Thirty Day Song Challenge (Desafio dos Trinta Dias: Música) ~ Décimo Oitavo Dia


Dia 18 - Uma canção que você gostaria de ouvir no rádio ~ B-sides

Música que eu gostaria de ouvir em rádio, tem muitas e a lista seria infinita.

Na verdade, as rádios costumam tocar músicas principais de singles, raramente os B-sides. Como no tópico anterior que expliquei, as rádios daqui costumam ter artistas como personality radios, ou seja, têm programas próprios e raramente colocam no ar música alheia.



Se eu fosse escolher música para ouvir em rádios, eu gostaria de ouvir mais música que fica sendo como b-side de um single principal, porque acaba sendo mais interessante. Ou num álbum, aquela música que fica escondida no meio das mais conhecidas.

Em shows, por exemplo, os artistas raramente interpretam as músicas menos conhecidas dos álbuns que já tinham lançado. Nos que eu já fui, eles interpretam mais do álbum recente e as principais dos anteriores. Dificilmente eles interpretam as menos conhecidas. Se alguém ver vários shows dos mesmos artistas, percebe-se que as principais são indispensáveis, porque se não interpretar, a platéia invade o palco e ameaça com faquinha de rocambole.

Têm muitos b-sides que acabam caindo no gosto dos ouvintes. Já ouvi gente dizer que preferiu o b-side do que a principal. Confesso que eu também. Mas teve artista que lançou single com DOIS a-sides, como foram os casos de Southern All Stars ("Ai to Yokubou no Hibi"/"Lonely Woman"), Masaharu Fukuyama ("Naitari shinaide"/"RED X BLUE" e "Hotaru"/"Shonen") e Arashi ("Hitomi no Naka no Galaxy"/"HERO" e "Truth"/"Kaze no Mukou e"), e os b-sides acabaram sendo ou versão pra karaokê ou faixa-bônus. Ou nem isso.

De vez em quando as rádios tocam músicas menos conhecidas de álbuns de vários artistas para ver se o público compra o álbum de qualquer jeito. Se bem que, quem gosta do artista, por mais que tenha alguma faixa ou outra que não agradou, acaba comprando (eu sou assim ~ compro, mas na primeira vez que ouço, acabo não gostando de uma faixa ou outra, mas acabo dando uma segunda chance...).

Dizem: fã de verdade, é fiel ao artista por mais que tenha um álbum que não foi bem em venda.

Comments

  1. E as músicas menos conhecidas sempre são as mais interessantes mesmo. Adoro paper-gangsta, da lady gaga, por exemplo, e Mr. Watson da kesha. São cantoras famosas, mas as melhores musicas são as mais underground

    ReplyDelete

Post a Comment