[J-Drama Lista] J-Doramas da Primavera de 2012! - Parte 1

No mês passado, tinha feito uma breve resenha de alguns j-doramas que estavam confirmados a irem no ar, mas estava bem incompleto, porque só tinham anunciado uma parte e o elenco não estava 100% confirmado. Mas, nas últimas semanas de março, já estavam confirmados as datas, o elenco e inclusive até quem cantariam as músicas temas de cada dorama.

Resolvi desta vez separar por dia da semana. Talvez possa ajudar muita gente a se programar nos principais, pois esta temporada sairão cerca de 20 a 22 doramas na grade da programação de TV nipônica.



Segunda a sábado:


UME-CHAN SENSEI (梅ちゃん先生):

Kamata, distrito de Tóquio, 1945. Umeko Shimomura (Maki Horikita), filha mais nova de um médico de um hospital universitário, acaba sendo médica do bairro, apesar de sua falta de autoconfiança. Sua trajetória vai ser cheia de imprevistos. Começou dia 2 de abril, de segunda a sábado das 8:00 as 8:15, pela NHK Sogo (総合). Com Maki Horikita, Katsumi Takahashi, Kaho Minami, Mimura, Keisuke Koide, Tori Matsuzaka, Hiroki Narimiya.

Curiosidades:


- O distrito de Kamata, em Tóquio, existiu até março de 1947. Depois, tornou-se distrito de Ohta, bairro Kamata.
- A música tema do dorama - "Sakasama no Sora", do quinteto SMAP, pode ser ouvida na estação de Umeyashiki (linha Keihin Kyuko).
- De abril a setembro (enquanto durar o dorama), haverão cartazes nas estações entre Sengakuji e Miura Kaigan da linha Keihin Kyuko e o trem que percorre o trecho, terá imagens e fotos de "Ume-chan Sensei".

Domingo:


KAZOKU NO UTA (家族のうた):

Masayoshi Hirakawa (Joe Odagiri) era um cantor de uma banda de rock muito famosa, mas quando o grupo resolveu separar-se, Hirakawa caiu no esquecimento. Mesmo assim continua investindo em sua carreira, fazendo um programa matutino de rádio ao vivo e ocasionais fan meetings (eventos com fãs). Descobre ser pai de três crianças e tem que conviver com elas, escondido da imprensa, pois corre o risco de ter seu contrato com a gravadora rescindido caso souberem, ainda mais que seu empresário (Yusuke Santamaria) encontra um meio de encerrar. Começou dia 15 de abril, aos domingos nove horas da noite , pela Fuji Television. Com Joe Odagiri, Yusuke Santamaria, Shihori Kanjiya, Kento Nakajima, Tortoise Matsumoto.

Curiosidades:


- A música-tema "Gekkou" é do cantor Kazuyoshi Saito, que ficou conhecidíssimo ao interpretar "Yasahiku naritai", tema do dorama de maior audiência no outono de 2011 "Kaseifu no Mita".
- Joe Odagiri (nome real Jou Odagiri) nasceu na cidade de Tsuyama, na província de Okayama, conhecida por possuir as cerejeiras mais bonitas da região. Foi estudar para ser diretor de cinema nos Estados Unidos, mas por engano foi encaminhado para aprender a atuar. Foi um dos precursores do estilo "ikemen hero" ao protagonizar a série de Kamen Rider (dizem más línguas que Odagiri tem vergonha de mencionar que um dia foi ator de tokusatsu). Seus filmes mais conhecidos são "Azumi", "Maison de Himiko", "Tokyo Tower". Em doramas para TV, seriam "Fugiken no Gene", "Shinsengumi" e "Kaette Kita Jikou Keisatsu". Casou em 2008 com a atriz Yuu Kashii.
- Yusuke Santamaria (nome real Yusuke Nakayama) começou nos anos 90 como membro de um grupo musical Bingo Bongo, que misturava ritmos latinos. Por gostar de um baterista cubano - Mongo Santamaria - Yusuke adotou o sobrenome do baterista como nome artístico. Mas destaca-se muito mais atuando em doramas e filmes e apresentando programas de variedades. Um de seus personagens mais conhecidos foi o do negociador Masayoshi Mashita na série "Odoru Daisousasen" (tanto na série, como nos filmes e inclusive um spin off chamado "Koshonin Mashita Masayoshi") e Haru Fujishima no dorama "Algernon ni Hanataba o", baseado no livro "Flores para Algernon". Desde 1998, co-apresenta o programa de variedades "PuSma" com Tsuyoshi Kusanagi (SMAP).
- Shihori Kanjiya foi descoberta por um caça-talentos na plataforma de trem na estação de Shinjuku. Atua desde 2002. Destacou-se nos doramas "Fuurin Kazan", "Love Shuffle", "Buzzer Beat", "Ryomaden", "Bartender", "Mou Yuukai Nante Shinai" e no recente "Blackboard" (no segundo episódio). Seu sobrenome não é muito comum, e se encontrar é parente dela. Seu nome Shihori foi sua mãe quem escolheu devido a uma música do grupo Southern All Stars - "Shiori no Tema".
- Kento Nakajima é membro do quinteto Sexy Zone. Mas do grupo foi o que fez mais doramas, como "Team Batista no Eikou", "Taisetsu na koto wa subete Kimi ga Oshiete kureta" e "Umareru". Atualmente estuda na Universidade Meiji.
- Tortoise Matsumoto (nome real: Atsushi Matsumoto) era conhecido como líder e vocalista do quarteto Ulfuls (seu maior sucesso seria "Gats Daze!"). Como ator, começou no dorama "Namida o fuite", passando por "Naniwa Kyundou Part 6", "MR. BRAIN" e "Ryomaden". Recentemente está no comercial da cerveja Asahi Clear junto com os atores Osamu Mukai e Aya Ueto. Por ter nascido na região de Kansai (Hyogo), Matsumoto tem forte sotaque.

ATARU:

Ataru (Masahiro Nakai) é um rapaz autista, portador do síndrome de savant - que seria um distúrbio psíquico na qual possui grande habilidade intelectual mas alia-se a falta de inteligência. Os savants possuem memória extraordinária, mas com pouca compreensão do que está sendo descrito (via Wikipedia, Revista Viver - Mente e Cérebro). Mesmo assim, auxilia dois investigadores (Kazuki Kitamura e Chiaki Kuriyama) a resolverem casos tido como insolúveis. Começou dia 15 de abril, aos domingos, nove horas da noite, pela rede TBS. Com Masahiro Nakai, Kazuki Kitamura, Chiaki Kuriyama, Yuta Tamamori, Masaya Nakamura, Masachika Ichimura.

Curiosidades:


- O personagem principal, Ataru, foi inspirado no personagem vivido por Dustin Hoffman no filme (premiado pelo Oscar) "Rain Man".
- Faziam oito anos que Masahiro Nakai não protagonizava um dorama pela emissora TBS (de onde ele seria um dos casters principais em programas como o finado "Utaban" e o de maior audiência "Nakai Masahiro no Kinyoubi no Sumatachi e") - a última que protagonizou foi "Suna no Utsuwa" (2002).
- Yuta Tamamori é um dos membros do septeto Kis-My-Ft2, da mesma agência de Nakai. Destacou-se em "Ikemen Desu ne" (remake do dorama coreano "You're Beautiful". Tamamori era o guitarrista e vocalista Ren Katsuragi) e "Shiawase ni narou yo" (era Yuta, o irmão de Haruna Yanagisawa, protagonizada por Meisa Kuroki).
- Masaya Nakamura é casado com a ex-Morning Musume Mari Yaguchi. Faz parte de um grupo chamado D-Boys, junto com o ator Yuu Shirota.
- Masachika Ichimura é ator e cantor. Atua mais em musicais em teatro. Sua esposa é a atriz Ryoko Shinohara (que fez a série "Unfair"), e tem dois filhos com ela. No dorama, Ichimura faz o papel do pai de Ataru.
- A música tema "Jyuu e Michizure" é interpretada pela cantora Ringo Shiina, que fez sucesso durante 1998~2000 e tinha um grupo chamado Tokyo Jihen, que acabou no começo deste ano.
- O primeiro capítulo atingiu 19,9% de audiência.

