Trinta e Cinco Anos de Sol, Mar, Praia e Romances de Verão...

(Na verdade, eu era para ter postado isso em junho, mas sabe quando você trabalha das oito e meia da manhã até sete e meia da noite, em pé, e com uma hora de intervalo? Então...)



Southern All Stars, junho de 2013 ~ (esquerda pra direita:) Kazuyuki Sekiguchi (baixo), Yuko Hara (teclados), Keisuke Kuwata (guitarra e vocais), Hideyuki Nozawa (percurssão) e Hiroshi Matsuda (bateria)

 Estava eu assistindo, como sempre, logo cedo, o noticiário "Mezanews" (Fuji TV), quando, anunciaram que a banda Southern All Stars comemorava 35 anos de carreira e... SEU RETORNO DEPOIS DE CINCO ANOS DE FERIAS  COM DIREITO A NOVO SINGLE E TURNE NACIONAL!!! Acho que vou ter que tentar explicar...

Para quem ouve muito pouco j-pop, vai ser difícil entender, mas vamos lá: o hoje quinteto Southern All Stars, foi formado em 1978 no campus do Aoyama University de Tóquio, para entreter os colegas. Os membros - Keisuke Kuwata (guitarra e vocais), Yuko Hara (teclados), Kazuyuki Sekiguchi (baixo), Hiroshi Matsuda (bateria), Hideyuki Nozawa (percussão) e Takashi Omori (guitarra, mas permaneceu na banda até 2002, quando retirou-se do grupo alegando problemas pessoais) - tocavam em pequenos lugares, até que ganharam notoriedade devido as performances de Kuwata e suas músicas, que misturava sem dó nem piedade inglês e japonês.

A banda aos poucos foram conquistando público de diversas faixas etárias, com músicas que variam desde rock, paródia, pop e baladas bem românticas.

Em 2008, resolveram dar uma pausa nas atividades - a última aparição como grupo foi em 2011 quando participaram do promotion video "Let's Try Again", para angariar fundos para as vítimas do terremoto de Oki-Tohoku, junto com outros 50 membros da agência Amuse.

O motivo da banda conseguir manter o mesmo sucesso por 35 anos e continuar lotando estádios (sim, porque o show da banda funciona muito bem em lugares enormes):

1 - O vocalista Keisuke Kuwata é excelente entertrainer - consegue encarar mais de três horas de show cantando, tocando guitarra, dançando, aloprando os próprios membros da banda de apoio, refrescando a platéia com jato de água e não cansar. Detalhe: ele tem CINQUENTA E SETE anos de idade...

2 - Mesmo com a saída de Omori em 2002, o grupo seguiu em frente e continuou a fazer o mesmo sucesso de sempre.

3 - (Essa eu fiquei sabendo quando comecei a ouvir melhor as músicas da banda:) Acreditem, se quiser: o vocalista Kuwata é casado desde 1982 com a tecladista Yuko Hara, tem dois filhos e um não interfere no trabalho do outro - uma ou outra colaboração, sim - e nem demonstram tanto que são marido e mulher (comparação meio besta, mas na minha opinião ~ Kuwata e Hara tão mais pra Paul e Linda McCartney do que John Lennon e Yoko Ono).

4 - As músicas agradam todas as gerações, por causa das letras (amor, sol, verão, praia...), das melodias (que variam do ritmo que ninguém fica parado, rock, pop, alguns ritmos latinos e baladas que não são melosas) e dos promotion videos, apesar de alguns terem cunho de "segundas intenções" (como "Miss Brand New Day" e "Mampii no G-Spot") e algumas capas de singles não terem nada a ver com a música (ué, precisa???)

5 - Foi a primeira banda a vender mais de 2 milhões de cópias de um single em toda a história da música pop japonesa - em 2000, com "Tsunami". A música era tema de um programa de TV, mas a letra, mais a melodia e o video, ganharam a atenção do público que foi a partir daí que a banda ganhou mais fãs (muito mais do que já possuíam).

6 - Conseguem lotar facilmente os cinco Dome (Sapporo, Tokyo, Nagoya, Osaka e Fukuoka), os estádios (leia-se Nissan Stadium e Yokohama Stadium), lugares abertos (Chigasaki e Hamanako), Budokan e Yokohama Arena, entre outros. Talvez a única frustração da banda é nunca ter feito concerto no Estádio Olímpico (mas os concertos no Nissan Stadium, sim aquele onde foi realizada a final da Copa do Mundo em 2002, chega a ter lotação de mais de setenta mil pessoas, incluindo no gramado). O último concerto, feito nos dias 10 e 11 de agosto, no Nissan Stadium (Yokohama), teve público DE MAIS DE 140 MIL PESSOAS EM DOIS DIAS!!!

Responsável por patrocinar a atual turnê da banda!!!

7 - Por ter a maioria de suas músicas conter temas como "sol, mar, praia e romance de verão", a banda é considerada um dos três músicos mais influentes de Enoshima (os outros dois seriam Yuzo Kayama e o quarteto TUBE).

