[J-Drama Lista] J-Doramas da Fuji Television ~ De Onde A Audiência Pega Fogo....


Temporada sai, temporada entra, e toda a programação das emissoras muda ~ acabam alguns programas, entram novos. Mesma coisa com os j-doramas. Todos ficam curiosos em saber que tipo de enredo seria, quem serão os atores, se a audiência vai "bombar"...



Embora esta temporada, as emissoras já possuem seu público-alvo, como sempre, no meu ponto de vista, eu ainda acho que a Fuji Television investe e muito em doramas, com comerciais, outdoors, eventos, etc. Mas não que as demais emissoras não façam, muito pelo contrário.... O fato é que a Fuji chama mais a atenção no quesito programação.

Normalmente, na primavera, o tema mais corrente da maioria dos doramas seria escola, mas inclui os romances, amor, comédia. Para todos os gostos e fregueses, como eu disse.

Explico porque eu menciono muito os doramas da Fuji Television: a emissora costuma transmitir doramas que acabam tendo boa audiência, devido ao enredo, atores e investimento (muitas vezes bem grande). Eu sei que os doramas que tiveram índices recordes foram da TBS ("Beautiful Life", cujo último capítulo quase bateu 40% de audiência) e da NTV ("Kaseifu no Mita", que surpreendeu muita gente, também no último capítulo), mas os doramas da Fuji Television costumam caprichar em tudo.

Diz a lenda que, se contracenar em algum dorama pela emissora, já seria um grande passo, imagine se for num getsukyuu!!! Getsukyuu seria o termo utilizado pela Fuji Television para denominar "novela de segunda-feira, nove horas da noite" (getsu = segunda-feira; kyuu = nove), que seria o "horário nobre" (ou o mais caro). E como uma vez mencionei em alguns artigos do passado, muitos doramas nesta grade de horário foram grandes índices de audiênicia, entre 20~40% na média.

Ultimamente, não chega a bater 20%.

Ano passado, cheguei a ler uma reportagem em uma revista (não lembro se foi o Weekly Entertrainment) de como a Fuji Television classifica os doramas em seus respectivos horários. Se parar pra pensar e lembrar dos doramas anteriores desde que muita gente passou a se interessar, tem uma certa lógica. Mas vou tentar repassar o que eu lembro (porque eu li numa clínica enquanto esperava a minha vez de ser atendida...):

- Getsukyuu (Segunda-feira, nove horas da noite): Transmitido no horário tido o mais caro da emissora, geralmente seriam os trending doramas, ou seja, que acabam sendo lembrados por algo que marcou, seja o tema ou a moda, ou as duas coisas juntas. E termina tendo um índice alto de audiência e lembrado até os dias atuais. Só que de 2008 para cá, está sendo um sacrifício atingir pelo menos a média de 20%. O último dorama que passou dos 20% foi "CHANGE" (primavera de 2008). Quem chegou perto disso recentemente foram os doramas "Kagi no Kakatta Heya" e "PRICELESS".

- Kayou 9 ou Kakku (Terça-feira, nove horas da noite): Seriam doramas com enredos mais leves, seja comédia ou romance ou drama, geralmente familiar. Geralmente o índice médio não chega a 20%, mas seriam índices aceitáveis. Exemplos de doramas que foram transmitidos nesta grade de horário (e alguns chegaram a ganhar do getsukyuu!): "Hanazakari no Kimitachi e" (a versão original com Shun Oguri, Maki Horikita e Toma Ikuta, e não o remake desnecessário em 2011), "Water Boys 2", "Zettai Kareshi", "Freeter Ie o kau", "Nazotoki wa Dinner no ato de", "Strawberry Night", "Legal High", "Last Hope".

- Kayou 10 ou Hiichi (Terça-feira, dez horas da noite): Embora tenha o Kayou 9, a temática do hiichi seria um pouco mais forte, mais carregado no drama no sentido literal da palavra. Ou seja, mais adulta. No caso de índice de audiência, também equivale ao Kayou 9. Exemplos de doramas: "Boku no Ikiru Michi", "Boku no Aruku Michi", "At Home Dad", "Shiroi Haru", "Triangle", "Guilty", "Saki".

