Monday, January 30, 2012

J-Doramas: Os Doramas que vêm para esquentar neste Inverno (2)

Para relembrar a primeira parte, leiam aqui!

Cena do primeiro capítulo de "Saikou no Jinsei o Owarikata", com Tomohisa Yamashita, Atsuko Maeda e Yuuri Chinen.

Como disse anteriormente, entra estação, sai outra, e os j-doramas sempre farão parte nas quatro estações do ano. Sejam temas românticos, ou emocionantes, ou históricos, mas quem gosta, fica na expectativa de QUEM vai protagonizar, COMO vai ser o tema, e assim por diante.

Tinha comentado sobre os doramas da Fuji Television, que é a mais tradicional em matéria de trending doramas, tanto que colocou CINCO novos dormas na grade da rede aberta (antigamente, tinha dorama até nas quartas e sextas-feiras).

Outras emissoras também garantem seu espaço na tida "guerra de audiência", mas diferente de certos países, nenhum ator é exclusivo de emissora x ou y, tanto que, só pra exemplificar, se a atriz Nanako Matsushima, na temporada passada esteve no dorama "Kaseifu no Mita", pela Nippon Television, hoje ela está na Fuji Television,  no getsukyu "Lucky Seven".

Nippon Television (NTV): Normalmente os enredos de seus doramas seriam mais levados para o tom de comédia e surrealismo (exemplos: "Kaibutsu-kun" e "Youkai Ningen Bem"). Mas ganhou grande destaque na temporada passada devido ao dorama que passava às quartas-feiras - "Kaseifu no Mita", cuja audiência dava uma média de 20 a quase 30%, sendo que o capítulo final chegou a alcançar a 40%!!! Será que nesta temporada algum vai conseguir superar "Mita"?


1 - Teen Court ~ 10 dai Saiban: Baseado nos moldes do tribunal norte-americano, onde jovens infratores são investigados e interrogados pelos próprios jovens, ainda no período colegial. Quando são sentenciados, os acusados passam a prestar serviços comunitários para a reintegração e regeneração à sociedade. Misato Nyakouji e Saburo Takada são dois estudantes da mesma classe do segundo ano colegial que investigam casos, sendo que Misato, na visão de garota, leva a notar detalhes estranhos seja nos emoticons de um e-mail de celular, seja na pose de uma foto, levando a fundo a verdade de cada incidente. Desde 10 de janeiro, terças-feiras, 11:58 da noite. Com Ayame Gouriki, Koji Seto, Ren Mori.

Curiosidades:


- Ayame Gouriki começou como modelo na revista Seventeen. Destacou-se no dorama de verão "IS: Otoko demo Onna demo nai sei" (2011) como Miwako. Também esteve no último getsukyu "Watashi ga Renai Dekinai Ryuu", com a irmã de Mako (interpretada por Yuko Oshima).
- Koji Seto faz parte do grupo musical D☆Date. Já fez parte do tokusatsu Kamen Rider, mas destacou-se muito mais em doramas, como a versão de "Koizora" (como Hiro, papel que foi no filme por Haruma Miura), "Atashinchi no Danchi", "Otomen" (como Yamato Ariake, que acreditava nos princípios de Asuka), "Tumbling"(sobre ginástica artística masculina) e no taiga dorama "Gou".
- Ren Mori trabalhou junto com Gouriki no tanpatsu dorama "Samayoi Zakura" em 2009. Seu último trabalho foi no renzoku dorama da Fuji TV da temporada de outono "Mitsu no Aji ~ A Taste of Honey". Começou na TV aos sete anos de idade no dorama "Okane ga nai". Mori formou-se em Gerência e Administração de Empresas pelo Aoyama Gakuin University em 2010.


2 - Dirty Mama!: Takako Muraoka, uma policial e investigadora que, além de usar métodos nada convencionais para obter informações em casos criminais (por isso o apelido de "dirty", que seria "sujo" ou "trapaceiro"), tem que cuidar do filho de um ano sozinha, brigar com o pai da criança que é irresponsável, dos colegas de trabalho que só pensam em si mesmos e dos criminosos que persegue. Sem falar da trainee que a acompanha, Aoi Nagashima. Começou dia 11 de janeiro, toda quarta-feira, 10 da noite. Com Hiromi Nagasaku, Karina, Yusuki Kamiji, Jiro Sato.

Curiosidades:


- Hiromi Nagasaku era mais conhecida como cantora do grupo Ribbon, nos anos 90. Casou-se em 2009 com o escritor e artista plástico Moro Naito e tem um filho. Embora tenha feito vários doramas (a maioria policial), um dos mais conhecidos foi "Magerarenai Onna" (2010).
- Karina emendou um trabalho atrás do outro, desde "Freeter, ie o kau" (2010). Foi a protagonista em "Misaki Number One!", "Umizaru", "Ashita no Joe", "Kochikame", o especial "Freeter, ie o kau" (2011) e recentemente o getsukyu "Watashi ga renai dekinai riyuu" (2011).
- Yusuke Kamiji tentou ser jogador de baseball, mas devido a uma fratura no braço, teve que desistir e resolveu ser ator. Chegou a jogar junto com Daisuke Matsuzaka (atualmente nos Estados Unidos) e Yoshio Koyama (joga no Chunichi Dragons). Destacou-se em vários doramas e programas de TV, como humorista. Como cantor, sua música "Himawari" foi tema de um tanpatsu dorama autobiográfico e participou no 60. Kouhaku Utagassen. Seu pai, Katsuaki Kamiji, é membro da prefeitura de Yokosuka (Kanagawa).
- Jiro Sato já trabalhou com a atriz Karina no dorama "Real Clothes" (2008). Praticamente trabalhou em doramas em todas as emissoras. Destacam-se os doramas "Stand Up!" (TBS), "Gokusen" (NTV), "Tokio" (NHK), "Iryu Sousa 2" (Fuji TV). Formou-se em Economia pela Universide Shinshu (Nagano).
- Para fazer o papel do filho de Muraoka, usaram gêmeos idênticos para que pudesse revezar durante o andamento das filmagens.
- Baseado no livro "Dirty Mama" de Takehiko Hata.


3 - Risou no Musuko ~ Perfect Son: Umi Suzuki criou sozinha o filho Daichi, que tornou-se um filho exemplar, obediente e acabou desenvolvendo "complexo de Edipo" (gostar demais da própria mãe), a ponto de reprovar qualquer relacionamento que sua mãe acaba tendo. Tamanho amor pela mãe, quando descobre que ela vai trabalhar em uma cafeteria dentro de uma escola cujos alunos são delinquentes, Daichi sai da escola preparatória e se transfere para o tal colégio para defender sua mãe - para tremendo desgosto da mesma. Como será a vida de Daichi junto aos delinquentes? Vai conseguir proteger sua mãe das investidas do professor mais temido e respeitado entre os alunos Toshiro Kanbe? Começou dia 14 de janeiro, todo sábado, nove horas da noite. Com Kyoka Suzuki, Ryosuke Yamada, Ikki Sawamura, Taisuke Fujigaya, Yuto Nakajima, Kendo Kobayashi.

Curiosidades:


