[Cine-Pipoca Review] "MIRACLE ~ Debikuro-kun no Koi to Mahou" (2014)

Milagres existem?


Hikaru Yamamoto (Masaki Aiba), que trabalha em uma livraria, tenta realizar seu sonho de infância em ser um renomado mangaka (por isso, tenta vender seus fanzines em eventos de manga independente). Um dia, encontra-se com uma produtora de eventos, So-yeon (Han Hyu Joo) - cuja característica da pessoa, faz Hikaru dizer que ela era "a mulher do destino" em suas histórias.

Ao contar o episódio para Anna Takahashi (Nana Eikura), amiga de infância, Hikaru acaba sabendo que So-yeon é a responsável da empresa que estaria fazendo o projeto de iluminação de Natal e Anna trabalha neste projeto, pois ficou encarregada de fazer quase toda a parte da estrutura e montagem da decoração.

Durante o evento de fanzines, Hikaru reencontra seu colega de faculdade, Ichiro Kitayama (Toma Ikuta), que tornou-se mangaka famoso. E descobre que Kitayama foi namorado de So-yeon anos atrás (e um não consegue esquecer o outro), para infelicidade de Hikaru, que estava gostando dela.

Por mais que seja amiga de infância de Hikaru, Anna tem uma paixão não correspondida por ele.

Quatro pessoas com amores não correspondidos, mas um milagre acontece na véspera de Natal, com a ajuda de Devil Claus, um personagem que somente Hikaru consegue interagir.

***

Em meados de janeiro deste ano (se não me falha a memória), quando anunciaram que fariam um filme baseado no livro de Koh Nakamura (autor de outro best seller que tornou-se filme - "100 kai nakukoto", com Tadayoshi Ohkura e Mirei Kiritani), inspirado na música de Tatsuro Yamashita - "Christmas Eve" -, muita gente logo ficou curiosa em saber como seria a história, porque, logo no começo já tinham divulgado o diretor e dois atores principais (no caso eram Aiba e Eikura).


As filmagens começaram dia 18 de janeiro de 2014 e terminaram no dia 4 de março do mesmo ano. Muitas das cenas se passam em Tóquio (nas proximidades do Rio Sumida, onde fica o Tokyo Sky Tree) e Nagoya (Aeroporto Internacional de Chubu), mas até editarem, acrescentar efeitos especiais e animação, o filme ficou pronto um bom tempo depois. Foi a partir de setembro~outubro que começaram as divulgações do filme (trailer), panfletos e entrevistas em revistas e programas de TV.

O personagem Devil Claus ("Debikuro") aparece em forma de animação, e tornou-se o símbolo do filme, aparecendo em várias fotos e em campanhas promocionais.

Obviamente, por ser uma história que se passa em época natalina, as filmagens duraram quase todo o inverno (inclusive parece que aproveitaram até os dias que nevou forte em Tóquio para fazerem algumas cenas).


O filme mostra a história não somente dos quatro personagens prinicipais - Hikaru, Anna, So-yeon e Ichiro - mas dos demais que os cercam, como o gerente da livraria onde Hikaru trabalha e a irmã de Anna, por exemplo, mostrando que milagres acontecem, desde que acreditem no destino.

Personagens Principais:

Hikaru Yamamoto (Masaki Aiba): Trabalha em uma livraria e seu sonho é tornar-se mangaka famoso. Por isso que vende seus mangas em eventos independentes. O personagem Devil Claus é de sua autoria, que criou desde criança. E' amigo de infância de Anna Takahashi.

Anna Takahashi (Nana Eikura): Amiga de infância de Hikaru (e amor não correspondido por ele), a única que sabe quem é o autor do personagem Devil Claus. Trabalha na serralheria da família e também no projeto de iluminação de Natal, idealizado por So-yeon.

So-yeon (Han Hyu Joo): Criadora do projeto da iluminação de Natal - o "Illumination for Magical Xmas" (IMX) -, ela seria a "mulher do destino" que Hikaru havia mencionado quando criança nas histórias de Devil Claus. Anos atrás, foi namorada do mangaka Ichiro Kitayama.

Ichiro Kitayama (Toma Ikuta): Colega de faculdade de Hikaru, tornou-se designer e mangaka renomado. Passou alguns anos no exterior a trabalho e retornou ao Japão continuando seu trabalho. Foi companheiro da artista So-yeon.

Personagens secundários:

Natsuo Kurita (Mantaro Koichi): Gerente da livraria onde Hikaru trabalha. Foi casado com Ritsuko e tem uma filha, Mami (que fica na livraria enquanto espera a mãe voltar). Guarda um segredo - nas horas vagas, participa de eventos de cosplay (inclusive em um deles, é descoberto por Hikaru).

Ritsuko Kurita (Makiko Watanabe): Ex-esposa de Natsuo. Ficou com a guarda da filha na separação.

Mori Yumeno (Muga Tsukaji): Amigo de Hikaru nos eventos de doujinshi, junto com Remon Karaki.

Remon Karaki (Yukino Kishi): Amiga de Hikaru e Mori nos eventos de doujinshi.

Rina Takahashi (Miwako Ichikawa): Irmã de Anna.

