Quarenta e Cinco Anos e... Impossível acreditar!!!


Não sei muita gente, mas todas as vezes que vejo o cantor-compositor-produtor-ator-fotógrafo-e-tudo-mais-um-pouco Masaharu Fukuyama aparecer em comerciais (seja da cerveja Asahi Super Dry, seja dos pneus Dunlop, ou algum produto relacionada dos eletrônicos Toshiba) ou algum evento ou até mesmo em shows, eu custo a acreditar que ele já entrou na casa dos quarenta e cinco anos!

Eu comecei a acompanhar a carreira musical dele desde que cheguei no Japão (1998), e confesso: a primeira música que ouvi dele eu gostei, mas quando fui comprar o single... E', demorei quinze anos pra criar coragem e comprar (muito embora a música esteja na coletânea "DEAR ~ Magnum Collection 1999 ~"). Mas a partir daí foi alegria pra mim e desespero do namorido, que ele gostava e queria que queria que eu encontrasse o CD do Masaharu. Resultado: quem acabou gostando dele fui eu.

Muito embora eu goste (demais, diga-se de passagem) das músicas dele, o mesmo não posso dizer dos doramas que ele protagonizou/participou. Não que eu não goste, mas só fui gostar de ver dorama com ele a partir de "Galileo" (2007). Os anteriores, eu preciso criar vergonha na cara e assistir, e olha que as duas temporadas de "Hitotsu Yane no Shita" eu assisti completamente em partes quando reprisava e pra encontrar em DVD seria missão impossível (e olha que indiquei esse dorama pra muita gente). 

O mais surpreendente é que, por ele ser um dos artistas mais conhecidos aqui (e no exterior também), dificilmente a gente ouve/vê algum rumor, boato, fofoca, whatever. Ainda mais que ele continua sendo o solteiro mais cobiçado pela mulherada (homens, também, vai saber).

Alguns motivos que Masaharu Fukuyama merece respeito:

- Começou a se interessar por fotografia depois de ter conhecido o famoso fotógrafo Shoji Ueda, que fotografou as capas de dois singles - "HELLO" (1994) e "Heaven" (1999). Durante os anos de 1996~97 em que deu um tempo na carreira artística, se aprofundou no hobby chegando ao ponto da TV Asahi o convocar para ser fotógrafo durante os eventos olímpicos (desde 2000, nas Olimpíadas de Sydney, Masaharu é um dos fotógrafos oficiais da emissora, exceto em 2012 que foi apenas comentarista), fazer várias exposições e lançar seu primeiro portfolio - "f 5.6 Hello, 1/125 Sayonara".

- Falando em fotografia, a arte imita a vida: no especial de TV feita pela Nihon Television em 2003 - "Tengoku no Daisuke e" - Masaharu interpretou um fotógrafo de um jornal local fazendo a cobertura da maratona universitária, o famoso "Ekiden".

Unidos venceremos ~ por uma causa nobre. O Team Amuse foi criado para gravar um single e um vídeo para angariar fundos para as vítimas do terremoto de Tohoku. Misturando aqui e ali resultou numa música animada e um PV bem humorado, incluindo a famosa dança "para-para"!

- Entrou na agência Amuse em 1988 graças ao filme que protagonizou e enviou pra seleção - "Honno 5g". Seu "padrinho" é nada mais, nada menos que Keisuke Kuwata, líder do grupo Southern All Stars. E tem respeito dos kouhais como Pornograffitti, flumpool, Perfume, Juri Ueno, Yuriko Yoshitaka, Haruma Miura e Takeru Sato.

- O evento anual que faz em dezembro, o "Daikanshasai", vem desde 1998, motivado pelo grande sucesso e receptividade das fãs que o bem acolheram depois de dois anos de hiato. E' uma forma de Masaharu agradecer aos fãs, com um show mais intimista e recentemente, faz no Pacifico Yokohama nas duas últimas semanas de dezembro (tanto que desde 2010, sua participação no Kouhaku Utagassen é transmitida ao vivo de Yokohama).

A prova do crime: o ídolo e seu fanboy.
- Possui admiradores como Tomohisa Yamashita e Kazuya Kamenashi, tanto que, este segundo foi pessoalmente no programa de rádio que Masaharu apresenta e posou até pra foto (saiu na revista Oricon Star).



- Possui uma coleção de violões, guitarras e baixo, incluindo os famosos Gibson J-200 (que John Lennon usava), Gretsch Chet Atkins Country Gentleman (um dos favoritos de George Harrison) e o baixo Hofner Vintage 63 Violin Bass (trademark do Paul McCartney).



- Não somente emprestou a voz, mas incorporou o personagem Masaaki Fukuyama no desenho animado Doraemon. Tanto que, em um dos shows que fez em Osaka, em 2011, os personagens Doraemon e Shizuka apareceram no palco.

- Foi tão discreto, mas tão discreto que, muita gente soube que Masaharu foi ao Brasil gravar um comercial (da cerveja Asahi Super Dry), até depois que o comercial foi ao ar!!!

- Fez três músicas tema para a TV Asahi na transmissão das Olimpíadas - "HEY!", em 2000 (Olimpíadas de Sydney), "Higher Stage", em 2008 (Olimpíadas de Pequim) e "GAME", em 2012 (Olimpíadas de Londres).

- Ganhou o 48o. Galaxy Awards (um dos grandes prêmios da TV e rádio do Japão) em 2011 pela sua atuação no taiga dorama "Ryomaden".

- O filme que protagonizou "Soshite Chichi ni Naru" ("Like Father, Like Son") ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2013 (tinha sido indicado para concorrer à Palma de Ouro).

- Fará pela primeira vez, em 23 anos de shows, o famoso 5-Dome Tour (seriam shows nos cinco maiores domes do Japão - Sapporo, Tokyo, Nagoya, Osaka e Fukuoka) e microturnê asiática (Taipei e Hong Kong).

Fontes: Wikipedia, OriSta (Oricon Star), site oficial.
Fotos: google, oricon, FujiFilm, Amuse Inc.


P.S.: O single que mencionei logo no comecinho do post, se chama "Peach!!", cuja capa era o traseiro de uma mulher com um fio dental laranja. Na época, fiquei chocada, mas tão chocada que demorei anos pra comprar o dito cujo...

Comments

Post a Comment