Pink Ribbon


Todo dia primeiro de outubro, pelo menos no Japão, é lembrado o dia de Prevenção Contra o Câncer de Mama. Daí os principais símbolos do arquipélago - Tokyo Tower, Yokohama Marine Tower, Rainbow Bridge, o castelo de Nagoya, Kobe Port Tower - são iluminados de cor de rosa, a cor símbolo da campanha.

Na verdade, essas campanhas deveriam existir sempre, independente se tiver uma data específica. Muitas vezes, por falta de informação, descobre-se o câncer no estágio muito avançado. Aquela história: "se fizesse exame logo no início, poderia estar viva hoje".

O que eu vejo direto quando saio, seria pedido para fazer exame e doação de sangue. Mas nunca vi campanha para exame de prevenção contra câncer de mama (e útero também), o que deveria ter assim como tem o de sangue.

Desde setembro deste ano, o Pink Ribbon Festival está com a campanha de informação, simpósios e caminhadas em todo o Japão. Pelo menos uma boa iniciativa, com apoio de grandes empresas (Aflac, Morinaga, Mitsui Sumitomo, Nihon Seimei, FujiFilm, Toshiba, etc.) e divulgação pela TV Asahi.

Embora sejam anuais esses simpósios, ao menos seria um bom começo. Mas o ideal seria aplicar a prática sempre ~ ao menor sinal estranho que tiver no autoexame, não tenha vergonha de ir ao médico.

Site oficial do Pink Ribbon Festival (em japonês) com informações de eventos e campanhas: http://www.pinkribbonfestival.jp/

Foto: Tokyo Tower iluminada em cor de rosa marcando a data.

Comments

  1. A mulherada tem medo de fazer esses exames de rotina porque acham que não precisam. Aí quando alguma coisa incomoda, vai correndo pro médico pra receitarem algum remedinho e descobrem coisas desagradáveis. Sempre fiz preventivo e me sinto mais obrigada a fazer com o passar da idade.

    Concordo com vc, campanhas deveriam sempre existir pra lembrar que é preciso prevenir para não precisar remediar.

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Bah!
      Sobre exame preventivo (de qualquer coisa), volta e meia fazem uma campanha ou outra, mas para mulheres, foi mais intenso no ano em que passou o filme "Yumei ikkagetsu no Hanayome" (eu fiz uma resenha sobre isso), da vida real de uma jovem que ja tinha perdido a mãe devido a um cancer e ela acaba tendo também. Foi a partir deste filme que foi criada a caravana "April Bride" e em outubro intensifica-se os exames preventivos.
      Na verdade, como disse e você concorda ~ deveria ter sempre, porque muita mulher tem é vergonha de fazer esses exames.
      Beijao!!~♥

      Delete

Post a Comment