Comic Market, Comic City, J-Pop Style, MAXIMUM!! e EIGHT CHANNEL ~ Eventos de Doujinshi no Japão

Big Sight Tokyo - local onde muitos eventos são realizados o ano todo. Inclusive um dos programas do 24 Hour Television foi realizado aí.
Em poucas palavras sobre doujinshi - seria mais ou menos o equivalente ao "fanzine" (aquelas revistas em quadrinhos ou não, feitas de forma artesanal com enredo alternativo de seus personagens favoritos ou personagens originais). Atire a primeira pedra quem nunca leu um.




No mundo todo, fanzine existe de tudo o que a imaginação pode alcançar. Desde personagens de criação original até paródias com personagens famosos do grande público. Existem feiras e eventos próprios para divulgar os trabalhos - muitos artistas são amadores, fazem porque gostam, querem ganhar alguns trocados e almejam um dia conseguirem espaço em grandes editoras (porque nesses eventos geralmente responsáveis de grandes editoras procuram novos talentos).

Nos Estados Unidos, um dos eventos de quadrinhos mais conhecidos é o San Diego Comic-Con, que é realizado anualmente, não restringindo somente aos quadrinhos - estende-se para animes, cinema, televisão, literatura, etc. - e recentemente muitas celebridades aparecem, o que faz atrair muito mais visitantes.

No Japão, um dos mais conhecidos e frequentados é o Comic Market (mais conhecido como "ComiKet" ou "comiketto"), que é realizado duas vezes no ano - a edição de verão (na segunda semana de agosto) e a edição de inverno (na última semana de dezembro) - dura três dias e chega a atrair cerca de 500 mil visitantes no Big Sight Tokyo. Existem outros eventos menores, mas o intuito desses eventos de doujinshi é o mesmo: os expositores vendem seus trabalhos para lucro próprio, por hobby e também ganhar reconhecimento nacional (e, quem sabe, internacional?).

Frequento esses eventos desde 2011 (época que, pra tentar esquecer a "fase negra" que passei, resolvi ir pra espairecer a cabeça e me divertir) e, uma vez que você vai num deles, acaba indo em outros semelhantes - caso se você gostar de determinado grupo. Vou tentar citar alguns que eu frequento, mas aviso que isso vem do gosto de cada um, ninguém é obrigado a gostar.

COMIC MARKET





Um dos maiores eventos de doujinshi no Japão, existe desde 1975 e em dezembro já vai para sua 87a. edição. Mais conhecido como "ComiKet", "comiketto" (コミケット). O evento tem duas edições anuais - em agosto e em dezembro. Dura três dias e chega a atrair cerca de 500 mil pessoas no Big Sight Tokyo.

Atualmente, o ComiKet engloba as partes de anime e cosplay. Mas o forte deste evento seria os quadrinhos. A maioria dos doujinshika (pessoas que desenham doujinshi) são amadores ou pertencem a grupos (circle) independentes, fazem por hobby, para lucrar e também serem reconhecidos, como mencionei, geralmente responsáveis de grandes editoras vão nesses eventos com a finalidade de encontrarem novos talentos.

Boa parte dos trabalhos dos doujinshika são paródias/histórias alternativas de personagens conhecidos de grande público. Inclui personagens de anime, manga, games, personalidades de várias categorias (desde esporte até mídia) em situações que variam do cotidiano, fantasia, universo alternativo e s-e-x-o. Mas também existem doujinshika que fazem trabalhos com personagens originais.

O público é bem variado, mas de bons anos para cá, as mulheres ganharam bom destaque - especialmente no enredo yaoi , o que atrai grande parte do público feminino que vai no ComiKet.

Os três dias do evento são divididos por categorias, mais para facilitar o gosto do público, por isso, se quiser ir somente na categoria específica, melhor consultar antecipadamente no site oficial do ComiKet ou comprar o catálogo que é vendido dois meses antes em livrarias especializadas em mangas e animes como a rede Animate e Toranoana, por exemplo. A entrada é gratuita.

Apesar de ser extremamente lotado (mesmo usando as duas maiores salas do Big Sight Tokyo), é um dos eventos que, pra quem gosta de quadrinhos independentes, anime, game e cosplay (têm visitantes que vêm como seus personagens favoritos, mas não tem fins de concurso, como o WCS - eles vêm mais para diversão mesmo. Se bem que o WCS muita gente vai pra se divertir também, o que eu acho válido, mas no evento de agosto tem que ser muito forte pra aguentar o calor de 35 graus que faz nessa época). E pode ter a chance de encontrar algum mangaka conhecido divulgando algum trabalho paralelo.

Já cheguei a ler alguns posts sobre o evento dizendo que o evento é completamente pornográfico (porque boa parte do material é R-18, não posso negar), mas não chega a ser esse exagero todo.

