Thirty Day Song Challenge (Desafio dos Trinta Dias: Música) ~ Vigésimo Terceiro Dia

Dia 23 - uma canção que você quer ouvir em seu casamento - "First Love" (Hikaru Utada) e "Saiai" (Koh Shibasaki)

Música de casamento.

Desde que me conheço por gente e das poucas cerimônias de casamento que já fui (mesmo porque na minha família, por exemplo, a maioria optou por casamento somente no civil ou resolveu juntar as escovas de dente e dividir tudo, inclusive dores de cabeça), trilha sonora sempre foi o tradicional, aquelas músicas clássicas, quando não muito românticas tocadas de forma instrumental.



Na verdade, caso eu fosse realizar uma cerimônia de casamento (algo que vai ser muito improvável de acontecer, ainda mais comigo), talvez minha trilha sonora desde a entrada na igreja (ou qualquer lugar que se realizasse o evento) até a festa, ia ser mais recheada de j-pop e rock do que música que faria muita gente dormir no meio da cerimônia.

Por favor minha gente: fazem ANOS que não vou em uma cerimônia de casamento. E mesmo aqui no Japão, nunca fui em uma porque, quem eu conheço, casou somente na prefeitura e olhe lá, nem optando pra depois uma saideira no izakaya mais próximo de casa. Por isso que estou muito desatualizada em relação da trilha sonora de cerimônias de casamento.

Pelo menos duas músicas eu incluiria: "First Love", da Hikaru Utada e "Saiai", da Koh Shibasaki. Motivos eu teria, especialmente na balada de Utada: foi a música que eu e namorido ouvimos durante nossa mudança de Hyogo para Kanagawa, no final de 1999, sem falar que foi tema de um dos primeiros j-doramas que assisti completa e ainda por cima era assunto no dia seguinte no nosso trabalho - "Majou no Joken", com Nanako Matsushima e Hideaki Takizawa.

"Você sempre será meu amor
Mesmo se um dia eu me apaixonar por uma outra pessoa
Vou lembrar de amar como você havia me ensinado..."

"Saiai" (最愛 ou "Amado"), de Koh Shibasaki, era tema do filme da série "Meitantei Galileo" - "Yogisha X no Kenshin"), uma balada composta e produzida por (cof cof cof, desculpem) Masaharu Fukuyama. Detalhe: Fukuyama e Shibasaki contracenaram juntos no j-dorama e no filme da série baseada nos livros de Keigo Higashino (teve um special dorama mas Shibasaki não contracena porque sua personagem não aparece na trama de "Galileo Zero").


"Mais que eu deveria chorar
Mais que eu deveria rir
Diga que é tolice
Diga que é preocupante
Que é demais pra você...

E'. Eu sei quanto é difícil colocar uma trilha sonora quando a noiva entra no local da cerimônia, mas o mais importante que o fundo musical, seria a harmonia em conviver com sua cara metade "até que a morte os separe" (ou antes disso, vai saber).

Comments

  1. Adoro essas duas musicas, e uma clássica que me lembra casamentos é Kampai de Tsuyoshi Nagabushi.
    Essa td mundo cantava.

    Atualmente é bastante tocado 'Can you Celebrate' de Namie Amuro e 'Butterfly' de Kaela Kimura.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi fmass, gomen a demora aí em responder depois de um mês...
      Verdade!!! Kampai, de Tsuyoshi Nagabushi, é indispensável em festas de casamento! (Acredite: demorei um bom tempo para acreditar que era ele quem cantava essa música, porque sempre associei Nagabushi com músicas de protesto, temas fortes...)

      "Can You Celebrate" da Namie, eu nem cheguei a ouvir em casamentos porque fazem mais duas décadas que fui em um último... E "Butterfly" da Kaela, foi usada num CM de uma revista voltada para pessoas que querem casar (a revista "Zexy", do grupo Recruit. A música "Kazoku ni naru yo" do Fukuyama também foi usada).

      Abraços e continue sempre com seu trabalho com o CM Japan que está excelente!

      Delete
  2. Olá Kiyomi, como vai? mais uma no que se vai...
    Feliz 2013! muuita saúde pra você. A música da Utada é linda mesmo... depois de muito tempo sem ouvir... percebi que aquele vídeo (youtube) de 4 irmãs que vão envelhecendo tem essa música como fundo.... aí voltei a ouvir... tudo de bom!
    Nozomi

    ReplyDelete

Post a Comment