- No comercial que antecipa o lançamento do dorama, foram mostrados várias entrevistas com várias mães e filhos sobre o "Neo Mother Complex", nome dado ao chamado "Complexo de Edipo". A música incidental do comercial era "Magical Mystery Tour", dos Beatles.
- Kyoka Suzuki nasceu em Sendai (Miyagi), e é formada em Economia pela Universidade de Tohoku. Enquanto na faculdade, foi modelo, fazendo campanha para os cosméticos da Kanebo. Começou na TV em 1989, com diversos trabalhos para a TV e cinema, sendo várias vezes indicada e premiada, inclusive com a "Blue Ribbon" (prêmio máximo de cultura na área de cinema e teatro). Em 2011 ganhou o prêmio de melhor atriz pelo Tokyo Drama Awards (na mesma cerimônia que Kazunari Ninomiya e Mana Ashida foram premiados).
- Neste dorama atuam três membros da Johnny's Entertrainment - Yamada, Fujigaya e Nakajima.
- Ryosuke Yamada é membro de dois grupos conhecidos da JE - o Hey! Say! JUMP e do trio NYC (formado por ele, Yuuma Nakayama e Yuuri Chinen). Atuou nos doramas "1 Pound no Fukuin", fez o jovem Ninzamburo Furuhata no especial "Furuhata Chugakusei", foi o detetive em "Hidarime Tantei EYE" e no especial do 24 Hour TV "Niini no koto wo Wasurenaide". Fez a voz do Smurf Desastrado no filme "Smurfs 3D". Em janeiro deste ano, fez o jovem Akiyoshi Yamada no especial da TBS "Shirarezaru Bakumatsu no Shishi - Yamada Akiyoshi Monogatari.
- Taisuke Fujigaya é membro do octeto Kis-My-Ft2 (mais conhecido como "Kisumai"). Ficou conhecido nos doramas quando foi um dos alunos da comédia "Misaki Number One!" (2011) e foi um dos protagonistas no remake de "Ikemen Desu ne!"(2011), no papel do guitarrista Shu Fujishiro da banda A.N.JELL. Fujigaya está na JE desde 1998.
- Yuto Nakajima também pertence ao mesmo grupo de Yamada, o Hey! Say! JUMP e trabalhou junto em "Sensei wa erai!". No dorama "ENGINE", protagonizado por Takuya Kimura (da mesma agência), Nakajima era uma das crianças da escola que Kanzaki visitava. Em "Nobuta wo Produce", era o irmão de Shuuji Kiritani, interpretado por Kazuya Kamenashi (também da JE).
- Ikki Sawamura nasceu em Kagoshima (sul do Japão) e mudou-se para Tóquio na adolescência para tentar carreira de modelo. Seus doramas mais conhecidos são - a trilogia "Shomuni", "Handoc!", a série "Gokusen", "Hatarakiman!" e "Deka Wanko". Casou-se com uma ex-modelo em 2000 e tem três filhos. Seu nome verdadeiro é Gouzoh Nomura.
- Kendo Kobayashi é também comediante, pertencendo a agência do gênero, a Yoshimoto Kogyo. Muitas vezes é confundido com o ator Yuichi Kimura, tamanha a semelhança entre ambos. Fã de anime e mangá, ganhou de Takuya Kimura sobre conhecimentos do anime e mangá "One Piece", num quadro do programa "SMAPXSMAP". Embora tenha vasto currículo em doramas, filmes e programas de variedades, Kobayashi é mais conhecido no papel de Zenji Iwai, um investigador que tem o hábito de usar roupas espalhafatosas em bairros suspeitos nas duas séries de "BOSS" (2010-2011). Seu nome verdadeiro é Tomoharu Kobayashi.

Tokyo Broadcasting System (TBS): A emissora, situada em Akasaka, Tóquio, também tem grande destaque em doramas, inclusive vários foram premiados. Aposta em temas mais densos, às vezes polêmicos. Um dos doramas de maior sucesso, foi a que teve a maior audiência - "Beautiful Life" (2000). Outros seriam "Majo no Joken", "Kisarazu Cat's Eye", "Orthos no Inu", "Mr. Brain", "Ryuusei no Kizuna", "Maou". Investe também em séries de três ou quatro partes, como o recente "99 Nen no Ai ~ Japanese Americans" e em abril sairá o especial de três noites - "Blackboard".


1 - Stepfather Step: Um ladrão qualificado e sem parente algum, repentinamente acaba virando pai de gêmeos que perderam os pais. Usando seu conhecimento do seu passado, não só consegue criar os meninos como consegue resolver casos estranhos que acontecem na vizinhança. Começou dia 9 de janeiro, toda segunda-feira, oito horas da noite. Com Takaya Kamikawa e Manami Konishi.

Curiosidades:


- Baseado no livro do mesmo nome escrito por Miyuki Miyabe.
- Takaya Kamikawa atua desde 1995. Dentre seus doramas mais conhecidos foram a segunda versão de "Shiroi Kyoto" (2003), no original "Hanazakari no Kimitachi e" (2007, era o médico que sabia do segredo de Mizuki Ashiya), e recentemente no taiga dorama da NHK "Taira no Kiyomori" (domingo, oito horas da noite).
- Manami Konishi nasceu em Kagoshima. Conhecida nos doramas da série "Churasan", as duas séries "HOTMAN". Ela e Kamikawa já trabalharam juntos em dois doramas -  "Shiroi Kage" e "Pandora" (este, exibido pela WOWOW). Já foi cantora, sob o pseudônimo de Kazue Fujiki. Ela mesma nunca entendeu porque ela estaria se casando com o cantor Masaharu Fukuyama (boato que saiu em novembro de 2011), sendo que seriam amigos em comum devido a amizade que ambos tem com o escritor e ilustrador Lily Franky (que a apelidou de "Konitan").


2 - Saikou no Jinsei no Owarikata ~ Ending Planner~: Masato Ihara, segundo filho da família Ihara, acaba assumindo os negócios da família a contragosto, depois que seu pai falece e seu irmão mais velho - que deveria herdar e assumir a casa - desapareceu misteriosamente meses antes da morte do pai. Seria uma casa funerária na qual tem a contribuição da polícia - que acaba enviando os corpos para a casa, especialmente os que tiveram morte misteriosa. Masato tenta descobrir os motivos dessas mortes para que amenize a dor da família ao mesmo tempo que não poderia se envolver com isso. Junto com a investigadora Yuki Sakamaki, ele acaba vendo o lado real do mundo e passa a dar mais valor à sua própria vida e família. Começou dia 12 de janeiro, toda quinta-feira, nove horas da noite. Com Tomohisa Yamashita, Nana Eikura, Takashi Sorimachi, Atsuko Maeda, Yuuri Chinen, Tsutomu Yamazaki, Keizo Kanie.

Curiosidades:


- Faziam dois anos que Yamashita (ou Yamapi) não fazia um dorama. O último que fez, foi "Code Blue" (2010), muito embora tenha feito o filme "Ashita no Joe"nesse meio tempo. Seus doramas  mais conhecidos seriam "Ikebukuro West Park","Stand Up!" (como Kengo Iwasaki, o colegial virgem fanático por trens), "Nobuta wo Produce", era Akira, rival que se alia a Shuuji (Kazuya Kamenashi), "Kurosagi", "Proposal Daisakusen: Operation Love", "Buzzer Beat" e "Code Blue". Pertencia ao sexteto NEWS, até outubro de 2011, de onde saiu para investir em carreira solo como cantor. Atualmente, tem um programa noturno pela NTV "Yamashita Tomohisa - Route 66 ~ Tatta Hitori no America", sobre sua viagem pela rota mais famosa dos Estados Unidos. Mantém uma coluna na revista feminina "Seventeen", chamada "0409" (que seria a data de seu  aniversário). Yamapi é formado em Comércio Exterior na Meiji University.
- Nana Eikura começou como modelo e tornou-se uma das poucas modelos que se tornaram boas atrizes. Ficou conhecida no papel de Chie Nagashima no filme biográfico "Yomei Ikkagetsu no Hanayome" ("April Bride"), e incentivou muitas mulheres a fazerem exame preventivo de câncer de mama e utero. Seu último filme foi "Antoki no Inochi", com Masaki Okada. Esteve no recente dorama "Mitsu no Aji ~ A Taste of Honey". E' a segunda vez que trabalha com Yamashita em dorama. A primeira vez foi em "Proposal Daisakusen". E também com Takashi Sorimachi - atuaram juntos em "Good Life ~ Arigatou, Papa. Sayonara."
- Atsuko Maeda pertence ao grupo AKB48, sendo recentemente a "líder" (por votação). Em doramas, participou no taiga dorama "Ryomaden", "Q10", no remake "Hanazakari no Kimitachi e 2011". Recentemente, apareceu no comercial da Toyota, como a "namorada" de Giant, do anime Doraemon.
- Yuuri Chinen pertence a mesma agência que Yamapi (JE). Faz parte dos grupos Hey! Say! JUMP e do trio NYC. Entrou na agência em 2003 porque gostava (muito) de Satoshi Ohno (líder do Arashi). Assim como seu colega Ryosuke Yamada, Chinen também dublou um dos smurfs - na versão japonesa, ele faz a voz do Smurf Gênio. No cinema, participou do live action "NIN X NIN Ninja Hattori-kun", protagonizado por Shingo Katori.
- Tsutomu Yamasaki também trabalhou com Yamapi, na série "Kurosagi". No dorama, faz o policial aposentado amigo da família Ihara. Seu trabalho mais conhecido, foi no premiado filme "Okuribito", no qual faz o dono da casa funerária que prepara os mortos antes do funeral e em "Space Battleship Yamato", faz o papel do capitão da nave, Juzo Okita.
- Ninguém se espante se caso aparecer um notebook da marca Toshiba. Motivo: Yamapi faz comercial do produto...


3 - Renai Neet ~ Wasureta Koi no Hajimekata: História de três amigas que resolvem ir em uma "cerimônia de divórcio" e acabam conhecendo três homens. O dorama foca o desenrolar de cada um deles. Começou dia 20 de janeiro, toda sexta-feira, 10 horas da noite. Com Yukie Nakama, Kuranosuke Sasaki, Mikako Ichikawa, Kento Nagayama, Shigeru Muroi, Yuji Tanaka, Ryo.

