Antes tarde do que nunca...

No twitter, algumas pessoas da minha time line estavam comentando em prestar o JLPT ou Exame de Proeficiência em Língua Japonesa. Muitos (inclui eu) prestarão em dezembro. O que mais me animou e ainda deu mais esperanças é que o pessoal que conheço são pessoas que são consideradas "velhas" pela sociedade, mas eles provam que nunca é tarde pra prestar a prova e que eles são pessoas produtivas.



Fico muitas vezes me perguntando porquê de muitas empresas recusarem o currículo de pessoas que passaram dos 35, mesmo tendo grande experiência no assunto, muitas até tendo cursos, certificados e até terem sido participantes principais de seminários e eventos. Muitas dessas pessoas até têm muito sangue jovem correndo nas veias mais do que os jovens propriamente ditos.

Confesso que procrastinei muito em fazer os exames, agora corre atrás do prejuízo, mas como meus amigos e amigas do twitter sempre disseram: nunca é tarde para fazer tal coisa ou outra. Apesar de eu estar precariamente preparada para o JLPT (cuja prova será dia 2 de dezembro) e para o TOEIC (prova no dia 9 de dezembro), eu vou encarar tudo isso como desafio. Não deu certo? Let's try again, como diz a música do Team Amuse (nota: grupo criado pela Amuse Entertrainment para fins de arrecadar fundos para reconstruir Tohoku, formado por artistas como Southern All Stars, Masaharu Fukuyama, Perfume, Juri Ueno, Pornograffitti, Yuriko Yoshitaka, Bakufu Slump, Koji Miyake, entre outros).

※ Lembrando que o JLPT as provas agora são duas vezes ao ano (julho e dezembro). No caso do TOEIC, durante o ano todo, dá pra prestar as provas. Se perdeu a inscrição este mês, dá pra se inscrever em novembro para fazer as provas em janeiro de 2013. 

O que também acho válido para muitas pessoas tentarem fazer, nem que seja uma vez e pagar pouco, seria curso de culinária. Podem achar ridículo, mas acreditem, através desses "one day lesson" aprendi mais a língua japonesa e também alguns truques culinários.

Uma das escolas mais conhecidas aqui no Japão seria o ABC Cooking, onde existem várias redes espalhadas no país. Acessando o site, pode encontrar a escola mais próxima de sua casa. Para o "one day lesson" e o "trial lesson" tem que fazer reserva antecipada devido vagas limitadas. Basta escolher a data e qual prato quer fazer e ir. O pagamento da taxa é feita antes de entrar na aula. Se for em duas pessoas, melhor ainda ~ além de ter companhia, a aula fica mais divertida. Para ir nas aulas, deve-se levar avental, toalha e slippers. No final, ou pode comer lá na escola ou levar para casa (a escola providencia a embalagem).

Curso ideal para pessoas que demoram meia hora para descascar meia maçã...

Caso acabar gostando das aulas, pode fazer o curso de doces, pães e culinária. Mas prepare o bolso, porque o curso é um pouco caro, mas quem fez, disse que vale o investimento (conheci duas pessoas aqui que fizeram o curso completo de pães e elas recomendam!)

Se também existe uma coisa que posso dizer "antes tarde do que nunca", seria me inscrever em um fã clube de um artista/grupo/banda favorito desde o debut e resolver fazer agora, porque antes nem passava na minha mente associar-me para ... bem, receber informativos e novidades que na imprensa não divulga?

Quando soube que associar-se a um fã clube teria mais vantagens, como ter mais sorte de conseguir ingresso para shows, tentar ir em eventos e receber até mensagem de aniversário, confesso que isso me animou.

Como muitos dizem... nunca é tarde...

Podem dizer o que quiserem, mas eu gosto!

Fotos: captions do programa "Arashi ni Shiyagare" via tumblr; acervo pessoal da autora.

Comments

  1. Eu sempre procastinei para o JLPT, sempre me inscrevia e não ia. Mas ano passado fiz o N4 e passei, em julho deste ano fiz N3 e passei, e agora em dezembro vou fazer o N2. Em novembro já fui convidado para fazer a prova experimental.
    TOEIC vou fazer primeira vez mês que vem e também o GNK (nihonken). Espera que um dia eu olhe e veja que tenha valido a pena estudar e tirar todos esses certificados.