Um grupo de mangakas que outrora foi doujinshika é o CLAMP, que começou seus trabalhos desta forma, como Clamp Cluster.

COMIC CITY TOKYO




Embora não tenha tanto público como o Comic Market, o Comic City é realizado em três cidades no Japão (em datas diferentes, claro) - Toquio (seis vezes no ano), Osaka (seis vezes no ano, no Intex Osaka) e Fukuoka (três vezes no ano, no Fukuoka Yafuoku! Dome). Também engloba as partes de doujinshi, anime, game e cosplay e tem o mesmo propósito do Comic Market. Por ser evento "menor", alguns doujinshika que não puderam comparecer no Comic Market, eles divulgam seus trabalhos no Comic City.

O evento de Toquio ocorre seis vezes no ano, no Big Sight Tokyo. Dura o dia todo, exceto o Super Comic City, que seriam dois dias, e são os seguintes eventos:

- Super Comic City: Evento anual em maio (normalmente na semana do Golden Week japonês), dura dois dias.
- Comic City Haru: Realizado anualmente em março, pouco antes do fim do inverno.
- Good Comic City: Realizado em agosto, uma semana depois do Comic Market e uma semana antes (ou depois) do Super Comic City Kansai.
- Comic City Spark: Realizado em outubro, logo depois do início do outono.
- Comic City Tokyo: Realizado nos meses de janeiro e junho.

O maior público nos eventos do Comic City é feminino - a maioria dos doujinshika são mulheres também. E' necessário comprar o catálogo para entrar (pode comprar antecipadamente nas livrarias especializadas, o que facilita na entrada - basta mostrar o catálogo e ir adiante), custa 1300 ienes no dia (se bem que no dia do Super Comic City, se não quisesse o catálogo, na hora pagaria 1000 ienes).

Além desses dois eventos (considerados os maiores aqui no Japão), temos os menores, que seriam voltados a um grupo específico e são realizados em lugares menores ou dentro de um evento maior (os chamados "○○○ Event Only"). Vou citar dois que eu costumo ir (me julguem!)

J-POP STYLE


J-POP STYLE - um dos eventos de doujinshi que reune a geração de 1999 em diante da JE. Destaque para os cinco super idols mais famosos do momento, o septeto divertido de Kansai e o quarteto reis da mídia cultural

Evento doujinshi com temas voltados para a JE (para quem não sabe, ou chegou agora, seriam os artistas da agência Johnny's Entertrainment). Dura um dia, e é realizado duas vezes no ano (abril e setembro) no complexo Tokyo Ryuutsu Center (TRC). Por se tratar de um evento bem específico, para saber maiores detalhes do evento, como ir, as datas, etc, aconselho frequentar primeiro os eventos maiores citados - pelo menos 90% das doujinshika que se especializam somente nos artistas da JE, estão no evento J-POP STYLE - para saber dos eventos especiais de cada grupo.

Já aviso: pessoas que têm preconceito no assunto, não gostam de universos alternativos, e sem senso de humor, nem frequentem. Porque os eventos "○○○ Only", boa parte do enredo envolve universo alternativo BEM alternativo mesmo. Pra não dizer yaoi.

Voltando: o J-POP STYLE é realizado duas vezes no ano. O local ocupa dois andares de um dos prédios da Tokyo Ryuutsu Center (TRC), já que, quem frequenta seriam as fãs dos grupos da JE, então não seria tanta gente como nos outros eventos - mas nunca parei para saber quantas pessoas frequentam nesses dias. Porém, é um dos eventos que muitas conseguem trocar algumas palavras com as doujinshika, algumas até fazem desenhos exclusivos nos seus scrapbooks.
Tokyo Ryuutsu Center - O Center Building, onde às vezes realizam-se eventos de doujinshi.  

O evento já pega os artistas da JE do anos 1999 em diante (grupos mais antigos, estão nos eventos maiores). Dá pra notar nos panfletos QUEM geralmente faz as doujinshika terem uma imaginação e criatividade além do que se possa pensar...

Para entrar, tem que adquirir o catálogo no dia do evento. Custa 800~900 ienes.

MAXIMUM!! e EIGHT CHANNEL


Catálogo auto explicativo de quais são os grupos que fazem parte dos doujinshi vendidos no evento...

São dois eventos em um só, realizados pela mesma empresa que divulga o J-POP STYLE, só que esses são explicitamente específicos. Por se tratarem de dois maiores grupos da JE da atualidade, é realizado no mesmo lugar onde se realiza o J-POP STYLE, mas em outro prédio e ocupa um salão. Mas vai menina gente pra caramba.

