Alguns pontos a reconsiderar ou pensar...


Ao ler uma postagem no blog The Doramas sobre o show solo de Tomohisa Yamashita (mais conhecido por muita gente, inclusive por ele mesmo de "Yamapi") e sua carta confessional no meio do show, choveram críticas defendendo e ofendendo ao mesmo tempo.


Tentando explicar o motivo, já que eu não acompanhava a carreira de Yamapi na mesma proporção que acompanho da minha tríade Masaharu-SMAP-Arashi, mas baseado no apanhado de algumas reportagens que apareciam sobre ele.

Bem, confesso que quando vi a primeira vez a figura do Yamapi na mídia, foi no comercial que ele fez junto com o casal David e Victoria Beckham para o instituto de beleza e estética TBC. O que  - na minha opinião, por favor, relevem - estragava, era que Yamapi fazia uma cara de MUITO sério demais (se bem que confesso que não gosto, mas respeito o casal Beckham). Pior que por muitos anos, a cara séria de Yamapi me perseguiu por anos a fio, inclui aí um dos comerciais mais legais que ele fez para os notebooks da Toshiba junto com o ator Masakazu Tamura (o eterno "Furuhata Ninzamburo") e os divertidos para a rede de lojas de conveniência Lawson (junto com o grupo NEWS).
"Nobuta. o Produce", com Maki Horikita,, Yamashita e Kazuya Kamenashi (esquerda pra direita)

Com o tempo, Yamapi começou a ganhar meu respeito. Mais como ator do que como cantor e membro do NEWS (e outros anteriores a eles, como B.I.G. e Kitty GYM e a dupla Shuuji & Akira, que era ele e Kazuya Kamenashi, criados especialmente devido ao dorama "Nobuta o Produce"), porque eu acompanhava - quando dava - alguns doramas com ele contracenando ou coatuando. E foi com "Code Blue" que eu percebi o quanto Yamapi não era apenas um rostinho bonitinho que entrou no JE (Johnny's Entertraiment).
Quando o NEWS, de NOVE membros, tornaram-se seis...

Apesar de seus outros doramas anteriores (como "Lunch no Jouou", "Stand Up!!", "Propose Daisakusen ~ Operation Love", entre outros) foram bem sucedidos, não era de hoje que Yamapi pensava em carreira solo - já o tentou com a música tema de um de seus doramas mais famosos - "Kurosagi" - com "Daite Senorita", isso em 2006. Muitos dizem que Yamapi já estaria perdendo o interesse no NEWS (grupo que foi criado em 2003 para serem grupo símbolo para a emissora Fuji Television durante o Volleyball World Cup 2003, costume da JE desde o V6, caso muitos não saibam - tem muita gente desinformada achando que foi desde o Arashi), uma das provas foi quando ele recusou a fazer um programa semanal do grupo, devido às gravações de dorama (disseram que foi durante o "Buzzer Beat", mas em 2009 não encontrei nenhum programa de variedades do grupo, só se foi em 2005, ano em que Yamapi emendou dois doramas seguidos - "Dragon Sakura" e "Nobuta o Produce", sem contar que estava estudando comércio exterior na Meiji University).

Boataria ou não, aconteceu que, em 7 de Outubro de 2011, Yamapi e Ryo Nishikido (que é membro também de outro grupo, o Kanjani Eito) anunciaram suas baixas no NEWS - Yamapi devido a dedicar a carreira solo e Nishikido por não conseguir conciliar os dois grupos, e acabou ficando no Kanjani Eito por pertencer ao grupo antes do NEWS.

Não lembro se muita gente inconformada desceu o malho no Nishikido (talvez porque muita gente já o conhecia desde o início do Kanjani, e o hoje septeto está crescendo cada vez mais), mas lembro-me que Yamapi foi impiedosamente criticado por muitos fãs - se é que podemos chamar assim. Do tipo, "deixou o NEWS na mão", "que ele ficou famoso a custa do grupo", e por aí vai.

Todos sabem (eu acho) que os demais membros do NEWS também fazem outras atividades fora do grupo, como Yuya Tegoshi e Takahisa Masuda formam a (bem sucedida) dupla Tegomass; Keichiro Koyama além de atuar (por exemplo, em "Lucky Seven" ele fazia o irmão mais novo de Shuntaro Tokita, interpretado por Jun Matsumoto), apresenta o "news every" (NTV) e "Mirai Theater", com Shigeaki Kato, que recentemente lançou um livro de ficção sobre dois rapazes que se tornam ídolos nacionais. Nota: Kato é formado em Direito e Keichan em Letras.
NEWS atualmente quarteto - Keichiro Koyama, Yuya Tegoshi, Takahisa Masuda e Shigeaki Kato.

