Experiências Culinárias: Merengue de Nutella (ou biscoito, tanto faz)

Num dia que fiquei literalmente de molho devido a uma febre (se fosse somente tosse e espirrar, vai lá, mas temperatura corporal bateu nos 38, namorido mandou ficar em casa), resolvi, logo que dei uma melhoradinha, fazer algo pra beliscar. E que fosse bem simples, com o pouco que tinha em casa (tá, esqueci de dar uma abastecidinha na despensa, eu sei).



Em que eu navegava na internet, eis que em dos posts da Bah, em que ela postou um monte de receita gostosa e facinho, facinho de fazer (exceto os macarons que esse eu teria que tomar uma dose enorme de paciência, porque olha...). E eis que eu tentei fazer...

Merengue de Nutella 



Ou biscoito de Nutella, de Manteiga de Amendoim, whatever...

Na verdade, a Bah conseguiu a receita no blog da Bruna, e a receita original se chama merengue de peanut butter mas pelo que ela disse e vi o passo a passo no blog da Bruna, tem jeito de merengue. Mas que seja, é ótimo para acompanhar um cafezinho ou chazinho do final de tarde com as visitas (caso vierem).

Ingredientes:

2 claras de ovo
1/2 xícara de açucar de confeiteiro
1 colher (sopa) generosa de Nutella (ou peanut butter, se quiser variar)
1 colher (chá) de suco de limão

Modo de preparo:

- Bata as claras com o limão e junte aos poucos o açucar até ficar em ponto de merengue;
- Colocar a Nutella (ou peanut butter) e misturar com uma colher;
- Vai ficar uma calda bem fluida, mas no ponto de usar uma colher de sopa como medida;
- Forrar uma assadeira com papel manteiga e colocar as colheradas;
- Assar em forno a 150 graus (ou menos) por 40 minutos.

Aconselho a bater as claras com batedeira elétrica, a não ser que tenha muita disposição (e jeito) de bater as claras com o batedor manual.

Não entre em pânico quando acrescentar a Nutella (ou peanut butter) e o merengue ficar líquido, porque fica assim mesmo, e aí que entra a sua habilidade em colocar as colheradas na assadeira, em formato circular, como biscoito, porque não tem condições de colocar num saco de confeiteiro para dar forma aos biscoitos. Se um ficar grudado no outro, depois de assado, só separar quebrando mesmo.

A receita original usa-se creme de tartar, mas como esse ingrediente é muito difícil de encontrar e os menos avisados (ou menos ligados à culinária) vão pensar que é creme de tártaro, melhor usar suco de limão que isso dá menos dor de cabeça.


Tomar cuidado com a temperatura do forno, porque como lembra a receita de suspiro, se for MUITO quente e seu forno for daqueles que só queima em cima (ou embaixo), tem que virar para assar por igual.

Para tirar o ar dos biscoitos, antes de assar, bata firmemente a assadeira em uma bancada. As bolhas vão subir e pode estourá-las com um palito. Os biscoitos sairão mais lisos. Após assar, deixe esfriar por cinco minutos em temperatura ambiente, retire cuidadosamente do papel manteiga e guarde em um pote bem fechado.

Quantidade: 30 biscoitinhos.

Ok, não saiu aqueeeeeeeeeeeeeela maravilha, mas relevem, que a coordenação motora naquele dia esqueceu de mim por causa da febre, mas da próxima eu vou tentar com peanut butter, porque desta vez fiz com Nutella, porque tinha um pote e...

Comments

  1. Ai que fome!!! rsrsr eu gosto de ficar inventando receitas tbm , mas tem umas que eu vi e q tenho vontade de fazer , mas não consigo encontrar os ingredientes por causa q é complicado de encontrar alguns ingred. Eu lembro que uma vez fiz um suflê de kkk o bichinho nem cresceu rssr faltou ingred. ai esses nossos desastres culinários .
    Abraços :)

    ReplyDelete
  2. É Ki, tá mais pra merengue mesmo, mas o meu ficou com uma consistência de biscoitinho mesmo, daqueles que acompanham café... então biscoito/merengue rs

    Ficaram lindos os seus e gostou?

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment