[J-Drama Review] "Kisarazu Cat's Eye" (2002)

Kisarazu Cats Team (da esquerda pra direita): Kizashi "Ani" Sasaki (Takashi Tsukamoto), Kouhei "Bussan" Tabuchi (Junichi Okada), Hajime "Ucchie" Uchiyama (Yoshinori Okada), Futoshi "Bambi" Nakagomi (Sho Sakurai) e Shingo "Master" Okabayashi (Ryuuta Sato), prontos para mais uma partida de baseball.

Você tem 21 anos e descobre que tem apenas 6 meses de vida.

O que você faz?

Entra em depressão e nem quer saber da vida ou resolve fazer tudo o que nunca pensou fazer e viver intensamente junto com seus melhores amigos?



Kouhei "Bussan" Tabuchi escolhe a segunda opção, assim que é diagnosticado com câncer e mesmo com remédios e tratamento, tem apenas seis meses de vida. Assim, a pacata cidade de Kisarazu (Chiba), acaba sendo agitada com os casos que ele e seus amigos do time de baseball, o Kisarazu Cats, enfrentam e resolvem.

Durante o dia, os cinco amigos desde o colegial - Bussan, Futoshi "Bambi" Nakagomi, Hajime "Ucchi" Uchiyama, Shingo "Master" Okabayashi e Kizashi "Ani" Sasaki - jogam baseball e à noite, tornam-se o grupo "Kisarazu Cat's Eye" (nome retirado do famoso anime e mangá "Cat's Eye"), dispostos a cometer alguns delitos para benefício da sociedade - como ajudar o time de baseball a que pertencem, o cinema que frequentam... E ao mesmo tempo, enfrentar os dilemas da vida adulta, já que eles estavam atingindo a maioridade, como amor, trabalho, estudos.

Esperando cair a noite para se aventurarem para o bem da comunidade da cidade de Kisarazu!

A história e o enredo seriam bem nonsense, bem comédia, mas aí que estava a graça deste dorama, que foi transmitido no inverno de 2002, pela TBS. Além dos personagens principais, destacam-se o famoso ex-jogador Ozzie (que perdeu a memória ao levar uma bolada na cabeça), o aprendiz de yakuza e capitão do time Kisarazu Cats, Nekota, e seu chefe Yamaguchi; a professora terrorista Mirei Asada; a jovem de voz anasalada Mouko; a dona do cabaré Kisarazu Rose (segunda geração); Kousuke Tabuchi, pai de Bussan, que  tem uma barbearia (mas não sabe cortar cabelo) e outros convidados que aparecem em alguns capítulos, como o ator Sho Aikawa (ídolo do Kisarazu Cats), o grupo Kishidan (que surgiu na cidade mesmo) e o jogador Little Yamada (interpretado por Satoshi Tsumabuki).

Apesar de muita gente saber como será o final, mesmo assim o dorama continua sendo um dos mais divertidos da série, tanto que ganhou dois filmes - "Kisarazu Cat's Eye Nihon Series" (2003) e "Kisarazu Cat's Eye World Series" (2006) - com o mesmo elenco principal.

Os Personagens Principais - Kisarazu Cat's Eye:


- Kouhei "Bussan" Tabuchi (Junichi Okada), é o personagem principal da trama e líder do quinteto. Diagnosticado com câncer e com seis meses de vida que resta, resolve fazer tudo o que nunca havia feito na vida, mas para beneficiar a comunidade onde vive. Ajuda o pai na barbearia, gosta de cerveja, tem alergia a caranguejos e tem como ídolo o ator Sho Aikawa, astro de um de seus filmes favoritos. E' apaixonado pela professora Mirei Asada, a terrorista.

- Futoshi "Bambi" Nakagomi (Sho Sakurai), é filho dos donos de uma loja de quimonos, único que entrou na faculdade. Devido ao fato dos pais terem uma loja de quimonos, volta e meia aparece vestido com um. Teve um desentendimento com Bussan no passado durante um campeonato porque o Nekota passou sinal errado para ambos, mas mesmo assim, continua fazendo parte do grupo, embora tenha uma relação de amor e rancor (e amor de novo) com o Bussan. Apesar de ser o mais bonitinho do grupo a ponto de ter sido eleito o "Mister Kisarazu", ainda não encontrou sua alma gêmea (embora tivesse
conquistado a Mouko).