Voltando ao caso do Yamapi: no momento em que começou a desenvolver sua carreira solo, obviamente as cobranças de que seus singles fossem o número um nas paradas de sucesso foram grandes. Embora "Ai Texas" (tema do dorama em que ele protagonizou, "Ending Planner") tivesse ficado algumas semanas em primeiro lugar na Oricon (só caiu porque logo tinha entrado "Wild at Heart", do Arashi, tema do dorama "Lucky Seven", na mesma temporada), Yamapi não conseguiu segurar a peteca por tanto tempo. E foi criticado por isso.

Em sua segunda turnê solo, para divulgar o álbum "Ero", em Osaka, surpreendeu o público ao ler uma carta endereçada para si mesmo em off, em que ele desabafa sobre o peso de ter saído do NEWS e enfrentar a ira de alguns fãs pela tal decisão (leia a matéria que a Cacá, do The Doramas, postou aqui )...

Claro que na caixa de comentários saiu a maior discussão. Tem gente que ODEIA o Yamapi, tem gente que admira, tem gente que não gosta, mas respeita. Okay, eu também posso ser hater de alguns grupos por aí, mas eu parei de agredir porque pra me estressar era um pulo. Quando li os comentários, teve de tudo um pouco. Eu poderia ter entrado nessa roda, mas parei pra pensar e decidi ao menos fazer uma postagem sobre o que eu acho sobre isso tudo. Agora o que vocês, leitores, podem pensar, aí os quinhentos são outros, porque, como eu disse, nunca acompanhei a carreira musical do NEWS e do Yamapi seja solo ou com outras units na mesma proporção que minha tríade conhecida.

1) Como disseram: se Yamapi quis sair ou não, ele sabia muito bem o que poderia acontecer depois. Se ele quisesse ter saído do NEWS, ele teria feito bem antes, talvez na época de "Daite Senorita".

2) Não posso falar nada sobre o talento musical dele, como eu disse pela terceira vez. E' mais fácil eu julgar Yamapi pela sua atuação em doramas. Os quatro getsukyu (doramas da Fuji Television de segunda-feira, nove horas da noite) que ele protagonizou, tiveram boas audiências. Por mim, Yamapi cresceu muito mais em "Code Blue", em que ele protagoniza um médico de uma equipe que utiliza helicópteros para socorrer as vítimas (nota: devido a popularidade deste dorama, alguns meses depois, o Japão passou a utilizar esse meio de transporte para socorrer as vítimas em lugares de dificil acesso).


3) Ninguém acerta na primeira. Se Yamapi não conseguiu - no momento - ser o primeiro lugar nas paradas da Oricon, não precisa entrar em desespero. Até os melhores artistas no início de carreira sofreram muito para conseguir ser o number one. Querem exemplo? Paul McCartney depois que saiu dos Beatles - para quem tocava em estádios e casas lotadas no tempo do quarteto, quando rumou solo, Paul começou a tocar em universidades e bares quase às moscas. Demorou três anos para conseguir ser o top one nas paradas de sucesso da Billboard.

4) Uma das coisas que eu tenho a maior raiva é comparações. Cada um tem seu estilo, seu modo de trabalhar, etc. Comparar o que Yamapi faz ou deixou de fazer com Sho Sakurai (Arashi) e Kazuya Kamenashi (KAT-TUN), por favor, né? Por acaso vocês gostam de ser comparados com alguém? Não, né? Quem me conhece sabe que sou fã do Arashi, sabe que eu admiro o trabalho de Sakurai, mas nunca fiquei comparando um artista com ele (tá, no máximo desejar que certos newscasters que a gente conhece tivessem o exemplo dele). Sakurai só conseguiu conciliar faculdade + atividades do Arashi + vida social porque ele tinha sua agenda definida. E outra: na Keio, ninguém sabia que ele era um aidoru, por isso que foi fácil conseguir levar os estudos. Mesmo porque na época, o Arashi estava no comecinho, tempo eles estavam tendo de sobra. E Kamenashi só consegue também fazer muitas coisas porque disseram que ele dorme apenas três horas por dia!!!
Que eu tenho a ver com a história do Yamapi?

