Músicas Para Ouvir em Dia de Chuva...



Ultimamente, onde eu moro, ou esfria ou chove. Até agora estou esperando a primavera chegar, mas desconfio que o inverno esqueceu de dizer até dezembro ou a primavera esqueceu de acordar, tanto faz, porque, apesar da temperatura atingir 25 graus, ainda tenho que sair de casa com blusa de mangas compridas...

Além de sair de casa com uma blusa leve dentro da bolsa, guarda-chuva se faz necessário quando assistir ao noticiário e ver o símbolo do acessório na previsão do tempo. E aqui, quase sempre acertam.

Engraçado que, quando faz esse tempo, algumas emissoras de rádio tocam mais músicas sobre o tema. Como, por exemplo, hoje ouvi pelo menos três (todas pela Tokyo FM)... Daí veio a "brilhante" idéia em fazer uma listinha (furada, eu sei) das músicas pra ouvir em dia de chuva. Mas não significa que outros dias normais não pode ouvir...

1 - "Raindrops Keep Fallin' on My Head" (B.J.Thomas): Essa música muita gente conhece por causa do filme "Butch Cassidy and Sundance Kid". Filme velho, eu sei (na verdade, NUNCA assisti...), mas a música volta e meia toca nas rádios. Embora o cantor B.J.Thomas tenha um outro sucesso posterior - "Rock'n'Roll Lullaby"- ele sempre vai ser lembrado com a primeira... que ganhou o prêmio da Academia em 1970. (Nota: os compositores, Burt Bacharach e Hal David são conhecidos por outras composições, como "They Long to Be Close To You")

2 - "Primeiros Erros" (Kiko Zambianchi): Quando eu ainda era uma alminha semiperdida nos bancos do Magistério, essa música estourou nas paradas de sucesso do Brasil, a gente ouvia direto. Muita gente conhecia essa música como "Chove", por causa do verbo sempre repetir na letra, apesar do nome da música se chamar "Primeiros Erros". Confesso que ele caiu no meu conceito quando fez a versão de "Hey Jude"...

3 - "Rain" (The Beatles): Ok, quem me conhece, sabe que eu não poderia deixar o Fab Four fora da lista. Uma vez comentei sobre o promotion video do grupo (aquele em que o Paul McCartney aparece com o dente quebrado nos primeiros instantes da música), o que muitos consideram o "primeiro videoclip na história". A música tem muitas curiosidades, como a instrumentação ter sido gravada ao contrário, por exemplo. A letra... bem, fala sobre um dia de chuva!

4 - "She's A Rainbow" (The Rolling Stones): Todo mundo sabe que depois da chuva, aparece um arco íris. Motivo desta música estar na lista, justamente por isso. "Ela vem colorindo em todo o lugar/ ela penteia o cabelo/ ela é como um arco íris/ vindo, colorindo no ar...", acho que nem precisa explicar mais nada. A música era do álbum do quinteto "Their Satanic Majesties Request", um dos mais psicodélicos, mas que vale a pena ouvir. Tem muita gente que vai associar a música com o comercial da Apple quando voltou ao mercado com o iMac (aquele de monitor de gabinete colorido...).

5 - "Tsuioku no Ame no Naka" (Masaharu Fukuyama): O primeiro single do cantor-compositor-produtor-guitarrista-ator-fotógrafo-e-o-que-mais-vier vendeu apenas 3000 cópias, o promotion video saiu do bolso do Fukuyama... Hoje, essa música não pode faltar em seus shows,. Quando ele fala em chuva no meio do show, pode se preparando que vai voar copo de água pra refrescar a platéia!

6 - "Rainy Days and Mondays" (Carpenters): Uma das músicas mais famosas da dupla formada pelos irmãos Richard e Karen Carpenter, expressa exatamente o estado que ficamos num dia de chuva numa segunda-feira: "nada pra fazer a não ser lamentar/ dias chuvosos e segundas-feiras me deixam deprimida" (aquelas: não basta só chover, tem que ser numa segunda-feira).

7 - "Tokei Jikake no Umbrella" (Arashi): Quando ouvi pela primeira vez, foi nas primeiras temporadas da série "0 Goshitsu no Kyaku". Já estranhei logo de cara, porque era uma mistura de tango (com ritmo sincronizado) e rap, mas ficou conhecida de muita gente por causa desse dorama. Só que a música era coupling song do single (edição regular) de "My Girl", e eles dificilmente cantavam essa música em apresentações e em shows, foi somente no evento de dois dias, o "Arafes" (porque foi pedido do público via internet).

E vocês, quais músicas vocês lembram quando o dia é chuvoso?

Comments

  1. Com certeza, "36°C" do flumpool! ♥
    Sempre que escuto tenho aquela sensação de chuva pesada que traz aquele ventinho gelado e entra pela fresta da porta ou da janela, que nos faz entrar debaixo do cobertor e o barulho dos pingos batendo no guarda-chuva! Recomendo o PV também, é lindíssimo! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Leticia!!!!
      Eu preciso ouvir mais musicas do flumpool, porque so ouvi Kimi no Todoke por motivos obvios!
      Sem falar de outras que esqueci o nome porque foi o Nino quem colocou no ar no programa dele!

      Arigatou pela dica, sua linda!!!

      Beijao!

      Delete
  2. Auhauaha tudo música de deprê, de porre auahuahuaa brincadeira... Eu adicionaria ai Riders on the Storms (The Doors) e Have you ever seen the rain (versão Creedence Clearwater Revival)...

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai, é mesmo!!!
      Tinha a do Creedence Clearwater Revival ~ "Have You Ever Seen The Rain?", que é a classica deles!!! (E eu esqueci de mencionar).

      Eu nao conhecia essa música do The Doors ~ e justamente quando voce postou o comentario, soube da noticia que o tecladista do grupo faleceu... :'(

      Delete
  3. Kiyomi, sou das antigas.... Ritmo da Chuva de Demetrius, que tem trovoadas no inicio da música... Acho que não eh do teu tempo... Mas ta lá no youtube.
    Gosto dessas brincadeiras!!
    Mudando de assunto e como vc mora no Japão, li recente, os livros 1q84 de H Murakami que fala sobre cobrador da NHK que vai de casa em casa cobrar mensalidade de quem assiste o canal. A NHK cobra mensalidades? O que vc sabe sobre isso? Abs. Nozomi de Curitiba

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, Nozomi ~ eu lembro dessa música do Demetrius!!! Costumava tocar na radio da cidade onde nasci!

      Sim, a NHK aqui cobra mensalidades, mas a maioria não paga. Nao sei se isso seria facultativo, mas sei que, para participar no auditorio de programas da emissora, especialmente o Kouhaku Utagassen, tem que comprovar que paga.

      E esse livro do Murakami eu preciso ler (do tipo: todo mundo comenta mas eu ainda nem cheguei perto, porque ainda estou enrolando pra ler "Norwegian Wood")

      Beijao!

      Delete
  4. Música é sempre bom, nos dias chuvosos melhor ainda... adoro a cultura japonesa!!!
    Bjs :)

    ReplyDelete

Post a Comment