- Hajime "Ucchi" Uchiyama (Yoshinori Okada), é o personagem mais misterioso do quinteto. Seria o mais velho do grupo, mas por ter repetido um ano, passou a pertencer na mesma classe escolar que Bussan. Pouco se sabe de sua família, sempre quieto, mas prestando atenção a tudo, tanto que era ele quem resolvia os casos sem querer. Sua marca registrada é seu cabelo moicano, obra do Kousuke Tabuchi. Só souberam do seu primeiro nome no "World Series".

- Shingo "Master" Okabayashi (Ryuta Sato), casado com Setsuko, pai de três filhos e possui um bar, onde a especialidade da casa seria o "Godzilla Yaki" (goya assado) e onde acaba sendo o QG do quinteto, que se reúne para elaborar os planos e beber cerveja. Carrega o segundo filho literalmente a tiracolo, para ajudar a esposa (que carinhosamente a chama de "sempai") que espera o terceiro filho e ainda por cima aguentar a cunhada cleptomaníaca. Suas marcas registradas seriam suas gafes e o cabelo afro.

- Kizashi "Anii" Sasaki (Takashi Tsukamoto), filho de donos de uma loja de fotografias, é o típico neet, ou seja, não trabalha (adora jogar) e vive com os pais. Sofre cobranças dos pais porque seu irmão mais novo é melhor no baseball que ele. Durante a série toda, Bussan nunca acerta o nome dele. Sua marca registrada é o cabelo loiro e anda sempre de camiseta listrada. Usa o carro dos pais (com o logotipo da loja) para levar os amigos para os jogos.

Os Coadjuvantes Importantes:


- Kaworu Nekota (Sadawo Abe), técnico do Kisarazu Cats. Foi o que deu o desentendimento entre Bussan e Bambi. E' o assecla do Yamaguchi Sempai (jogador de baseball do colegial e agora tem uma seguradora e financiadora acima de qualquer suspeita), mas sempre que ajuda nos planos dele, Nekota sempre se dá mal.

- Yamaguchi (Tomimitsu Yamaguchi), é o técnico do Kyogokukai, time adversário do Kisarazu Cats e ex-jogador de baseball do Kisarazu Dai Ni College no passado. Possui a seguradora e financiadora New Age Financial Tantan Securities, na verdade uma fachada para lavagem de dinheiro extorquido. Mas chega a ajudar o quinteto Kisarazu Cat's Eye. Costuma intimidar os inimigos com pose estereotipada de yakuza (tanto ele como seu capacho Nekota).

- Mouko (Wakana Sakai), amiga do quinteto Kisarazu Cat's Eye desde o colegial, gosta de Bussan, mas no primeiro episódio saiu com o Nekota (num passeio hilário no Aqua Line, em que Nekota surta só porque ela pediu pra ele comprar um bicho de pelúcia - e ela quem bancou todo o passeio!). Também ajuda o quinteto nos golpes noturnos pro benefício da comunidade. Destaca-se pela sua voz anasalada (que fica muito engraçada quando ela fala).

- Mirei Asada (HirokoYakushimaru), professora do Kisarazu Dai Ni College. Tem atos terroristas, como explodir a escola, colocar um sapo na bolsa de uma das alunas que odeia e por aí vai. E' assediada pelo vice diretor da escola, que nunca é correspondido. Acaba gostando de Bussan a série toda.

- Ossie (Arata Furuta), personagem lendário da cidade, era o astro do time do Kisarazu Dai Ni College junto com Yamaguchi. Devido a uma bolada certeira na cabeça, surtou e caiu no mundo, sem memória e sempre aparece com um gorro de esqui e indo no bar do Master para tomar várias cervejas. Aparece logo no primeiro episódio, quase pelado, no estacionamento da estação de Kisarazu gritando "Já é dia!", mas quando anoitece, chora de tristeza.