5) Yamapi é formado em Comércio Exterior com especialização em Marketing pela Meiji University. Devido às atividades que estava tendo junto ao NEWS e doramas, acabou formando-se seis meses depois do previsto. (E lá vem o pessoal novamente comparando com o coitado do Sakurai, que nem sei porque botaram ele no meio - "ah, o Sho conseguiu em tempo normal, que ele seria o exemplo da JE, porque ele consegue e os outros não, bla bla bla..." Caramba, gente, cada um tem seu modo de vida, dá licença?)

Eu sei tudo sobre você!

6) Como um anônimo havia postado nos comentários - a maioria provavelmente NAO deve ser fã dos NEWS nem do Yamapi e provocaram essa celeuma. Eu não sou fã e não estou tacando pedras nele nem o condenando pelo que fez. Deixa o cara viver sua vida.

7) Teve gente que perguntou "por que ninguém condena também o Ryo Nishikido?" Simples: Nishikido já pertencia ao Kanjani Eito antes do NEWS. E isso pesou na sua decisão em sair do grupo. E era visivel que Nishikido sempre teve mais preferência ao Kanjani (Nota: todos os membros do Kanjani Eito são da região de Kansai, daí o nome do grupo). Na verdade, quando eu via o NEWS, pra mim quem se destacava era o Yamapi.

8) O que eu posso "meio" que concluir toda essa bagunça e confusão toda, é que desejo mesmo toda a sorte do mundo para Yamapi em sua carreira solo (em outubro, ele coatua com Shingo Katori em um novo dorama pela TBS - "MONSTERS"); o agora quarteto NEWS muito sucesso (que por sinal, a turnê está indo bem); e Kanjani Eito que continue crescendo, porque de alguns anos para cá eles estão ganhando bastante espaço na música e mídia.

Pronto. Depois de tudo isso, podem lotar minha caixa de comentários de críticas, porque era um assunto deveras delicado. E isso acontece com qualquer grupo musical por aí. Quando um ou dois membros resolve sair fora do grupo para uma investida solo, muitos rumores correm, tais como "brigou com algum membro", "insatisfeito com o grupo", "antes sozinho do que mal acompanhado". E isso vocês, leitores, devem ter visto muita notícia por aí.

Por que eu coloquei na pauta o caso do Yamapi? Poderia ser qualquer um, certo? Mas é que neste caso, a história dele foi recente. E a carta que ele leu, como outra leitora havia comentado - "não escreveu pra fazer draminha, e sim, uma reflexão dele para as fãs e para o público, até porque provavelmente deve ter escutado muita coisa sobre como o Yamashita Tomohisa decaiu com a saída do NEWS".

Fotos: tudo via gugol.

Comments

  1. Oi Kiyo-san! Acho que vou aproveitar que estou no pc e comentar rapidinho aqui~
    Esse assunto como um todo é muito delicado de se tratar. Podemos fazer uma análise fria e à risca dos acontecimentos, ou levar em consideração as tentativas e erros perfeitamente humanos que todo mundo comete em algum momento da vida.
    Se for pra resumir bem a minha opinião sobre esse assunto, eu acredito que através das experiências o Yamapi irá aprender e aos poucos encontrar o próprio caminho e jeito dele, e as fãs que são fãs de verdade estarão sempre aí pra apoiá-lo, pro que der e vier.
    Btw, bom trabalho com o blog como sempre! <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Leti, arigatou pela presença aqui neste humilde cantinho.
      E' verdade ~ quando li a postagem do The Doramas, fiquei pensando vinte vezes se comentaria ou não, mas perante a confusão que gerou nos comentários, resolvi colocar meu ponto de vista.
      Como eu disse, ninguém acerta logo na primeira. Pode levar anos para conseguir chegar ao topo, e para isso, os verdadeiros fãs deverão ter paciência e apoiar o artista. E Yamapi aos poucos vai ter que aprender e encontrar seu próprio caminho, o que ele deve estar fazendo agora.
      Arigatou sempre, Leti!

      Delete
  2. Nossa, não entendo nada disso auihauahua... mas esse japa é parecido com todos os outros japas que vc posta... estava quase esquecendo isso rs.

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahahahah, eu te entendo, Bah!
      Mas acho que na época que você esteve aqui, você deve ter visto algum CM ou cartaz com o Yamapi, ou dos notebooks da Toshiba ou do Lawson. =D
      Porém, o assunto seria quase o mesmo se, por exemplo, um dos membros de sua banda favorita, querida pelos fãs resolvesse abandonar o grupo pra investir solo. Aí, se os fãs iam aprovar ou não...

      Kisu, too! <3

      Delete

Post a Comment