Curiosidades:


- Yukie Nakama sempre vai ser conhecida como a professora Yankumi devido seu personagem na bem sucedida série "Gokusen", apesar de ter feito bons trabalhos como a mágica fracassada Naoko Yamada na série "TRICK", como Shinobu Hiramatsu (na fase da guerra) em "99 Nen no Ai ~ Japanese Americans" e como Fusae Shimizu no filme "Watashi wa Kai ni Naritai". Foi quatro vezes representante do Akagumi no Kouhaku Utagassen e as quatro vezes com Masahiro Nakai (líder do SMAP). A combinação dos dois dava tão certo, que gerou o apelido no Kouhaku de "Naka-Naka" (Nakai e Nakama). Gosta de dirigir. E tem licença para pilotar lanchas de pequeno porte.
- Kuranosuke Sasaki atua desde 2000. Seus doramas de maior destaque seriam "Handoc!", "Bijo ka Yajuu", "Shiroi Kyoto 2003", "M no Higeki", "Yasashii Jikan", "Boku no Aruku Michi", "Zettai Kareshi", "Triangle", a série "Hancho".
- Kento Nagayama é irmão mais novo do ator Eita (que está no getsukyu "Lucky Seven").
- Yuji Tanaka é comediante, fazendo dupla com Hikari Ohta, do Bakushomondai, participando em vários programas em dupla. Como ator, destacou-se no dorama "Mr. Brain" e "Q10". Dublou o monstro Mike na animação "Monsters Inc."


4 - Unmei no Hito: Baseado na história do caso da devolução das ilhas de Okinawa ao governo japonês em 1972, em que um jornalista se aprofunda na reportagem que gerou escândalo nos anos 70 e acaba se envolvendo com uma oficial do Ministério das Relações Exteriores - que seria a chave para toda essa pesquisa. Começou dia 15 de janeiro, aos domingos, nove horas da noite. Com Masahiro Motoki, Takako Matsu, Yoko Maki, Kinya Kitaouji, Nao Ohmori.

Curiosidades:


- Baseado no livro do mesmo nome, escrito por Toyoko Yamazaki, que ganhou o 63. Prêmio Cultural do Mainichi Shimbun, em 2009. "Unmei no Hito" consta em quatro volumes.
- Masahiro Motoki foi membro do trio Shibugakitai nos anos 80 (junto com Toshikazu Fukawa e Hirohide Yakumaru - este atualmente apresenta o matinal diário "Hanamaru Market"). Começou ainda jovem no cinema e TV. Surpreendeu o público por ter aparecido com uma malha branca decorada com camisinhas infladas durante o 43. Kouhaku Utagassen em 1992. Casou-se com a atriz e escritora Yayako Uchida (filha do cantor Yuya Uchida e da atriz Kiki Kirin), e como ela seria filha única, Motoki adotou o sobrenome dela (ficou registrado como Masahiro Uchida, mas usa seu nome de batismo em sua carreira artística). Ficou conhecido como o violinista Daigo Kobayashi que se torna um dos responsáveis em preparar os mortos no premiado filme "Okuribito".
- Takako Matsu é filha do ator de kabuki Koshiro Matsumoto. Seu nome verdadeiro é Takako Fujima, mas por pertencer a uma linhagem de familiares que trabalham com buuyou (tipo de teatro com dança e pantomima), adotou o nome de Kouka Matsumoto. Começou a carreira na TV e cinema aos 16 anos, quando pediu transferência para o famoso colégio Horikoshi High School (pois a escola onde estava, não permitia que os alunos trabalhassem no ramo de entretenimento). Devido ao seu papel no dorama "Long Vacacion", Takako ficou conhecida como "a mulher que desprezou Kimutaku (Takuya Kimura)", tanto que ela e Kimura trabalharam mais três vezes - no especial "Boku ga Boku de Aru Tame Ni", em "Love Generation" e na série "HERO" (renzoku dorama e filme). Takako Matsu também é cantora. No cinema, destacou-se como a professora que teve sua filha assassinada em "Kokuhaku" (2010).
- Kinya Kitaouji é filho do ator (de filmes que se ambientam em período Edo) Utaemon Ichikawa. Formou-se em Artes e Literatura na Universidade de Waseda. A maioria de seus trabalhos seriam temas ambientados nos períodos do Japão antigo, porém destacou-se como o investigador Shinzo Kuroki em "Triangle" (2009), Hideo Nagashima na série "Zettai Reido" e como o yakuza boss no especial "Mou Yuukai Nante Shinai". Kitaouji faz a voz do "Otousan" (o cachorro branco da raça Hokkaido) dos comerciais da SoftBank.

TV Asahi: A emissora, situada ao lado do complexo Roppongi Hills, tem como seu maior sucesso, a série de maior sucesso - "Aibou", que já se encontra na décima temporada. Apesar do horário (ingrato) que passa, os doramas que fizeram sucesso, foram justamente os de sexta-feira, onze e quinze da noite, tais como "My Girl", "Bartender", "Inu o kau to iu koto", "Uta no Oniisan". Outro dorama que foi bem sucedido nos anos 90 foi a série "Aji Ichimonme". Normalmente, a TV Asahi foca mais nas séries de tokusatsu, mas um dos animes de maior sucesso pertence a emissora - "Doraemon".


1 - Seinaru Kaibutsutachi: Um jovem cirurgião, de coração puro e ingênuo, é transferido de um hospital universitário para um hospital de condições precárias. Descobre aos poucos, junto com a enfermeira-chefe a realidade do mundo cirúrgico bem como desmascara muitos profissionais do ramo. Começou dia 19 de janeiro, toda quinta-feira, nove horas da noite. Com Masaki Okada, Miki Nakatani, Hiroki Hasegawa, Ai Kato, Fumiyo Kohinata.

Curiosidades:


- Masaki Okada fez parte do elenco original de "Hanazakari no Kimitachi e" (2007), no papel de Kyogo Sekime (do segundo dormitório). Protagonizou as duas séries de "Otomen", no papel de Masamune Asuka, um bom menino que adorava fazer coisas de menina. Está no taiga dorama "Taira no Kiyomori". Também é conhecido no comercial das impressoras Canon (recentemente contracenou com a atriz mirim Mana Ashida). Seu último filme foi "Antoki no Inochi" (com Nana Eikura).
- Miki Nakatani pertence a mesma agência que Masaki Okada, a Stardust Pro. Também foi cantora, tendo colaboração do músico Ryuichi Sakamoto.
- Ai Kato começou como modelo, por muito tempo fez campanha para os sistema de telefonia móvel da NTT DoCoMo. Seus doramas mais conhecidos foram "Ikebukuro West Gate Park" e a bem sucedida série (e filmes) "Umizaru". Formou-se em Rekações Exteriores no Asian University. Fez participação especial no primeiro capítulo do dorama "Strawberry Night" (Fuji TV).
- Fumiyo Kohinata formou-se em fotografia pela Tokyo Visual Arts School. Atua desde os anos 70, mas foi a partir dos anos 90 é que se firmou como ator. Seus doramas mais conhecidos seriam "HERO", "Kisarazu Cat's Eye" (como o pai de Bussan), a série inteira "Boku..." ("Boku no Ikiru Michi", "Boku to Kanojo to Kanojo no Ikiru Michi", "Boku no Aruku Michi", "Boku to Tsuma no 1778 no Monogatari"), "Jin", e está no taiga dorama "Taira no Kiyomori".


2 - 13 Sai no Hello Work: Teppei Kogure, um policial de 35 anos, é promovido para a Primeira Divisão da Polícia Metropolitana de Tokyo, quando, repentinamente volta 22 anos atrás, com a idade de 13 anos, presenciando a época da bolha econômica japonesa. Otimista, acaba por procurar trabalho para que descubra sua verdadeira vocação. Começou dia 13 de janeiro, toda sexta-feira as 23:15 horas. Com Masahiro Matsuoka, Arata Furuta, Yu Yokoyama, Mirei Kiritani.