- Kisarazu Rose, segunda geração (Aiko Morishita), dona da casa de strip tease Kisarazu Hall, sempre dá um jeito de atrair fregueses, dizendo atrações internacionais (sendo que ela mesma protagoniza). Mas devido a uma hérnia, teve que parar com os negócios e acabou casando com o pai de Bussan quase no final da história.

- Kosuke Tabuchi (Fumiyo Kohinata), pai de Bussan, possui uma barbearia no shotengai (rua comercial) de Kisarazu. Herdou o estabelecimento da finada esposa, mas não possui licença e habilidade para cortar cabelo (o que gera tiradas hilárias e quem tem que consertar é o filho). Casa-se com a Rose quase no final da história.

Curiosidades:


O grupo indo para uma partida contra o Kyogokukai, do suspeito Yamaguchi-san, usando o carro da família de Ani 




- O dorama tem nove capítulos, que significa nove rounds do jogo de baseball. Foi transmitido pela TBS, às sextas-feiras, dez horas da noite, de 18 de janeiro a 15 de março de 2002. Teve audiência média de 10,1%.
- Os uniformes que o quinteto Kisarazu Cat's Eye usa nos golpes noturnos, seriam de baseball mas de cor preta. Os números nas costas de cada um têm significado (Bussan - 1/2, que significa que ele teria meio ano de vida; Bambi - 0, porque é virgem; Ucchi - ?, pois ele seria uma incógnita para todos; Master - 5, porque seu estabelecimento funciona até cinco da manhã; Ani - 777, porque gosta de jogar (777 em pachinko, seria o número quando acerta a jogada)).
A famosa ponte de Nakanoshima, que muitos conhecem como "A Ponte Vermelha", motivos óbvios...


- A trama inteira passa-se na cidade de Kisarazu, província de Chiba. A cidade já era conhecida por ser conectada à província de Kanagawa pelo túnel Tokyo Wan Aqua Line, tendo umas das famosas paradas - o Umi Hotaru e a ponte Nakanoshima Ohbashi, conhecida pela cor vermelha (diz a lenda que, se o namorado carrega a parceira pelas costas, terá felicidade eterna...). Destacam-se a dança "Yassai Mossai" (dias 14 e 15 de agosto). Devido ao dorama, a cidade ficou mais conhecida ainda.
Kishidan: é só pose de mau, porque as musicas e coreografias são divertidas!


- O grupo Kishidan já era conhecido antes do dorama devido ao sucesso de "One Night Carnival", mas ficou mais ainda por ter aparecido no sétimo capítulo da trama.
- Os nomes dos protagonistas (Kohei Tabuchi, Futoshi Nakagomi, Shingo Kobayashi e Kizashi Sasaki) foram todos retirados de ex-jogadores de baseball japonês.
- Sho Sakurai (que protagonizava Bambi) realmente estava na faculdade quando o dorama foi transmitido. Estava entrando no terceiro ano de Economia na Keio University (Sakurai formou-se em 2003).
- O morte do personagem Ossie foi a pedido do ator Arata Furuta. Ele estava com uma peça de teatro em andamento e não estava conseguindo conciliar as duas coisas devido ao tempo que gastava nos ensaios.
- O apresentador Shintarou Azumi que aparece no último capítulo como ele mesmo, trabalha na TBS.
- A música de encerramento "A Day In Our Life", do quinteto Arashi (a qual Sakurai faz parte), foi o primeiro single pela nova gravadora, a J-Storm e o primeiro a não ter a foto do grupo na capa.




- Os atores Ryuta Sato, Yoshinori Okada e Takashi Tsukamoto fizeram um filme juntos chamado "The 3-mei sama".
- Sho Sakurai, Ryuta Sato, Satoshi Tsumabuki (que aparece no nono capítulo do dorama) e Sadawo Abe fizeram anteriormente o dorama "Tengoku ni Ichiban Chikai Otoko - Kyoshitsu" em 2001. Junichi Okada e Takashi Tsukamoto aparecem no primeiro capítulo.
- O nome do grupo - Kisarazu Cat's Eye - foi inspirado no famoso manga e anime dos anos 70, o "Cat's Eye", formado por um trio de mulheres que resolviam casos perigosos à noite.


O dorama pode ser encontrado a venda, sendo um box-set contendo cinco DVDs.

Comments