Notas:

- O diretor Isshin Inudo é conhecido pelos filmes "Maison du Himiko" e "Kiiroi Namida".

- E' a primeira vez que Masaki Aiba protagoniza um filme. ("PIKA☆NCHI", "PIKA☆☆NCHI", "Kiiroi Namida" e "PIKA☆★☆NCHI", foi junto com os membros de seu grupo, Arashi. "Nihon Rettou Ikimonotachi no Monogatari", foi um documentário que ele fez a narração em conjunto com Masami Nagasawa, Gori e Hitomi Kuroki.)

- Nana Eikura protagonizou vários doramas, como "Proposal Daisakusen", "Mitsu no Aji ~ A Taste of Honey", "Nakanai to Kimeta Hi" e filmes como "Toshokan Sensou", "Boku to Imoto ni Koi o suru", "Nobou no Shiro", entre outros.

- Tanto Aiba como Eikura já trabalharam com o diretor Inudo anteriormente.

- A atriz sul-coreana Han Hyo Joo é mais famosa pela novela "Karei naru isan" ("Brilliant Legacy"), de 2009. Na época, chegou a atingir 47,4% de audiência no último capítulo.

- Toma Ikuta entrou na agência Johnny's Entertrainment em 1996. E' um dos poucos membros da agência que se dedicou a atuação (assim como Shunsuke Kazama). Devido à sua atuação no filme "Ningen Shikkaku" (2010), recebeu o Blue Ribbon, um dos maiores prêmios em cinema, tornando-se o mais jovem ator a receber tal homenagem. Seu irmão mais novo, Ryuusei, é announcer da emissora Fuji Television.

- Muita gente talvez não lembre, mas no verão de 1997, Aiba e Ikuta fizeram teatro juntos - a versão do filme "Stand By Me". Na época, junto com Kazunari Ninomiya e Jun Matsumoto, formavam a unit "M.A.I.N.", que durou pouco. Bem, depois disso, todo mundo sabe o que aconteceu...

- Muga Tsukaji pertence a dupla de comediantes Drunken Dragon, com Taku Suzuki. Tsukaji atuou em diversos doramas e filmes, como "Mamiya Kyodai" e "Kisaragi".

- Keita Ninomiya, ator que interpreta Hikaru criança, ficou conhecido no filme "Soshite, Chichi ni Naru".

- "Christmas Eve", composta e interpretada por Tatsuro Yamashita, foi lançada em single, em 1983, e tornou-se uma das músicas mais conhecidas dele. Foi usada nas campanhas de fim de ano da empresa Japan Railways.

- A trilha sonora do filme é composta por músicas de Yamashita, interpretadas pela sua esposa, a cantora e compositora Mariya Takeuchi. As demais músicas incluem artistas dos anos 60 como Carole King, Spencer Davis Group, The Rascals, Johnny Mathis, entre outros.

- O autor da ilustração de Devil Claus é Kazutaka Miyao. Foi lançado em outubro, um spin off  do personagem, o "Debikuro Tsuujin 200", que seriam os panfletos com os recados de Devil Claus.

- O ator Hitori Gekidan é quem dublou o personagem Devil Claus. Tal anúncio foi feito um mês antes do filme entrar em cartaz.

- As cenas de eventos de doujinshi foram feitas sob consultoria da empresa que organiza o Comic Market, um dos maiores eventos da área no Japão.

- Forma explícita de divulgar produtos que patrocinam o filme: o carro que Hikaru utiliza da livraria é um Nissan Note; dá pra ver aviões da empresa Japan Air Lines (JAL), até aí, vai lá... mas em uma cena, onde Hikaru aparece comendo donuts, dá pra ver a marca da empresa, Mister Donut - que recentemente Aiba faz uma série de comercais da empresa.

Opinião da autora do post:


Como venho dizendo no Twitter desde faz algum tempo: minha opinião não influi mais nas dos outros e vice versa. Cada um tem seu ponto de vista, sua opinião, seu gosto. No caso do filme "MIRACLE", o que eu posso dizer: tipo de filme leve, bem água com açucar e final feliz. E' filme pra distrair, é bem estilo fantasia, mesmo. Quem não gosta do gênero, então evite pra não reclamar depois.

Eu gostei do filme, como disse antes, é filme leve, sem apelações. Mas sei que tem gente que não gosta por inúmeros motivos, e como essas pessoas nem dá pra discutir, então fica a critério de cada espectador.

O filme estreou em rede nacional no dia 22 de novembro, mas teve uma pré-estréia no dia 26 de outubro, quando o filme estava na mostra Internacional de Cinema (ingressos adquiridos somente no site oficial, foi somente um dia e um horário).

Entre junho e setembro, a revista "Cheese!", publicou a versão em quadrinhos, baseada no livro, por Nozomi Mino. O mangá foi posto a venda no dia 29 de outubro, pela Flower Comics (especializada em shoujo manga). Quem pensou que seria o filme completo, engana-se: claro que muita coisa muda e toda versão livro - mangá - filme nunca é 100% igual.


 Imagens: via Google, panfleto do filme, Mandyblog (creditos na foto,do noticiário AsaDesu), Kplaza.

Texto introdutório, parcialmente traduzido do panfleto oficial do filme.



Comments