Curiosidades:


- Consta que neste dorama, o protagonista fará 15 tipos de trabalhos diferentes.
- Masahiro Matsuoka é baterista do quinteto TOKIO (que interpreta a música do dorama). Além de músico, Mabo - seu apelido - é responsável pela direção de quase todos os promotion videos do quinteto. Depois de seu colega Tomoya Nagase, Mabo é o segundo do quinteto que fez mais doramas. Destacam-se "Nurse no Shigoto", "Tengoku ni Ichiban chikai otoko", "Nurseman", "Manhattan Love Story", "Yaoh", "Kaibutsu-kun" (tanto o renzoku como no filme), "Yasuko to Kenji". Em 2004 participou do filme "Godzilla ~ Final Wars". Embora tenha nascido em Hokkaido, Mabo mudou-se para Yokohama (Kanagawa) aos 11 anos de idade e concluiu o colegial no Horikoshi High School. Ganhou o outro apelido de "Matsu-nii" quando fez a série "Kaibutsu-kun" (apelido dado pelo Arashi e pelo ator Ryuhei Ueshima).
- Yu Yokoyama é o único da agência Johnny's Entertrainment (o mesmo de Matsuoka) que usa nome artístico. Seu nome de batismo seria Kimitaka Yokoyama. Pertence ao septeto Kanjani Eito (formado por membros nascidos na região Kansai). Sofreu uma tragédia pessoal em 2010 - durante sua turnê solo, sua mãe faleceu e soube no final do show. Apesar de ser bem extrovertido em shows e programas, Yokoyama é tímido, tanto que nos camarins raramente conversa, preferindo jogar games (fez comercial do game "Monster Hunter" com os colegas do Kanjani - Shingo Murakami, Subaru Shibutani e Ryuhei Maruyama). Seus doramas mais conhecidos são "Food Fight!", "Haikei Chichiue-sama", "The Quiz Show 2", "CONTROL ~ Hanzai Shinri Sousa~". Todas as quintas-feiras, é membro fixo do vespertino "Hirunandesu!", da Nippon Television.
- Mirei Kiritani era modelo da revista "Seventeen". Ganhou mais destaque recentemente ao protagonizar a adolescente Nino, no live action do mangá e anime "Arakawa Under the Bridge".

Wednesday, January 25, 2012

Se vira nos Trinta... Anos!

Dia 25 de janeiro, para a grande maioria, seria um dia qualquer como outros 365 dias (ou 366, como este ano é bissexto...). Para quem é da cidade de São Paulo, seria o aniversário da metrópole que nunca para.

Agora, para quem gosta de j-pop, j-doramas e, principalmente, ser fã do Arashi, seria o aniversário de Sho Sakurai, o rapper e newscaster mais famoso do Japão. Muitos podem não acreditar, mas este ano ele completa exatos trinta anos! Não parece, né, mas sim, minha gente!


E para comemorar a nova década de vida, trinta fatos que talvez muita gente nem saiba (ou sabia até demais) sobre Sho Sakurai ( o ídolo da autora aqui ):

1 - Nasceu em Tóquio, no distrito de Minato, filho de um político (diretor na área de comunicações) e de uma professora.
2 - Tem dois irmãos mais novos - Mai (que trabalha na equipe de jornalismo da Nippon TV) e Shu (está no último ano do colegial).
3 - Entrou no Johnny's Jimusho em 22 de outubro de 1995 a contragosto da família. Para impressionar no teste, comprou uma guitarra igual a do Hyde, do X-Japan.
4 - Gosta de rap e hip-hop, tanto que no grupo quase todos as passagens de rap são de sua autoria, tanto que são chamados de "Sakurap".
Toda segunda-feira, na Nippon TV!
5 - Foi um dos primeiros da agência Johnny's a entrar e se formar na faculdade. Formou-se em Economia na Keio University em 2004. Na verdade, Sakurai estudou na Keio desde o jardim de infância, por isso seu apelido "Keio Boy". Hoje serve de exemplo para seus kouhai.
6 - Sua revista favorita é a GQ (Gentlemen Quartely), tanto que, em 2009 foi eleito um dos Homens do Ano pela GQ Japan devido ao seu trabalho como músico, ator e newscaster.
7 - Tinha dois piercings - um na orelha esquerda e outro no umbigo. Acabou retirando ambos devido ao seu trabalho como newscaster pelo News ZERO.
8 - Teve que faltar a uma gravação de um programa ao vivo por ter extraído os dentes do siso que o deixou quase impossibilitado de falar.
9 - Costuma ler jornal todas as manhãs.
Suas reações durante o programa "VS Arashi
10 - Apesar de ter uma postura muito séria como newscaster, em outros programas é o que mais se descontrai e suas falhas tornam-se tão engraçadas, que muita gente acha que não é a mesma pessoa.
11 - Seus papéis mais marcantes em doramas foram do universitário virgem Futoshi "Bambi" Nakagomi em "Kisarazu Cat's Eye", o professor de jardim de infância Taiyo Suzuki em "Yoiko no Mikata"; o colegial Takuya Mimura em "Yamada Taro Monogatari" e o MC Kamiyama em "The Quiz Show 2".
A famosa revista...
12 - Posou seminu para uma matéria sobre o corpo masculino para a revista "an-an" em janeiro de 2010. Quando mencionam sobre o assunto, Sakurai morre de vergonha até hoje. A revista atualmente virou item de colecionador.
13 - Morre de medo de altura. Prova maior foi durante a turnê "Time" em 2007, no show no Yokohama Arena, na música "Fight Song", onde ficaram em cabos suspensos brincando de bungee-jump. Dá pra notar a cara de apavorado quando os cinco são levantados.
14 - Na hora de decidir quem seria o líder do Arashi, ficaram na dúvida entre ele e Satoshi Ohno. Durante um programa de TV, disputaram no jankenpo e quem ganhou foi Ohno. Detalhe: Ohno achava que se ganhasse não seria o líder...
Medo de encarar o bungee jump.
15 - No que ganha de inteligência, perde em desenho. São clássicos seus desenhos do urso panda (que mais parecia uma vaca malhada) e do Totoro (que parecia um boneco de neve peludo).
16 - Seu sonho era ser jogador de futebol e médico. Jogava futebol de salão com outros membros da agência, especialmente com Taichi Kokubun (tecladista do TOKIO). Costuma chutar com a perna esquerda.
17 - Fez show solo em 2006. Infelizmente não é possível encontrar em vídeo, somente por fancams. No mesmo ano que Satoshi Ohno também fez o dele. Ambos cantaram a música composta por eles mesmos "Oretachi no Song", mudando apenas a parte falada (hilariante por sinal, onde um entrega as gafes do outro).
18 - Joga golfe desde a adolescência. Costuma ir nos golf indoor junto com o colega Masaki Aiba.
19 - Falando em falhas (vide item 10), em um show, sem querer, durante uma música em que ele canta a parte de seu rap, mostrou o dedo médio (ao invés do seu gesto costumeiro de ficar apontando com os dedos quando canta sua parte). Perceberam, mas relevaram porque todo mundo sabe que Sakurai é o campeão de cometer falhas em shows, programas de TV...
"Sho Queen" (Arashi ni Shiyagare, julho de 2010)
20 - Quase sempre sobrava para ele fazer cosplay vestido de mulher nos programas de variedades - os mais clássicos foram o da maid (no programa "Arashi no Shukudai-kun", sobre cosplay) e de rainha (no programa "Arashi ni Shiyagare", sobre teatro musical).
21 - Tem ombros caídos (nadegata), visíveis quando usa roupas casuais ou hakama. Nunca reclamou, muito pelo contrário.
22 - Veste-se até que bem. Mas quando seu senso fashion falha, acaba virando motivo de piada com direito a pior votação no quadro "Mannequin Five" ("Himitsu no Arashi-chan") e tendo seu modelito exposto em um outdoor no centro de Shibuya para divulgar o programa.
23 - Tornou-se adepto a aromaterapia. Costuma usar velas aromáticas para relaxar. Ganhou o apelido de "Candle Sho" por estar sempre usando essas velas e inclusive presentear os amigos com isso...
Um dos melhores momentos do 62. Kouhaku Utagassen 
24 - Aprendeu a tocar piano quando criança, mas quase não praticou depois. Acabou voltando a praticar depois de ter tocado em um show em meados de 2002, no acampamento em 2010 e no Kouhaku Utagassen em 2011.
25 - Não perdeu a classe nem a educação quando Cristiano Ronaldo o tratou como um cavalo durante uma entrevista para o News ZERO.
26 - Foi o único newscaster japonês convidado a cobrir o casamento do Príncipe William, na Inglaterra.
27 - Quando estava no jardim de infância, quase levou uma surra de sua mãe ao pegar escondido um item de uma loja e sair correndo. Implorou chorando a ela que não o batesse.
"Sei tudo sobre você!" - MC Kamiyama, em "The Quiz Show 2"
28 - Ninguém o escolheu para ser o MC de shows e nos programas que faz com o Arashi. Foi no improviso, como no "G no Arashi" (2005-2007), "VS Arashi" (2007-) e "Arashi ni Shiyagare" (2010-).
29 - A festa de aniversário surpresa que teve no último dia da turnê "Beautiful World", que encerrou dia 15 de janeiro no Fukuoka Yahoo! Dome, foi a primeira vez que comemorou em pleno palco em doze anos com o grupo, com direito a um vídeo paródia de sua apresentação da música "T.A.B.O.O." e a presença dos outros quatro no palco vestidos de policiais (sendo que o líder Satoshi Ohno, Kazunari Ninomiya e Masaki Aiba estavam de minissaia e meia arrastão, arrancando risadas da platéia inteira).
30 - "Escrever como um sonho, ler como um objetivo".