8 - OK, quase (se não todas) as músicas que fizeram sucesso, foram temas de comerciais (Kirin Beer, Japan Air Lines, Toyota Motors, Volkswagen, NTT DoCoMo, WOWOW, etc), temas de programas de variedades (UTABAN foi um deles), doramas ("Boku Dake no Madonna ~ And I Love Her" e "Oohku" só pra exemplificar)...

9 - Pertencem à uma das maiores agências do Japão, a Amuse Inc., que têm artistas como Masaharu Fukuyama, flumpool, Pornograffitti, Perfume, Takeru Sato, Haruma Miura, Juri Ueno, Riisa Naka, BEGIN, entre outros. A maioria deles aparece no promotion video que citei, o "Let's Try Again".

10 - Apesar de terem participado algumas pouquíssimas vezes no Kouhaku Utagassen, a banda não precisou do evento para fazer mais sucesso do que já tem. A última vez que apareceram, na verdade foi somente Keisuke Kuwata, em 2010, quando se recuperou de uma cirurgia para retirada de um tumor no esôfago, e foi participação especial no estúdio da gravadora (e não no NHK Hall).

Que desta vez a banda continue a fazer muito sucesso como sempre, mantendo a mesma qualidade desde 1978.

Fotos: via gugol mesmo.

Mencionei várias vezes a banda neste Empório:

- Quando a banda apareceu junto com os colegas e amigos da Amuse para o movie video "Let's Try Again", em maio de 2011 --> aqui!

- Quando fiz um pequeno apanhado de algumas das melhores músicas da banda, o que é uma tarefa ingrata, porque Southern All Stars é que nem os Beatles ~ dificilmente tem uma música que você NAO goste!!! ---> Discoteca Básica (1)

- Quando resolveram homenagear as bandas que eles gostam, como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, It's A Beautiful Day e o compositor Bob Dylan, o resultado foi a capa do álbum "Young Love", que mencionei junto com demais artistas... -> "o samba do criolo doido"

- Pra quem pensava que Southern All Stars era só "Tsunami" ou conheceu somente o Keisuke Kuwata por causa do tema de encerramento do dorama "Last Cinderella", recomendo profundamente ouvir essa coletânea e depois sair caçando outras músicas da banda ->> "BALLAD 3 ~ The Album of LOVE"

Comments

  1. Hahaa eu só sei da existência de bandas japas por sua causa... pra mim, parece quase tudo igual (sem ofensas), gosto de cantores e grupos antigos (imagina q ainda gosto muito de teresa teng q nem japa legítima é rs), Mai muraki que já deve estar em desuso, Chemistry que não sei se tem outras músicas boas quanto wings of words que é a que eu gosto, BoA Kwon que é coreaana... entre outros rss é, minha lista não está tão boa de japas assim auhauaha

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. "Por ter a maioria de suas músicas conter temas como "sol, mar, praia e romance de verão", a banda é considerada um dos três músicos mais influentes de Enoshima"
      Seu português esta ruim mas deu para entender o sentido. Mas eu não acho que eles são influentes de Enoshima. Adoro o Sazan e pelo visto você não conhece eles tanto assim. Por que Enoshima? Ninguém nasceu lá. Kuwata Keisuke nasceu em Chigasaki, tem até capa de single mostrando o Souther Beach e os outros são de Niigata, Miyazaki, Kanagawa mas em Yokohama e Tokyo e a banda, como todos sabem, se formou na universidade em Tokyo. Aliás, não é correto dizer Enoshima pois o nome da cidade é Fujisawa. NO ENOSHIMA, PLEASE. Só se você diz Corcovado ao invéz de dizer Rio de Janeiro. Morei muito tempo em Yokohama e fui para Fujizawa diversas vezes usando a Enoden. Chigasaki é vizinha de Fujizawa onde se localiza Enoshima. Seria como confundir Bertioga com Santos. O melhor seria você ter tentado ler o site oficial http://www.sas-fan.net/mob/index.php?site=SAS&ima=1753 ou no wikipedia em nihongo pois em inglês tem erros. Uma mensagem CONSTRUTIVA mas acredito que você nem vai publicar.

      Anonymous

      Delete
  2. Oi Bah!
    E', eu sei ~ nem todos conseguem ouvir tanto j-pop assim.
    Na verdade, eu comecei a ouvir muito mais porque o primeiro lugar onde morei, dividi um apartamento com mais três meninas que só ouviam música japonesa. E juntei com uma pessoa que também mais ouvia j-pop que qualquer outra coisa ne...
    Teresa Teng ainda continua sendo eterna (tal como a Misora Hibari).
    Mai Kuraki nem ouço mais falar dela, acredite. Tá mais fácil a Ayumi e a Namie (lembra?) aparecerem em programas especiais.
    Chemistry também deu uma pausa nas atividades (gomen, eu confundia antes com o KobuKuro)
    A BoA tambem meio que sumiu que nunca mais ouvi falar dela...

    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment