deu um tempo em sua carreira artística para se dedicar a automobilismo (e continua, atualmente sendo comentarista dos torneios de F1 quando é disputado no Japão). Dos veteranos, ele e Noriyuki Higashiyama (do Shonentai) seriam referência para os demais. A música até hoje é lembrada e cantada pelo próprio em shows e apresentações. Na cover do TOKIO, foi produzida pelo guitarrista Toshihiko Takamizawa (do grupo The Alfee).

6. 100%... SO Kamone! (100%...SOかもね!, original de Shibugakitai, 1982): Um dos trios dos anos 80 que dividia o público com o Shonentai. Formado por Toshikazu Fukawa, Masahiro Motoki e Hirohide Yakumaru, o trio encerrou as atividades em 1988 por não conseguirem disputar com o trio Shonentai que fazia mais sucesso. E um ano depois, os três saíram da agência e atualmente Motoki é bem sucedido ator e Yakumaru é apresentador do matinal "Hanamaru Market".

7. Kimagure One Way Boy (気まぐれ One Way Boy, original de The GOOD-BYE, 1983): Um dos primeiros grupos da Johnny's Entertrainment que era uma banda de rock que tocava (antes do Otokogumi), durou sete anos, encerraram as atividades junto à agência e só se reuniram em 2008 para um show em comemoração aos 25 anos do grupo. A música foi debut do quarteto. Na cover, foi produzida por Adrian Belew, ex-guitarrista do famoso grupo de progressive rock King Crimson.

Um novo astro - Yuiichiro Sakuraba! ("Mukodomo")
8. Kimi Dake ni (君だけに, original do Shonentai, 1986): Outro trio que ficou conhecido nos anos 80 com suas performances de dança e teatro, inclusive uma de suas músicas - "Kamen Budokai" - é conhecida nas apresentações em que pegam o microfone e arremessam pra longe os pedestais. Formado por Kazukiyo Nishikiori, Katsuhide Uekusa e Noriyuki Higashiyama, eles continuam na ativa no teatro, especialmente Higashiyama, que participa ativamente em programas de TV e doramas. "Kimi Dake Ni" é uma das baladas mais conhecidas do trio. No álbum do TOKIO, foi produzida e tocada pelo grupo americano TOTO.

9. DAYBREAK (original do Otokogumi, 1988). Um dos grupos que TOKIO se inspirou, junto com o quarteto The GOOD-BYE, devido a ser bandas que tocam instrumentos e a característica de ser uma rock band, o que seria raro na agência. "DAYBREAK" foi debut do grupo Otokogumi e continua sendo uma das mais conhecidas do grupo. O filho de um dos membros do Otokogumi atualmente é membro do Hey! Say! JUMP (Keito Okamoto, filho do guitarrista Kenichi Okamoto).

10. Paradise Ginga (パラダイス銀河, original do Hikari Genji, 1988). Um dos grupos da agência mais famosos, cujo backdancers ficaram mais famosos ainda (SMAP e TOKIO foram backdancers do grupo antes de debutarem como grupos que são hoje), Hikari Genji era conhecido nas apresentações que faziam com patins. "Paradise Ginga" foi composta por Ryo Asuka, que é conhecido pela dupla Chage and Aska. A versão do TOKIO, foi produzida por Yasuharu Konishi, dando um ritmo mais alegre com uso de metais.

Campanha da JR Shinkansen em 2004!
11. Lion Heart (らいおんハート, original do SMAP, 2000). O quinteto SMAP seria os senpais do TOKIO, inclusive em 1995 os dois grupos, mais a dupla Kinki Kids, participaram de um programa de variedades. Curiosamente, nenhum dos membros dos dois grupos chegaram a fazer dorama juntos, mas em programas especiais de música, como Music Station e FNS Kaiyousai, sim. "Lion Heart" foi tema do dorama estrelado por Tsuyoshi Kusanagi - "Food Fight!" - e está no álbum "S map 014", de 2000. A balada ganhou versão a capella no álbum do TOKIO.

12. Flower (フラワー, original do Kinki Kids, 1999). A dupla, formada por Koichi Domoto e Tsuyoshi Domoto (atenção: apesar de ambos terem o mesmo sobrenome, não tem parentesco algum), começaram como backdancers do SMAP (inclusive a dupla é "apadrinhada" do quinteto) e logo passaram a ser dupla - cujo singles logo entravam no primeiro lugar dos mais vendidos, o que levou ao Guiness Book of Records por terem TODOS os singles serem número um logo no lançamento consecutivamente (hoje tem 32 singles). Atualmente, a dupla apresenta o programa "Shin Domoto Brothers". "Flower" foi usada no comercial da companhia All Nippon Airways na campanha de Okinawa e em uma das apresentações, junto com o Johnny's Junior como backdancers, no meio estava o... Tomohisa Yamashita!

13. WA Ni natte odorou (WAになっておどろう, original do V6, 1997). O sexteto, formado através de dois grupos - o 20th Century, por Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano e Yoshihiko Inohara; e o Coming Century, por Go Morita, Ken Miyake e Junichi Okada - surgiu no mesmo ano que o TOKIO. A música originalmente era do grupo AGHARTA, que usaram no programa da NHK "Minna no Uta". Alguns meses depois, o V6 fez cover da música, ficando em 3゚lugar nas paradas da Oricon em 1997. A música original foi usada como fundo musical nas Olimpíadas de Inverno em Nagano (1998) e no comercial da Toyota para o utilitário Noah (2010).

14. LOVE YOU ONLY (original do TOKIO, 1994). Foi a primeira música do grupo e a self cover foi modificada para um ritmo mais melódico (a original era mais rápida). Logo que o single saiu, em setembro de 1994, o grupo foi convidado para o Kouhaku Utagassen, sendo o primeiro grupo a ir ao evento logo que debutou (geralmente tem artista que levam anos para ir ao evento). O vídeo que saiu em 2004 para divulgar o álbum foi dirigido e produzido por Masahiro Matsuoka.

Curiosidades:

- "LOVE YOU ONLY" é a única música do álbum que o TOKIO tocou todos os instrumentos.

- O encarte do álbum é inteirinho ilustrado pelos bonequinhos Bearbrick, mas não sei dizer se as cores seriam o "image color" que a Johnny's costuma fazer com a maioria dos membros, porque geralmente o líder teria a "image color" azul e no bonequinho que representa o Joshima seria verde (porque atrás dos bonequinhos, estão desenhados nas costas o tipo de instrumento que cada um toca e a assinatura de cada um - Kokubun (azul e um teclado); Joshima (verde e palheta de guitarra); Yamaguchi (amarelo e quatro cordas do baixo); Matsuoka (rosa e baqueta de bateria) e Nagase (vermelho e microfone - na época ele mais cantava do que tocava).
- Muito embora o TOKIO seja "padrinho" do Arashi, as músicas que compõem o álbum "TOK10" seriam de grupos que vieram antes do TOKIO (até 1994), por isso grupos como Arashi, KAT-TUN e NEWS ficaram de fora (por terem surgido depois do debut do quinteto).
- Apesar do nome ser ligado a capital japonesa, somente um membro do grupo realmente nasceu em Tóquio - o tecladista Taichi Kokubun. Os demais nasceram em Hokkaido (Matsuoka), Kanagawa (Nagase), Saitama (Yamaguchi) e Nara (Joshima).
- Logo no lançamento, dia 1 de setembro de 2004, o álbum entrou em primeiro lugar na Oricon.

Fotos: do álbum e encartes, da própria autora. Do grupo e Kouhaku Utagassen: gugol. Ultima foto: via site marang.

Comments

  1. OH!
    E eu estava escutando esse álbum do TOKIO hoje e fui procurar as músicas e que grande surpresa saber que eram de covers tão antigos. Deuses, a JE é velha mesmo.

    Obrigada por esse post. Tão dificil achar infos do TOKIO *_* São uns amores.

    ReplyDelete

Post a Comment