Festa surpresa e ponto alto na última turnê - durante o MC, Sakurai é surpreendido pelos seus colegas e amigos do grupo cantando "T.A.B.O.O." e vestidos de policiais...

Omedetou Tanjoubi!

Tuesday, January 24, 2012

Apresentações de Membros de Banda em Música - "Piano Picker" (Carpenters)

Ouvindo algumas músicas de alguns anos (e põe "alguns" nisso), reparei que existem as músicas em que - geralmente grupos - fazem apresentações de seus membros de uma forma bem diferente.


O cantor e guitarrista de blues Bo Diddley, tem uma música que compôs pra ele mesmo, chamada "Bo Diddley". Os Beatles fizeram algo semelhante em "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", onde no último verso fazem a apresentação de Billy Shears e logo emenda para a música "With A Little Help From My Friends" (cantada por Ringo Starr, que seria o "Billy Shears").


Podem existir mais, porque a variedade musical seria enorme. Uma das músicas que além de ser uma auto apresentação, faz do outro membro também, no caso seria "Piano Picker", composta por Randy Edelman, interpretada pela dupla Carpenters (no caso, cantada por Richard Carpenter) que está no álbum "A Song For You". Tem uma outra versão da música que Richard adaptou para o show que fizeram no London Palladium (1976), em que ele se auto apresenta e apresenta a irmã Karen (que era também baterista):


Richard e Karen Carpenter durante apresentação no London Palladium, novembro de 1976.  




People often stop to ask me
As pessoas às vezes me perguntam
How I first began to play,
Como eu comecei a tocar
The answer's very simple
A resposta é simples
It all started out this way.
E começou desta forma...


I was a ten year old myopic,
Eu era um míope de dez anos de idade
Who would always drop the ball,
Que nunca acertava uma bola
While the other guys were out playin Mickey Mantle
Enquanto outros caras estavam jogando como Mickey Mantle (1)
I was home playin Les Paul
Eu estava em casa tocando Les Paul (2)
Makin music,
Fazendo música.


Me and my grand, one man band,
Eu e meu piano, banda de um homem só (3)
Bangin on the keyboards,
Martelando nos teclados,
Practiced every afternoon, pretty soon,
Treinando com afinco toda tarde, 
I knew every high brow tune.
Logo eu aprendi cada nota.


Learnin all the latest records
Conhecendo todos os últimos lançamentos,
From the radio by ear,
Ouvindo pelo rádio,
And I was dreamin I'd be famous
E eu estava sonhando em um dia ser famoso
When the big surprise appeared.
Quando apareceu uma grande surpresa.


She was a 5 foot 4 tornado
Ela era um tornado de 1,64 metro (4)
A pair of drumsticks in her hands,
Com um par de baquetas em suas mãos,
A tomboy grouper who sang a little Como
Uma moleca de banda que cantava um pouco de Como (5)
Started beatin rhythm to the grand
Começou a batucar acompanhando o ritmo no piano
Makin music,
Fazendo música,


She and my grand, two man band
Ela e meu piano, banda de duas pessoas
Bangin to the keyboards,
Martelando ao ritmo dos teclados,
Practiced every afternoon, pretty soon
Praticando com afinco toda tarde,
We were playin right in tune.....
Logo estaremos tocando no ritmo certo...


A música, no show do London Palladium, tinha sido adaptada para que, assim que houvesse a apresentação de Karen (no quinto verso), emendaria para a parte instrumental, onde ela tocava bateria e percurssão no medley de três músicas de George e Ira Gershwin, fato semelhante que ela fez no especial de TV meses antes.


Notas:


(1) Na verdade, Richard era mesmo míope, tendo fotos da adolescência usando óculos. Mickey Mantle era um famoso jogador de baseball na década de 50.
(2) Les Paul (1915-2009) era famoso músico, guitarrista e criador das famosas guitarras que atualmente levam seu nome, de marcas como Gibson.
(3) "Grand" seria o nome dado ao piano de cauda.
(4) Karen Carpenter tinha mais ou menos essa altura na adolescência. Interessou-se em tocar bateria durante um ensaio da banda do colégio e não parou mais. Seus pais compraram uma bateria Ludwig igual a do Beatle Ringo Starr para que ela treinasse.
(5) Perry Como (1912-2001) era apresentador de TV, radialista e músico.


Foto: Roland Chayer (site carponline.com)


Tradução inglês - português: a própria autora deste post.

Monday, January 23, 2012

J-Dorama: Os Doramas que vêm para esquentar neste Inverno... (1)

Run, Shuntaro, run! (cena em "Lucky Seven")


A cada mudança de estação, as emissoras de TV japonesa também mudam sua grade de j-doramas.

Como venho dizendo, j-dorama dura uma estação do ano ou 10 a 12 capítulos (exceto asadora e taiga dorama, que duram o ano todo), e quando falta um mês para os doramas terminarem, já estão em andamento as próximas.

Neste inverno, teve alguns que já começaram, mas a maioria já começou no dia 10 de janeiro! Temas românticos? Pelo visto, muito pouco, mas vai ter muita ação, suspense e tensão! Preparem-se, que serão 25 doramas que serão passados em várias emissoras, mas falarei brevemente das principais emissoras (abertas)...

Fuji Television 


Cinco dos sete detetives - interpretados por Jun Matsumoto, Eita, Nanako Matsushima, Yo Oizumi e Riisa Naka.


1 - Lucky Seven: Um time de sete detetives que trabalham juntos, envolvidos em casos de difícil solução. Um deles, Shuntaro Tokita, de caráter impulsivo, costuma se envolver emocionalmente com os clientes e alvos de investigação, levando os demais colegas à loucura. Por outro lado, seu colega Teru Nitta, seria mais calmo e sempre em desacordo com Tokita. A partir do dia 16 de janeiro, segunda-feira, nove horas da noite. Com Jun Matsumoto, Eita, Riisa Naka, Shosuke Tanihara, Kazue Fukuishi, Yo Oizumi, Nanako Matsushima, Keiichiro Koyama, Kumiko Okae.

Curiosidades:
- Seria o segundo getsukyu de Jun Matsumoto (o primeiro foi em 2010, com "Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku"), sendo que fazia quase dois anos que não protagonizava um dorama. Do quinteto Arashi, Matsumoto é o mais novo. Um de seus papéis mais memoráveis foi o de Tsukasa Doumyoji na série e filme "Hana Yori Dango". Recentemente fez o papel de um boxeador na peça teatral dos anos 60 "Aa, Koya".
- Riisa Naka começou como atriz no dorama "My Boss My Hero" (2006), como uma das colegas de classe de Makio Sasaki (Tomoya Nagase), e ganhou destaque nos doramas "Yankee-kun to Megane-chan" (2010) e no getsukyu "Shiawase ni narou yo" (2011). Pertence a agência Amuse, a mesma que Southern All Stars e Masaharu Fukuyama. Seu avô paterno é sueco. Muita gente costuma dizer que Riisa seria "a irmã gêmea de (Kazunari) Ninomiya" tamanha a semelhança entre eles.
- Yo Oizumi começou a carreira em Hokkaido, sua província natal, ainda na universidade. Ficou conhecido por dublar em animes como "O Castelo Encantado" e "A Viagem de Chihiro" e na série de games "Professor Layton". Em doramas começou na terceira temporada de "Kyuumei Byoutou 24 III" e seus últimos trabalhos foram na série "Japanese Americans" (2010) e no filme "Tantei wa BAR ni iru" (2011). Coincidentemente Oizumi já trabalhou com Riisa Naka (na série "the Naminori Restaurant") e Nanako Matsushima ("Kyuumei Byoutou 24"). Oizumi faz parte do grupo humorístico TEAM NACK5.
- Keiichiro Koyama ("Kei-chan") pertence a mesma agência que Matsumoto (a Johnny's Entertrainment), como membro do grupo NEWS. Formou-se em História pela Meiji University em 2007 (com especialização em História Oriental) e faz parte do membro do noticiário vespertino da Nippon TV "news every" desde 2010. No dorama, será o irmão mais novo de Shuntaro.


Reiko Himekawa (Yuko Takeuchi, centro) e seus colegas para desvendar o caso "Strawberry Night"

2 - Strawberry Night: Reiko Himekawa, uma investigadora da Polícia Metropolitana de Tóquio, é designada para resolver casos tido como insolúveis. Sua principal característica seria conseguir "ler" as mentes dos suspeitos. Baseado no livro do mesmo nome de Tetsuya Honda. Começou dia 10, será toda terça feira, nove horas da noite. Com Yuko Takeuchi, Hidetoshi Nishijima, Tetsuya Takeda, Keisuke Koide, Ryuhei Maruyama, Katsuhisa Namase.

Curiosidades:
- Em 13 de novembro de 2010, tinha sido transmitido em forma de tampatsu dorama pela mesma emissora.
- Hidetoshi Nishijima esteve recentemente no renzoku dorama "Boku to Star no 99 nichi".
- Tetsuya Takeda era vocalista do grupo folk Kaientai. Antes de entrar na vida artística, chegou a fazer faculdade de pedagogia em Fukuoka, mas parou no meio e só concluiu muito tempo depois. Em 2008, recebeu o título de professor na mesma universidade onde estudou. Ficou conhecido como o professor Kinpachi na série "3-Nen B-gumi Kinpachi Sensei". Recentemente foi operado para implantar uma ponte de safena, ficando bons meses em repouso absoluto.
- Ryuhei Maruyama é membro do septeto Kanjani Eito. Nascido em Kyoto, Maru (como é conhecido) começou como membro do Johnny's Jr e Kansai Jr. (formado apenas por membros nascidos na região de Osaka, Hyogo e Kyoto) e logo fez parte do grupo Kanjani Eito. Em j-doramas, apesar de ter vários trabalhos na TV, em variedades e também em teatro, destacou-se nos doramas "Uta no Oniisan" (2009) e "Freeter, Ie o Kau" (2010).
- Katsuhisa Namase é conhecido por interpretar papéis cômicos, como o detetive Kenzo Yabe na série e filme "TRICK" e o vice-diretor da escola Goro Sawatari na série "Gokusen". Mas fez papéis sérios nos taiga doramas "Shinsegumi!" (2003) e "Ryomaden" (2010). Esteve recentemente no especial live action "Ranma 1/2" como Soun Tendo.


3 - Hungry!: Um músico de rock abandona a carreira para herdar o restaurante que era de sua família, para competir com o concorrente, cujo dono, no passado, ajudou a fundar o local mas com a morte da dona, acabou comprando outro restaurante, arrebatando todo o staff que trabalhava, enganando o proprietário. Além disso, ele terá que dividir seu amor entre sua namorada anos mais velha e uma estudante do colegial que se impressiona com a culinária do ex-músico. Começou dia 10, será toda terça-feira, dez horas da noite. Com Osamu Mukai, Miori Takimoto, Ryoko Kuninaka, Takashi Tsukamoto, Shohei Miura, Goro Inagaki, Ren Osugi.

Curiosidades:
- Não é a primeira vez que Osamu Mukai interpreta um músico e baixista de banda. No filme "BECK", um dos protagonistas da banda, Taira, era baixista. Antes de ser ator, Mukai foi bartender de uma casa noturna nas proximidades de Yutenji (Tóquio). Apesar de ter feito vários doramas de destaque ("Bambino!", "Nodame Canterbile", "Hachimitsu to Clover"), foi em "GeGeGe no Nyobo" que alavancou sua carreira. Formou-se em agricultura na Meiji University.
- Miori Takimoto ccomeçou no asadora "Teppan", em 2009, mas foi como Miko Sakuraba no remake de "Ikemen Desu ne" que ganhou maior destaque ao fazer papel duplo. Fez mais comerciais do que trabalho como atriz. Atualmente, estuda administração e gerência na Asia University (o mesmo curso que a tarento Becky se formou).
- Já é o segundo dorama que Goro Inagaki (do quinteto SMAP) faz um antagonista. O primeiro, foi em "Nagareboshi". Houve quem criticasse o fato de ele ultimamente estar fazendo papéis secundários, mas ele próprio disse em uma entrevista que prefere ser coadjuvante a ser principal, apesar de que, em 2009, ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no filme "13 Nin Shikaku" pela Mainichi. Chegou a frequentar um curso de sommelier na França devido ao dorama que protagonizou. Hoje um de seus hobbies inclui cinema, golfe e wine collector.
- Ren Osugi já trabalhou com Osamu Mukai em "GeGeGe Nyobo" (como o sogro de Shigeru Murai) e com Goro Inagaki em "Triangle" (como Hitoshi Katsuragi). Ator veterano, com vários doramas e filmes no currículo, é um dos atores que fez a quadrilogia da série "Boku..." ("Boku no Ikiru Michi", "Boku to Kanojo to Kanojo no Ikiru Michi", "Boku to Aruku Michi" e "Boku to Tsuma no 1778 no Monogatari").


4 - Saigo kara nibanme no Koi: Preocupada com sua saúde e seu futuro, uma produtora de filmes, na casa dos 45 anos, resolve visitar sua amiga que vive em uma casa de repouso em Kamakura, com a intenção de viver com ela até o final de sua vida, mas ao conhecer um funcionário do governo, viúvo e de meia-idade, acabam se apaixonando. Começou dia 12 de janeiro, quinta-feira, dez horas da noite. Com Kyoko Koizumi, Kiichi Nakai, Naoko Iijima, Kenji Sakaguchi e Yuki Uchida.

Curiosidades:


- Kyoko Koizumi (mais conhecida pelo seu apelido KyonKyon), na vida real tem mesmo 45 anos (a idade da protagonista). Foi cantora nos anos 90, inclusive três de suas músicas fizeram parte dos doramas que protagonizou. Foi casada com o ator Masatoshi Nagase de 1995 a 2004. Curiosamente, Nagase e Koizumi fizeram papel de marido e mulher no filme baseado na vida real da cartunista Saibara Rieko - "Mainichi Kaasan" (2011).
- Kiichi Nakai vem de família de atores (seu pai Keiji Sada, era ator, que faleceu num acidente quando Kiichi tinha dois anos), mas começou a atuar enquanto fazia faculdade de economia (formou-se pela Seikei University). Fez mais cinema do que doramas de TV, embora seus trabalhos mais conhecidos foram na TV, nos doramas "Fuzuroi no Ringotachi" (1983), "HERO" (2006), "Smile" (2008) e "99 Nen no Ai ~ Japanese Americans" (2010). E' amigo dos atores/cantores Takuya Kimura (SMAP) e Jun Matsumoto (Arashi).
- Kenji Sakaguchi é filho do lutador de judô e prowrestler  Seiji Sakaguchi. O pai bem que tentou fazer Kenji seguir a carreira de lutador, mas o filho preferiu ser modelo e ator. Ficou bem conhecido como o médico Ryutaro Asada na série "Iryu - Team Medical Dragon".
- Naoko Iijima começou como modelo logo que terminou o colegial. Foi casada por quatro anos com o cantor e compositor Nobuteru Maeda (TUBE). Embora atue desde 1991, seus doramas de destaque seriam "OUT", "Bus Stop" (na qual foi, pela primeira vez, protagonista) e "Otousan" (na qual era a primogênita divorciada de um pai viúvo, interpretado por Masakazu Tamura).


5 - Hayami-san to Yobareru Hi: Yuriko Kanai, filha de um executivo e de uma dona de casa em tempo integral, é incapaz de fazer algum serviço doméstico, muito embora seja muito dedicada em seu trabalho e estudos. Acaba por se apaixonar pelo primogênito da família Hayami e acaba casando-se com ele, imaginando que teria uma vida tranquila de casada, mas descobre que a família do marido é pobre, a sogra desaparece, o que acaba fazendo com que Yuriko enfrente as adversidades do dia a dia com o marido, sogro e cunhados. Começou dia 15 de janeiro, aos domingos, nove horas da noite. Com Nao Matsushita, Yoshihiko Inohara, Yuichi Nakamaru, Jun Kaname, Eiichiro Funakoshi.

Curiosidades:


- Nao Matsushita também é pianista. No 61o. Kouhaku Utagassen, representando o Akagumi, tocou "Arigatou", do trio ikimonogakari ao piano, que foi tema do asadora que protagonizou em 2010 - "GeGeGe no Nyobo".
- Yoshihiko Inohara é membro do sexteto V6 e do subgrupo 20th Century. Inocchi, como é conhecido, trabalhou em vários doramas, entre eles a série "Keishicho Sosa Ikka 9 Gakari". Foi roteirista e protagonizou os dois filmes com o quinteto Arashi - "Pika*nchi Life is Hard Dakedo Happy" e "Pika**nchi Life is Hard Dakara Happy". E' casado com a atriz Asaka Seto e tem um filho. Recentemente, apresenta o matutino "Asaichi" pela NHK.
- Yuichi Nakamaru é membro do agora quinteto KAT-TUN. Raramente fez doramas, os mais conhecidos seriam "RESCUE" e "Last Money ~ ai no nedan~". Participa do programa dominical da NTV "Switch!".
- Jun Kaname atua desde 2001. Embora tenha começado na série de "Kamen Rider", hoje é mais reconhecido pelos seus trabalhos como ator em doramas conhecidos, como "Boku to Kanojo to Kanojo no Ikiru Michi", "Good Luck!", "Yaoh", "Tatta Hitotsu no Koi", "Ryuusei no Kizuna", "Lady ~ Saigo no Hanzai Profile". Esteve também no filme "Kamisama no Karute" e no recente tanpatsu dorama "Mou Yuukai Nante Shinai". Coincidentemente, Kaname e Nakamaru trabalharam juntos em "RESCUE". Recentemente, fez campanha para divulgar o turismo de sua província natal, Kagawa, como "governador da província de Udon" (prato típico da província). Resultado: os correios tiveram que aceitar os nengajyo (cartões de fim de ano) com o endereço de "Udon-ken..." e o próprio Kaname recebeu mais de 3 mil cartões de fim de ano...
- Eiichiro Funakoshi é ator conhecido por interpretar detetives e investigadores em keiji doramas. Seus pais - Eiji Funakoshi e Yumiko Hasegawa - também foram atores. Casou-se com a atriz Kazuyo Matsui em 2001. E é Funakoshi quem aparece na capa e no PV do trio Funky Monkey Babys da música "Kokuhaku".

Sunday, January 22, 2012

Starting Over





"Our life, together... it's so precious together... we have grown..." 
- "(Just Like) Starting Over" - John Lennon (1940-1980)


Acho que agora posso explicar o que aconteceu comigo desde junho do ano passado...

Meu ciclo de oito anos e meio numa mesma empresa encerrou-se no dia 31 de maio de 2011. Por seis longos meses posteriores amarguei numa montanha russa, com altos e baixos (se bem que tive mais baixos do que altos), como procura de novo trabalho, promessas de entrevistas que nunca houveram, envio de currículos que foram devolvidos junto com carta de desculpas de que "infelizmente você não se encaixa no nosso perfil". Muitas vezes nem isso.

Se eu aproveitei esse período? No máximo eixo Yokohama-Tóquio porque na verdade estava com o dinheiro contado. Era pagar as contas e restante para me manter.

Certo, agora muitos vão me tacar pedras e me apontarem com o dedo "mas você não juntou nada?", "e sua cara metade?" e por aí vai. Existiram momentos em que tive que abrir mão de muitas coisas em minha vida, como pensar numa especialização ou mudança de casa que sempre prometo mas nunca consigo por uma série de fatores. E nos oito anos (e meio) que trabalhei na empresa, muitas vezes tentava conciliar o tempo (em todos os sentidos da palavra), e por mais que eu me esforçasse e mantivesse a eterna frase que minha professora de Língua Portuguesa dos tempos de faculdade - "Tempo você não tem, você arranja".

Nesse período de "férias forçadas", estudei um pouco mais de língua japonesa (especialmente audição e conversação), no Joshi Forum de Yokohama, passei a fazer muito uso de bicicleta e caminhadas, tentei ser caddie, cam girl (distribuindo informativos aos transeuntes) e atendente, mas nem tudo dá certo como a gente quer, né?

Felizmente, final do ano passado consegui ser admitida em um lugar que tinha feito entrevista três meses antes! Foi surpresa quando recebi um telefonema e marcaram a data para a visita no local. Okay, confesso que não seria um trabalho dos meus sonhos, mas os fatores local (em Yokohama mesmo, quarenta minutos de metrô), horário (volto mais cedo pra casa) e dias de folga (finais de semana, ideais para fazer meus cursos) favoreceram.

Fiz um juramento interno - de que este ano de 2012 eu começaria do zero, tudo de novo, não importasse como, mesmo fazendo controle de qualidade de peças, estudar inglês e japonês e me preparar para provas como TOEIC e JLPT (Japanese Language Proeficiency Test) este ano. Desculpa agora para falta de tempo (físico) não seria mais. Esperando entrar o mês de março para fazer as matrículas, mas por enquanto, revisando o material que tenho em casa mesmo.

Não nutro esperanças de que tudo dará certo nessa minha guinada de 360 graus na minha vida, eu tenho que correr atrás do que eu quero para que as promessas se tornem realidade. Mas não significa que eu vou desistir fácil se as coisas derem errado, muito pelo contrário. Na real: nutrir esperanças, muitas vezes pode sofrer uma decepção profunda, por isso se eu quero, eu corro atrás.

E que este ano eu consiga mesmo atingir boa parte dos meus objetivos e se eu conseguir metade do que eu quero, estarei satisfeita. Claro que o legal seria atingir tudo, mas como disse, não vou criar expectativas e farei o que for do meu alcance.

Se criar expectativas, a queda será maior.


Foto: da própria autora, de uma clínica oftamológica em Yokohama, onde semanalmente na vitrina, trocam as flores. Via molo.me, onde podem ver algumas fotos que volta e meia tiro pelo meu celular aqui!


Ah, sim... esqueci de avisar de que agora estou com outro modelo de aparelho celular, que esperei meses para acumular meus pontos e completar dois anos do meu aparelho antigo, que já tinha ido pro conserto pela terceira vez...


Sim, o modelo da NEC N-06C Medias, que além de fazer e receber ligações e e-mails, posso assistir videos, TV, ouvir músicas, acessar internet, pegar cupons de desconto... (Na verdade, o aparelho é preto, só coloquei uma capa protetora vermelha para dar um tom mais alegre. Desconsiderem o wallpaper e o strap que enfeita e ajuda a localizar o aparelho mais fácil, por favor...)

Saturday, January 14, 2012

Quando a Falta de Inspiração Chegou e Parou...


Eu sei que de alguns bons meses para cá eu ando muito relapsa em tudo - desde atualização deste Empório até em  muitas coisas, do meu particular. Mas também... quando o mundo vira de cabeça pra baixo, aí pra arrumar haja paciência...

Sem falar da falta de inspiração que me acometeu ultimamente. Sério!


Normalmente entra o ano e cá estaria eu, fazendo um breve resumo longo sobre o Kouhaku Utagassen. A edição de número 62 ganhou o Akagumi depois de seis anos de jejum, mas se eu der minha opinião do que achei desta vez, serei queimada eternamente na fogueira, num espeto pra ser assada e servida para meia nação faminta. Talvez fosse o último Kouhaku de Angela Aki e Kumi Koda antes de entrarem de licença maternidade. Foi a volta da Ayaka, que tinha parado com as atividades artísticas por problemas de saúde, mas graças ao marido que tem, o ator e escritor Hiro Mizushima, ela se recuperou e voltou a cantar.

Um dos pontos altos da apresentação do evento, que faria até uma pedra chorar...


Sim. A interpretação do quinteto Arashi com a música "Furusato" (Terra Natal), mas com duas diferenças - uma, que a letra teve um verso a mais do original que eles apresentaram em 2010; a segunda, seria Sho Sakurai tocando o piano que foi inteiramente recuperado do terremoto de Tohoku, que levou cerca de seis meses para ficar pronto. Embora estivesse nervoso porque fazem anos que Sakurai não tocava piano em um show, a performance foi muito linda e digna.

Momento final no Kouhaku - Durante a música "Original Smile", os membros do SMAP ficaram em várias partes do NHK Hall. Aqui, vemos o líder Masahiro Nakai - que foi supporter do Shirogumi seis vezes - junto com Arashi, que foi supporter do Shirogumi em 2010 e 2011.

Sem falar que, o encerramento com o SMAP - com "Not Alone - shiawase ni narou yo" e "Original Smile", literalmente levantou o auditório, com os membros do grupo invadindo a platéia e dançando com os participantes, que no final teve 48,1% de audiência!

Entramos no Ano Novo, e entramos em 2012. E o primeiro que falar que o mundo vai acabar nesse ano, sua vida acaba agora, se entenderam a ironia...

Ah, sim... janeiro chegou e novos doramas com enredos variados em todos os canais. Pelo menos quatro estarão na minha lista pra assistir... Mas estou preparando as resenhas para esta semana, preparem a paciência...