(Cultura inútil: neste horário, os atores Hiroshi Abe e Tsuyoshi Kusanagi eram conhecidos como "reis do Kayou 10" porque seus doramas mais famosos e conhecidos foram neste horário)

- Mokuyou Gekijou (Quinta-feira, dez horas da noite): A maioria dos doramas transmitido neste horário possuem temática forte e bem adulta (embora algumas sejam engraçadas e um tanto maliciosas), incluindo drama médico. Acreditem, mas teve dorama que chegou a passar a audiência do getsukyu. Exemplos: "Iryu", "Dr Koto Shiryojo", "Yasashii Jikan", "Last Friends", "Shiroi Kyoto", "Ninkyo Helper", "BOSS", "Mitsu no Aji ~ A Taste Of Honey".

A Fuji Television possui doramas em outros horários e dias, como sábado de madrugada, domingo às nove horas da noite, e a volta de doramas às quartas-feiras dez da noite.

Desta temporada, a Fuji Television fez uma campanha promocional para que os protagonistas dos principais doramas aparecessem com um fantoche de um unagi (enguia), tanto no site oficial da emissora como nas vinhetas da TV.

Vamos aos protagonistas do principais doramas da emissora:

O faz-tudo-e-um-pouco Masaharu Fukuyama
Masaharu Fukuyama: Já ia fazer seis anos que ele não protagonizava um dorama pela emissora (porque "Ryomaden" era da NHK). Retorna para a segunda temporada do getsukyu de boa audiência da série "Galileo" (baseado na série de livros "Meitantei Galileo", de Keigo Higashino), no papel do professor de física Manabu Yukawa, que colabora com a polícia, para resolver casos tido como impossíveis de serem solucionados, usando a lógica. Desta vez, terá a companhia de uma nova investigadora, Misa Kishitani.

Notas:

- Koh Shibasaki e Kazuki Kitamura voltam nos respectivos personagens Kaoru Utsumi e Shumpei Kusanagi.

- A música tema volta a ser interpretada pela banda KOH+, que já tinha interpretado a música tema da temporada anterior e do filme "Yogisha X no Kenshin" (a banda seria formada por Koh Shibasaki nos vocais e Masaharu Fukuyama na composição e guitarra).

- Keigo Higashino também é autor dos livros "TOKIO", "Ryuusei no Kizuna", "Platina Data", entre outros. Seu livro "Yogisha X no Kenshin" foi traduzido para o inglês para que concorresse ao prêmio Edgar Allan Poe na categoria mistério policial.

- A atriz Yuriko Yoshitaka interpretará a novata Kishitani.



A simpática Nao Matsushita
Nao Matsushita: Embora desde 2004 atue, foi com o asadora "Gegege no Nyobo" que ela ganhou muito mais destaque (muito embora "Koi no Ochitara" foi um de seus maiores sucessos), incluindo ser supporter para o Akagumi no Kouhaku Utagassen em 2010. Matsushita protagonizará o dorama de terça-feira - "Kamo, Kyoto e Iku", em que ela seria herdeira de um ryokan em Kyoto, mas afundado em dívidas e para salvar o estabelecimento, contará com a ajuda de um consultor financeiro, que no início se estranham, mas no final descobrem que formam uma excelente parceria.

Notas:

- Kippei Shiina, o consultor financeiro, interpretou também o excêntrico detetive Kazamatsuri em "Nazotoki wa Dinner no Ato de".

- O ator Ken Matsudaira interpreta o chefe da associação de okami (ou proprietários de ryokan).

- Pouca gente sabe, mas Matsushita é pianista desde a infância e graduou-se no Tokyo College of Music.

O divertido e sorridente Shingo Katori
Shingo Katori: O caçula do quinteto SMAP volta a emissora depois de dois anos (ele protagonizou o getsukyu "Shiawase ni naru yo"), como o professor Akira Kamiyama em "Kasuka na Kanojo", que consegue ter a habilidade de sentir a presença de fantasmas. E na escola nova onde leciona, tem um fantasma de uma professora chamada Akane, que acaba acompanhando Kamiyama.

Notas:

- Pelo menos dois membros da mesma agência de Katori (a Johnny's Entertrainment) participam no dorama: Hiromitsu Kitayama (do octeto Kis-My-Ft2) e Shintaro Morimoto (irmão mais novo de Ryutaro, que foi membro do Hey Say Jump). Se tiver mais, desculpem-me, sabe que a agência tem muita gente.

