Yassai Mossai

Nyah!!!


Todo ano, nos dias 14 e 15 de agosto, acontece o Kisarazu Minato Matsuri, que vai da estação de Kisarazu (saída Oeste) até o Porto, com a dança típica "Yassai Mossai" e terminando com a queima de fogos no Porto de Kisarazu (perto da famosa ponte Nakanoshima).

A dança "Yassai Mossai" é realizada no dia 14 de agosto, com diversos grupos, com direito a premiação em diversas categorias. E todo mundo, de todas as faixas etárias participam com entusiasmo a mil.

O festival existe desde 1974, mas foi a partir do dorama "Kisarazu Cats Eye" que ela tornou-se mais conhecida. No filme "Kisarazu Cats Eye ~ World Series", o grupo Kishidan (que é originário desta cidade) também acaba entrando no matsuri. Inclusive, um dos grupos que participam no matsuri, é formado por fãs do grupo.

O nome veio da contração de duas partes do rio Yanagawa - Yasaki e Morisaki. 

O estilo da dança lembra um pouco o "awa-odori" de Tokushima, mas foi adaptada para o estilo da região. 



O festival, que reune os moradores e grupos de Kisarazu (e região) participam da maior festa da cidade. E tem gente pra caramba pra assistir, não estou brincando!



Inclusive os fãs do grupo Kishidan marcam presença no Yassai Mossai Matsuri. Devidamente caracterizados e participando tudo na santa paz. Teve gente que até posou pras fotos nos intervalos de cada apresentação.


Até as sukeban participam todas animadas. Pra quem pensa que essa gente pensa em baderna, tá muito enganado. Desde 2006, os fãs do Kishidan batem ponto neste festival.

 Quando falo todo mundo, é todo mundo mesmo que participa do Yassai Mossai! Essas são funcionárias de um bar que fica dentro do Tokyo Bay Hotel.

No iuchubi podemos encontrar as apresentações dos anos anteriores. Só que desta vez eu não sei se teve a eleição do "Mister Kisarazu" tal como foi no dorama e no filme.

E, claro, todo matsuri  que se preze, temos as barraquinhas de comes e bebes - desde os tradicionais yakitori (espetinho de frango) até maçã do amor. E, como faz um calor de rachar asfalto, a insuperável raspadinha de gelo.

Fotos: todos da autora, via celular, exceto a que abre o post que é caption do filme "Kisarazu Cats Eye - Nihon Series".

Nota: uma das músicas que retrata o quanto os jovens sentem falta de Kisarazu, é a música "Seaside Bye-Bye", que está no filme "Kisarazu Cats Eye World Series", cujo PV traz cenas do dorama e dos dois filmes da série. No meio da música, eles falam "yassai mossai".

Comments

  1. Olá!

    Que pena que não pegamos o Yassai Mossai. Deve ser muito bacana acompanhar de perto!

    Saudades de Kisa!!

    Abs,
    Carlos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carlos, que época vocês estiveram aqui? O matsuri de Kisarazu é na segunda quinzena de agosto.
      Nossa, vale muito a pena acompanhar os matsuri daqui! Um dia quero ir no Tanabata de Sendai e o famoso matsuri de Aomori, muito bons.
      Um que fui, muito muito muito tempo atrás, era o Tobacco Matsuri, que é no primeiro sabado e domingo de setembro, em Hadano (Kanagawa). Mas o legal mesmo dos matsuri são as comidas de procedência duvidosa, mas a gente ama. hahahaha

      Abraços!!!

      Delete
    2. Oi Kiyomi! Nós ficamos de Novembro até Abril do ano seguinte então não pegamos nenhum matsuri (pelo menos não ficamos sabendo ou estávamos trabalhando...rs...

      Quem sabe um dia vamos nessa época e aproveitamos juntos o matsuri de Kisa!

      Abraços,
      Carlos

      Delete
    3. Ahhh ~ justo nessa época não tem um matsuri em Kisarazu, no maximo fazer o Hatsumode e se bobear, dá pra ir pra Kawasaki no Festival da Fertilidade (que é no primeiro domingo de abril).

      Pra ir no Yassai Mossai, tem que vir pra cá em agosto. Sei que vai estar um calor de matar, mas vale a pena curtir a festa e comer, claro XDDD

      Abraços!!!

      Delete
  2. Ahhh, que divertido! Uma coisa que eu morro de vontade de ir, e o dia que for praí terei que ir, é um matsuri! *_*
    E me julgue, mas... até hoje não assisti Kisarazu! Não lembro se foi porque não achei legenda, se tem legenda eu não sei... só sei que não assisti. Mada. :P
    Bjos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tathy, aqui no Japão, tem matsuri o ano todo!! O duro é saber as datas de cada um deles XDDD
      Bem, não posso falar nada de você não ter visto Kisarazu Cats Eye ate hoje (se bem que por enquanto tem todos os episodios legendados em ingles no iuchubi), porque eu não consegui assistir HanaDan /foge das Junetes.

      Beijao!!!

      Delete

Post a Comment