Muitas sabem desses eventos específicos através de outros eventos. Por exemplo, eu soube do J-POP STYLE quando frequentei o Comic City Haru. E o MAXIMUM!! através do J-POP STYLE (porque são divulgados pela mesma empresa, o Only You).

Assim como no J-POP STYLE, o MAXIMUM!! e o EIGHT CHANNEL permitem a realização de cosplay mediante pagamento antecipado (500 ienes).

A entrada é mediante pagamento do catálogo no dia do evento. Custa 800 ienes.


Esses eventos, vai quem realmente gosta e curte do assunto, desprovido de qualquer preconceito, e dane-se os comentários. Sei que o lado ruim (especialmente no Comic Market) é o calor e muita gente num lugar só, mas caso você já tiver uma área determinada, dá pra aproveitar muito bem. Inclusive comprar fan made goods, que têm aos montes.

Talvez eu seja a pior pessoa pra dar conselhos de como ir e se portar nesses eventos, mas vamos ao básico:

- Caso queira aproveitar o evento do início ao fim, vá bem cedo. Normalmente tem uma fila pra comprar o catálogo e outra que se forma para entrar. A maioria dos eventos inicia às 10:30 e termina às 15:00.

- Se o evento tiver venda antecipada do catálogo, compre. Pra não ter que enfrentar a fila da compra no dia (casos do ComiKet e Comic City).

(Explicando o motivo de comprar o catálogo na maioria dos eventos de doujinshi: o local é alugado e não custa barato. E nem é todo mundo que vai, como acontece no ComiKet, que, só compra o catálogo quem quiser, porque no local já possui centros de informações que auxiliam os visitantes em localizar tal "circle". Mesmo os estandistas pagando pelo espaço, tem o material de divulgação, panfletos e outras despesas. Além disso, o catálogo possui TODOS os estandistas, o mapa das salas e informações dos próximos eventos.)

- E' expressamente proibido fotografar/filmar dentro dos locais dos estandes.

- Respeite as regras do local. Existem inúmeros cartazes avisando o que pode ou não pode fazer.

- Vá com uma boa quantia de dinheiro. Os doujinshi custam entre 100 a 4000 ienes, dependendo do doujinshika e qualidade do material. Assim como os fan made goods.

- Leve sacola ou eco-bag. A maioria dos estandistas não possuem sacola com o logotipo deles. Vá preparado pra isso.

- Vá com menos bagagem possível (a não seja que você vá fazer cosplay), porque no ComiKet, dependendo da seção, fica difícil andar com um monte de sacolas. Deixe pra fazer compras de supermercado, shopping, etc, na volta.

- Não descuide da saúde. No verão, vá com roupas leves e frescas, chapéu e beba muito, mas muito líquido.

- Conversar, trocar idéias e pedir pra doujinshika fazer um desenho exclusivo, melhor ser em eventos menores que eles possuem mais tempo livre.

Se faltou alguma coisa, não hesitem em perguntar, tá? E' que eu já vou direto na parte que me interessa (quem me conhece muito bem, sabe onde vou).

Fontes: wikipedia, blyme-yaoi, akaboo plaza, comic market official site, studio you.

Fotos: Big Sight Tokyo, Tokyo Ryuutsu Center, catálogos do J-POP STYLE e MAXIMUM!!, acervos da própria autora; Comic Market via amazon.jp e Comic City Spark 9 via akaboo plaza.

Comments

  1. Nossa, doujinshis... eu lembro que tinha (não sei se ainda tem) uma biblioteca só de mangás na Vila Mariana, onde a galera costumava se reunir... e eu adorava pegar emprestados os doujinshis de Saint Seiya, hahaha sabia direitinho onde ficavam, e acho que devo ter pegado todos. Ok que eu lia, mas meu nihongo era bem mais fraquinho que é agora, entendia uma coisa ou outra. Mas achava divertido mesmo assim, e olha que nem sou assim tão entusiasta de yaoi. xD
    Esses eventos de doujinshis de Johnnys me pareceu bem interessante. Não sabia que tinha eventos específicos para eles, dos maiores eu sabia que se não me engano, você que me falou uma vez. :)
    Bjim!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tathy, se você visse os doujinshi da JE, ou você morre de rir ou você morre de vergonha alheia, porque a imaginação dessas mangakas vai muito mais além do que a gente pensa. E outra: fazem com a combinação de pairings que olha...
      Ah, sim ~ os eventos menores são feitos semanalmente em vários lugares aqui. Por isso que a gente acaba comprando o catalogo no dia do evento maior porque saem as datas e locais dos especificos. Ou fazer contato com algumas mangakas de plantão (como eu fiz....) E' que esses eventos menores não são divulgados pelas grandes mídias, por isso que somente quem gosta do assunto fica sabendo :)

      Beijao!!!

      Delete

Post a Comment