- Anne é filha do ator Ken Watanabe. Atuou em vários doramas, os mais conhecidos seriam "Namae o Nakushita Megami" e "Yokai Ningen Bem" (interpretando Bela).

- A música tema do dorama é interpretado pelo quinteto SMAP.

(Opinião pessoal, mas lembrando que cada um tem a sua, não influencio ninguém, vai por sua conta e risco ~ embora o enredo seja divertido, Katori interagindo muito bem com crianças, Anne se destacando cada vez mais como atriz do que como modelo e desta vez tendo Kitayama como coadjuvante (porque até então, do Kisumai, quem se destacavam mais eram o Yuta Tamamori e Taisuke Fujigaya), deixei de ver o primeiro capítulo porque, desculpem aí quem gosta, ama e idolatra, mas não suporto a Atsuko Maeda).

- Cultura inútil 2: Shingo Katori participou do episódio 4 da primeira temporada de "Galileo". Inclusive, na época, ele e Goro Inagaki fizeram uma paródia no programa SMAPXSMAP em 2007.

Newcaster, rapper, MC, ator, economista...
Sho Sakurai: E' a segunda vez que protagoniza um dorama da emissora (a primeira foi "Nazotoki wa Dinner no Ato de"), desta vez no remake do remake do filme de 1983 "Kazoku Game" (ou "The Family Game"), interpretado por Yusaku Matsuda (no filme) e Tsuyoshi Nagabushi (no dorama de 1983). Sakurai interpreta Kouya Yoshimoto, um professor contratado por uma família para que consiga fazer o filho mais novo a melhorar nos estudos, mas acaba por mudar a vida de uma família inteira.

Notas:

- O dorama marca o retorno dos doramas da emissora às quartas-feiras, dez horas da noite, depois de 14 anos de hiato.

- A questão de maus tratos na escola será mais abordada nesta série.

- Quando foi anunciado a refilmagem, as opiniões foram divididas. Houve gente que gostaria de ver como seria, mas houve gente que criticou - e pesado, porque "estaria maculando a obra prima que Yusaku Matsuda protagonizou". Para quem não sabe, Matsuda era um dos grandes atores japoneses (embora fosse filho de mãe coreana), incluindo o filme "Black Rain". Faleceu prematuramente em 1984. Os filhos Shota e Ryuhei são atores conhecidos.

- A música tema "Endless Game", interpretada pelo quinteto Arashi, foi tocada durante a coletiva de imprensa.

Ryoko Shinohara: Conhecida pela série e filme "Unfair", "Anego" e "Tsuki no Koibito", em "Last Cinderella", Shinohara interpreta Sakura Toyama, uma cabelereira quase chegando aos 40 anos, que não se preocupa com sua própria aparência, mas pensa em se apaixonar mas tem medo. Durante uma festa, conhece Hiroto, um motociclista MUITO mais jovem do que ela, e ele acaba se apaixonando.

Notas:

- Se preparem que o dorama vai ter cenas very very very hot. Incluindo aí o Hiroto como veio ao mundo.

- Embora o foco seria romance, tem boas cenas de comédia, especialmente por parte da protagonista. O dorama anterior deste horário, "Saikou no Rikon", seguia essa mesma linha, tema atípico para o horário (como eu havia mencionado antes, os doramas de quinta-feira, seriam mais dramáticos...)

- Sakura não seria exatamente uma himeno onna (mulher solteira que vive largadona), mas seu senso fashion é bem duvidoso.

- O elenco de "Last Cinderella" já promete: além de Shinohara, atuam também Haruma Miura, Naohito Fujiki e Naoko Iijima.

Arata Furuta: Embora o horário seja muito ruim (sábado, onze horas da noite), alguns doramas tiveram audiência boa. "Machigawarechatta Otoko" traz um pouco de comédia. Furuta interpreta um ladrão que acaba parando em um restaurante especializado em sushi e é confundido com um sushiman conceituado que abandonou tudo há mais de dez anos atrás.

Notas:

- Arata Furuta já trabalhou tanto com comédias como dramas. Um de seus personagens mais conhecidos era o Ojii, em "Kisarazu Cat's Eye". Foi ele quem pediu para alterar o roteiro para que ele pudesse fazer a peça de teatro que estava encenando no mesmo tempo que o dorama.

- Yuichi Nakamaru, que interpreta seu assecla, além de membro do quinteto KAT-TUN, apresenta o programa dominical da NTV (Switch!) e recentemente formou-se em Ciências Humanas na Universidade de Waseda.



Desculpe o post longo, mas me empolguei. Voltando aos poucos a postar sobre o assunto.

Fontes: DramaWiki, site oficial da Fuji Television.

Fotos: da Fuji Television.

Comments

  1. Kiyoooo! Que mara de post!
    Confesso, muita coisa não sabia em relação a classificação dos doramas da Fuji. Aliás sempre estou aprendendo sobre eles, tb só faz 5 anos desde que comecei a acompanhar os doramas japoneses e desde então não parei mais, virou um vício! hohoho~
    E pelo que li, vou ver se acompanho 4 deles. Sem falar dos outro de outras emissoras ^^
    Que bom que a Ryoko Shinohara vai fazer um dorama, estava com saudades dela. A Nao Matsushita é muito fofa! Acho ela linda! Do Sho nem preciso falar aqui né? kkkkkkk
    E o Masaharu então? Realmente os doramas da Fuji abordam bons temas
    Que bom que voltou com os posts de doramas, estava com saudades!
    Informação nunca é demais! *pelo menos pra mim*

    Kisu <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Priscila!
      Sim, somente a Fuji Television classifica os doramas desta forma. Eu preciso pesquisar as demais emissoras, mas o termo getsukyu é exclusivo da Fuji mesmo.
      Agora que aos poucos estou voltando a ativa nos doramas, tanto assistir como comentar.
      O dorama com a Shinohara Ryoko é o Last Cinderella, que tem o Miura Haruma e Fujiki Naohito no elenco. Bem comedia, semelhante com o "Saikou no Rikon" rs
      Vamos ver como serão os doramas do Masaharu e Sakurai ne.

      Beijao e arigatou pela força e sempre!!!

      Delete
  2. Gentemmm esses dois são irmãos? auhauahau pq um tem a cara do outro rss


    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quem? Masaharu e Sakurai??? hahahaha Quem dera, ne? XD

      Beijao!

      Delete
  3. Nunca pensei q alguém tomaria a iniciativa de escrever sobre como funciona a prog. dos doramas da Fuji TV em portugues.

    bom, meu dia fav. sempre foi seg. feira. Eu tinha até esquema: chegava em casa, jantava, tomava banho e ligava a TV p/ ver Heyx3 (pena q acabou) depois o Getsu9 e o Bistro Smap. Claro incluindo os CMs do meio da programação. Depois disso eu nao lembro mais pq a essa altura eu já estava roncando no sofá msm hahah...

    Tbém costumava ver os doramas da terça. Os outros dias nem tanto.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi fmass!!
      Nem eu pensei em escrever sobre isso, sério. Bem, é que eu gosto da programação da FujiTV, mas isso não quer dizer que eu não vejo os demais ne.

      Antes eu gostava da segunda também, mas como meu horario de trabalho ficou ruim, eu perdi UM MONTE de doramas do getsukyu em tempo real, daí tinha que esperar sair em DVD ne.

      No lugar do HeyX3 agora passa Generation Tengoku. Vale a pena dar uma espiada, apesar que parece ser mensal...

      Mas teve getsu9 que nao dava muito pra engolir. "Kagi no Kakatta Heya" e "PRICELESS" foram os que tiveram indices relativamente bons em relação aos demais, porque de uns tempos pra ca, ta sendo uma dureza conseguir 15%! Isso porque a Fuji estava acostumada com os getsu9 baterem pra cima de 20%.

      Os de terça são mais legais, tanto que teve dorama neste dia que chegou a bater a audiencia do getsu9!!!

      Os de quinta, tem que preparar os lenços, porque os temas eram tristes demais. Mas o ultimo, Saikou no Rikon, vale a pena assistir porque voce da boas risadas!!!

      Abraços e sucesso sempre com seu site!!

      Delete
  4. eu cheguei a ver o Generation Tengoku, tem uma tematica bem legal, parece q é semanal (vi no site da Fuji TV), pena q é dificil achar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredita que eu assisti somente uma vez?

      Delete

Post a Comment