[Discoteca Básica do Empório]: Le Couple ~ My Special Thanks



Quem pensava que eu só ouço Beatles, Masaharu, SMAP e Arashi todo santo dia, erraram feio. Eu tenho meu "outro lado", de música alternativa (Franz Ferdinand e Amy Winehouse), de música mais pop (Cyndi Lauper, ZARD), british rock (Oasis e Blur) e momentos mais calminhos, porque ninguém é de ferro minha gente. E pior que pouca gente sabe deste meu lado, só conhece o outro.



Um dos primeiros contatos que tive com a j-pop quando cheguei aqui, foi com a música "Hidamari no Uta", de uma dupla chamada Le Couple (quem pensou que o primeiro artista j-pop que conheci aqui foi o Masaharu Fukuyama ou SMAP, erraram muito, mas muito feio ainda). A música foi tema de um j-dorama muito conhecido em 1997 - "Hitotsu Hane no Shita 2", que foi sequência do anterior, de 1993. E na época, o single vendeu mais de um milhão de cópias.

Já tinha feito uma breve resenha da dupla quando eu falei sobre "Duplas Dinâmicas", mas acho que muita gente não deve ter ouvido falar deles (ou se ouviram, primeira coisa que lembram ~ "Hidamari no Uta").

A dupla Le Couple, que em francês, seria "O Casal", era na verdade marido e mulher - Ryuji Fujita no violão, e Emi Fujita, nos vocais. De 1990 a 1997, eles faziam shows em pequenos lugares, live houses e casas de jazz. Embora os três primeiros álbuns não tivessem grande repercurssão, o casal Fujita tinha uma certa notoriedade devido ao estilo musical - músicas acústicas e baladas, diferentes das que muita gente estaria acostumada para a época.

Foi em 1997, com a balada "Hidamari no Uta" que o casal ganhou destaque, como havia dito, por ter sido música tema de um dos j-doramas de sucesso daquele ano - "Hitotsu Hane no Shita 2" (dorama que foi um dos getsukyu de grande audiência, devido ao tema, os atores - Yosuke Eguchi, Noriko Sakai, Takako Matsu, Issei Ishida, Masaharu Fukuyama - e a trilha sonora). O single vendeu muito bem e, naquele mesmo ano, compareceram no Kouhaku Utagassen.

Mesmo depois do sucesso de "Hidamari no Uta", o casal ainda continuou lançando mais alguns singles, que foram usados para campanhas comerciais, encerramento de doramas e publicidade. Mas suas apresentações continuavam sendo em lugares menores.

Em 2005, resolveram encerrar as atividades como dupla, depois de lançar a coletânea definitiva "10 Nen Monogatari ~ All singles of the decade and more ~". Dois anos depois, em abril de 2007, divorciaram-se.

Atualmente, Ryuji apresenta-se como guitarrista de apoio de alguns músicos e leciona música. Emi faz alguns shows solo em lugares menores, divulgado através de seu blog.

"My Special Thanks", primeira coletânea da dupla, foi lançada em 1999, comemorando os cinco primeiros anos de carreira. A maioria das músicas ou foi usada em comerciais ou como tema de j-dorama.

"Okaerinasai" foi tema da novela da TV Tokyo em 1999 - "Inaka de Kurasoyou", protagonizado por Masanobu Takashima. O single foi lançado um pouco antes da coletânea sair.

"Hidamari no Uta", já citada, continua sendo lembrada até hoje. Em uma enquete feita pela NHK, em 2005, a música ficou em 88゚ lugar quando perguntaram "qual música você lembra no Kouhaku Utagassen". Recentemente, em seu programa de rádio pelo Yokohama FM, Satoshi Ohno disse gostar da música.

"Sofa", single e música do quarto álbum, foi tema de encerramento do dorama "Shinryonaikai Ryoko" (Nippon TV, 1997), estrelado por Shigeru Moroi, Nanako Matsushima e Ryoko Shinohara.

"Mou Ichido", foi tema de encerramento do programa matinal "Ohayou Nice Day", transmitido de 1982 a 1999 pela Fuji Television. Atualmente, quem ocupa o horário deste programa é o "Tokudane Times".

"Aiete Yokatta", foi usado no dorama exibido pela TBS em 1998 - "Saikon Tramp" e como image song  da campanha para doações para fins de bem estar social (o simbolo seria a pena vermelha) no mesmo ano.

"Futatsu no Yume", foi image song para o comercial da empresa Kao, para o sabão em pó "New Beads" e para o programa de TV da Fuji Television "Hakkutsu! Aru aru Daijiten", apresentado por Masaaki Sakai, Hiromi, Ken Shimura e Rie Shibata. Por sinal a empresa Kao quem patrocinava o programa na época.

"Umi no soko de utau uta" foi a primeira música que o casal gravou e lançou. Era cover do trio chamado Moko, Beaver and Olive, formado nos anos 60.

"Shiisaa", tem uma peculiaridade - o uso de shamisen e ritmo tradicional de Okinawa. A música era do álbum "on the sofa".

"Kataomoi no Orange", mais animada, do álbum "on the sofa", foi usada no comercial de bebidas Birley's, da Asahi Beverage em 1997. Era coupling side do single "Sofa".

"En wa inamono", foi tema do programa da NHK "Kagaijyugyou yokoso Sempai". Atualmente, o programa é transmitido às sextas-feiras. A música foi usada até 2007 (ano que o casal separou-se).

"Ryori Kinenbi", foi utilizada no programa "Minna no Uta". Tem uma levada bem country, bem animada. O programa "Minna no uta", transmitida pela NHK desde 1961, traz duas músicas apresentadas em forma de animação, dura cinco minutos. Uma forma de apresentar novos talentos (tanto músicos como animadores) ou aumentar a popularidade de artistas famosos. Embora seja curtinho, o programa tem grande audiênciam por isso sua longevidade. Cantores e grupos conhecidos, como Pizzicatto Five, Gackt (sim, ele mesmo!), Hikaru Utada, flumpool, SMAP, ikimonogakari, Arashi, Ryoko Moriyama, já tiveram suas músicas usadas em animações.

"Unmei no Ito", um dos primeiros sucessos, teve outra remixagem, tem uma levada sixties devido a uso de teclados com eco e ritmo mais acelerado.

"My Special Thanks", quarto single e que leva o nome do álbum, foi usada como image song para a empresa Calbee.

Duas faixas bônus foram lançadas no álbum - "Umi no Lullaby", versão ao vivo, ecoa música folclorica, com uso de flautas, banjo e tambores. "The Water Is Wide", tradicional, é cantada em inglês (sem sotaque, com dicção perfeita).

(Uma boa dica para quem quiser ouvir algo diferente das baladas j-pop que muita gente está habituada a ouvir, porque as músicas do Le Couple seriam mais acústicas e do estilo lounge.)

Fotos: via google


Comments

  1. Este não conheço!!!! rs... tudo que eu vejo sobre Os Beatles aqui eu lembro de vc!

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahh ~ quando voce estava aqui, o casal já nao lançava mais material novo. Mas o estilo deles era semelhante a dos Carpenters, devido a voz suave de Emi.
      Agora voce morando na terra da Rainha, fica dificil voce nao lembrar de mim, ne, danada? XD

      Beijao!!!

      Delete

Post a Comment