Experiências Culinárias: Fruits Pound Cake (Ou: Bolo Inglês de Frutas)

Já fazia um bom tempo que eu não postava nada das minhas investidas na cozinha. Mas não é porque eu não cozinhava, mas é porque realmente no ano passado, tirando alguns bons eventos e momentos, eu não fiz nada que prestasse, empregos que foram uma verdadeira roubada, problemas pessoais e tudo o mais.





Bom, como felizmente existe a luz no fim do túnel, aos poucos estou reestabelecendo minha vida pessoal e profissional, voltando a minha vida social, assistindo meus doramas, ouvindo minhas musicas... e como agora o novo trabalho é mais tranquilo, limpo e sossegado, tenho mais disposição para fazer mais coisas.

Recentemente, resolvi fazer um bolo. Não o famoso clássico de cenoura (aquele que por muitos anos fiz de forma errada, por isso que nunca entendia porque o dito cujo solava, afundava, nem fofo ficava), mas o bolo inglês (aqui chamam de pound cake).

Tenho duas versões da receita: uma, usando a mistura para fazer panquecas doces (ou hot cake, porque pancake seria a panqueca salgada, vai entender) e a outra, a tradicional. Passarei as duas e garanto que faz sucesso com a solitária acompanhada do namorido que nunca sossega.

Por que o bolo inglês se chama bolo inglês ou pound cake?

Tive que procurar no Wikipedia pra ver se as dúvidas seriam sanadas. Ou não. Pound Cake, na Inglaterra, leva esse nome porque antigamente usava-se 450 gramas de cada ingrediente da massa - farinha, manteiga, ovos e açucar. Claro que o produto final ficava de um tamanho exageradamente descomunal mesmo para uma família comer no chá das cinco, daí foram ajustando as medidas até obterem o ponto ideal para consumo.

O nome "bolo inglês" foi batizado no Brasil quando Dom Joao VI, quando resolveu abrir os portos para os estrangeiros investirem no país. Foram os ingleses quem trouxeram a receita da iguaria, muito fácil e simples de ser feita.

Dried Fruits Pound Cake (Bolo Inglês de Frutas Secas)

100 gramas de margarina
80 gramas de açúcar
2 ovos
100 gramas de farinha
1 colher (pequena) de fermento em pó
50 a 100 gramas de frutas secas

Modo de Preparo: Peneire a farinha e o fermento e reserve em uma tigela. Em outra tigela, bata a margarina com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Junte aos poucos os ovos e continue batendo ate ficar um creme branco. Junte aos poucos a mistura de farinha e fermento e misture levemente (sem bater) sem empelotar. Coloque as frutas secas na massa, misture e coloque na forma própria para bolo inglês, antecipadamente untada com margarina (ou forre com papel manteiga, tanto faz), coloque para assar em forno preaquecido a 180゚C por 40 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar.

Notas:

1 - Aqui no Japão, eu uso a margarina própria para bolos. Uma caixa vem duas barras de 100 gramas cada. (Eu uso a da marca Yukizurishi, mas existem outras no mercado e não ganho um centavo para divulgar o produto)

2 - Aconselho a usar batedeira elétrica para bater a margarina e o açúcar (a não seja que tenha muita força nos braços para bater à mão). Mas na hora de bater os ovos e a farinha, uso espátula de silicone. Fica ao critério de quem for cozinhar.

3 - Se quiser, pode variar usando nozes e banana (a receita de onde peguei para fazer este bolo,  usava esses dois ingredientes - 15 gramas de nozes picadas e uma banana cortada em rodelas), frutas vermelhas, etc. Fica ao gosto do freguês.

4 - A forma para assar bolo inglês seria retangular, estreita e alta. Minha forma é de vidro refratário, mas se for usar a de alumínio, tome cuidado para não queimar. Para ver se está assado, faça o famoso teste do palito - se sair seco, já está assado.

Pound Cake (Feito com massa de panquecas, ou "hot cake")

Essa eu peguei da embalagem de panquecas que ocasionamente compro para emergências, do tipo, quando em casa esquecem de comprar pão e bate aquela vontade de matar as solitárias. Acreditem, no Japão tem dois tipos de massa para panquecas. Se quer panqueca doce, ela se chama "hot cake"e normalmente, a embalagem é vermelha. Agora, a panqueca salgada, seria chamada de "pancake". Raramente eu vejo nos supermercados, mas quando encontrei, a embalagem seria verde.

Uma vez, resolvi tentar usando a mistura de massa de panquecas para ver no que dava. O resultado? Igual ao bolo feito de modo tradicional, só que a diferença é que não precisa de fermento...

200 gramas de farinha para panquecas (hot cake)
80 gramas de manteiga ou margarina
80 a 100 gramas de açúcar
3 ovos
50 ml de leite

Modo de Preparo:

1 - Em uma vasilha, bata bem a margarina com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
2 - Junte os ovos um a um, batendo bem.
3 - Misture o leite e junte a farinha de panquecas, misturando sem bater nem empelotar.
4 - Coloque metade da mistura em uma forma para bolo inglês.
5 - Asse em forno preaquecido a 180゚C de 30 a 40 minutos, até ficar com a cor levemente marrom ou fazer o teste do palito (se sair seco, já está bom).
6 - Retire do forno e deixe esfriar e desenforme.

Nota: Esta receita dá para fazer dois bolos.

Fonte: A receita tradicional, da embalagem da margarina da marca Yukizurishi, a receita original se chamava "Bolo Caseiro de Banana e Nozes" (okay, a receita está em japonês). A receita do bolo feito com farinha de panquecas, eu obtive do site da Showa.

Foto: da autora, este bolo foi feito da forma tradicional.


Comments

  1. Aee prendada! Eu uso uma batedeira mas sempre que uso pra bater manteiga com açúcar, pedaços voam pela cozinha auhauahuaa será que tem algum truque pra isso?

    Adorei seu pound cake!

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem, eu costumo deixar a manteiga derreter um pouco em temperatura ambiente e aumentar a velocidade da batedeira gradativamente... Só assim evita da mistura voar pela cozinha afora hahaha
      Então ~ quando a preguicite aguda bate, eu faço com a mistura de panquecas (o hot cake), se bem que dá no mesmo, tem que bater a manteiga com o açucar de qualquer forma!

      Beijao!

      Delete

Post a Comment