Sunday, April 29, 2012

Como é mesmo?



Reconheço que sou uma pessoa complexa, que nem eu me entendo. Ora eu estou rindo a toda, ora estou chorando pelos cantos, depois que explodo de raiva.

Wednesday, April 25, 2012

J-Doramas da Primavera de 2012! - Parte 1

No mês passado, tinha feito uma breve resenha de alguns j-doramas que estavam confirmados a irem no ar, mas estava bem incompleto, porque só tinham anunciado uma parte e o elenco não estava 100% confirmado. Mas, nas últimas semanas de março, já estavam confirmados as datas, o elenco e inclusive até quem cantariam as músicas temas de cada dorama.

Resolvi desta vez separar por dia da semana. Talvez possa ajudar muita gente a se programar nos principais, pois esta temporada sairão cerca de 20 a 22 doramas na grade da programação de TV nipônica.

Wednesday, April 18, 2012

A Delicadeza das Pétalas de Cerejeiras

Yamashita Park, Yokohama.


Este ano, as cerejeiras resolveram florescer mais tarde. Mesmo assim, elas nos proporcionam uma visão maravilhosa, dando um ar mais romântico, bonito e tranquilo nas ruas e parques em todo o Japão, inclusive atraindo muita gente que vem de longe para tirar fotos, apreciar e fazer piqueniques debaixo delas (o chamado hanami).

As flores róseas enfeitam as ruas, os parques e as bordas dos rios, e como elas não duram tanto tempo assim, as pétalas caem, formando um tapete róseo, único.
Acreditem, isto fica... na entrada do estacionamento do prédio onde moro!

Conheço muita gente que daria tudo para vir aqui e apreciar esse curto, mas lindo, momento (não sei se em outros lugares do mundo tenham tantas cerejeiras assim, posso estar muito enganada), pois conheci gente que está aqui e "educadamente" despreza essa maravilha da natureza, como infelizmente uma pessoa postou um comentário no twitter "sakura, sakura, sakura... Vocês não se cansam, não?"

Não, prezada pessoa que postou isso. Eu não canso e muitas pessoas também não. Bem provável elas te perguntem - "Então, por que está no Japão, se está enjoado de ver cerejeiras?"

Teria como cansar de ver essa beleza? Eu, não.

Gostaria, se pudesse, ficar o dia inteiro apreciando essa beleza, debaixo de uma delas, comendo um onigiri e bebendo chá.

Yamashita Park, Yokohama.

Arredores do Yokohama Stadium, perto da estação de Kannai, Yokohama.

Fotos: da própria autora.

Saturday, April 14, 2012

Ecletismo ou Fanatismo?

No momento que chega a estudar a língua pátria do seu artista favorito somente para saber o que fala...


Eu posso dizer isso, porque muitos, muitos, mas muitos anos atrás mesmo, eu quase cheguei - se não fui - a ser uma fã extrema a ponto de nem querer saber de outra coisa.

Sunday, April 08, 2012

ENQUETE FECHADA!

Na enquete que foi feita na segunda-feira, dia 2 de abril, recebi quinze votos e oito e-mails e comentários.

Fiquei surpresa ao ver o resultado e ter recebido seis votos de que eu não deveria continuar nem com o blog (mas eu desconfio quem foi) mas como temos que ir pela maioria, os nove votos restantes, pediram para que eu continuasse com o Empório e continuar a resenhar os doramas.

Sem falar dos comentários - que não liberei na postagem para que os leitores não sejam influenciados pela opinião de outro e sair briga depois.

Agradeço mesmo a todos, incluindo as seis pessoas (se é que foram seis mesmo) que votaram contra. Bem, não se pode agradar a todos, fazer o quê.


Pergunta: A Autora deve continuar a resenhar sobre j-doramas neste Empório?