    Eu tenho vontade de fazer cursos relacionados a comida, para quem sabe trabalhar quando estiver mais velho, pois essa geração atual de jovens provavelmente terá de trabalhar até morrer pois é difícil sobreviver com a aposentadoria, preciso de um trabalho que valorize a experiência e não que exija pessoas jovens.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hugo, fico contente por ter conseguido o N3 e ainda ser convidado a fazer a prova experimental (eu tambem tinha sido convidada uma vez, no ano retrasado, mas como as vagas eram limitadas, acabei ficando de fora, mas mesmo assim não desisti em tentar prestar a prova.
      Existem circunstâncias em que deixamos de prestar os exames ~uma delas seria o tempo para estudar, dedicar algum tempo para a gente, mas o trabalho pressiona.
      Sobre o curso de culinaria, tenta fazer esses de "trial lessons", vale a pena e custa pouco (alguns chegam a serem gratuitos, mas tem que ver se tem vaga).
      Talvez com os certificados te garantam um bom emprego, isso é fato!!!

      Abraços!!!

      Delete
  2. Nunca é tarde mesmo, Kiyo! Super apoio a sua iniciativa, inclusive a de entrar no fã-clube do Arashi, hahaha! Se eu estivesse no Japão, faria o mesmo. Pretendo prestar o JLPT ano que vem, provavelmente no metade de 2013, quando estarei quase terminando o básico do curso de japonês. Tanoshimi... já o TOEIC, acho que não rola no momento. Não tenho nível para isso. Preciso voltar pro inglês, também ano que vem. Curso de culinária... hahaha, eu NECESSITO DISSO! Sou péssima na cozinha! Pior que o Sho-chan XD Mas, antes de tudo isso, preciso encontrar um novo emprego, XD~ fiz uma entrevista semana passada e estou esperançosa! Vamos ver!!

    Bem, não desista dos seus sonhos! Toda força do mundo pra ti :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Jacque, fico contente pela sua entrevista ter dado certo e começar uma nova vida!
      Eu preciso mudar a minha, mas preciso ter esses certificados para que eu garanta ao menos um emprego melhor que estou atualmente.
      Mas como a gente sempre apregoa ~ nunca é tarde para fazer alguma coisa que gosta!

      Beijao!!

      Delete
  3. Eu tb não sou mais nenhuma menininha, mas... estou aí na labuta, correndo atrás dos meus sonhos com a mesma garra que muita gente nova. Mas acho até bom, essa sensação, sabe? Pq assim a gente aprende a dar mais valor pro esforço e o resultado acaba sendo mais gostoso.

    Qto ao JLPT, estou pensando em presta-lo ano que vem... vamos ver como estarei no nihongo até lá!

    Antes tarde, do que nunca ter experimentado. Não sei pq, mas agora me lembrou das frases do final de Cidade dos Anjos, onde o anjo pergunta pro Seth se valeu a pena, e ele diz algo como antes ter experimentado por uma única vez, do que passado a eternidade sem saber como era.

    PS: aiiiii, eu morro de vontade de me filiar ao FC oficial dos meninos! *0* Resta é arrumar um endereço aí no Jp xD *quem sabe não alugo um dos meus primos? kkkkk*

    Kisu!!! ^_^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tathy, eu lembro desse filme e da frase. Lembrou-me também de um episódio do desenho animado do Peanuts, quando Linus diz a Charlie Brown sobre o amor ~ é melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado.
      Dezembro taí e terei JLPT e TOEIC dois domingos seguidos...
      Bem, quanto ao entrar no FC oficial, apelei ~ fui direto no Family Club de Shibuya e fiz pessoalmente ao inves de ter ido ao correio.

      Beijao!!

      Delete
  4. Nunca é tarde mesmooooo... Uhuuuuu vamos "ganbatear" sempre!!!! Boa sorte nas provas! Ano que vem sou eu na mesma missão: N3 e TOEIC!!! ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro! E voce sabe muito bem disso!!! Se este ano nao der nada, ano que vem vamos gambatear MUITO mais!!!
      Beijao!!! ^^

      Delete
  5. Realmente nunca é tarde demais! O ser humano sempre está buscando por novos desafios! Nós sempre estamos querendo fazer algo de novo. Tb irei fazer o JLPT em dezembro espero passar, se não der tem o ano que vem horas! hohoho. Entrou para o fã club do Arashi??? Que show! *o*
    "Por maior que seja a dificuldade que surja na vida, ela não é nada diante da infinita força de Deus que habita em você." Masaharu Taniguchi Força Kiyo!

    Kisu

    ReplyDelete

Post a Comment