ZERO Shashinten 2014 / Ohmura Katsumi

Um dos cartazes da exposição, com as fotos recentes de Katsumi Ohmura feitos para o News ZERO

Fotojornalismo é um tema que me atrai e quando descubro alguma exposição do tipo, eu tento arranjar tempo pra ir. Digo isso, porque atualmente eu tenho mais folgas aos domingos que nos dias de semana... E se a exposição for fora do eixo Tóquio-Kawasaki-Yokohama, é caso pra eu pensar vinte vezes. Por causa da distância, claro.


Os motivos de eu gostar de fotojornalismo seriam, além do famoso "o clique certo no momento certo", o que a foto pode transmitir e o trabalho que o fotógrafo teve para obter a imagem. Sem falar dos riscos que ele corre, desde velar o filme sem querer até ser atingido por um tiro ou bomba.

Fui em várias mostras assim, incluindo um no Museu de Fotografia em Ebisu, Tóquio, sobre fotojornalismo nos anos 50-60. Poderia ter ido em outros, mas o que pesaram em mim foram a distância e tempo (antes raramente folgava aos finais de semana e algumas mostras ficavam expostas por tempo muito limitado demais).

No verão de 2012, enquanto assistia ao noticiário "News ZERO", entre muitas notícias, o anúncio da exposição do fotógrafo Katsumi Ohmura para o noticiário. Eu já tinha visto alguns trabalhos dele como fotógrafo por causa do photobook do Masaharu Fukuyama, "Portrait", que ganhei de um amigo poucos anos antes. Mas eu não sabia que ele também fazia para o noticiário.

Em 2011, o fotógrafo Ohmura (à esquerda da foto) junto com o artista Masaharu Fukuyama (dir.), foram até a ilha de Hashima ( em Nagasaki, mas a ilha é conhecida também como Gunkanjima) para uma série de fotografias que fizeram parte do livro "PORTRAIT".

Quando teve a exposição - "ZERO Shashinten 2012" em Yokohama, naquele ano, fui visitar, já que eu morava perto do local da exposição e era gratuito. Infelizmente não era permitido fotografar dentro da galeria, exceto o famoso logotipo do programa.

Sobre as fotos expostas em 2012, a maioria eram de Fukushima, Iwate e Miyagi, as três províncias fortemente castigadas pelo terremoto de 11 de março de 2011. Fotos dias depois do terremoto/tsunami, a população tentando se reerguer e levar uma vida normal. Outras fotos eram os bastidores do noticiário News ZERO de segunda-feira, três dias depois do terremoto (destaque para os newscasters Nobutaka Murao, Nana Suzue, Chiaki Horan, Sho Sakurai e Mirei Kiratani), Hiroshima (sobre o famoso mangá "Hadashi no Ken"). Artistas como Yuzu, Kyosuke Himuro e Masaharu Fukuyama. Na parte esportiva, atletas como Kosuke Kitajima, Saori Yoshida, Mao Asada, Daisuke Takahashi (nota: a exposição foi antes dos Jogos Olímpicos em Londres). Na parte política, a prévia das eleições para primeiro ministro.

Logotipo do noticiário, exposto em 2012, no prédio Broadcast Library, em Yokohama.

No meio da sala onde tinham as fotos, havia um tablado com um mosaico com várias fotos que Ohmura fez ao longo dos anos. E', o lado ruim era que nem fotografar podia, como eu havia mencionado.

Este ano, do dia 19 de fevereiro a 3 de março, uma nova exposição do fotógrafo, mas desta vez foi em Tóquio, na Ricoh Imaging Square Shinjuku, que fica dentro do prédio Shinjuku Center Building MB (próximo ao prédio do governo de Tóquio). O lugar era bem menor do que o de Yokohama, sem muitos detalhes adicionais, apenas as fotos - novamente os bastidores do programa, ida a área de risco em Fukushima, base de Futenma, eleições governamentais, os atletas que venceram nas Olimpíadas de Londres, o desfile em carro aberto do Rakuten Eagles, os atletas que foram selecionados para disputarem as Olimpíadas de Inverno em Sochi, Cambodja, concertos de Kyosuke Himuro e Masaharu Fukuyama. E algumas fotos dedicadas à repórter Mika Yamamoto (que faleceu na Síria, quando fazia reportagem em meio a guerra civil, em 2012. Yamamoto era reporter da Nihon Television).

Parte das fotos na segunda galeria do Ricoh Imaging Square (Shinjuku), dedicado aos atletas que foram selecionados para participar nas Olimpíadas de Inverno em Sochi (Russia), em fevereiro de 2014. Nota: as fotos, segundo a legenda, foram tiradas em dezembro de 2013.


As fotos que eu obtive para ilustrar o post, são todas captadas via vídeo, que gravei do noticiário News ZERO do dia 18 de fevereiro deste ano, quando foi a notícia da exposição.

Sobre o fotógrafo:  Nascido em 1965, na província de Shizuoka, formou-se em 1987 na Universidade de Arte de Osaka. Expôs vários trabalhos no Japão, e foi o vencedor do Concurso da Associação de Fotógrafos do Japão, obtendo o prêmio máximo, em 1986. (fonte: sepia EYE)

Sho Sakurai (newscaster de segunda-feira com o quadro "Ichimen") em Fukushima, dois anos depois do terremoto.

Masaharu Fukuyama, que compôs "Michirube", tema de encerramento do noticiário entre 2009~2011.

Kyosuke Himuro (ex-BøOWY), músico e autor da música "IF YOU WANT", tema de encerramento do noticiário entre 2011~2012.

Sawa Takanashi, atleta em ski-jump com a newscaster e atriz Mirei Kiritani (que apresenta o quadro "my generation" às terças-feiras)

Yuzuru Hanyu, da patinação artistica no gelo, dezembro de 2013, quando foi escolhido para a prova da categoria na Olimpíada de Inverno em Sochi, realizada em fevereiro de 2014. Ganhou a medalha de ouro. (Nota: ele tem 19 anos e nasceu na província de Miyagi, uma das mais afetadas pelo terremoto de 2011)

Nobutaka Murao, o principal newscaster do programa, nos bastidores, lendo as reportagens antes de ir ao ar.

Site oficial do programa: http://www.ntv.co.jp/zero/

Comments