Este ano para mim vai ser decisivo em tudo, como eu disse. Felizmente consegui um emprego que me possibilita a aproveitar melhor o tempo, mas aos poucos estou fazendo o possível para otimizá-lo. Como nem faz um mês que comecei o trabalho, até eu me acertar em tudo, vai demorar um pouquinho, mas tenho esperança de que vou melhorar.

A começar, procurar logo essa minha inspiração que resolveu passear e não voltou mais!

Fotos que ilustram a postagem: Revista MORE, weibo, google.

Tuesday, January 10, 2012

J-Dorama: Um pequeno comentário dos doramas da temporada passada (Outono 2011)



Voltando depois de boas semanas ausente em matéria de j-doramas, vamos tentar voltar ao ritmo normal.

A temporada passada, os j-doramas de outono, muitos superaram as expectativas! Teve dorama que ninguém apostava tanto assim, acabou sendo um dos que tiveram mais audiência, e o que muita gente apostava demais, teve uma boa audiência, mas não tão acima do esperado.

Verdade.

Exemplos, foram os doramas "Kaseifu no Mita", com Nanako Matsushima (NTV, passou às quartas-feiras, dez horas da noite) que começou bem e manteve em primeiro lugar na audiência, com média de 20 a 30%! O último capítulo, atingiu 40% de audiência, igualando (se não superando) com o último capítulo de "Beautiful Life" (2000). Motivo do sucesso: primeiro, a interpretação impecável de Nanako, que ela mesma fez a maquiagem para ficar mais velha, como a estóica e fria Mita, a empregada que transforma a vida de uma família. A forma como a história a cada capítulo crescia, chegou a alcançar índices altos para a emissora, que não é tradicional em doramas.

Um outro dorama que muita gente não esperava tanto, ainda mais quem leu a sinopse, achou que ia ser um dorama muito parado (o que não foi), foi "Nazotoki wa Dinner Ato de" com Sho Sakurai, Keiko Kitagawa e Kippei Shiina - que até o penúltimo capítulo a audiência passava o getsukyu "Watashi ga Renai Dekinai Riyuu" - devido ao formato que a história foi apresentada - mistério, suspense, humor e uso de flashbacks quadro a quadro como se fosse em quadrinhos. Sem falar dos fatores que 1) era o primeiro renzoku dorama que Sakurai fazia para Fuji Television; 2) o non sense do investigador Kazamatsuri (Shiina) e 3) só mesmo um mordomo (Sakurai) para resolver os casos que Reiko (Kitagawa) não conseguia resolver e ainda por cima chamar a patroa de "tapada" na maior naturalidade e não ser demitido!

Um dos doramas que muitos apostaram, mas ficou em segundo lugar na audiência geral (e teve capítulo que não chegou a 15% de audiência), foi "Nankyoku Tairiku", que ficou na média de 17.3% normal para os atuais padrões de audiência ultimamente, mas para um dorama que incluia atores "de peso" como Takuya Kimura, Masato Sakai, Teruyuki Kagawa, Haruka Ayase, Tae Kimura, Yusuke Yamamoto e Mana Ashida, ficou abaixo das expectativas.

Um dorama que muita gente apostou por ser um getsukyuu - novela de segunda-feira, nove horas da noite, na Fuji Television - era "Watashi ga Renai Dekinai Riyuu". Tipo: primeiro capítulo sempre começa com boa audiência, mas pareceu que erraram a mão e a audiência caía, chegando até a ser passado por "Nazotoki...", que era novela de terça-feira, nove horas da noite. Só teve uma média de 15% devido ao último capítulo ter sido transmitido ao vivo.

Mais surpreendente foi o dorama "Youkai Ningen Bem" (NTV, passava aos sábados, nove horas da noite), que era um live action de um anime (tosco por sinal) do mesmo nome, que eram três humanos que se transformavam em monstros para defender a cidade e procuravam a fórmula para se tornarem humanos de verdade, interpretados por Kazuya Kamenashi, Anne e Fuku Suzuki. Para um dorama de sábado, teve bom índice de 15,8% chegando a passar os anteriores "Deka Wanko" (13.3%) e "Kaibutsu-kun" (13,9%) - o que leva a crer que, se for um dorama live action baseado em algum anime ou manga, dão bons resultados ("Deka Wanko" e "Kaibutsu-kun" foram baseados em manga). Ou não...


No mundo dos j-dorama sempre assim: entra temporada, sai temporada, muita gente fica curiosa em saber quem vai atuar o quê, quando, onde e como. Semana que vem, iniciam-se os doramas de inverno e, como sempre, apostam em dorama "A", ator "B"... Mas como é entretenimento e diversão, senta na poltrona e pega a pipoca...

Monday, January 09, 2012

Eu e Yokohama

4/366 - Yokohama City, Minato Mirai  on 365 Project
Minato Mirai, Yokohama - Em uma tarde qualquer deste ano

Que muita gente sabe que eu gosto desta cidade, isso nunca foi novidade.

Toda vez que vou para Sakuragicho (estação da linha JR Keihin Tohoku/ Yokohama Line ou Metrô), indo para os lados de Minato Mirai, onde fica o Landmark Tower, o Cosmo Clock (a famosa roda-gigante) e outros lugares, traz para mim uma sensação de tranquilidade.

Meu "caso de amor" com a cidade, aconteceu há nove anos atrás, quando aceitei trabalhar em Tóquio, e como sei que o custo de vida na metrópole é altissímo, pesquisa aqui ou ali, a cidade de Yokohama era mais viável pro nosso bolso e distância. E mudamos para esta cidade.

Aos poucos fui gostando da cidade. Não tem trânsito tão maluco como Tóquio, por exemplo. E várias linhas de trem e a de metrô. E facilidades também.

Cheguei a ficar algum tempo fora da cidade por motivos de tentativa de trabalho, mas parece que tem alguma coisa em Yokohama que me atrai de volta. Nunca soube dizer o quê.

Mas o dia que eu precisar mudar por motivo de força maior, vai deixar saudades. E espero que esse dia demore muito para chegar.

Foto: tirada pela autora mesmo, via celular e modificado pelos recursos do molo.me.

Sunday, January 01, 2012

Resoluções de Ano Novo? Feliz 2012!!!



Uma das coisas que eu comento, já fiz um post sobre isso, mas uma das coisas que eu não gosto de fazer - mas eu admiro muito quem gosta e consegue cumprir 50% das metas - é planejar e/ou fazer listas de resoluções para o ano seguinte, porque nunca consegui cumprir nem 20% delas.

Na verdade eu teria que fazer pelo menos uma pequena lista nem que tivesse dois itens, mas que eu tivesse a certeza de que eu cumpriria. Como fechar a mão e parar de gastar muito e criar vergonha na cara e cumprir a lista de resoluções. Bem que em algumas entrevistas de emprego que andei fazendo, perguntaram se eu faço metas as serem cumpridas...

Confesso que 2011, para mim, foi um ano igual a montanha russa, com seus altos e baixos. Teve período que quase encontrei uma ladeira sem fim, mas felizmente com apoio de quem eu confio, consegui fazer uma curva ascendente na vida, e espero continuar subindo e subindo, mesmo com dificuldades.

Fazer retrospectiva da minha vida em 2011?! Quem se interessaria?

Mas nos dias que estava em "férias permanentes", eu parei para pensar em muitas coisas, ao mesmo tempo que batalhava para retomar minha vida social normalmente. E para eu colocar muita coisa em prática eu precisaria de um fator chamado "fundos", porque tempo eu tinha. Pra não dizer que não fiz nada de útil, fiz alguns freela pra ajudar um pouquinho...

Quando se necessita traçar metas e objetivos para tudo...

Felizmente, em dezembro, consegui um emprego - que não seria aqueeeeeles dos meus sonhos (porque trabalhar com controle de estoque e de qualidade haja paciência pra tanto) -, mas que para mim consegui unir o útil ao agradável, como o horário (o fato de sair as sete horas da noite, possibilita eu voltar a fazer curso noturno que comece as sete e meia ou oito horas), folgas aos finais de semana (outro curso a fazer aos domingos, esse vai ser sagrado) e folgas no Golden Week, verão e final de ano.

Este ano, 2012, um ciclo se inicia. Eu terei que me empenhar ao máximo em atingir meus objetivos. Para isso, tenho que ter uma boa reserva financeira novamente e para isso, vou ter que me esforçar ao máximo, economizando no que for possível e investir em mim mesma.

Pelo menos duas metas eu tenho que atingir de qualquer jeito - estudar inglês e japonês para eu obter os certificados do TOEIC e Noryuku Shiken nível 3 (no meio do ano) e nível 2 (final deste ano). E já estou mergulhando nos livros e providenciando minha inscrição dentro de algumas semanas para as aulas e provas.

Que 2012 seja um ano melhor a cada um que passa.