Segunda-feira:


HANCHO ~ Keishicho Azumihan (ハンチョウ~警視庁安積班):

Quinta temporada da série policial conhecida da emissora. Tsuyoshi Azumi (Kuranosuke Sasaki) agora foi transferido de Jinnancho para a Polícia Metropolitana de Tóquio, central de todas as investigações. Embora seja eficiente no trabalho, sente-se deslocado da equipe considerada a elite da organização. Começou dia 9 de abril, toda segunda-feira, oito horas da noite, pela TBS. Com Kuranosuke Sasaki, Manami Higa, Reiko Takashima.

Curiosidades:


- Devido a mudança do personagem interpretado por Sasaki para a Polícia Metropolitana de Tóquio, o elenco mudou completamente.

KAGI NO KAKATTA HEYA (鍵のかかった部屋):

Kei Enomoto (Satoshi Ohno) é um funcionário de uma empresa de segurança que acaba por auxiliar um advogado criminalista Goh Serizawa (Koichi Sato) e sua assistente Junko Aoto (Erika Toda) a resolver casos tido como insolúveis, especialmente ocorridos em lugares onde supostamente ninguém conseguiria ter entrado. Enomoto resolve os casos graças a sua obsessão por chaves e fechaduras. Começou dia 16 de abril, toda segunda-feira, nove horas da noite, pela Fuji Television. Com Satoshi Ohno, Koichi Sato e Erika Toda.

Curiosidades:


- Seria o primeiro renzoku dorama protagonizado por Satoshi Ohno (líder do grupo Arashi) pela emissora Fuji Television (já tinha protagonizado outros dois renzoku doramas, mas pela TBS e TV Asahi). Ohno seria o segundo membro do Arashi a protagonizar um getsukyu (o primeiro foi Jun Matsumoto).
- O dorama foi baseado no livro do mesmo nome escrito por Yusuke Kishi.
- Pelo menos duas empresas são bem visíveis no dorama - a empresa de segurança ALSOK e Toyota. No primeiro episódio, quando Serizawa, Aoto e Enomoto vão ao local do crime, o carro que é utilizado é o modelo Mark X da Toyota - justamente o modelo que Koichi Sato faz o comercial.
- Dizem que Ohno teve que evitar de tomar muito sol (porque gosta de pescar) e escurecer os cabelos para viver o personagem Enomoto. Fez a mesma coisa quando fez o papel de Ryo Naruse em "Maou" (2008).
- A música "Face Down" (do Arashi), só tocava instrumentalmente nos primeiros comerciais de divulgação do dorama e ninguém sabia.
- O primeiro capítulo atingiu 18,3% de audiência.

Terça-Feira:


LEGAL HIGH (リーガル・ハイ):

Kensuke Komakado (Masato Sakai) é um advogado de língua afiada, cínico e arrogante, que adora dinheiro, poder e mulheres. Ele se atem à idéia de que "o vencedor está certo" e usa de vários meios para maner sua reputação. Contudo, aos poucos vai percebendo que seu ideal de justiça está errado e começa a repensar no certo e errado. Machiko Mayuzumi (Yui Aragaki) é uma advogada que defende os fracos e confronta diretamente com Komakado. (via Tokyograph) Começou dia 17 de abril, toda terça-feira, nove horas da noite, pela Fuji Television. Com Masato Sakai, Yui Aragaki, Katsuhisa Namase, Eiko Koike, Junnosuke Taguchi.

Curiosidades:


- Masato Sakai, em 2009, entre outros prêmios, ganhou a Blue Ribbon (prêmio máximo em artes cênicas no Japão) de ator coadjuvante em dois filmes - "Climber's High" e "After School". Formado em literatura com especialização em Literatura Chinesa, escreveu um livro chamado "Bun" ("Literatura", em japonês). Em 2012 fará o papel principal em "Ooku ~ Arikoto Iemitsu Hen" e em 2013 o filme "Ooku ~ Ennosuke Tsunayoshi Hen".
- Yui Aragaki também é cantora. "Heavenly Day" foi do filme (protagonizado por ela) "Koizora" (2007). "Make My Day", no dorama "Hachi-One Diver" (2008) e "Utsushie", como tema de abertura no dorama "Aishiteru" (2009), mas esses dois doramas Aragaki não atua.
- Katsuhisa Namase, ator veterano, apesar de ter bons doramas em seu currículo ("Strawberry Night", "14 Sai no Haha", "Love Generation"), sempre vai ser conhecido pelo menos em dois doramas - como o detetive Kenzo Yabe na série "TRICK"; e o vice diretor Goro Sawatari na série "Gokusen".
- Eiko Koike começou como gravure model (modelo de revistas para adultos), mas acabou destacando-se como atriz em doramas como "Ooku ~ Hana no Ran", "Oishii Proposal", "Utahime", "Kiina", "Smile". Casou-se com o lutador Wataru Sakata. Atualmente, Koike faz a série de comerciais do veículo "Tanto", da Daihatsu, com Yusuke Santamaria.
- Coincidentemente Aragaki já trabalhou no mesmo dorama que Namase ("Ranma 1/2" e "Mou Yuukai Nante Shinai") e com Koike ("Smile").
- Junnosuke Taguchi é membro do quinteto KAT-TUN. Pelo menos destacou-se em dois doramas - em "Yukan Club" (2007) e "Inu o Kau to Iu Koto" (2011). Uma de suas frases de auto-apresentação - "Iriguchi, Deguchi, Taguchi desu" - quem sugeriu foi You Yokoyama (do Kanjani Eito), uma tirada em cima de seu sobrenome.

37-SAI DE ISHA NI NATTA BOKU ~ Kenshui Junjo Monogatari (37歳で医者になった僕~研修医純情物語):

Yuta Konno (Tsuyoshi Kusanagi) era um alto executivo de uma empresa alimentícia, quando aos 30 anos de idade, pede demissão do cargo e decide estudar medicina. Aos 37 anos, consegue ser estagiário em um hospital. Baseado na história verídica de Kenichi Kawafuchi, cujo livro de mesmo nome foi best seller em 2002. Começou dia 10 de abril, toda terça-feira, 10 horas da noite, pela Fuji Television. Com Tsuyoshi Kusanagi, Asami Mizukawa, Mimura, Hikaru Yaotome, Renn Kiriyama, Takumi Sato, Ken Matsudaira.

Curiosidades:


- E' a primeira vez que Tsuyoshi Kusanagi (do quinteto SMAP) protagoniza um médico em vinte anos de carreira artística.
- Asami Mizukawa terminou o colegial na famosa escola Horikoshi High School, onde estudaram vários artistas (inclusive o próprio Kusanagi). Costuma sair para beber com a atriz Erika Toda (inclusive, no especial da Fuji Television, onde reuniram todos os atores principais dos doramas da emissora, Asami e Toda estavam lado a lado bebendo e conversando - inclusive apareceu uma legenda dizendo que eram colegas de bebida).
- Hikaru Yaotome é um dos membros do grupo Hey Say Jump. Foi o baterista da banda A.N.Jell no dorama "Ikemen Desu Ne".
- E' a segunda vez que Ken Matsudaira trabalha com Kusanagi. A primeira vez, foi no dorama do verão de 2009 "Ninkyo Helper" (que também teve um episódio especial em janeiro de 2011).

Fontes: The Doramas, Tokyograph, DramaWiki, sites oficiais das emissoras.

Comments

  1. Oi Kiyomi!! Adorei o post.... estou muito afim de ver esse dorama com a minha amada Maki *-* mas acho q tão cedo vão legendar.
    Esse Ataru com o Nakai parece ser ótimo! Vai pra minha lista tbm, espero achar ele legendado rápido.
    Do Ohno nem preciso comentar né?! ♥

    ReplyDelete
  2. Fabrícia, e eu ainda preciso postar logo a segunda parte antes que acabe a temporada e nem pra fazer o resumo do dorama do seu ichi... ops, do Aiba-chan fiz!!
    Acho que da HoriMaki legendam, sim. Acho que estão esperando sair de uma vez só como fizeram "GeGeGe no Nyobo" que saiu em 2 DVDS!
    ATARU vale a pena, espero que a audiência não despenque.
    Bom, Ohno sem comentários porque está igualando (se não superando) a Naruse Ryo em "Maou"!!!
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  3. Queria baixar Ume chan sensei, a partir de quando e onde você acha que terá disponível para download?

    ReplyDelete

Post a Comment