Friday, May 18, 2012

Promotion Videos ~ Quando criatividade conta pontos


Num post bem passado, comentei de alguns promotion videos em que com pouco cenário e muita criatividade, acaba marcando na história. Bem, pra quem não sabe ou chegou agora, promotion video seria o que conhecemos de "videoclip", para divulgar o trabalho de um cantor/grupo, faz um vídeo promocional com a música ao fundo.

Existem várias formas de promover um artista, seja um PV simples, somente aparecendo o dito cujo ou com mil cenários, enredos, pirotecnias. Há quem chegue ao cúmulo do absurdo e o promotion video acaba virando um filme de mais de 30 minutos de duração e olha que não foi nem a Madonna e nem a Lady GaGa! Ok, o promotion video da Ayumi Hamasaki, "Voyage", de 2002, era para um curta metragem "Tsuki ni Shizumu", por isso era longo, uns 20 minutos, acho.

Estava reparando em alguns promotion videos no mundo da j-pop, que variam e como, dependendo do artista. Tem artista que prefere algo bem simples (e barato) mas tem artista que prefere algo bem mais elaborado, ou fica no meio termo. Apesar de que, pra mim, promotion video tem que ter algo que dê impacto, se me entenderam.

Nos bons tempos em que a MTV, para pegar onde eu morava no Brasil, era apelar até pra palha de aço na antena, vi bons promotion videos internacionais e nacionais. Mas como gosto é que nem traseiro, cada um tem o seu, o que eu posso achar legal, outros podem não gostar e vice versa.

O mesmo aqui no Japão, com os artistas locais. Encontramos de todos os tipos, desde os bem simplesinhos, até com meia hora de duração (o que eu acho um exagero, faz logo um curta metragem de uma vez), mas as intenções seriam as mesmas - divulgar o artista, divulgar a música e entreter o espectador. Há quem critique pra caramba os promotion videos, achando que seriam sem graça, sem criatividade, sem nada.

Certo, eu sei que tem promotion video que aparece apenas o artista parado feito estátua com um fundo chinfrim, mas tem promotion video que usa e abusa de efeitos, mas depende do artista se faz necessário, porque combina com o estilo dele. Cada um tem seu gosto, que a gente pode fazer? Pode ser um bem curtinho como pode ser um longo a ponto de virar filme.

Aos poucos, tentarei fazer uma resenha sobre alguns promotion videos que andei vendo em toda minha vida desde que me conheço por gente, volta e meia aparece no iuchubi da vida e - porque não? - nos flashbacks de canais especializados!

E vai ter gente querendo me pegar na saída depois das resenhas...

Fotos que ilustram este post: prints via iuchubi.

1 comment:

  1. a koda tb tem um clipe bem longo de filme que dura 1 hora acho

    acho que os clipes ultimamente tem partido mais pro lado da criatividade no jpop, tirando Ayu, EXILE e AKB48 todos os artistas chamam mais atenção por outras coisas além das grandes produções, talvez pelos cds não venderem tanto como antes

    costumo ficar surpreso quando vejo um clipe americano, pq a produção costuma ser bem maior e qq coisa impressiona

    ReplyDelete