Experiências Culinárias: Bolo Inglês de Maçã e Canela

Acervo pessoal


Depois de ter visto a receita (e foto) de um bolo de maçã, postada pela Bah, fiquei com vontade de tentar fazer um. Mesmo porque veio a calhar em boa hora, pois tinha duas maçãs na geladeira e, antes que passassem do ponto...

Só que eu queria tentar fazer em forma de pound cake ou bolo inglês. Fiz algumas vezes, seja na versão feita com massa de panqueca, seja na forma normal mesmo, mas era com frutas secas.

Aí navegando na internet, encontrei um no site japonês Cookpad (algumas receitas já testei, incluindo uma geléia de morango caseira), semelhante ao bolo inglês que costumo fazer, via caixa da margarina pra bolo da Snow Brand.

Bem, tentei, mas como minha assadeira de bolo não é do tamanho grande, em menos de meia hora nem as migalhas restaram. Ao menos minha cobaia... ops, namorido não reclamou. Mesmo o bolo ter saído meio solado... (acho que da próxima vez, bater mais a margarina e NAO usar leite)

Bolo Inglês de Maçã e Canela (Apple Cinnamon Pound Cake)

Ingredientes:

50 gramas de manteiga ou margarina para bolo
30 gramas de açucar
2 ovos
15 a 20 gramas de amendoa em pó
100 gramas de farinha de trigo
5 gramas de fermento em pó
20 a 30 gramas de uva passa
1/2 maçã
1/2 colher (café) de canela em pó
1 colher (sopa) de mel ou açucar

Modo de preparo:

1. Para fazer a compota. Pique a maçã em pedacinhos e coloque em um recipiente que possa ir no microondas. Junte o mel ou açucar.

2. Coloque a compota no forno microondas e deixe em potência média por 2 minutos. Retire o caldo e junte a canela em pó e volte ao microondas por um minuto.

3. Reserve a compota e prepare o bolo. Em uma vasilha, bata a margarina amolecida em temperatura ambiente com o açucar.

4. Assim que ficar um creme liso e esbranquiçado, junte os ovos um por um e bata novamente. Junte a amendoa em pó e misture levemente, sem bater.

5. Junte a farinha peneirada com o fermento na massa e misture sem empelotar. Coloque a compota de maçã, misture bem e coloque na forma. Asse em forno preaquecido a 160 graus por 30~35 minutos.

Notas:

- Unte a forma com azeite de oliva. Não recomenda-se usar papel manteiga, pelo menos para essa receita (Depois que eu coloquei a massa na forma que ja tinha colocado papel manteiga é que fui ver esse detalhe. Isso no que dá não ler a receita inteira antes).

- Assim que colocar a massa na forma, dê algumas pancadinhas na forma em cima de uma mesa. Isso faz com que evite que bolhas se formem enquanto o bolo estiver assando (devido ao fermento).

- Retire o excesso de líquido que se formar durante o cozimento da compota de maçã para que o bolo não fique "solado" (um dos motivos porque meu bolo saiu um aspecto meio estranho).

- A amendoa em pó faz com que o bolo continue macio no dia seguinte.

- A Snow Brand não está me pagando pra divulgar o produto. Mencionei porque aqui eu só encontro margarina pra bolo desta marca. Se alguém no Japão conhecer outra, agradeceria se informar (porque vai que em outro lugar, não tem dessa marca, mas de outra, vai saber)

- E não, não demorei meia hora pra descascar meia maçã (quem me conhece, os mais fortes entenderão).

O famoso episódio do desafio do Rocambole de maçã com cobertura de frutas... (via tumblr, por FiveXTen)








Comments

  1. Hmmm ficou com uma cara ótima! Aposto que estava uma delícia ainda por cima com uma caneca de café :)

    K!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ficou bom, vou tentar fazer de novo, mas agora com a sua receita! Eu tentei fazer um bolo inglês porque queria aproveitar uma margarina que estava dando sopa e...
      Ah, sim ~ e foi acompanhado com uma boa dose de cafeina fumegante hahahaha

      Beijao!

      Delete
  2. Minha mãe costuma fazer um bolo parecido e eu gosto bastante. Vou falar para a Denise tentar fazer com essa receita pois parece que ficou muito bom!

    Abs,
    Carlos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carlos, esse bolo é facinho facinho fazer.
      Eu fazia antes usando aquela mistura pra panquecas (hot cake), mas isso na hora do aperto, mas como bater manteiga com ou sem essa mistura dá no mesmo, então ultimamente faço da forma tradicional.
      Tenta sim, depois me falem. Caso não queiram maçãs, pode usar uva passa, frutas cristalizadas, banana...

      Abração! :D

      Delete

Post a Comment