Sim, porque ajuda muita gente que quer saber mais sobre j-doramas atuais e do passado e que ninguém sabia.
  9 (60%)
 
Não, porque a autora não sabe nada, é uma idiota, e nem deveria tem esse blog. Aliás, nem deveria ter nascido.
  6 (40%)
 



O motivo que tinha levado a chegar ao ponto de fazer uma enquete de opinião (pública, sei lá), foi um e-mail que recebemos de um anônimo em uma matéria sobre os doramas que estariam para serem lançados na Primavera nipônica. Só porque eu sem querer acabei equivocando sobre as atrizes e um taiga dorama (nota: eu fiz a resenha na madrugada a base de café pra ficar acordada), a pessoa foi extremamente grosseira. Nem pra pedir desculpa essa pessoa serviu, da mesma forma que nem coragem pra se identificar teve. Talvez ela nem leve em consideração que eu trabalho o dia todo, serviço corrido, pesado e estressante, durmo pouco e ainda cuidar da casa; ela deve achar que deva ser uma vagabunda, que fica coçando o dia todo, mas isso nem vem ao caso... O que me deixou extremamente chocada, decepcionada ao ponto de eu "travar" nas resenhas.

Eu sei que críticas a gente recebe, mas quem critica tem que saber criticar.

Se essa pessoa respondesse "Olha, desculpe alguma coisa, mas gostaria de fazer uma correção...", mas não... só faltou me chamar de burra, ignorante, idiota e daí ladeira abaixo.

Sem brincadeira: posso até ter dado alguns pitacos em alguns comentários, mas nunca ofendi dessa forma e caso eu tenha ofendido, sempre pedi desculpas. Mesmo se a pessoa nem merecesse.


Agradecimentos aos comentários recebidos...


- Elaine (do blog "Mundo Doramas"): E' verdade - cada autor tem seu ponto de vista, seu modo de resenhar. Cada blog é diferente do outro. Eu também tomo base de alguns sites para eu ter a conclusão e minha opinião. Mas sem perder o foco principal. E com certeza vou voltar a postar sobre o assunto. Só gostaria que, se houver algum equívoco, que os leitores saibam informar.

- Bah (Romina), gostaria de ser como você - direta e concisa, sem medo de "peitar". E é verdade e disse tudo - o blog é meu e devo postar o que quiser! E você sempre vai continuar sendo minha fonte de incentivo, pois admiro o quanto foi corajosa em "jogar tudo pro alto", voltar ao Brasil e hoje ter vencido em sua carreira no que você mais ama! Kisu pra ti, menina!!!

- Susana, pode ler as resenhas quando tiver tempo e quando quiser! Nem se preocupe com isso. Da mesma forma que comentários desistimulantes eu desconsidero, ainda mais de gente que nem coragem pra se identificar teve. Mas realmente, foi um comentário que me deixou abalada. Já recebi críticas, sim, mas não a ponto de ser humilhante. Agora, vamos levantar a cabeça e seguir adiante!

- Gesiane, eu sei que você AMA doramas e mesmo no Brasil você faz questão de acompanhar sempre que pode! E você virá logo no auge da temporada dos doramas de verão. E fico contente quando sei que você acaba também lendo minhas resenhas mal traçadas para ter uma idéia! Aguardo sua volta em junho!!!

- Alexandre, eu estou devendo visita no seu blog e também pessoalmente! E como você disse: "o ódio que te lançaram é amor ao inverso, alguém que queria ter algo que você tem, ser algo que você é e não pode ou não tem coragem para ser. Por isso incomoda." Eu gostaria muito que essa pessoa crie um blog, especialmente sobre doramas, já que ela sabe de tudo, gosta de criticar, de meter o bedelho no meio, ganhe seguidores e seja feliz. E eu sei quem é essa pessoa, que adora ser chamado de anônimo... Mas, o importante que somos felizes com críticas ou não! Ah!! Parabéns pelo sua estréia na revista!!!

- Aiko e toda equipe do Hatenai Arashi, eu que agradeço muito por terem me aceitado como parceira no blog de vocês. Como eu disse, críticas a gente recebe, mas se algumas pessoas soubessem fazer críticas construtivas, seria melhor. Mas infelizmente, sempre existirão pessoas para denegrir nossa imagem. E como você mesma disse - somos humanos, nos cansamos e consequentemente, erros aparecerão, mas sempre há conserto. O ruim que essa pessoa anônima que enviou o e-mail não entende que somos humanos, que temos que acordar cedo para trabalhar, estudar, cuidar da casa e ter um tempinho pra divertirmos. E eu sei que essa anônima me odeia devido a alguns comentários em alguns blogs. Mas como disse a Susana, melhor ignorar. Sucesso para vocês todas com o trabalho maravilhoso que possuem!

- Nozomi, vou levantar a cabeça e seguir adiante. E continuar meu trabalho como sempre fiz. Se a pessoa não gostar, nem precisa acompanhar-me, certo? Beijão!

Sei tudo sobre você! (MC Kamiyama, no "The Quiz Show 2"

Wednesday, April 04, 2012

Esclarecimentos

Desculpem-me leitores deste Empório - eu sei que estou bem relapsa mesmo em relação aqui e fazem duas semanas (se não mais) que nem resenha de doramas estou fazendo, mas os motivos expliquei na postagem passada.

Na pressa de postar sobre a Enquete, ainda mais que foi logo que acordei (cedo), esqueci-me de avisar que, os comentários da Enquete ficarão em moderação até o término do prazo e quando sair o resultado. Depois eu responderei um a um em uma postagem especial. Mas estou lendo cada um deles, não se preocupem.

Um paradoxo: aqui estou postando pouco, meu tumblr anda devagar, no Omedetamaki, Arigatamaki, quando termino uma tradução e olhe lá... mas no twitter, nem melhor comentar...

Voltaremos logo a normalidade. Tenham paciência... mais um pouquinho...

Monday, April 02, 2012

Enquete



Fazia tempo que não fazia uma enquete, certo?

Eu sei que faz um bom tempinho que não estou fazendo resenha de doramas e os de Primavera logo entrarão no ar na programação da televisão japonesa. Eu sei que existem sites que também já soltam o resumo (por sinal, boas resenhas, que eu admiro), e eu costumo fazer a resenha e publicar em outro site que colaboro. Mas, por um motivo, estou meio "travada" para fazer as resenhas - que costumo fazer com o resumo, informar o elenco, data de início e emissora e as curiosidades do enredo e elenco também.

Então, por que estou com esse "bloqueio"?

Foi por causa de um maldito e-mail que recebemos mês passado. E aquilo me chocou de tal forma que cheguei ao cúmulo - em seis anos de Empório - de moderar os comentários. Ok, eu sei não deveria ligar para isso, mas sabe aquele receio de passar uma informação errada sem querer e vir com vinte pedras na mão e tacar em cima de você e apontar o dedo e chamar você de "burra, ignorante". E isso machuca.

O motivo da enquete, seria apenas saber a opinião dos (poucos) leitores que eu tenho. Cheguei a consultar minhas amigas de uma comunidade fechada a qual pertenço, o apoio foi grande. Mas eu gostaria mesmo saber que acham - ou eu paro de vez de resenhar os doramas, deixando muita gente na mão e deixar uma certa pessoa contente ou eu sigo de vez e dane-se tudo, o importante é que estaria deixando muita gente mais feliz ainda.

Deixarei a enquete em aberto até a sexta-feira (dia 6) e no dia 8 (domingo) soltarei o resultado.

E também, se puderem, comentem, opinem, porque seria muito importante.

O Empório vai seguir normalmente, relapso como sempre.

Obrigada.

Duplas Dinâmicas

Duas cabeças pensam melhor do que uma.


Sempre ouvi esse ditado popular por anos. E isso imaginei em matéria de música, com as duplas, casais, que seja. Dependendo do que for, em dois a química funciona. Ou quase, porque muitas vezes as duplas se desfazem por uma série de motivos. Mas enquanto as duplas estavam de bem com a vida, felizmente surgiram sucessos. Porém, quando a fórmula desanda, aí nem rezando volta a funcionar. Resultado: separação.

Na música, destacaria algumas duplas que eu admiro e que fazem sucesso até hoje...